Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?

  • 34 Respostas
  • 6398 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #20 Online: 23 Maio 2013 às 15:26:23 »
Falco, seu método cai no máximo da tabajarice, como ressaltei sobre meu GMT Master II Ceramic. Tem que ter MUITA fé para acreditar que o bezel não se mova, dado os rolamentos que agora colocaram nele. E no GMT Master II, não há que se preocupar com hack, pois se ajustar o relógio pelo atômico aqui, os minutos e segundos daqui se manterão lá, pois o ponteiro flui de forma independente e para isso foi projetado. Aliás, o manual da Rolex ensina assim. Minha dúvida era quanto a utilidade do tal terceiro fuso e como o GMT Master I funcionava. Confesso que não sabia que o segundo fuso, no GMT I, dependia apenas da catraca, o que me parece uma temeridade. Eu não confiaria nunca numa catraca que se move para os dois lados para marcar horas. Fiquei a pensar nos novos Sub, eles possuem uma catraca treeeeeeeeeeeeeeeeec com lingueta de metal ou essas novas com rolamento? A sorte é que nos Sub o movimento é só para um lado, no GMT para dois. Acho que todas as vezes que usei o meu, até mesmo porque uso o bracelete meio frouxo, o que faz com que o relógio toque na base da minha mão quando a dobro, o bezel havia se deslocado.

Flávio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #21 Online: 23 Maio 2013 às 15:26:42 »
Tabela:



PS. time, nem precisa dizer que é o básico, claro que anomalias não estão representadas, informações óbvias foram suprimidas, os anos podem variar e etc e etc..
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #22 Online: 23 Maio 2013 às 15:40:14 »
Flavio, é tabajara mesmo, não tem o que negar... Sempre que os ponteiros são ajustados de forma dependente é meio "improvisado", tanto que muitos não consideram estes mecanismos como GMT's de verdade.
O bezel move fácil mesmo, tanto nos cerâmica quanto nos 1675, os intermediários são mais duros, até porque permitem fácil regulagem.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #23 Online: 23 Maio 2013 às 15:43:06 »
Adriano, quando digo independente, quero dizer que ambos ponteiros são ajustados de forma independente um do outro, ainda que que concorde que seja o ponteiro de horas que se ajusta de forma "separada" do resto do mecanismo (minutos e segundos), influindo apenas na data.
Sobre o que marca a hora "de casa", o bezel ou os ponteiros internos acho que existe uma questão de preferência, em cada uma das formas existe uma vantagem e um compromisso. Marcando a hora local no bezel, eu nunca precisaria acertar os ponteiros, não tendo eventuais problemas com "hack" e desacerto do horário, o que julgo mais prático, chega no destino, move o bezel para a marcação correta e pronto, claro que, desta forma, nem sempre a data estará correta.
Em resumo, das raras vezes que uso, relógio GMT com ponteiro "fixo" 24hrs. - GMT Master - eu uso hora local no ponteiro extra e hora de casa nos ponteiros convencionais, relógio com ponteiros independentes - GMT Master II - eu uso hora local nos ponteiros convencionais e hora de casa no ponteiro extra.


Ah sim, mas essa é uma preferência sua, pois ele não é projetado assim. Eles são projetados para as horas locais sempre serem vistas nos ponteiros normais e a hora de casa no ponteiro extra, por duas razões: o calendário é atrelado ao ponteiro normal, e logo, a hora local, e o de 24 horas à hora distante, justamente porque não se sabe se é dia ou noite (ao contrário da hora local onde basta "olhar pela janela".

A hora distante é justamente de 24 horas por isso, para que, à distância, você saiba de são 6 da tarde ou da manhã, por exemplo. Aliás, essa é a pequena diferença de definição "informal" entre um GMT e um Dual Time: o Dual Time mostra o segundo horário em um mostrador de 12 horas também, mas fatalmente tem um indicador de dia e noite atrelado à ele.

Pelo menos entendo a coisa desse modo. O GMT foi projetado com o ponteiro extra de 24 horas justamente para que ele fosse o horário distante, e não o oposto.

Abraços!

Adriano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #24 Online: 23 Maio 2013 às 15:52:19 »
Adriano, concordo 101%. O certo é o que descreveu. Meu método é o tabajara do tabajara, é só mais fácil nos GMT antigos, sem sentido nos novos.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #25 Online: 23 Maio 2013 às 15:57:39 »
Na questão facilidade, pegando o gancho da discussão, meu irmão tem um Bulgari GMT que mata a pau: há dois botões na caixa (com rosca, para não serem acionados inadvertidamente); botão da esquerda atrasa horas, botão da direita adianta horas, e ponto final. O horário GMT fica no segundo ponteiro. O mecanismo é semelhante, se não for o mesmo, dos Oris World Timer.

Flávio

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #26 Online: 23 Maio 2013 às 20:54:01 »
Eu tenho dois jlc com segundo fuso, um dualmatic, que eu acho excelente o modo como voce marca o segundo fuso, ao invés do segundo fuso funcionar em 24 horas como todo gmt, ele funciona em 12 horas, e tem um disco que marca se esta am/pm. Voce pode alterar o ponteiro principal como no gmt sem mudar a hora como um todo para marcar o horario de onde vc esta no momento e o segundo fica no da sua casa. O outro é o navyseals, que o principio é o mesmo em 12 horas, é tem uma bolinha no meio do dial que quando esta branca é dia, quando esta preta noite. Mas os caras da jlc nao tenho ideia de porque, fizeram que o segundo ponteiro mude sem parar as horas ao invés fo ponteiro principal... Ao contrario do dualmatic. Nao achei pratico....ambos os segundos ponteiros são skeletos... Vazados para nao atrapalhar a visualizacao....seguem as fotos:





Abraços
Membro do RedBarBrazil

*

flavio

Re: Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #27 Online: 24 Maio 2013 às 00:45:10 »
Mais uma coisa: o GMT master 2 entrou quando em linha? Flávio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #28 Online: 24 Maio 2013 às 15:41:14 »
Mais uma coisa: o GMT master 2 entrou quando em linha? Flávio

Tá de sacanagem né? Olha a tabela aí em cima...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #29 Online: 24 Maio 2013 às 16:48:25 »
Não aparece tabela no meu computador. Deve ser porque acessei via trabalho e sites de fotos são bloqueados.


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #30 Online: 24 Maio 2013 às 16:53:27 »
Cadê o supercelular tela wide 85"?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

flavio

Re: Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #31 Online: 24 Maio 2013 às 19:04:34 »
Pô Igor, vocês ganharam vários aí na empresa, ajuda o chapa! Flávio

*

flavio

Re: Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #32 Online: 24 Maio 2013 às 20:11:12 »
Agora vi. Valeu! Mas fiquei com dúvida. Qual era a diferença entre o 1 e02 na época em que simultaneamente vendidos, sendo que de 88 a 2000 o 1 já era independente? Flávio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #33 Online: 24 Maio 2013 às 21:47:53 »
Agora vi. Valeu! Mas fiquei com dúvida. Qual era a diferença entre o 1 e02 na época em que simultaneamente vendidos, sendo que de 88 a 2000 o 1 já era independente? Flávio

Fiz umas alterações lá.
Lembrando que sempre o GMT Master foi com ponteiro de 24hrs. com acerto dependente ao ponteiro das horas, até sua saída do mercado.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Re: Qual a diferença prática entre o GMT master 1 e 2?
« Resposta #34 Online: 27 Maio 2013 às 14:16:29 »
Mais uma coisa: o GMT master 2 entrou quando em linha? Flávio

Tá de sacanagem né? Olha a tabela aí em cima...


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.