Menu principal

Livros sobre relógios

Iniciado por O Cara, 24 Abril 2009 às 11:13:56

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Usei a busca, procurei por "livros" e não encontrei nada.

Criei esse tópico com o intuito de indicação de livros sobre relógios, se possível dizendo onde encontrá-lo para comprar.
Um abraço
Fábio

mestreaudi

Depende do livro q vc quer!
Nas livrarias grandes em SP sempre tem alguns títulos!

Mas lá fora, Amazon e eBay são tiros certos!!!

O frete é caro, mas livros não são tarifados... compensa muito!!!  ;)

Abraços!
Rafael.

Alberto Ferreira

Salve!

O Flávio já postou várias "resenhas" e oportunas e abalizadas opiniões sobre livros, mas "ficou" tudo no antigo FM, eu creio.

Talvez alguém possa "resgatar" este interessante assunto.

Abraços!

igorschutz

Esse assunto, livros, é muito extenso, então fica difícil dar indicações aleatórias.
Seria mais fácil se você pedisse alguma indicação mais específica (p.ex.: livros para aprender a revisar relógios, livro sobre a história dos relógios, livro sobre relógios ingleses, livro sobre Breguet, etc.).

Eu tenho alguns livros sobre relógios, e gosto muito. Aliás, gosto mais dos livros do que dos relógios em si.

Sobre onde adquirí-los:

Nestes sites, você encontrará desde livros novos até livros antigos e raríssimos.

Se quiser um site legal onde tem uma galera que conhece bastante, tem várias resenhas e você pode pedir dicas, tente o fórum de livros sobre relojoaria da NAWCC, neste endereço: http://mb.nawcc.org/forumdisplay.php?f=21

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

fabs77

Fábio,

esse é um básico, mas acho interessante... veja o tópico: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,636.0.html

Abraços!

Fabiano
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

flávio

O fórum original tinha uma página só para isso. Mas o questionamento é oportuno: quer livro sobre o que? Se quer o livro da ilha, o livro da ilha é o Revolution in Time, de David Landes. Depois de lê-lo, não precisará ler mais nada (ou então irá querer ler tudo kkkkkkkkkkkkkk).

Flávio

igorschutz

Definitivamente, o Revolution in Time é o melhor livro de relógios que já li. Realmente hipnotizante, mas... (e sempre tem um "mas...")
Ele é grossão e com MUUUUITO texto, muito mesmo!

Eu não gosto de julgar pelos outros, pois cada um decide o que é melhor pra si, mas não acho que seja um bom livro para iniciantes, a não ser que seja uma pessoa que goste mesmo de ler bastante.
Este livro é muito grande, tem bastante informação, porém, ainda que magistralmente escrito, aqueles assuntos que geralmente captam a atenção dos iniciantes -- que são relacionados com relógios de pulso, funcionamento dos relógios e complicações, história moderna (século XX) e história das marcas -- têm muito pouco espaço e só vêm lá na final do livro, ou seja, o cara precisa ler 400 páginas para chegar lá nas 100 finais, onde tem o que lhe interessa... então fica difícil chegar até o final...

Eu recomendo o Revolution in Time apenas para aqueles entusiastas [teóricos] que começam a se interessar pela parte histórica dos relógios.
Para aqueles [mais práticos] que não estão nem aí para a história e que só querem possuir algumas peças, ou então apenas aprender a mexer nos reloginhos, este livro não é muito relevante... falo por experiência própria!

Abraços,

Igor

flávio

Citação de: igorschutz online 24 Abril 2009 às 12:05:16
Definitivamente, o Revolution in Time é o melhor livro de relógios que já li. Realmente hipnotizante, mas... (e sempre tem um "mas...")
Ele é grossão e com MUUUUITO texto, muito mesmo!

Eu não gosto de julgar pelos outros, pois cada um decide o que é melhor pra si, mas não acho que seja um bom livro para iniciantes, a não ser que seja uma pessoa que goste mesmo de ler bastante.
Este livro é muito grande, tem bastante informação, porém, ainda que magistralmente escrito, aqueles assuntos que geralmente captam a atenção dos iniciantes -- que são relacionados com relógios de pulso, funcionamento dos relógios e complicações, história moderna (século XX) e história das marcas -- têm muito pouco espaço e só vêm lá na final do livro, ou seja, o cara precisa ler 400 páginas para chegar lá nas 100 finais, onde tem o que lhe interessa... então fica difícil chegar até o final...

Eu recomendo o Revolution in Time apenas para aqueles entusiastas [teóricos] que começam a se interessar pela parte histórica dos relógios.
Para aqueles [mais práticos] que não estão nem aí para a história e que só querem possuir algumas peças, ou então apenas aprender a mexer nos reloginhos, este livro não é muito relevante... falo por experiência própria!

Abraços,

Igor

Para iniciantes, o livro se chama Timepieces, de Christianson, que basicamente é um resumo do Revolution in Time (sério, é um resumo descarado), mas com apenas umas 250 páginas, e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa fotografia. Comecem por ele os que se interessam pelos aspectos históricos do troço.

