"Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?

  • 16 Respostas
  • 5563 Visualizações
*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
"Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Online: 07 Maio 2013 às 11:47:32 »
Olá, pessoal! Sou estudante de Medicina e atualmente estamos com um problema seríssimo no Brasil. A importação de Médicos de outros países.. Não é novidade que muitas pessoas saem do Brasil para estudar Medicina em outros países como Venezuela, Cuba, Bolívia, etc. Por inúmeros motivos..: "É mais fácil passar.." "É mais barato.." e quando esses estudantes se formavam, se quisessem voltar ao Brasil e exercer a profissão de médico teriam que realizar uma prova chamada REVALIDA, que testa os conhecimentos básicos necessários para revalidar o diploma e receber um número no CRM para trabalhar aqui no Brasil. Acontece que o índice de aprovação desses médicos que fizeram faculdade nos países supracitados era ínfimo.. Em 2010, houve 507 candidatos e apenas 2 eram aprovados; em 2011 de 677 inscritos, 612 não tinham condições mínimas de atuar no país!... As reclamações desses médicos era que a prova era dificílima e impossível de passar.. Bom.. Estou apenas no terceiro ano da faculdade.. mas vendo a prova de anos anteriores não vi nada que fosse fora da realidade... Muitos médicos formados também viram a prova e não acharam nada absurdo.. Ou seja.. o ensino de outros países era fraco mesmo.

Para ilustrar.. Aqui uma reportagem sobre estudantes brasileiros que fazem faculdade na Bolívia: http://www.youtube.com/watch?v=MCM0O6zPPQc

Há um problema sério na saúde do Brasil.. Muitas regiões do interior do Brasil não possuem médicos.. Então eis que a Presidenta Dilma aprovou a entrada de 6000 médicos Cubanos (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/mobile/2013/05/06/seis-mil-medicos-cubanos-virao-trabalhar-no-interior.htm), alegando falta de médicos (O Brasil é um dos países com maior número de faculdades de Medicina do mundo), sem a necessidade de passar por testes como o REVALIDA, para atuar em regiões onde "..Os médicos brasileiros não querem trabalhar..". Há relatos de prefeitos de cidades do interior que chegam a oferecer R$30.000,00 por mês para um médico e simplesmente não aparecem candidatos... Porquê? Oras.. Agora que estou entrando no meio, vejo relatos de diversos médicos que ficaram simplesmente sem receber esses tais salários fabulosos.. Sim.. calote!! Médicos que chegavam em tais cidades e que não tinham o menor suporte infra estrutural para exercer o ofício.. Coisas básicas para um atendimento de qualidade simplesmente não existiam e nem tinham prazo para existir..! (http://www.youtube.com/watch?v=L-yuoPwGnlY)

As associações médicas estão todas contra essas medidas que o governo do PT está tomando, assim como a massa estudantil! Nota da do Conselho Federal de Medicina (CFM):

Marcelo Brandão
 Da Agência Brasil, em Brasília 06/05/201320h35

 O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou, nesta segunda-feira (6), uma nota repudiando o acordo entre Brasil e Cuba, que prevê a vinda de 6 mil médicos cubanos para atuar em regiões carentes do país. Além de questionar a qualidade dos médicos estrangeiros, a entidade põe em dúvida as reais intenções do governo brasileiro com a medida.

 "O Conselho Federal de Medicina condena veemente qualquer iniciativa que proporcione a entrada irresponsável de médicos estrangeiros e de brasileiros com diplomas de medicina obtidos no exterior sem sua respectiva revalidação. Medidas neste sentido ferem a lei, configuram uma pseudoassistência com maiores riscos para a população e, por isso, além de temporários, são temerários por se caracterizarem como programas político-eleitorais", diz a nota.

 A entidade ainda propõe a criação de uma carreira de Estado para médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), para suprir a falta de profissionais na rede e reivindica mais recursos para o setor, "um mínimo de 10% da receita bruta da União".

 Ainda de acordo com a nota, o CFM diz que, juntamente com os Conselhos Regionais de Medicina, "envidarão todos os esforços possíveis e necessários, inclusive as medidas jurídicas cabíveis, para assegurar o Estado Democrático de Direito no país, com base na dignidade humana".
(http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23780%3Acfm-faz-criticas-severas-a-importacao-de-medicos-sem-revalidacao-de-diploma&catid=3%3Aportal)

Algumas pessoas podem pensar.. "Bom.. a Medicina em Cuba sempre foi bem falada.. Dizem que é de primeiro mundo!". Não é bem assim! Até nossos amigos paraguaios não os querem..! As autoridades médicas do Paraguay rejeitaram a equiparação automática dos currículos dos médicos paraguaios com os médicos cubanos pois, para eles, a formação médica dos cubanos é medíocre!
 http://noticias.terra.com.pe/internacional/decano-paraguayo-medicos-graduados-en-cuba-tienen-una-formacion-mediocre,bb11703756dfe210VgnVCM10000098f154d0RCRD.html

E aí.. Algum de vocês está por dentro do assunto? Qual sua opinião?

