Menu principal

ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?

Iniciado por Alberto Ferreira, 10 Abril 2013 às 12:17:11

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Amigos,
Eu sei que o assunto já foi tratado aqui no FRM...
Mas eu pretendo com este tópico deixar um registro claro.

É o seguinte...
Numa conversa com um colega nosso, por MP, a questão foi colocada para mim por ele.
Na verdade ele apenas tentava ter subsídios para "decidir" se comprava um determinado relógio e estava "preocupado" com o fato de que os ETA 2824, embora SWISS MADE, não o fossem tanto assim, pois teriam peças provenientes de fora da Suíça, e/ou de fornecedores "de fora", etc...

Bom,...
Eu dei a minha opinião, que mantenho aqui, de que para mim o importante, ou o mais importante, é quem controla a fabricação, etc, e nem tanto onde uma peça ou outra possa ser eventualmente feita. E tal...
Mas o ponto aqui não é esta minha opinião, não.

Na verdade, antes que nós eventualmente debatamos isto que eu acabo de dizer, esta minha opinião, eu queria fazer uma pergunta, especificamente para quem tem a informação atualizada e correta (lá de "dentro"...  ;)), cujo nome começa com Adri e termina com ano...  :D

Onde os ETA 2824, suas peças e montagem, são feitos?    Hein?   ::)

Alberto

igorschutz

Olha, quem pode falar oficialmente é só a própria ETA, porém, de tudo o que li, inclusive de informações da revista Watch Around, a ETA produz todas as partes de seus movimentos mecânicos na Suíça, ou seja, não há movimentos mecânicos ETA produzidos fora da Suíça ou com peças de fora da Suíça.

O que o Swatch Group produz na Ásia são outros componentes dos relógios, especialmente caixas e pulseiras, e alguns componentes eletrônicos.

Não sei dizer se esta informação procede em relação aos movimentos quartzo (creio que sim), mas de fato é válida para movimentos mecânicos.

Inclusive, se você verificar o Annual Report de 2012 do Swatch Group, verá que eles não indicam a existência de fábricas de movimentos ou de componentes mecânicos na Ásia, apenas na Europa.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Well... Vamos dar uma breve recapitulada no assunto do Swiss Made, antes de começar o papo. Para eu não escrever denovo, vou parafrasear um trecho de um texto de minha própria autoria em um artigo da Pulso edição 82.

"Apenas para relembrar brevemente o assunto, para que um relógio receba o rótulo Swiss Made em seu mostrador, seu movimento precisa ser suíço, o relógio
como um todo precisa ser montado na Suíça, e a inspeção final feita também na Suíça pelo fabricante. Por sua vez, para que um movimento seja suíço, ele precisa ser montado na Suíça, inspecionado pelo fabricante na Suíça e conter componentes fabricados na Suíça que alcancem o valor de pelo menos 50% de todo o movimento, sem contar os custos de mão de obra.

O rótulo pode ser estendido para outros componentes, como as caixas e as pulseiras. Uma pulseira pode receber o rótulo Swiss Made se as operações básicas de fabricação forem feitas na Suíça, se 50% dos custos de produção se originarem lá e, finalmente, se ele equipar um relógio também Swiss Made. Já uma caixa pode receber o rótulo se tiver suas operações básicas de fabricação (estampagem, torneamento ou polimento) feitas na Suíça, for montada e inspecionada na Suíça e tiver mais de 50% do custo de produção (excluindo o valor da matéria-prima) de origem suíça."

Observado isso, significa que um mecanismo pode ser ainda considerado suíço mesmo se tiver 50% dos custos de fabricação provenientes do exterior. E quando falamos de um calibre mecânico, só a corda, balanço, espiral, roda de escape e âncora já dão 50% dos custos dele. Isso significa que, de maneira grosseira, se essas peças forem suíças e todo o resto for feito em qualquer outro lugar, e depois enviado para a Suíça para ser montado e controlado, ele ainda assim é um mecanismo Swiss Made.

Isso é uma coisa e até onde sei é raríssimo um mecanismo suíço não ser praticamente 100% feito lá. O único que conheço que abertamente não é assim é os tais Claro-Semag, aquelas aberrações feitas na Ásia, mas que são enviadas para a Suíça para receberem meia dúzia de peças suíças e serem montados lá, e aí recebem o título de Swiss Made. Tirando isso, não conheço mais nenhum que são seja praticamente 100% suíço e isso inclui todo e qualquer ETA.

O relógio como um todo ser Swiss Made é outra coisa. Nesse aspecto sim, há bem pouco relógio "Swiss Made" que beire o 100% de "swissness". O que não significa coisas feitas na Ásia, já que muitas peças chaves (vidros, coroas, caixas, braceletes...) são feitos na França, Alemanha e Itália. Ou seja, tem muito relógio Swiss Made com boa parte de componentes dessa origem. Relógios bem caros, top de linha.

