Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!

  • 18 Respostas
  • 11230 Visualizações
*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Online: 14 Abril 2013 às 14:04:47 »
Amigos,
Ontem à tarde depois de um almoço com amigos em um shopping da cidade fui dar uma olhadas em alguns relógio automáticos, ver se achava algo interessante.

Entrando em uma das grandes Casas de Relojoaria de Fortaleza perguntei ao vendedor se ele teria o Tissot Visodate, a resposta foi padrão (depois de me olhar com uma cara estranha por ter falado o modelo do relógio que ele não conhecia) "só tem o que está na vitrine". Descrevi o relógio para ele e acho que a parte do calendário duplo ficou e logo ele começou a buscar relógios automáticos com essa característica.

Ele trouxe 2 Midos, um Tissot PRS (onde as inscrições no fundo já estavam se apagando, absurdo) igual a um recém adquirido por um colega aqui do fórum, e pra minha surpresa, um Bulova Accutron em ouro com máquina 7750.

Achei o relógio interessante, caixa em ouro, pulseira de couro, cronógrafo automático e passei a dar uma olhada melhor nele. Daí algo me chamou a atenção, o selo do IPI nele era Verde! Em um tópico discutido aqui foi mencionado que o selo verde serviria para produtos nacionais e o vermelho para internacionais. Deveria haver algum erro então. Errado estava eu, olhando mais atentamente no fundo do relógio apareceram as palavrinhas mágicas

automatic - Swiss made  - ppim - xxxxx -

Produzido no Polo Industrial de Manaus.

Eu achei isso um puta absurdo e fui logo perguntando pro vendedor o porque disso? Se o relógio era suíço como poderia ser produzido em Manaus? A resposta foi ótima, e mostra o despreparo dos vendedores, "É que a máquina é fabricada lá e enviada para montagem em Manaus, mas ainda é suíça!
Eu tentei tirar algumas fotos com meu celular, mas a maldita câmera vagabunda não quis focar e nem eu quis ficar tirando fotos do relógio dentro da loja...

As 2 embaçadas que eu tenho mostram a escrita às 6h, característico dos relógios suíços, e no fundo o selo do IPI que não é o vermelho. Se os colegas quiserem eu posto, já com o aviso da qualidade sofrível.

O fato realmente perigoso é que a Bulova no Brasil está mentindo para os seus clientes e vendendo relógios fabricados no Brasil como se suíços fossem!!

O que os colegas acham disso?

Abraços.

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #1 Online: 14 Abril 2013 às 14:09:01 »
Poste as fotos Sifion. ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #2 Online: 14 Abril 2013 às 14:58:12 »
Corre de Bulova moderno.

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #3 Online: 14 Abril 2013 às 15:19:35 »
Corre de Bulova moderno.
Não todos.
O Bulova precisionist é considerado um dos relógios mais precisos do mundo.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #4 Online: 14 Abril 2013 às 16:24:44 »
Poste as fotos Sifion. ;)

que insano!!!! manda foto pra gente sifion!!!!

Tô falando, que nem em relojoaria mais a gente deve confiar....isso se não for uma rpl!!!!!

que loucura!! :o :o :o

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #5 Online: 14 Abril 2013 às 16:36:17 »
Por que acham que no tópico onde essa história surgiu questionei se DE FATO as caixas Beta tinham sido produzidas aqui ou era apenas "jeitinho" brasileiro?

Meu Longines Avigation tinha um PZFM escrito de forma tabajara arranhado na caixa, em fonte completamente diversa da usada pela marca! Mandei polir... É óbvio que o relógio veio montadinho e embalado da Suíça, mas aqui, para receber algum tipo de benefício fiscal de forma absolutamente fraudulenta, "maquiavam" a procedência do relógio.

Alguma coisa deve ter acontecido, porque pouco tempo depois de eu comprar o relógio (é de 1998, salvo engano), a Longines inclusive teve a representação alterada no Brasil. Aliás, apesar da marca ser do Swatch Group, não é a assistência técnica quem os repara, mas a importadora atual, chamada Vana.

Coisas do brasil...

Particulamente sobre a Bulova, seus movimentos automáticos eu nem sei quem os fabrica. Tenho um em casa, na caixa e, segundo o relojoeiro que me deu o movimento, eles não "pegam" ajuste nem a porrete, são muito ruins.