« Última modificação: 07 Maio 2013 às 12:22:38 por shun »

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #1 Online: 07 Maio 2013 às 12:07:41 »
E o mais legal? http://www.ptsul.com.br/?doc&mostra&14665

Fazendo a matemática... 6 anos de curso.. Ter filiação partidária com o PT... Estudar Medicina em Cuba.. Humm.. Agora pode voltar pro Brasil? Oba! E quem garante que esses 6.000 médicos irão se estabelecer no interior? Você se consultaria com um deles, na boa?

Até onde eu fiquei sabendo o salário para esses médicos vai ser de R$8.000,00 sendo que R$6.500,00 irão para o governo Cubano.. Até onde essa medida tomada pela presidenta Dilma e o PT realmente visa por uma melhoria no sistema de saúde Brasileiro? A solução realmente seria importar mão-de-obra "barata" e duvidosa? Ou não seria melhor instaurar programas de planos de carreira para fixar os Médicos no SUS em cidades do interior? "O comércio entre Brasil e Cuba aumentou mais de sete vezes no período de 2003 a 2012, segundo o Ministério das Relações Exteriores. De 2010 a 2012, as exportações brasileiras para Cuba cresceram 36,9%. No ano passado, o comércio bilateral alcançou o recorde de US$ 661,6 milhões." (http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/05/06/brasil-trara-6-mil-medicos-cubanos-para-atender-moradores-de-areas-carentes.htm)
« Última modificação: 07 Maio 2013 às 12:15:08 por shun »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #2 Online: 07 Maio 2013 às 13:44:23 »
Tenho uma prima que foi morar no Canadá (ela é casada, com filhos crescidos). Ela e o marido são dentistas e foram naqueles programas do governo canadense que atraem mão de obra qualificada de outros países.

No Canadá, você pode fazer uma prova para equivalência do seu diploma brasileiro e exercer a profissão, porém só se pode fazer essa prova duas vezes na vida. Se não passar, o único jeito de trabalhar de exercer a profissão seria fazendo faculdade por lá, como qualquer adolescente.

Penso que no Brasil tinha de ser a mesma coisa, ou seja, obriga-se à uma prova, impõe um limite sério de vezes que se pode prestar e quem não passou é porque não merece mesmo exercer o ofício.

Um grande problema aqui no Brasil é que até o governo incentiva o "jeitinho". Se se impõe um regra dura, logo ela é declarada inconstitucional, invalidada, etc. Aqui no Brasil temos até mesmo um rol de leis que não pegam, ou seja, leis que são vigentes, mas ninguém respeita, ninguém fiscaliza e fica por isso mesmo.

Há pouco tempo saiu aí na imprensa um bafafá que queriam eliminar o Exame da Ordem para que bacharéis do Direito possam exercer a advocacia, tudo porque um puto preguiçoso, que não conseguiu passar no Exame repetidas vezes ajuizou uma ação e conseguiu uma liminar que o inscrevesse nos quadros da Ordem. Logo um monte de putinhos foram atrás, tentar a mesma coisa. Um tremendo absurdo!
Passei pelo Exame da Ordem com muito mais facilidade que passei em qualquer vestibular e sou categórico em afirmar que se um bacharel não consegue acertar metade das questões propostas, é porque claramente o cara não tem o menor nível para militar num tribunal.

Enfim, sou solidário à causa do médicos, que, pelo que tenho visto, movimentou bem o Facebook desde ontem.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #3 Online: 07 Maio 2013 às 14:10:57 »
Aparelhamento ideológico do estado e manutenção de um regime em frangalhos.

Proselitismos.

A coisa ainda vai piorar, politica de cotas, profusão de novas faculdades sem ao menos um hospital universitário e agora essa dos Cubanos......

