Eterna Matic...?!

  • 16 Respostas
  • 9647 Visualizações
Eterna Matic...?!
« Online: 22 Abril 2013 às 10:29:19 »
Bom dia à todos.
Vocês tem informações sobre os relógios Eterna Matic? Escuto muito afirmações de que os relógios Eterna Matic seriam muito, mais muito melhores que os Orient. Porém, essa comparação não seria por acaso. Ocorre que (não sei como) os relógios Eterna parece terem "convivido" durante muito tempo em uma mesma época com os relógios Orient (e possivelmente muitos Seiko também). Creio que isso no decorrer dos anos 60/70.
Já vi muitas vezes essa comparação e curiosamente tem até "literatura de cordel" que fala "do tempo dos relógios Eterna Matic". Da minha parte, não acredito que tal comparação seja muito cabível, pois em uma pesquisa rápida constatei que a Eterna (que não faliu, ou seja, ainda está no mercado e aparentemente firme e forte), tem um público bem mais específico e manufatura relógios que inclusive são bastante caros. Só que é exatamente diante dessa constatação que lhes pergunto: "E os relógios mais antigos? como em um dado momento eles surgiram aos montes em nosso mercado"? Sobre esses relógios mais antigos, que movimento usavam? Já era um ETA?! Se cabe comparação, são mesmo "tão melhores" que Orients e Seikos (da mesma época)? e olha que nessa época temos os tão afamados (não por caso) Orient's KD e WD e os Seiko 6309-7040.
Sobre a aquisição: São relógios interessantes para se adquirir? Obs. Os valores oscilam entre R$300,00 e R$600,00. (O que não é dos mais baratos).

Bem, é isso... valeu e tudo de bom.
 

*

Alberto Ferreira

Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #1 Online: 22 Abril 2013 às 10:50:12 »
Rapaaaaz!  ::)

Realmente não dá para "comparar" assim.

Para começar o "papo", digamos que...
Em sua devida época, os Eterna Matic foram, sim, relógios produzidos por uma empresa de primeiríssima linha (e, por favor, eu não estou dizendo com isso que a Orient não o seja, ok?).
Portanto, os carinhosamente chamados, "Eterna", têm pedigree.

A história dos Eterna´s é longa, em especial aqui no Brasil, onde eles até já foram "patrocinadores" de locutores esportivos (nos velhos tempos das transmissões de rádio AM... ...que era o que havia...  ::))

Os mais antigos (ou menos novos...  ::)) devem lembrar daqueles "tagarelas radiofônicos", que em meio a uma partida de futebol, costumavam dar uma paradinha na sua locução "metralhada" para dizer...
"No meu Eterna, exatamente, 15 horas..."
 8)

Mas,...
Aguarde, pois eu creio que outros (que ainda lembrem...  ;)) participarão do seu interessante tópico e nós poderemos falar um pouco mais da marca.

Alberto

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #2 Online: 22 Abril 2013 às 10:54:56 »
Não dá para comparar ETERNA com ORIENT.
Tudo é diferente neles.
Um bom começo, além da busca do FRM, seriam estes sites:

http://www.eterna.ch/
http://www.eterna-fanatic.com/


Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #3 Online: 22 Abril 2013 às 10:56:12 »
Tudo bem Alberto, realmente essa questão de "comparar" sempre é algo meio complicado, chato... O que me chama a atenção é que durante certo tempo os Eterna parece terem reinado ainda que ao lado de outros relógios, porém, em um dado momento, desapareceram. Hoje estão de volta, porém, altamente restrito a um público mais pontual.
Quanto a sua observação: "No meu Eterna são exatamente..." cara, brilhante sua colocação, é isso mesmo que eu me refiro e que eu até me lembro.
Pena é ouvir muitos hoje dizerem que a Eterna faliu... e olha que me refiro até a opinião de relojoeiros...!!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #4 Online: 22 Abril 2013 às 10:58:39 »
Murilo que site legal esse http://eterna-fanatic.com poxa tem uma área que tem relógios à venda... que vontade de adquirir ao menos uns 3 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #5 Online: 22 Abril 2013 às 11:06:14 »
Se você gosta da marca, vá fundo!
Já levei um Omega 27-CHRO-C12 a um experiente e renomado relojoeiro que disse: "é um mecanismo ordinário e comum que só dá problema, não vale nada".
Ele não tinha a menor idéia da besteira que estava falando...

*

Alberto Ferreira

Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #6 Online: 22 Abril 2013 às 13:44:10 »
Pois é...
Como eu disse, a "vida" da Eterna é longa... E ela tem mesmo muito pedigree e história...
Estava na raiz as ETA, por exemplo.

E os Eterna Matic, de pulso e automáticos, foram lançados em 1948!


Mas desde o início da empresa até hoje, muita água, mas muita mesmo, passou por baixo daquelas "pontes" (se vocês me permitem o trocadilho  8)).

Então...
Vejam aqui ---> http://es.wikipedia.org/wiki/Eterna_SA...
...o que a Titia Wiki resume da sua história.

Em espanhol, para facilitar.

Mas a saga continua...
 ;)

Alberto

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #7 Online: 22 Abril 2013 às 13:45:34 »
Se você gosta da marca, vá fundo!
Já levei um Omega 27-CHRO-C12 a um experiente e renomado relojoeiro que disse: "é um mecanismo ordinário e comum que só dá problema, não vale nada".
Ele não tinha a menor idéia da besteira que estava falando...

AFFFFFF esses "relojoeiros" são os piores!!!imagina qtos deles ja nao detonaram umas maquinas maravilhosas por ai...achando que era chinoca....complicado.... >:( >:( >:(

Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #8 Online: 22 Abril 2013 às 15:38:53 »
Acho os Eterna muito legais. Principalmente esses dois:

Eterna Heritage:



Eterna Kontiki Date:



Abs!
Rafael.

