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o workhorse definitivo?

Iniciado por ogum777, 05 Maio 2013 às 15:03:32

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flávio

A pergunta que eu faço é outra: será que o speedy atual, com seu cristal de safira, freio metálico, ausência de escudo magnético, safira atrás, etc, aguentaria o rojão do passado?

Acho que ele morreria na praia igual aos concorrentes...


Flávio

ThiagoDF

Putz, sabia que tinha sido testado, e os concorrentes reprovados, mas não que os testes tinham sido tão terríveis. :o
Membro do RedBarBrazil

Chimeri

Renato,
não conhecia todos esses testes e resultados.
muito legal.
abs

Alberto Ferreira

Pois é...

Mas,...
Uma "dica"...

Muitos dos testes da Nasa àquela época eram absolutamente empíricos, baseados na mais pura "achologia", digamos, quase que a partir do "nada".   ::)


Vocês já leram OS ELEITOS?
O livro de Tom Wolfe (http://www.skoob.com.br/livro/7597-os-eleitos), com seu  posterior filme.


Dentre outras coisas, lá mostra como eram selecionados os "super homens" astronautas...

Hoje, talvez até eu, se tivesse grana  :(, poderia "ir para o espaço", no bom sentido...  ;)
...e na boa, Mermão!

Só pra conferir se, pelo menos, lá de cima a coisa é "azul" mesmo...  ::)
8)

Alberto

Adriano

Citação de: flavio online 20 Julho 2013 às 11:43:36
A pergunta que eu faço é outra: será que o speedy atual, com seu cristal de safira, freio metálico, ausência de escudo magnético, safira atrás, etc, aguentaria o rojão do passado?

Acho que ele morreria na praia igual aos concorrentes...


Flávio

Também acho. Na verdade, tenho certeza:

- um vidro de safira, para aguentar impactos, precisa ser mais espesso que um equivalente de acrílico. O vidro de safira do Speedy, creio eu, não aguenta um mesmo teste de impacto que o de acrílico;

- segundo, ter um vidro que não estilhaçasse era requisito também. O acrílico racha mas dificilmente solta (anel tensionador, como é o caso do Speedy), e se acontecer, sai em dois ou três pedaços no máximo;

- a ausência da calota é mais um forte motivo para não passar nos testes.

Não quer dizer que não suportaria ir para o espaço. Acredito que suportaria sim, mas não suportaria os testes. Eles eram sim exagerados se comparados com a situação que realmente enfrentariam.

O mesmo com os astronautas, como bem ilustrou o Alberto.

Aliás a presença de fundo transparente em divers não me faz levá-los muito a sério como tool watches justamente pela falta da calota.

Abraços!

Adriano

renato155

Lembrando que o modelos atual possui a configuracao original com hesalite e escudo, este com safira (arghhh) eh apenas um moderniso da Omega para vender mas... e ambos estao em linha.


Citação de: flavio online 20 Julho 2013 às 11:43:36
A pergunta que eu faço é outra: será que o speedy atual, com seu cristal de safira, freio metálico, ausência de escudo magnético, safira atrás, etc, aguentaria o rojão do passado?

Acho que ele morreria na praia igual aos concorrentes...


Flávio
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

FALCO

Citação de: Henk online 20 Julho 2013 às 11:26:04...Fato notável é que selecionaram os relógios que estavam nas prateleiras das lojas....

Eu acho que isto não é um fato, acho que é mais um folclore que envolve este modelo.
James H. Ragan, que trabalhou na NASA por 35 anos e foi o oficial responsável pela compra dos relógios do famoso teste disse em entrevista para ao repórter Jens Koch da revista Watch Time (06/2009) que: "it never happened that way. That story is a complete invention. NASA didn't just go and buy watches some place with taxpayer money".
Para quem quiser mais detalhes a fonte está no parágrafo acima, mas, resumidamente, foi feita uma licitação oficial da NASA e as empresas (ou seus importadores) ofereceram seus produtos e, obviamente, sabiam quem era o órgão comprador.

Independente disto, eu acho que estes testes são supervalorizados, até porque nenhum relógio foi "aprovado", ou sobreviveu à eles. Como amplamente sabido pelos resultados dos testes, com maior ou menor comprometimento, todos os relógios falharam. Como bem disse o Alberto, os testes eram "empíricos, baseados na mais pura "achologia" e, sabemos hoje, pouco representavam as reais e menos hostis condições de uso...

Por isto tudo eu fico com nosso Presidente Marcos Sá, não interessa o teste, sua forma ou seu formato, o que vale é que é um relógio legal, versátil, bom e com história.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

As duas coisas são fatos. Não existe esse negócio de um órgão como a NASA, assim como uma força militar, comprar coisas "na rua" para teste. Tem licitação, um monte de coisa.