Falo isto de cadeira porquanto casado com uma médica acompanhei sua formação de 6 anos de graduação, 2 residências e um mestrado e sei que (bons) médicos não se formam com cuspe e giz.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

Offline Betocd

  • ****
  • 403
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #4 Online: 07 Maio 2013 às 14:37:31 »
Tenho uma prima que foi morar no Canadá (ela é casada, com filhos crescidos). Ela e o marido são dentistas e foram naqueles programas do governo canadense que atraem mão de obra qualificada de outros países.

No Canadá, você pode fazer uma prova para equivalência do seu diploma brasileiro e exercer a profissão, porém só se pode fazer essa prova duas vezes na vida. Se não passar, o único jeito de trabalhar de exercer a profissão seria fazendo faculdade por lá, como qualquer adolescente.

Penso que no Brasil tinha de ser a mesma coisa, ou seja, obriga-se à uma prova, impõe um limite sério de vezes que se pode prestar e quem não passou é porque não merece mesmo exercer o ofício.

Um grande problema aqui no Brasil é que até o governo incentiva o "jeitinho". Se se impõe um regra dura, logo ela é declarada inconstitucional, invalidada, etc. Aqui no Brasil temos até mesmo um rol de leis que não pegam, ou seja, leis que são vigentes, mas ninguém respeita, ninguém fiscaliza e fica por isso mesmo.

Há pouco tempo saiu aí na imprensa um bafafá que queriam eliminar o Exame da Ordem para que bacharéis do Direito possam exercer a advocacia, tudo porque um puto preguiçoso, que não conseguiu passar no Exame repetidas vezes ajuizou uma ação e conseguiu uma liminar que o inscrevesse nos quadros da Ordem. Logo um monte de putinhos foram atrás, tentar a mesma coisa. Um tremendo absurdo!
Passei pelo Exame da Ordem com muito mais facilidade que passei em qualquer vestibular e sou categórico em afirmar que se um bacharel não consegue acertar metade das questões propostas, é porque claramente o cara não tem o menor nível para militar num tribunal.

Enfim, sou solidário à causa do médicos, que, pelo que tenho visto, movimentou bem o Facebook desde ontem.

Bacana como funciona no Canadá.
Achei 2x mais do que suficiente. Se não passou na primeira, por que algo na prova era inesperado e foi pego de surpresa, voltou para a segunda e não passou novamente, já era. Vai estudar tudo novamente, por que não sabe nada.

Abs

*

Alberto Ferreira

Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #5 Online: 07 Maio 2013 às 14:46:16 »
O assunto é sério e, por favor, entendam o (eventual) tom jocoso a seguir como de "protesto".

A (minha) preocupação, se eu posso chamar assim, nem é ("apenas") com a concorrência que os profissionais formados aqui, e (para usar aquele termo de que tanto gostam...) militantes aqui, sofrerão, e nem mesmo chegar às regulamentações, diplomas, equivalências, blábláblá, etc, pois afinal os nossos dentistas, só para citar o famoso exemplo, também "invadiram" Portugal em outras épocas.
Ela fica no "básico", no "popular" mesmo.

No "clientelismo", que vai das cotas às tais "importações"...

E que tal trazermos motoristas venezuelanos, para melhorarmos o transporte dos turistas na copa...   ::)
... e na cozinha também?  ::)
 :-X

Alberto

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #6 Online: 07 Maio 2013 às 18:14:43 »
Hahahaha Entendi o tom da coisa, Alberto!

E digo... Se realmente há falta de médicos no Brasil (Formam-se anualmente, aproximadamente, 13~14 mil médicos por ano de um contingente de, também aproximadamente, ~380 mil médicos), e em regiões carentes "Não há médicos que querem trabalhar"... Porque Cuba? Porque não trazemos médicos japoneses, estadunidenses, ingleses, finlandeses, etc? Garanto que eles passariam no REVALIDA...

Quero ver como vai ser láááááá no interiorzão do Brasil o compadre se consultando com um médico e o dito nem falar portugues.. Bacana, não é? E mais! O cara não tem nem CRM, não é registrado por nenhum conselho médico brasileiro e pode praticar Medicina por até três anos para "Se preparar para o REVALIDA".. SIM, é isso mesmo!

Não sou contra a contratação de médicos que foram formados no exterior.. Se o cara me faz a prova de equivalência/revalidação e passa.. Seja muito bem-vindo! O que está para acontecer é um completo descaso com a população carente de assistência.. Jogaram pela janela qualquer pingo de respeito à dignidade do ser humano. Triste!