*

Alberto Ferreira

Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #9 Online: 22 Abril 2013 às 17:02:19 »
Sim! Sem dúvidas, belos Eterna´s.


Mas,...
Por vezes a informação, ou boa parte dela, não está (só) ali na NET...
Há também os livros.

O renomado WRISTWATCHES de Gisbert L. Brunner e Christian Pfeiffer-Belli é um destes livros, até muito bem ilustrado.
Ele dedica oito páginas à ETERNA...   A ROLEX tem dez páginas e a OMEGA nove.  ::)

Sem que com isso eu pretenda fazê-lo ou esteja violando os direitos autorais, pois eu mostro apenas uma referência a algumas páginas, aí vai uma "palinha"...







Mais?  ::)

No livro!
 8)

Alberto

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #10 Online: 22 Abril 2013 às 18:33:51 »
 Eu gosto muito!













 São bem confiáveis! ;)
« Última modificação: 22 Abril 2013 às 19:34:17 por solano »
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #11 Online: 23 Abril 2013 às 10:44:12 »
     O que eu lamento é que esses relógios tenham saído do mercado e depois tenham reaparecido com o intuito de atender a um público mais seleto, em menor escala. Lamento que empresas como a Orient e a Seiko (a Citizen também) tenham reduzido drasticamente suas linhas de produção quando se tratando dos relógios mecânicos automáticos. Tudo bem que trata-se de uma questão de "sobrevivência", afinal é até fácil perceber que relógios eletrônicos (quartz) são mais facilmente produzidos em termos de linha de produção e seu custo seja igualmente mais "interessante" para as empresas.
     O que eu fico pensando é se passado aquele tenebroso 1980, momento em que uma quantidade enorme de empresas suíças desapareceu, (vi algo como 800 empresas...!) se hoje já não haveria um certo espaço para que empresas como as citadas e quem sabe até uma Technos, não poderiam destinar parte de seu montante para a manufatura de relógios mecânicos?! É de dar dó observar um site como o da Orient e perceber que os relógios mecânicos são a coisa mais sem graça do mundo. Não entendo o quão "pesado" seria para essa empresa voltar a produzir alguns dos modelos do tipo KD e WD, (ao menos alguns), será que não valeria a pena mesmo?! Será que não seria interessante que hoje, nos tempos de internet, nós, que gostamos desses relógios, pudéssemos adquiri-los por "encomenda" solicitando sua "montagem" via internet e os recebendo em casa?!
     O que estou expressando nesse tópico refere-se ao fato de que cada vez mais contamos com uma quantidade menor de empresas que manufaturam relógios mecânicos cujos valores sejam mais acessíveis, porque acredito que qualquer relógio que custe algo acima de R$1.000,00 já começa a tomar um ar de "exclusivo", ao contrário dos Orient, que lembro de os ter encontrado aos montes com preços entre R$200,00 e R$300,00 (relógios 100% novos, nas relojoarias). Daqui a pouco, para adquirirmos algum relógio que seja mecânico automático, teremos que desembolsar o que? 5mil... 8mil... ?!?
Uma pena.

*

Alberto Ferreira

Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #12 Online: 23 Abril 2013 às 11:22:05 »
Sim, "nós" (os "amantes" dos movimentos mecânicos), ou talvez até alguns de nós, certamente lamentamos.
Pois nós gostaríamos de continuar tendo uma ampla oferta de relógios mecânicos, bons e baratos...

Mas infelizmente, para nós que pensamos assim, não é isso que o tal de "mercado" parece querer, e em que certamente é atendido, diga-se.

Os relógios mecânicos, como já discutido amplamente aqui no FRM, estão cada vez mais se tornando itens de luxo, e/ou de mera expressão de "status", nem que seja para identificar a "tribo" de quem usa.
Sendo curto e grosso  :P, tem quem pode (conhecimento, $$$, "bala na agulha", ou algo assim) ou aqueles que têm a devida "coragem" de usar aquelas que nós, ou talvez até alguns de nós, consideramos "aberrações".

Já a outra parte do tal "mercado", ou quer "relógios de fantasia" (em geral um item de moda, ou de modismo...), um mero adereço ou, pior ainda, nem os quer, pois usa logo o celular e "José Fini".

Sim,...  ::)
Pode nos "doer", bater forte no nosso "saudosismo" e tal, mas eu temo que esta seja a dura e crua realidade.
Se não for até pior que isso...   :-X

Realmente, uma pena...

Mas,...
Fazendo uma piadinha, talvez para quebrar o "clima" choroso desta minha mensagem (falo por mim, portanto  :D)...
Quem viveu está vendo, basta que nós queiramos aceitar os fatos.


A (nossa) "salvação"?
Talvez esteja mesmo nos "vintages"!  ::)  :D

Afinal...
Só os melhores chegam lá.  8)

Alberto

Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #13 Online: 23 Abril 2013 às 12:04:47 »
rsrsrs....


Valeu Alberto.

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #14 Online: 23 Abril 2013 às 13:16:20 »
Se a salvação está nos vintages, não sei. Mas, o bom do vintage, é poder comprar Eterna, a preço de relógios novos baratos.
Abraços,

SANDRO

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #15 Online: 23 Abril 2013 às 17:43:34 »
E a Eterna tem história..........como tem!






















Re: Eterna Matic...?!
« Resposta #16 Online: 23 Abril 2013 às 17:52:41 »
que relógios maravilhosos....e que aula bacana. isto é ser colecionador....o resto é ajuntador.