Menu principal

Livros sobre relógios

Iniciado por O Cara, 24 Abril 2009 às 11:13:56

tópico anterior - próximo tópico

EduBSB

Aos colegas de forum,

Resolvi ressuscitar este tema, pois acredito ser possível que algum membro tenha tido acesso recentemente a algum material interessante sobre

relógios e queira compartilhar conosco.

Edu.

Hamilton

Caso interesse tem esse site com o dicionário ilustrado de relojoaria      http://www.fhs.ch/berner/?l=es   está em 4 línguas

Hamilton

Tenho alguns livros em espanhol que baixei em pdf .Se for de interesse posso colocar os endereços para baixar aqui.

Cigano

Eu sei que o assunto são livros, mais...

Como achei este link didático resolvi compartilhar !!

Conheça o funcionamento do relógio automático e os detalhes de alguns dos mais conhecidos sistemas de carregamento.

Pode ser que já viram, mais fica como uma referência para os equecidos como eu !! ;D
Abraços,
Cigano!

Hamilton

Muito bom esse material ,Cigano.Obrigado por compartilhar

Hamilton

Olá pessoal!Aqui tem alguns livros em pdf  http://www.mediafire.com/?ntjmtuw1jyy . Espero ter ajudado.
Hamilton

Paulo Sergio

Excelente amigo Hamilton...  :D  :D  :D
Obrigado!!!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

shun

Recebi semana passada o 'Practical Watch Repairing' by Donald de Carle

Ainda não tive tempo para ler, alias, não vou ter tempo esse ano, porém, dei uma folheada, e parece que esse livro é para quem quer mergulhar no assunto mesmo..

Ele versa sobre tudo o que uma pessoa precisa para poder fazer reparos em relógios, até a forma correta de segurar uma pinça, ou uma chave de fenda, por exemplo.

Abraços!

Lourival

Olá Shun, se você se interessa pelo assunto, tenho certeza que vai gostar! ;)
O livro é muito bom 8)

Hamilton

Se alguém quiser o "Manual Práctico del Relojero " do Donald de Carle  em pdf,...

(...há um site na NET onde o material pode ser "baixado", por conta e risco dos eventuais interessados).

Hamilton

Mensagem do moderador:
O texto foi editado a pedido do autor da postagem.

A frase entre parêntesis foi escrita por mim.

Alberto Ferreira

Cigano

Muito obrigado Hamillton, olhando por cima me pareceu bem completo para iniciante esse manual !!

Olha aqui esses 20min de VIDEO, o relojoeiro está debulhando um cronográfo mecânico, ele retira os ponteiros do modo que eu vi nesse manual indicado por você caro Hamilton !!
Abraços,
Cigano!

Tomas

Muito bom esses PDF  ;), valeu mesmo  :D

abraços, Tomas
abraços Tomas.

Hamilton

Nesse site tem vários pdfs junto a explicações de como fazer um mecanismo de relógio , eu achei muito legal . http://watchmaking.weebly.com/index.html

Alberto Ferreira

Salve!

Hamilton,
Sabendo que a sua intenção é a melhor possível, ok.

Este meu comentário não é, portanto, uma "reprimenda", digamos que seja um mero alerta genérico.

Ao indicarmos aqui links para sites que "disponibilizam" copias de livros e outras obras, eventualmente protegidas por direitos autorais, nós temos que ter cuidado.

Eu francamente não sei se o(s) site(s) indicado(s), aqueles que permitem o "download", etc, possue(m) autorização para a reprodução das obras, ou como isso funcionaria em termos legais.

Por isso, por ser muitas vezes difícil saber, talvez o melhor seja apenas dizermos aqui que sabemos onde encontrar e somente para os interessados passarmos o(s) endereço(s) por MP ou E-mail.

Isso pode parecer um excesso de cuidado, ou "purismo", mas nós não podemos esquecer que, no caso de problemas (uma ação dos proprietários do direito autoral), ela poderia causar "aborrecimentos" (questionamentos) para o nosso fórum em si, ou em última análise para o seu proprietário, o Flávio.

Nesta dúvida, eu creio que o melhor é não postar tais referências diretamente aqui, a menos que tenhamos certeza de que estejam devidamente autorizadas pela parte detentora dos direitos (que permite a sua divulgação e reprodução), o que por vezes até ocorre.

Um abraço a todos!
Alberto

Hamilton

Eu entendo e aceito.Como  achei estes textos e livros em outros foruns de relojoaria de outros países, achei que não causariam problemas .De qualquer forma não postarei mais nenhum link .Peço desculpas se causei algum transtorno , minha única intenção era divulgar mais textos técnicos para o grupo. O que eu puder fazer prá ajudar estarei a disposição.

Alberto Ferreira

Citação de: Hamilton online 03 Junho 2010 às 22:58:05
...
...minha única intenção era divulgar mais textos técnicos para o grupo. O que eu puder fazer prá ajudar estarei a disposição.

Salve!

Exatamente, Hamilton, foi o que eu disse...

Nós sabemos que a sua inteção foi a melhor possível.