Segundo, também é verdade que sair intacto dos testes, nenhum saiu. Escolheram o Speedmaster pois é o que sai menos esfolado do teste, e que saiu com o mínimo de condições de continuar sendo usado. Basta ler os incontáveis relatos de como foram os testes e quais os resultados. O Omega saiu só o "pó da rabiola", mas ainda se saiu melhor que seus amigos finalistas, pois um o vidro pulou fora e o outro o ponteiro empenou e enroscou nos outros. Era tudo o que não podia acontecer: parar irremediavelmente, quebrar ou perder o vidro, e quebrar ou perder a coroa e pulsadores. No fim do teste só havia um "mingau" de Speedmaster, mas ainda melhor que os outros.

Abraços!

Adriano

Sifion

O que eu acho que o Henk quis dizer é que, independente de ter existido um processo licitatório  das empresas ao invés da Nasa ter saído fazendo compras é que não houve desenvolvimento de modelos especificamente para a tarefa de ir pra lua.

Todos os modelos estavam disponíveis no mercado para aquisição de qualquer pessoa ao invés de ser desenvolvido restritamente para aquela tarefa...

Isso deixa a coisa ainda mais legal, mesmo não passando com louvor sobreviveu a um teste que, aparentemente, é várias vezes mais brutal que as condições que ele realmente enfrenta.

Abraços.

DonPepe

Citação de: Sifion online 22 Julho 2013 às 19:53:57
O que eu acho que o Henk quis dizer é que, independente de ter existido um processo licitatório  das empresas ao invés da Nasa ter saído fazendo compras é que não houve desenvolvimento de modelos especificamente para a tarefa de ir pra lua.

Todos os modelos estavam disponíveis no mercado para aquisição de qualquer pessoa ao invés de ser desenvolvido restritamente para aquela tarefa...

Isso deixa a coisa ainda mais legal, mesmo não passando com louvor sobreviveu a um teste que, aparentemente, é várias vezes mais brutal que as condições que ele realmente enfrenta.

Abraços.

Indo nessa linha, aparentemente o Speedy foi o único item que a NASA comprou "as is" e não desenvolveu ou mandou que fosse feita adaptação para as missões espaciais, sendo portanto o único dispositivo utilizado pelos astronautas da época que está disponível para um mortal como nós adquirir no mercado...

Arriba!

Adriano

Isso não se tem dúvida, e é um dos grandes baratos: é muito raro um objeto "ordinário" virar equipamento dos astronautas, ainda mais naquela época, quando tudo era muito novo (para se arriscar com ferramentas não especializadas) e a verba era vasta. A Bulova, forte candidata, tentou, mas não conseguiu apresentar produto adequado.

Num ambiente ou para uma função na qual a mais simples das ferramentas tem que ser projetada especialmente para isso, ter seu produto sem modificações, "off-the-shelf" escolhido pela NASA, é para garantir a imagem de qualquer marca por séculos.

Abraços!

Adriano


Henk

Exato Sifion!

Sim, as condições dos testes sempre visam o pior das situações, hipotéticas. E mesmo falhando o speed podia ainda ser útil corrigindo alguns parâmetros de falha definidos nesses testes. Ainda, acho que deve ter havido sim alguns critérios bem científicos ( ainda que exagerando as piores situações), pois todo o equipamento foi desenvolvido para a sobrevivência dos tripulantes e, para isso, deviam saber ou tentar prever o que podiam esperar nas mais diversas situações no ambiente.

Lembrando ainda que houve mais testes após (três ou mais no total?) com a agência espacial com muito mais experiência após o pioneirismo inicial.

Outra, a fama da Rolex não sobreviveu...

Será que estaríamos viajando demais em tomar esses testes para considerar o speed como "O" workhorse?

Apesar de hoje existir um $eiko $pring Drive $pacewalk este não carrega todo o pioneirismo e romantismo.

FALCO

#52
Citação de: DonPepe online 22 Julho 2013 às 20:04:52...Indo nessa linha, aparentemente o Speedy foi o único item que a NASA comprou "as is" e não desenvolveu ou mandou que fosse feita adaptação para as missões espaciais...

As cuecas também eram "as is" ou "off-the-shelf".
Em 2009 a agência espacial japonesa - JAXA testou novas cuecas através do astronauta Koichi Wakata, mas estas ainda não foram adotadas como padrão. Ainda que já estejam à venda para civis, por us$100 cada.

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Por 100 obamas, só pode ser a melhor cueca do mundo! O que ela tem para custar isso? É auto-limpante?

;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

DonPepe

Cuecas espaciais?? Por $100 doletas cada? Só se tiver função auto-limpante e dispositivo anti-freiada!!  ;D ;D ;D

Arriba!

Alberto Ferreira

Bom,...
Eu auto-removi a minha recente "piadinha infeliz", postada aqui.
:-[


Voltemos pois ao tema do tópico.  ;)
8)

Abraços a todos!
Alberto


Veiga

Como neófito entre mestres, tenho aprendido muito com vocês aqui no nosso FRM, mas  pensio que  adquiri um verdadeiro  WORKHORSE sem saber!
Comprei um Tissot LeLocle com certificação COSC.