Flávio

O Cara

Pra falar a verdade, não criei esse tópico para mim, mas sim para todos, por isso não coloquei minhas preferências.

O que me interessaria hoje, seria mais um livro técnico ensinando a revisar relógios, lubrificar, falando sobre esses óleos, riquíssimo em ilustrações etc, mas em PORTUGUÊS.

Também tenho curiosidade em ler algum livro que fale um pouco sobre a história dos relógios, tipo um documentário, falando sobre as marcas, mas também com alguma coisa mais técnica, mostrando os movimentos, falando sobre o movimento X criado pela marca Y, no ano tal e que revolucionou isso ou aquilo, aí a marca Tal aperfeiçoou esse movimento no ano tal etc etc etc.

No momento eu gostaria mais de livros técnicos mesmo, mas em PORTUGUÊS, existe?

Agradeço em nome de todos pelas dicas dadas até aqui.
Um abraço
Fábio

igorschutz

Vixe... em português é ruim, hein?
Acho que não existe não...

Abraços,

Igor

Lourival

Practical Watch Repair e Practical Clock Repair de Donald de Carle! O Xerife Flávio foi quem me indicou e comprei os dois! São ótimos!
Agora pegando o gancho no seu tópico, consegui estes dias o material do antigo curso de relojoaria, se não me engano do Instituto Técnico Monitor (o troço não tem qualquer indicação de quem fez ??? ???), antigo pra burro (deve ser dos anos 30 ou 40), mas tô achando bem interessante!
Outro dia, numa livraria de BH, consegui outro material de um curso de relojoeiro do IMEC (Instituto Mineiro de Ensino por Correspondência ;D) que é uma verdadeira porcaria >:(
Flávio, você que acha tosco o "Manual do Aprendiz de Relojoeiro", precisa ver este ;D ;D ;D
Pra começar o vocabulário do cara é único!! Alguns exemplos:

• Tige pra ele é "tijer";
  • Mostrador ele chama de "amostrador";
  • o bom e velho pivot (ou pivô como queiram) o cara chama de "pivou"; será que quando a roda gira no sentido contrário é pivolta? ;D ;D ;D;
  • platô pro cara é "plator";
e por aí afora! Pelo menos serviu pra divertir! ;D ;D ;D
Pensei até em digitalizar os dois pra colocar aqui mas será que tem alguma encrenca com direito autoral?
Pelo menos o tal Curso de relojoeiro do IMEC tem explícito que a obra é protegida! Por sinal uma peça literária ;D, pois o cara colocou tanto o documento com a solicitação de Direitos Autorais quanto o documento que dá os direitos como apêndice do livro!
Será que pelo menos o primeiro, que não tem qualquer indicação de autoria, pode ser colocado aqui? Isto é, se houver interesse de algum colega.
Com a palavra nosso Xerife e grande causídico, Flávio ;)
Abraços
Lourival

O Cara

Cursos também são interessantes, tutoriais etc.

Eu tenho aqui no meu bookmark aquele curso Português, mas ainda não comecei a lê-lo.

O que eu ando lendo ultimamente é aquele tópico do fórum antigo sobre conhecer mais sobre os mecânicos, tem uma discussão boa lá e também é rico em fotos de movimentos etc.

Agora livro mesmo ou curso que eu desconheço, já procurei por correspondência, online etc e não achei nada.

Se puder digitalizar eu sou um que gostaria de tê-lo (mesmo sendo tosco).
Um abraço
Fábio

igorschutz

Fábio,

No RJ eu não sei dizer, mas em SP existe o curso de relojoeiro do Sintrajóias.
É um curso profissionalizante, então pode ser bem interessante para quem tem muito interesse nessa parte técnica dos relógios.

Se não me engano, o Alberto freqüentou estas aulas e talvez possa opinar (se eu estiver errado, queiram me perdoar).

Abraços,

Igor

paulorocha

Tenho alguma coisa em formato digital. Chegando em casa eu faço uma lista e coloco aqui. Mas já vou avisando: IN ENGLISH, OF COURSE!

Um que tenho certeza de que tenho guardado fácil (à mão) é o curso de relojoaria do Instituto Horológico de Chicago - que se não me falha a memória baixei atravéz de um link no antigo forum.

Pô Fábio, um cara que mexe com informática e não gosta de inglês?  ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

Lourival

Fábio, na realidade são dois livros.
Um é formado pelo material do curso por correspondência do velho Instituto Técnico Monitor (assim me parece), bem bacana, e o outro é o tal tosco que falei.
Este tosco é o que tem os direitos autorais explicitados no seu apêndice. Sei lá ::)
O do Instituto Monitor acho que não deve ter problema pois como disse é velho pra burro (lá dos anos 30) e além disso não tem nenhuma menção de autoria ... ???
Como na entrada deste forum tem um alerta justamente sobre Direitos Autorais, resolvi esperar pela opinião do Xerife, que é do ramo ;D
De qualquer maneira vou começar a digitalizar o do Instituto Monitor. Depois aviso.
Seria interessante se algum colega tiver outro material destes antigos cursos por correspondência que existiam no Brasil, pois são as únicas fontes em português sobre o assunto!

igorschutz

Citação de: paulorocha online 24 Abril 2009 às 17:38:28
Mas já vou avisando: IN ENGLISH, OF COURSE!