Abraços!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #7 Online: 07 Maio 2013 às 19:12:47 »
Estou surpreso com o seguinte: se o nego não passa no exame do CRM é porque é ruim mesmo, não deve saber nem quantos rins tem um humano, pois, se tá cheio de médico péssimo por aí que passou no CRM... imagine o que não passa. Falo isso na qualidade de paciente.

Abraços!

Adriano

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #8 Online: 07 Maio 2013 às 19:23:04 »
Mestre Adriano.. Para ter o CRM não há necessidade de passar por um exame.. como o Exame da OAB, por exemplo..!  Para obter o registro profissional basta ter em mãos o diploma de conclusão de curso!  :o :o

Aí é outra fonte de médicos despreparados, sem responsabilidade, sensibilidade, que vemos por aí! As provas que "filtram" candidatos, geralmente, são as de residência em alguma especialidade.. Aí sim existem até cursos preparatórios, como num pré-vestibular (É o tal do MedCurso), tudo visando a prova de residencia.. Mas mesmo sem residência o recém-formado é o tal do médico generalista, possuidor de CRM!

Há a discussão da necessidade de uma prova, assim como a prova da OAB para obter o CRM e tudo mais.. mas não estou por dentro do assunto! Acho a ideia válida.. Não sou dos melhores alunos, das melhores notas.. e mesmo assim consigo ver, dentro da minha própria sala, futuros "colegas" aos quais eu não recomendaria nem meu pior inimigo...

Abraços!
« Última modificação: 07 Maio 2013 às 19:24:40 por shun »

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #9 Online: 07 Maio 2013 às 21:05:42 »
A boa residência hoje é um filtro do mercado.

Passar em uma boa residência é muito mais difícil que passar em qualquer vestibular para a graduação e depois ainda há a temida prova de título.

O problema é que quem não passa em residência, vira generalista, nao confundir com clinico geral, que é uma ESPECIALIDADE, e vai para os plantões da vida e psf's do interior.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #10 Online: 09 Maio 2013 às 17:12:47 »
Como já disse, apoio a reivindicação de que todos os profissionais da medicina que se formaram no exterior devem passar pela prova para exercer a medicina no Brasil, no entanto, li um artigo interessante, que é um contraponto à todo rebuliço causado com a notícia dos 6 mil médicos cubanos.

Decidi compartilhar aqui, pois acredito que toda discussão é saudável: http://revistaforum.com.br/blog/2013/05/por-que-os-medicos-cubanos-assustam/
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Rafael

  • ***
  • 149
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #11 Online: 12 Maio 2013 às 14:34:39 »
Sou contra fazer qualquer tipo de prova para entrar em um CRM, CREA, OAB e por ae vai. Pelo simples fato, que se a instituição de ensino não consegue formar profissionais capazes de ter o minimo conhecimento, quem não presta são os professores, a instituição, método de ensino...que permitiu que um aluno chegasse ate o final do curso sem as condições minimas para exercer a sua profissão. Quanto a estrangeiro virem trabalhar no Brasil, não vejo o minimo problema. Desde que falem português fluente, conheçam nossa historia e sejam bem qualificados. Pra virem para o Brasil só inflar a folha de pagamento não compensa, muitos querem emprego e não querem trabalho. Lembrando que um profissional que recebe 20.000,00 tem um custo para quem contrata de uns 40.000,00. Será que ele vale isso? Ele tem que fazer valer o que lhe pagam ou vai rodar. O problema que vejo na minha área é de profissionais trabalharem fora do piso, bem abaixo. No famoso cargo de analista. Mas isso é culpa nossa que nos prostituimos, temos que começar a dizer Não, por esse valor não.

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #12 Online: 13 Maio 2013 às 00:04:02 »
Isso só prova, mais uma vez o absurdo que estamos vivendo.....

Sou completamente a favor dos exames estilo OAB, se o governo não controla direito a abertura das universidades, acho certo os conselhos tentarem controlar a qualidade dos profissionais....(ps sei que esses exames tb podem não ser 100% justos, mas se vc quer ser O cara em sua profissão, vc não pode ter medo de uma prova....MINHA opinião)

E tem mais, todo órgão público desse país tem um lado negro....tudo nesse brazilzão tem um preço.... E cada vez mais os profissionais estão menos qualificados, sou Cirurgião-Dentista e professor de pós-graduação....e conheço muitos professores de graduação que dizem claramente que cada ano que passa, a qualidade dos alunos cai drasticamente....


Estamos vivendo uma crise de ensino absurda...mas ninguém se preocupa com isso....é assustador!

Essa história  que esta rolando com os médicos é só o começo desse regime completamente absurdo que estamos vivendo...