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #6 Online: 14 Abril 2013 às 16:56:46 »
Pois é,...
E eu me atreveria a ir mais longe.

Eu nunca tive certeza, certeza de fato, aquela certa mesmo, daquilo que de fato (em termos de peças, e não falando de mão de obra, etc) era, ou é, realmente produzido (termo aqui entendido como partir da matéria prima, ou produto bruto, industrializar e chegar ao produto final, acabado).
Ainda a meu ver (de desconfiado) pode muito bem ser que boa parte (não falo em totalidade) seja mesmo apenas fruto de "manobras" (sem sarcasmos) e "tramites" (idem) meramente legais, tipo produção na "papelada" (selos, carimbos, gravações e afins), nas "dobras" da Lei, se é que me faço entender.

Falando dos relógios, sem ter como provar (é claro) eu temo que muita coisa (movimentos completos, etc) vinha mesmo pronto e era, ou é, montado lá, nas caixas, etc.

Mas ilegal, sob o estrito ponto de vista da Lei... Não deve ser.  ::)

Digamos que seja o nosso jeitinho,...
O nosso MANAUS MADE...  ;)  :-X

Alberto

PS:
A opinião aí acima é pessoal e intransferível.

E é claro que eu sei que há exceções disso que eu imagino...
« Última modificação: 14 Abril 2013 às 17:07:03 por Alberto Ferreira »

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #7 Online: 14 Abril 2013 às 17:05:26 »
Quando eu estava em Aruba,

uns Italianos levavam peças de Rolex tudo separado e montavam lá (Aruba)
alguns eles trocavam o Bezel comum por outro cravejado de diamantes,


wilson

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #8 Online: 15 Abril 2013 às 01:05:52 »
A pedidos, lá vão as fotos.... como eu disse, através da foto ruim só se vê uma inscrição às 6h e o selo na parte traseira...




Vou tentar voltar lá ou mesmo procurar esse modelo em outras lojas daqui e levar um celular com uma câmera decente...a do meu nokia claramente não serve pra nada  ;D

Flávio, isso que você falou pode ser a razão da inscrição e do selo, mas levanta outra questão. Se o relógio realmente é suíço e o consumidor não está sendo enganado, a Receita Federal está! Qual seria a razão para fazer uma inscrição extra no relógio indicando o local de fabricação que retiraria a qualidade de suíço do relógio que não fosse lucro para a representante daqui?


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #9 Online: 15 Abril 2013 às 10:19:16 »

*

Offline melao

  • *****
  • 613
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #10 Online: 15 Abril 2013 às 10:30:06 »
Amigos,
Ontem à tarde depois de um almoço com amigos em um shopping da cidade fui dar uma olhadas em alguns relógio automáticos, ver se achava algo interessante.

Entrando em uma das grandes Casas de Relojoaria de Fortaleza perguntei ao vendedor se ele teria o Tissot Visodate, a resposta foi padrão (depois de me olhar com uma cara estranha por ter falado o modelo do relógio que ele não conhecia) "só tem o que está na vitrine". Descrevi o relógio para ele e acho que a parte do calendário duplo ficou e logo ele começou a buscar relógios automáticos com essa característica.

Ele trouxe 2 Midos, um Tissot PRS (onde as inscrições no fundo já estavam se apagando, absurdo) igual a um recém adquirido por um colega aqui do fórum, e pra minha surpresa, um Bulova Accutron em ouro com máquina 7750.

Achei o relógio interessante, caixa em ouro, pulseira de couro, cronógrafo automático e passei a dar uma olhada melhor nele. Daí algo me chamou a atenção, o selo do IPI nele era Verde! Em um tópico discutido aqui foi mencionado que o selo verde serviria para produtos nacionais e o vermelho para internacionais. Deveria haver algum erro então. Errado estava eu, olhando mais atentamente no fundo do relógio apareceram as palavrinhas mágicas

automatic - Swiss made  - ppim - xxxxx -

Produzido no Polo Industrial de Manaus.

Eu achei isso um puta absurdo e fui logo perguntando pro vendedor o porque disso? Se o relógio era suíço como poderia ser produzido em Manaus? A resposta foi ótima, e mostra o despreparo dos vendedores, "É que a máquina é fabricada lá e enviada para montagem em Manaus, mas ainda é suíça!
Eu tentei tirar algumas fotos com meu celular, mas a maldita câmera vagabunda não quis focar e nem eu quis ficar tirando fotos do relógio dentro da loja...