Agora, também há uma gigantesca fatia de relógios "Swiss Made" que até usam movimentos feitos 100% na Suíça mas todo o resto do relógio, da caixa à pulseira, do mostrador ao vidro, passando pelos ponteiros, são feitos na Ásia. Isso é fato e não é o foco do assunto aqui.

Então falando-se de mecanismos ETA, não há nenhuma peça feita fora da Europa e quase nenhuma feita fora da Suíça. Sim, eventualmente, repito, eventualmente pode haver pequenas pecinhas aqui ou ali que são feitas na França, por uma razão simples: a ETA terceiriza muitos componentes. E um mesmo componente pode vir de mais de um fornecedor. É possível sim que haja peças como parafusos - os mesmos parafusos - que sejam feitos por vários fornecedores diferentes e talvez algum deles esteja na França, Alemanha, Itália ou Áustria. Pode ser, como pode não ser. Se não for, é tudo suíço.

Vale lembrar ainda que até platinas e pontes são terceirizadas: a própria Sellita já foi um desses fornecedores dessas peças para a própria ETA, assim como também já foi (e parece que ainda é) fornecedora de acabamento e decoração para a ETA.

Então sabe-se que um 2824-2 por exemplo, é composto pelos seguintes componentes, meio a grosso modo:

- pontes e platinas: são feitos pela própria ETA em "n" plantas diferentes na Suíça, ou uma parte terceirizada para fornecedores também suíços;

- cordas: já foram fornecidas pela Generale Resorts e pela Schwab-Feller, ambas suíças, e até pouco tempo, as duas únicas fabricantes de cordas lá. Até que a Nivarox, do Swatch Group, conhecida fabrincante de espirais e afins, passou a fabricar cordas e os ETA passaram todos, ou em sua maioria, a serem equipados por cordas Nivarox, e consequentemente, suíças também;

- rubis: feitos pela Comadur ou Nivarox (dependendo do rubi), ambas do Swatch Group, suíças também;

- rodas: não sei, mas muitas devem ser feitas pela ETA, algumas terceirizadas, e algumas específicas, tipo a roda de escape, talvez sejam feitas pela Valdar/François Golay, também do SG e também suíças;

- amortecedor de choques: Etachocs feito pela Nivarox, ou Novodiac e Incabloc, da empresa homônima, suíça, mas não do SG;

- balanço, espiral, regulador, âncora, eixos e todo tipo de micro-peça: Nivarox;

- montagem e decoração: a própria ETA ou diversos terceirizados dentro da Suíça. Nos top de linha, isso é feito pela Novi, suíça, do SG. Ou outras fábricas, de acordo com o espaço disponível. Por exemplo não é segredo que parte ou todo calibre Omega 8500 é montado numa planta da ETA que é um anexo da Longines em St. Imier.

Resumo: não conheço uma peça sequer de um 2824-2 que não seja suíça. Veja, eu dizer que não conheço não quer dizer que não haja. Mas eu não acredito que haja, nem vejo motivo para haver já que todos os fornecedores para esse tipo de mecanismo é suíço. E acho ainda que a qualidade e precisão de um 2824-2 standard é prova de que não dá para fazer um troço desse custo, com esse volume de produção e com esse desempenho, se não fosse tudo suíço.

Apenas por curiosidade: o HQ da ETA é em Grenchen e até onde sei, e/ou até recentemente, a maior e principal planta está lá. Parece que não é uma, mas uma porção de plantas, um conglomerado, só em Grenchen. Ainda tem em St. Imier, como dito acima, Les Bioux, Bettlach, Fontainemelon, Sion, mais duas no cantão de Ticino, e mais algumas outras.

Abraços!

Adriano

Mais uma aula...

Acho que deveria ser aberto um novo sub-fórum chamado "Fórum Escola", sob os cuidadados diretos do Mestre Adriano!

Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Alberto Ferreira

8) 8) 8)

Pois é...
Quem sabe, sabe... E quem não sabe, pergunta.  ;)

Eu agradeço aos amigos, Igor e Adriano, pelas respostas, sempre rápidas e objetivas!

Abraços!
Alberto

JoaoPedro

aula maravilhosa. é bom ter gente com conhecimento técnico no forum.

mmmcosta

Citação de: Adriano online 10 Abril 2013 às 13:15:07
Agora, também há uma gigantesca fatia de relógios "Swiss Made" que até usam movimentos feitos 100% na Suíça mas todo o resto do relógio, da caixa à pulseira, do mostrador ao vidro, passando pelos ponteiros, são feitos na Ásia. Isso é fato e não é o foco do assunto aqui.