Espero que o CRM aja rápido e com força, como ele sempre agiu.... E boa sorte aos colegas médicos!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #13 Online: 25 Maio 2013 às 13:09:52 »
Hoje foi o dia que seria realizado, de forma nacional, protestos contra essa medida e também por melhores condições de trabalho...! Participei do movimento aqui em Curitiba e por mais que eu tenha tentado fugir das câmeras uma delas me pegou.. hahahaha

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1375969&tit=Curitiba-tem-protesto-contra-importacao-de-médicos

Na terceira foto..  ;D ;D

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #14 Online: 16 Julho 2013 às 23:39:23 »
É.. Agora o bicho vai pegar.. Até o presente momento foi decretado estado de Greve, por tempo indeterminado, em SP e no PR, somente atendimentos de Urgência e Emergências vão ser realizados.. A tendência é de outros estados aderirem à greve, tornando-a nacional..

Tudo poderia ser resolvido de forma diferente, mas a classe médica não teve, em momento algum, espaço para expor os problemas que o Sistema Único de Saúde está passando para que se pudesse traçar um plano de mudança...

Deixo aqui um texto publicado no jornal Gazeta do Povo, aqui de Curitiba... Escrito por um dos meus professores, Cícero Urban de Andrade:

A Saramandaia da saúde

Cícero Urban

Não vou falar sobre as dificuldades materiais existentes no sistema de saúde brasileiro. Todos conhecemos muito bem essa realidade e os números que entristecem e nos envergonham como cidadãos. Mas vejo, não sem indignação, que esta decisão do governo é um desvio de tudo aquilo que temos propagado e lutado em todos estes anos em que lecionamos na faculdade de Medicina.

Os médicos não são culpados pela má gestão crônica e irresponsável na saúde. Padecemos também, junto com os nossos pacientes, pelas mesmas deficiências na infraestrutura, desorganização e injustiça que levam ao sofrimento de milhões de brasileiros.

Parece que aumentando o número de médicos, ou então melhorando a sua distribuição, poderíamos resolver tudo. E importar médicos e instituir um serviço médico obrigatório durante dois anos aos formandos que entrarem a partir de 2015 seria a solução mágica para um problema altamente complexo. Seria como tratarmos um câncer grave, que é uma doença crônica, apenas com um tratamento agudo e paliativo como uma aspirina. É claro, que no mundo real, isso não deve funcionar.

Este governo, que costuma reinventar a roda na economia (cujas consequências estamos todos vivenciando), agora também está fazendo o mesmo com a saúde. É verdade que o descaso com ela é histórico, e não nasceu nesta gestão. Entretanto, com medidas oportunistas como essa, corremos o risco de atrasar ainda mais as reformas que são urgentes e necessárias.

Mas, afinal, quem são os médicos brasileiros? Por que se recusam a ocupar os postos em tantas cidades onde poderiam ter salários dignos e muito superiores à maioria da população brasileira? Muitos talvez desconheçam, mas o médico, aqui no Brasil, tem, em sua maioria, uma formação técnica e humana muito boa, comparável à de muitos países desenvolvidos. Com a diferença de que somos preparados para tratar as doenças que afligem a nossa população. Mas, mais que isso, para aqueles que já viveram fora do Brasil e exerceram a medicina em outros países, podemos testemunhar que também somos muito mais próximos aos nossos pacientes.

Com os recursos escassos que temos, a falta de investimentos, a burocracia e a falta de planejamento, poucos médicos no mundo conseguiriam fazer até mesmo o que fazemos por aqui. Importar quem vive em outra realidade, sem mudar a realidade aqui, é, na linguagem científica, experiência. E nós, brasileiros, cobaias.

Não é verdade que o médico brasileiro não queira ir para as cidades pequenas ou trabalhar na periferia. Convivo com alunos de Medicina e muitos deles desejam trabalhar no interior. Mas é preciso ter infraestrutura adequada, não bastam bons salários. Tendo tudo isso, não seria nem mesmo necessário obrigar os novos médicos a realizar estágios remunerados; pelo contrário, talvez precisássemos até de concursos públicos.

A medicina exige uma dedicação contínua e um compromisso com o paciente. Hoje, estetoscópio e caneta, na era da biologia molecular, podem muito pouco. A imagem do médico-sacerdote, quase um mágico, não resolve mais os problemas atuais. Não basta ter o médico presente, sem uma equipe e infraestrutura adequada.