As 2 embaçadas que eu tenho mostram a escrita às 6h, característico dos relógios suíços, e no fundo o selo do IPI que não é o vermelho. Se os colegas quiserem eu posto, já com o aviso da qualidade sofrível.

O fato realmente perigoso é que a Bulova no Brasil está mentindo para os seus clientes e vendendo relógios fabricados no Brasil como se suíços fossem!!

O que os colegas acham disso?

Abraços.


Caro amigo Sifion,voce poderia dizer por quanto esta saindo este Bulova ?Se for possivel divulgar ,claro.Abraços.
Most3lm.com

*

DonPepe

Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #11 Online: 15 Abril 2013 às 21:54:44 »
A fantástica fábrica de selos!

http://www.imil.org.br/artigos/a-fantastica-fabrica-de-selos/


Flávio

Curioso! Realmente, qdo comprei meu Milgauss aqui em SP ele veio com o famigerado selinho verde (que fiz questão de remover imediatamente).

Realmente chega a ser ridídulo.... Acho que meu QI é muito reduzido para entender o que os iluminados pretendiam quando criaram mais essa obrigação....

Alguém faz idéia do alegado motivo para esse selinho ridículo?

Abraços!
« Última modificação: 15 Abril 2013 às 21:57:30 por DonPepe »

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #12 Online: 16 Abril 2013 às 00:29:23 »
A fantástica fábrica de selos!

http://www.imil.org.br/artigos/a-fantastica-fabrica-de-selos/


Flávio

Mais um absurdo do nosso braZil....absurdo...

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #13 Online: 16 Abril 2013 às 00:40:40 »

Caro amigo Sifion,voce poderia dizer por quanto esta saindo este Bulova ?Se for possivel divulgar ,claro.Abraços.


Amigo, se a memória não falha ele estava de 4280 dilmas.....

Pepe, sério? Coroado com o selo verde? Ele também não vinha com a inscrição que nem o Bulova e o Longines do Flávio não né?

Abraços.

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #14 Online: 17 Abril 2013 às 00:57:30 »
Amigos, voltei ao shopping hoje e como estava com a Sra.Sifion aproveitei a câmera do celular dela para tirar fotos melhores do relógio.

Melão, desculpe, eu me equivoquei no preço. Ele está de 6.300 reais. 4.280 era o preço de um mido que eu também vi no dia... entre os dois sou mais o Mido.

Seguem as fotos melhoradas, onde se consegue ler claramente o "Swiss Made - PPIM", coloco também as fotos do Mido que tem o selo do IPI para produtos importados.

Bulova:




Mido:




Abraços.

Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #15 Online: 17 Abril 2013 às 01:23:31 »
Amigo Sifion , qual este Mido , achei simplesmente fenomenal

mas voltando ao tema central , seu aviso me fez verificar o selo de todos os meus relógios ainda selados kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #16 Online: 17 Abril 2013 às 09:16:07 »
Também prefiro o Mido, ser cronometro é um bonus. ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #17 Online: 17 Abril 2013 às 09:42:44 »
A presença do "Swiss Made" no mostrador é lei, e portanto, burlá-la é crime.

Evidente que esses relógios são Swiss Made e atendem aos requisitos, ou seja, são feitos, montados e controlados lá (de acordo com a norma). Seria ilegal pelas leis suíças e seria burrice importar esse relógio em partes para montar aqui. Nos tempos em que a Mido e Tissot de fato montaram relógios aqui, esses sim, vinham realmente desmontados (menos mecanismos, que vinham montados) e eram montados aqui. Por isso os mostradores que eram importados eram especiais, sem o "Swiss Made".

Para a lei brasileira, provavelmente o que ocorre é que um relógio com a pulseira separada da caixa deve ser considerado um produto desmontado, em partes. Importa-se a caixa separada da pulseira, coloca-se a pulseira na caixa em território nacional, e voila, temos um produto final nacionalizado que pode receber o selo verde.

Não sei se é isso, mas já ouvi dizer. E isso é legal (no sentido de que atende à lei). São as famosas "brechas".

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Bulova Swiss Made - Fabricado em Manaus!!
« Resposta #18 Online: 17 Abril 2013 às 09:58:57 »
...
... E isso é legal (no sentido de que atende à lei). São as famosas "brechas".
...

Ou as suas famosas "dobras"...
 :P

Alberto