Um grande abraço,
Alberto

EduBSB

Hamilton, primeiramente te parabenizo pela disponibilidade e iniciativa de nos nos indicar acessos a um belo material  e  seguindo as orientações do Moderador,

Alberto, fique a vontade (e eu ficaria grato) para passar via MP endereços  de onde encontrar material do nível que você já nos indicou.

Edu.

Hamilton

Obrigado Edu !Caso alguém queira o Livro de Ronda é só me pedir por MP .Um abraço

Fa

Putz, que chique. Todo mundo lendo livros de relojoaria. Não leu, não aprendeu, né ?  Infelizmente, ainda continuo ignorante nessa "arte".  :P

Não fosse um pouquinho de história  aprendido, aqui, acolá, mais ali...   Outra besteira,  além  ... :-\    Ainda bem que não tenho  grandes pretensões nesse assunto ...  

E pra aprender ?  ???   Mecânica, pura e simples ?

Ah, ouso aventar:   só merece quem é do ramo, ou, quiçá, pra quem quer ser mestre relojoeiro ! ;D

O grande lance desse nosso "hobby", creio,  é descobrir um relógio que todo mundo pensa tratar-se de "bosta pura" , ser reconhecido por pouco de nós  pelo mérito que ele realmente tem. Ou o contrário, visualizar a porcaria no meio de tanta beleza, de tanta valorização desmerecida.

O legal, amigos,  é mostrar que um Hamilton Ventura vale pelo "ineditismo" (não tanto assim, claro) da tecnologia da época, e não apenas porque é hoje um relógio  relativamente raro. Ou bonito. Sinuoso e encantador, apesar de tudo. Maravilhoso, fabuloso ....  ;D Ah, como sou passional ! :-[

Rolex ?

Amo a marca, por tudo que (antigamente) fez, e ainda na atualidade, faz. Menos ... mas faz.  Por pura sorte tenho hoje, um dos modelos mais desejáveis (dos modernos, bem sei) que foram fabricados.

Mas Rolex, nunca foi alta relojoaria, então pra que tanta celeuma com a marca ?

Estudar história da Rolex ?  Sim, por que não. Tenho dois livros contando sua história. Mas sendo só assim, estaremos (ou estive) estudando apenas "história do Brasil" , mero parágrafo nanico e simplório num belo tratado de história universal.

Ah, quem fez história nesse ramo, perdoem-me, mas foi a Jaeger LeCoutre, que aliás vendia "ebauches" e tecnologia pra todo mundo – Patek, Vacheron, etc.

Já pedi ao Igor (nosso mais erudito catedrático da horologia no Brasil) pra escrever isso. Mas ele, infelizmente ainda não nos brindou com o  discorrer sobre tal assunto, que aliás, é do conhecimento de muita gente. Mas somente exaltada de forma espalhafatosa (mas verdadeira, saliente-se),  pela própria JLC.

Estou errado, Mestre Gravina ?  ???

Pro "comum", feito eu,  nós  talvez ... de repente penso - os grandes lances nessa "literatura" são os livros de história da relojoaria.  Tipo biografia de John Harrison, descobertas do Breguet, "cagadas" do Berthoud, maravilhas rústicas dos Bronnikov. E isso, meus amigos,  80%, a gente tem de graça na internet ! :-*

E os outros 20 % restantes ?

Ah, O Igor o Alberto e o Adriano traduzem pra gente ! ;D

De qualquer forma vamos pensar grande: sonhar com Patek, amar a Vacheron, extasiarmo-nos com Jaeger LeCoutre, mesmo que tenhamos que nos contentar  com os Seiko, Tissot.  :'( Que afinal são também bons relógios, né ?  :(    

Diriam alguns por aqui – desde que aqueles sejam mecânicos !  :D

Pois é. É aí o foco do fórum. Mas se existisse um fórum "pararelo" (feito o de "falar besterias" – "vide" botequim  – que aliás é delicioso), acho que Fórum Relógios Mecânicos seria mais puro e interessante no seu cerne, mais afeito à sua origem e nome.

E pra ler ? Livros ?

Ah, perdão, mas não troco a excelência do Gonçalves Dias, a prosa do Machado de Assis, a crítica literária do Humberto de Campos, ou o cantar rude e belo do Juvenal Galeno e do Patativa do Assaré por nada que me remeta à mecânica ou aos nossos troços,  que são inanimados e sem alma. Apesar de terem um "coração" pulsante e fascinante. ;D

Abraços, e se porventura excedi-me ao comentar além da minha insignificância , ou por outro lado, exacerbei os direitos que bem sei,  não posso merecer por aqui, que o amigo Alberto (ou outro moderador, se assim bem entender) edite ou apague o que necessário for.

Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é, amigo Fa...
Bateu uma desilusão pelas maquininhas (as suas partes físicas, bem entendido)?

As suas reflexões não deixam de ser válidas...  ::)
Mas será assim mesmo?  ;)  :D

Bom,... História ou história?
Eu jamais chegarei a uma conclusão,...  ::)

Mas, de qualquer forma, obrigado pelo ("meu") terço daqueles 20%...  ::)

Mas, cuidado...
Como bem dizem os italianos...

"Tradutori, traditori!"
;D  ;D  ;D

Um grande abraço!
Alberto