Ao reinventar a roda, o governo deixa de lado todas as experiências positivas existentes em outros países, e que poderiam ser aplicadas também aqui. Tal qual na televisão, estamos assistindo às mesmas novelas de novo, com formatos aparentemente mais modernos e dinâmicos. A história se repete. Mas, para um país como o nosso, repetir é ficar no passado e achar graça das formigas saindo do nariz do povo brasileiro.

Artigo escrito por Cícero Urban, médico mastologista, professor de Bioética e Metodologia Científica no curso de Medicina e na pós-graduação da Universidade Positivo.

Publicado no jornal Gazeta do Povo do dia 16 de julho de 2013.


*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #15 Online: 17 Julho 2013 às 10:27:49 »
O governo está certo, só está errando o pais de onde quer trazer os profissionais. Para trabalhar em condições adversas e muitas vezes sob risco a sua propria integridade do profissional, o correto seria importar médicos do Iraque, Afeganistão e Siria, afinas estes médicos de zonas em conflito estariam mais preparados para trabalhar nas condições fornecidana maioria dos locais indicados pelo gv. ::)
Alias não são apenas médicos que querem importar, mais recemtimente engenheiros e arquitetos tmb entraram na pauta de nosso governo, afinal são medidas emergenciais, tomadas após apenas 12 anos de desgoverno :-X.
Outra coisa curiosa em debate na cbn ouvia que este mesmo governo quer repassar custos as administrações municipais, pelas quais as mesmas não teriam recurssos.
Talvez seja uma maneira magica de tentar receber de Cuba recurssos emprestados pelo BNDS, afinal não foi encontrada ainda outra solução.
Outra curiosidade é que de quase 5 mil profissionais formados na A.Latina em medicina, nem 20 conseguiram validar seus diplomas nos CRMs, por isto talvez a pseudo prova que nosso gov. tenta criar para validar o diploma aqui. Por fim a lingua embora proxima não é igual, será que estes prof. teriam um interprete até conseguirem entender e se fazer entender por seus clientes?
[]s

*

Alberto Ferreira

Re: "Importação" de médicos para o Brasil, qual sua opinião?
« Resposta #16 Online: 17 Julho 2013 às 10:35:39 »
Pois é...
Crônica de uma morte anunciada.

O problema é antigo e a falta de soluções também...
Isto só não sabe (ou não lembra) quem não é brasileiro.

Enquanto isso, "gerações" de políticos (surdos... mesmo que as "ruas" rujam...) se sucedem e se "perpetuam" e, para evitar problemas, não "consultam" os seus Otorrinos...
Pra quê, não é mesmo?

E, lá na Ilha da Fantasia (ou seria fantasiada?  ::)), a preocupação é bem outra...

Afinal...
Mesmo nestes nossos dias de "alerta" das ruas (será mesmo?), la nave va...
Eles não se consultam (em consultórios precários), não fazem diagnósticos (sem exames) ou nem mesmo fazem tratamentos (sem remédios), no SUS.
Ou, quiçá, não o fazem nem mesmo ante aquilo que nós, inocentemente (ainda!), poderíamos pensar ser um certo "susto".  ;)  :D

É, como sempre foi, mais "fácil" pegar um aviãozinho (certamente pago por nós) e voar rápido e certo pra Congonhas e de lá para o Sírio... Oras!
Visto que acreditam que não há médicos nem hospitais (de referência, ou não) lá naquela ilha.
Pois o que há não é para eles, os eleitos (a nossa verdadeira "culpa" nisso tudo, diga-se).

Portanto...
Que me "perdoem" aqueles "bigodes falantes", que tudo explicam (sendo o termo "perdão", aqui, de efeito meramente jocoso, pois nada há a perdoar)...
Fácil, fácil. Não?
 
A Dona Educação já morreu,... ...de boca aberta e sem dentes.
Só não foi enterrada ainda por falta de “coveiros”, que aliás  vão entrar em recesso,...
...até que as coisas "melhorem" (mesmo com quase tudo "morro abaixo"), ou que pelo menos saiam das da "luzes"  :P dos holofotes da nossa (duvidosa) Mídia...

A Dona Saúde, agoniza...
Em uma maca, ou talvez no chão, em de corredor improvisado, por aí...
No Brasil da realidade.

Onde? 
"Que país é esse"?
Aquele onde fazem o "de sempre" e onde continuam querendo consertar as coisas com cuspe (ou seria "papo"?)...

...e (mau) jeito.  >:(

Alberto
« Última modificação: 17 Julho 2013 às 14:23:04 por Alberto Ferreira »