O que me levou a adquirir esse relógio num AD de Campinas foi o fato de ele ser um cronômetro certificado, o que me garantia esmero na manufatura e consequente precisão no funcionamento e, além disso, levei em conta também o fato de ter uma autorizada em São Paulo para uma boa manutenção quando fosse necessária.

Descobri depois que essa autorizada é capitaneada pelo Mestre Adriano, que muito admiro por seus ensinamentos aqui partilhados conosco,  e que o movimento é o 2824-2 da ETA, reconhecidamente classificado como um workhorse de verdade.
Fiquei tranquilo, portanto, com essa aquisição pela qualidade do movimento e pela segurança de uma boa manutenção.

Adquiri assim um WORKHORSE de verdade, sem saber disso quando dessa compra e por um bom preço!

O que é que vocês acham?
Abraços do Veiga.

Adriano

Bondade sua!

Mas basta ver que em 2009, no Concurso Internacional de Cronometria, um 2824-2 da Swatch e um da Tissot ficaram respecitvamente com a quarta e quinta colocação. E em 2001 o próprio Le Locle com COSC levou o primeiro prêmio na categoria Classic-Enterprise, ainda que com um 2824-2 "maquinado" com espiral se silício. Já a Mido concorreu com um 2836-2 original, não lembro em que posição terminou.

Abraços!

Adriano

renato155

Adriano, existe este ranking anual em algum lugar para a gente conhecer os melhores?

abs
renato
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

ogum777

sim veiga.

workhorse, na etimonolgia, é esse bicho aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Draft_horse

ese é um shire:


agora, um árabe, é um bomcavalo de montaria. o árabe é extremamente resistente, e não é im bibelô, ao contrário do que muita gente pensa.

esse é um árabe:


mas o árabe, ninguém vai colocar pra puxar uma carroça. embora seja um cavalo fenomenla numa série de quesitos, acaba restrito ao caro mundo do hipismo esportivo. no máximo tb serve para dar algumas características genéticas para outros cavalos, como anglo-árabe, uma raça que surge da cruza (há muito tempo) de garanhões árabes e éguas de PSI (puro sangue inglês).

o anglo-árabe tem sido usado no polo.  e aqui no brasil, tão usando nopolo um anglo-árabe cruzado com o brasileiríssimo cavalo crioulo.

aí o detalhe: o brasil tem pelo menos 3 raças de trabalho pesado, mas para montaria. cavalos de lida.

o crioulo, do sul, da pampa, um cavalo que a gauchada bota nas corridas de cancha (se faz algoparecido co oquarto-de-milha, americano), afinal, se precisa dum cavalo que arranque pra pegar boi fujão.

no pantanal, com campos eternamente alagados, surgiu o pantaneiro, um cavalo que não solta o casco com as patas mergulhadas permanentemente na água - único no mundo com essa característica.

e no nordeste, na caatinga, dura, cehia de pedras, pontas e  o ecambau, apareceu um cavalo pequeno (e feio!) mas que não precisa de ferraduras! tem um casco resistente pra dedéu! e daí, do que adianta um cavalo lindo e forte se ele não consegue andar? o feioso cavalo nordestino impôs-se. como diria euclides da cunha: o sertanejo é antes de tudo um forte. e isso se aplica ao cavalo...

agora aplique esses conceitos aos relógios. um rolex surge como um excelente workhorse. é assim que aparece um sub no primeiro filme do 007, com uma pulseira militar.

mas hoje, quem iria comprar um rolex pra ir pra guerra do iraque? pra usar em missões humanitárias na áfrica? pra trabalhar na manutenção de redes elétricas? pra fazer snorkeling, e bater numa pedra debaixo da água?

as pessoas ou usam os onipresente g-shocks, ou aparecem usando os seiko, citizen, orient... é só dar uma olhada em fóruns como o watchuseek.raramente aparece um breitling emergency.

agora, g-shocks pululam, e já houve quem defendeu não trocar o bezel do skx 171 pelo do skcx 007 (uma modificação comum que eu acho muito bonita) pq bezel metálico sem decalque dura mais, risca menos e etc... (a pessoa é um médico em trabalho na áfrica dizendo que adorou o skx lá, pq resistiu a lama, borrifos de sangue, combustível e etc...)...

na minha humilde opinião (em matéria de relojoaria sou um ótimo ciclista) que, portanto, deve ser levada cum grano salis, grandes relógios que são workhorses  hoje são o citizen ny0040 (com bracelete original) ou o seiko skx 779k1. baratos, com movimentos que não são a melhor coisa do mundo,  mas duram e no caso de manutenção, são simplesmente substituídos de tão baratos. ambos têm braceletes com extensão (montes com elos sólidos!) e caixas bem resistentes, e detalhes pra melhorar um pouco o conforto: coroa a 4 hs pro monster, coroa a 8 hs no ny0040.

nenhum dos dois tem os bling-blings.. quem tem medo de usar um relógio desses em qq atividade meio... agressiva? quem fará o mesmo usando um rolex sub?