Fiquei curioso sobre quais são.
Marcelo

vinniearques

Com certeza as marcas de entrada, entre elas Tissot, Hamilton, Oris, Victorinox etc!

Rafaexp

Citação de: Alberto Ferreira online 10 Abril 2013 às 13:37:13
8) 8) 8)

Pois é...
Quem sabe, sabe... E quem não sabe, pergunta.  ;)

Hahaha fato!!

Eu pergunto um monte tb!! Hahaha

E obrigado pela aula Adriano!!

Abraço

Rafa

igorschutz

Quase todos relógios de preço abaixo de CHF 5.000 são assim.

Pra vocês terem uma idéia, a revista Watch Around tinha uma seção que tentava indicar relógios 100% suíços por menos desse valor e a seção não durou nem cinco edições, por falta de modelos. E olha que CHF 5.000 não é dinheirinho miséria não!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Exato. Vide a etiqueta de preço e descobrirá.

Abraços!

Adriano

ESTRELADEDAVI

Olá amigos, pintou uma dúvida na minha cabeça com esse tópico. É correto afirmar que os relógios feitos antigamente (vintage) são mais "suíços" que os que são feitos hoje? Independente do preço que se pagava por ele na época?

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

flávio

Sobre fábricas, já ressaltei em outro tópico. As fábricas que fazem tudo na Suíça ressaltam isso nos próprios componentes. Certa vez comentei, por exemplo, que meu bracelete Omega PO (da primeria geração) tinha (tem) a inscrição swiss made NELE. É Suíço. Meu Speedmaster Reduced de 1998 não tem o escrito. Tenho quase certeza que seu bracelete não é suíço, muito embora não possa afirmar se foi feito na Europa ou Ásia.

Quanto ao passado mais ou menos... Até final dos anos 60, acredito que sim, depois, não, até mesmo porque a norma que regulamenta isso é do início dos anos 70. Aliás, antes dos anos 70 vigia na Suíça com toda força o "estatuto relojoeiro", que mantinha toda indústria sob controle normativo rígido do Estado. Os suíços não podiam criar empresas de produção de componentes em outros países, salvo raríssimas exceções, e muito menos exportar componentes. O estatuto estava em vigor desde a primeira formação de cartéis nos anos de 1930 e buscava, justamente, proteger o mercado suíço contra concorrência interna/externa, através da proibição de exportação de componentes de pouco valor agregado e vice versa. Mas depois da quebradeira dos anos 70...

As caixas dos Omega vendidos no mercado nacional após anos 70, por exemplo, eram feitas em Manaus (reza a lenda. Até hoje não sei se isso é verdade, vide tópicos esparsos no fórum).

Flávio

Adriano

Citação de: flavio online 11 Abril 2013 às 11:05:10

As caixas dos Omega vendidos no mercado nacional após anos 70, por exemplo, eram feitas em Manaus (reza a lenda. Até hoje não sei se isso é verdade, vide tópicos esparsos no fórum).

Flávio

É sim, cansei de ver caixa de Omega timbrada normalmente com o emblema da Omega, referência corretas e com o timbre da Beta. Já vi até Speedmaster Mark III ou IV, não lembro, com caixa Beta.

Abraços!

Adriano

Rafaexp

flavio

Adriano, eu também! Só não sei se de fato fabricavam aqui ou era o clássico jeitinho brasileiro. Flávio

Adriano

Entendi! Well...

As caixas em aço que vi eram perfeitas. Seriam perfeitas demais? Pode ser.

Já vi também em ouro, timbradas, e perfeitas, assim como já vi folheadas e em ouro sem timbre Omega nem referência, apenas "Beta", e de qualidade bem inferior.

Faz sentido sua desconfiança.

Abraços!

Adriano

mestreaudi

Excelente tópico! Muito esclarecedor.
Obrigado à todos!

Procurei na net algumas fotos de caixa Omega fabricadas pela Beta, mas não encontrei, alguém tem fotos delas para ilustrarmos o tópico?

Abs!
Rafael.

ogum777

é,

o fato de ser feito na suíça não atesta qualidade de forma absoluta, nem o fato de ser feito fora não atesta falta de qualidade, necessariamente.

o sudeste asiático tem tradição de fabricar peças em metal. em alguns setores, são líderes em tecnologia, passando os europeus. é o caso de tubos de aço cromo-molibdêio, sem costura.

mas sobre caixas de relógios, não sei.

mas é fato que a suíça luta pra manter um certo status para o relógio made in swiss. a forma de fazer a certificação de origem exigindo índices de nacionalização muito superiores aos da alemanha (que permite o tauchmeister ser um relógio alemão) não se referem apenas à relojoaria. a suíça atua em nichos do mundo indusrial. alemanha não. logo, é normal que tenha regras diferentes para aposição da marca.