Isso aí que o Paulo está falando é a regra.

Quem quiser ser autodidata nesse negócio de montar e desmontar relógio tem que saber ou INGLÊS ou FRANCÊS ou ALEMÃO para ter fácil acesso a materiais didáticos.
Senão tá na roça...

Abraços,

Igor

Lourival

Citação de: igorschutz online 24 Abril 2009 às 17:47:56
Isso aí que o Paulo está falando é a regra.

Quem quiser ser autodidata nesse negócio de montar e desmontar relógio tem que saber ou INGLÊS ou FRANCÊS ou ALEMÃO para ter fácil acesso a materiais didáticos.
Senão tá na roça...

Abraços,

Igor
Igor e Paulo,
concordo com vocês, mas tente tirar uma dúvida com um relojoeiro e fale sobre "Clutch wheel", "Set lever", "pallet fork" e veja a cara dele ;D ;D ;D
Pelo menos aqui nas alterosas, me olham como se eu fosse assaltante! :o ;D
Neste caso você precisa saber falar a língua dos caras ou, como você disse, tá na roça! ;D

igorschutz

Lourival,

Com certeza existe essa dificuldade, inclusive é situação pela qual passo corriqueiramente.
Eu não sei o nome em português de quase nenhuma peça ou ferramenta de relógio, só em inglês.

Por sorte, meu atual "relojoeiro" me entende, pois ele também aprendeu os nomes tudo em inglês antes de aprender em português, e fora que ele entende as mímicas que faço com as mãos... ;D ;D ;D

Mas não se preocupe, para problemas como este temos este tópico.

Abraços,

Igor

Alberto Ferreira

Citação de: igorschutz online 24 Abril 2009 às 17:34:43
...
Se não me engano, o Alberto freqüentou estas aulas e talvez possa opinar (se eu estiver errado, queiram me perdoar).
...

Salve!

Realmente, Igor, você tem razão, eu fiz (dois módulos) do curso do Sintrajóias.
Mas já faz alguns anos.

Para mim, atendeu muito bem.
A minha pretensão, logicamente, não era me tornar um relojoeiro.
O curso me deu uma boa base, inclusive prática. Pratica-se, desde o primeiro dia, com movimentos reais - fornecidos a cada aluno pelo próprio curso (por empréstimo, claro).

Os problemas.

- Como qualquer curso, o "resultado" vai depender do aluno e do professor.
No meu caso, eu dei sorte, o professor entendeu a minha proposta e tinha (muito) "saco" para me "acompanhar (ele sabia que eu não era e nem seria profissional) e responder as minhas dúvidas, digamos de "diletante" (e o cara era ex-relojoeiro "Sênior" da Rolex).
Mas no grupo de alunos, havia um "timinho" (em geral técnicos que faziam o curso pagos por alguma empresa - relojoarias, por exemplo - que não queriam "nada com nada", e só atrapalhavam mesmo.

- Apesar da programação, pelo que eu saiba, o calendário dos cursos não é muito regular, se não houver procura (alunos para fechar uma turma),eles cancelam..
Tem que ligar, perguntar e se for o caso, agendar.
Para um curso, com os meus objetivos, diletantes, a carga horária atendeu, mas eu fiz dois "módulos".

Eu não sei se a coisa continua assim.

Um abraço!

O Cara

Bom, eu arranho no inglês, entendo alguma coisa ou outra, consigo até ler alguns artigos, frases, pequenos textos, mas daí a ler um livro inteiro não me sinto seguro.

Se tiver que ficar toda hora buscando um dicionário para entender a leitura fica uma coisa chata, para pequenos artigos isso não se torna um problema, mas para um livro inteiro complica.

Eu não sou propriamente da área de informática, até sou formado em Processamento de Dados também, mas não exerço. Como designer o computador é apenas uma ferramenta de trabalho para mim, assim como papel, lapiseira, borracha, caneta, máquina fotográfica e o principal, a mente criativa.

Aqui no RJ nunca vi nenhum curso na área, nem por correspondência, nem online, nem presencial.
Não quero me profissionalizar, quero apenas conhecer um pouco mais mesmo, no futuro até pode ser que eu faça minhas próprias revisões e lubrificações, pequenos consertos em minhas peças, mas no momento é apenas com o intuito de aumentar conhecimento mesmo, por isso acho que um livro-curso, uma apostila já resolveria (mesmo sem a prática).

Um abraço
Fábio