Novo Urwerk. E agora, como definir? Mecânico, Quartzo, Híbrido??

  • 8 Respostas
  • 2536 Visualizações
*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Olá amigo,

Essa discussão aqui já foi longamente debatida com opiniões bem diversas, mas não quero exatamente voltar a elas.
Gostaria da opinião de todos sobre este novo movimento, talvez o primeiro híbrido "real".

Ele possui ambos as peças necessárias para se definir um relógio como mecânico ou quartzo (como muitos já opinaram). Um balanço e um regulador a quartzo.

Tudo bem que o regulador não dá exatamente força motriz mas não deixa de funcionar como uma maneira de regular o funcionamento do relógio, por isso disse que ele poderia ser chamado de híbrido. Um relógio mecânicos que pode ser regulado a partir do oscilador a quartzo interno.

A matéria.

http://www.ablogtowatch.com/urwerk-encourages-obsessive-accuracy-tinkering-with-emc-watch-movement/

Algumas fotos.

Explicativo de como ele deverá funcionar.






Eu tenho uma pergunta que eu gostaria que me ajudassem, além da parte mecânica/quartzo. É sobre esse balanço, até onde eu vi os balanços tentam ser os menores possíveis, com pouca massa. Um balanço desse tamanho não pode dificultar o funcionamento?

Ele é um híbrido pelo fato do relógio a quartzo funcionar como um mostrador do avanço/atraso diário e possibilitar a regulagem pelo próprio usuário. Ele é só um mecânico com um "computador de bordo"? Como vocês definiriam essa nova interação de tecnologias??

Abraços.

Re: Novo Urwerk. E agora, como definir? Mecânico, Quartzo, Híbrido??
« Resposta #1 Online: 01 Junho 2013 às 18:49:37 »
a unica coisa que sei, é que é impressionante!!!!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Novo Urwerk. E agora, como definir? Mecânico, Quartzo, Híbrido??
« Resposta #2 Online: 03 Junho 2013 às 11:55:51 »
Deu agora no The Purists:

http://ahci.watchprosite.com/show-forumpost/fi-16/pi-5909178/ti-867448/s-0/

Eh... Com o devido respeito, mas isso me parece os Spring Drive da Seiko, que poderiam ser um ou outro relógio com a tecnologia envolvida, e acabam misturando o pior dos dois mundos.

Na verdade, o Urwerk é mecânico, mas tem um "timer" eletrônico LIGADO A UM PADRÃO QUARTZ, para comparação automática da precisão do relógio. A partir daí, você pode alterar para mais ou para menos os adiantamentos do relógio, através de um regulador externo.

A chave, nas palavras da própria Urwerk, é a interatividade.

Não é a primeira vez que relógios mais precisos são utilizados para ajustar o outro, Breguet fazia os Sympathequies para isso. Mas esses relógios eram absolutamente fantásticos, eu não achei muito interessante essa interação que a Urwerk fez.


Flávio

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Novo Urwerk. E agora, como definir? Mecânico, Quartzo, Híbrido??
« Resposta #3 Online: 03 Junho 2013 às 13:01:12 »
Pra mim é um mecânico com um vibrograph acoplado.
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Alberto Ferreira

Re: Novo Urwerk. E agora, como definir? Mecânico, Quartzo, Híbrido??
« Resposta #4 Online: 03 Junho 2013 às 13:11:07 »
...
... até onde eu vi os balanços tentam ser os menores possíveis, com pouca massa. Um balanço desse tamanho não pode dificultar o funcionamento?
...

Sifion,
Sem me ater especificamente ao movimento citado, mas apenas falando de balanços de uma forma geral...
De relógios mecânicos, portanto.

A inércia é importante num balanço.
Aliás, para ser mais exato, o chamado "momento de inércia", que é o produto da massa pelo diâmetro (de giro do centro de gravidade da tal massa).

Na verdade este momento de inércia é um dos  responsáveis pela "estabilidade" do movimento (das oscilações).
Portanto, um balanço de diâmetro maior não dificulta o funcionamento, em geral é bem o contrário.

Mas tudo isso dito dentro de certos limites, ou seja, dos parâmetros básicos usados no projeto do movimento em questão.

Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: Novo Urwerk. E agora, como definir? Mecânico, Quartzo, Híbrido??
« Resposta #5 Online: 03 Junho 2013 às 13:20:42 »
Pra mim é um mecânico com um vibrograph acoplado.


 ;D

Eu também achei quase isso, Mich...
E com um "controlador" também acoplado...
 ;)


Mas,...
É ainda um protótipo, eu creio...
Ao ver as imagens eu não pude deixar de lembrar daquelas que mostravam os protótipos dos Spring Drive.

E concordando com o Flávio...
Parece que a coisa se afasta, e a passos rápidos, do tal de KISS - keep it simple, stupid...
 :-X   :D

Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Novo Urwerk. E agora, como definir? Mecânico, Quartzo, Híbrido??
« Resposta #6 Online: 03 Junho 2013 às 14:57:37 »
Resumiu tudo, um relógio mecânico já com o vibrograph acoplado.

Ora, é o troço mais estúpido que já vi na vida!

Flávio

Re: Novo Urwerk. E agora, como definir? Mecânico, Quartzo, Híbrido??
« Resposta #7 Online: 06 Junho 2013 às 14:46:55 »
Resumiu tudo, um relógio mecânico já com o vibrograph acoplado.

Ora, é o troço mais estúpido que já vi na vida!

Flávio

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Relógio estupido para pessoas estupidas, com toda certeza tem quem consuma isso
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Novo Urwerk. E agora, como definir? Mecânico, Quartzo, Híbrido??
« Resposta #8 Online: 06 Junho 2013 às 15:01:16 »
É sério! hahaha!

E tem um problema aí: você vai ajustá-lo através de regulador externo e... Como fará o ajuste posicional? Ou a Urwerk acha que é "bacana" o relógo estar atrasando 2 segundos, aí vocâ altera para mais e... Quem disse que isso vai se manter? Se ajuste de relógio fosse tão fácil assim, até eu faria!


Flávio