Menu principal

UM MODELO DE BALANÇO? SERIA UM "MOCKUP"?

Iniciado por Alberto Ferreira, 04 Junho 2013 às 22:01:23

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Seria algum tipo de demonstrador? De "calibrador"?
Para que serve?  ::)

Vejam...

Pois é...
Na verdade eu não sei para que este dispositivo seria usado.

Mas eu vou contar como eu o consegui.
Foi em uma das minhas viagens à Suíça, mais especificamente para a Basiléia (Basel).

Em uma manhã de domingo, eu pedi à minha cunhada para me deixar em uma praça, fora do centro, onde havia uma espécie de "mercado de pulgas".
E lá na tal praça havia uma área com pessoas vendendo peças e relógios antigos...

Eu fiquei "ciscando" por lá, sem maiores pretensões, até que cheguei na "banca" de um casal, de idosos, nela havia muitas peças de relógios e ferramentas antigas, o senhor me contou que ele tinha sido relojoeiro, por muitos anos.
Aí começou a chover e o casal começou a guardar as coisas em caixas...

Eu tentava ver, perguntava ao velhinho e a esposa o "acelerava"... E, de fato, a chuva podia apertar...
Aí eu olhei para uma caixa de madeira, de mais ou menos uns 15 x 15 cm, já cheia de itens (algumas ferramentas, etc) e perguntei...  Quanto quer por esta caixa, assim como está?
Ele mandou um valor...Eu achei que valia o risco da "garimpagem" e comprei, no impulso... ;)
E lá na tal caixa, dentre muitas outras coisas, tinha essa coisa.

Bom,...
E aí? Alguém sabe o que é isto, ou para que serve?
A peça tem 40 mm de diâmetro em sua base.

Alberto

Adriano

Nã nã não! Nada de mockup! É um balanço base para calibrar espirais, para cortá-las na frequência certa! É uma ferramenta muito legal, mas falta aí o pedestal com pinça que segura a espiral (com balanço) a ser cortada.

Já explico como funciona!

Abraços!

Adriano

Adriano

Well... lembrei que todos os meus livros continuam em meu antigo domicílio, mas achei um vídeo que explica como funciona, economizando-me mil palavras:

http://youtu.be/M5LEN66vxgc

Obs: não sei por que cargas d'água não estou conseguindo colocar o vídeo na mensagem, então fica ao link!

A ferramenta permite que você use diferentes balanços de referência para cada frequência.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Legal, amigo Adriano!

Pois é...
Eu não conhecia mesmo.

Então eu coloquei um título deliberadamente chamativo, digamos para "chamar" a atenção das "massas"... (uma brincadeira, dizer  isso, é claro  ;D), mas até que eu "desconfiava" de que se tratava de algo para "calibragem", ou algo do tipo, uma ferramenta.  ::)

Estamos aguardando as "mil palavras", do filme...  ;)
...para então  podermos ter outras dúvidas.
8)

Um abração!
Alberto

michelim

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Adriano

Alberto Ferreira

Muito legal!

E olhando lá, eu vi este...

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=M5LEN66vxgc&feature=endscreen

Que me parece ser mais do tipo da minha.

Alberto

Alberto Ferreira

E este ---> http://www.youtube.com/watch?v=Qlcb3czu5_s&NR=1&feature=endscreen

Que, apesar das traduções "macarrônicas" das legendas (alemão-inglês), mostra um pouco mais daquilo que o Adriano mencionou, o ajuste da forma e comprimento de uma espiral.

Agora,...
As (minhas) primeiras perguntas.

Adriano,
- Em que medida (e eu creio que hoje elas sejam especificamente para reparos, não?) estas ferramentas, mesmo as digitais, ainda são usadas?

- Pelo que eu depeendi, e corrija se eu estou errado, as mecânicas, como a minha, são (cada uma delas) específicas para uma dada frequência, correto?

Alberto

Adriano

É raro precisar usar essa ferramenta hoje em dia, mesmo para restaurações. Primeiro porque o caminho mais natural é encontrar uma espiral pronta, já com piton, ou seja, já cortada e com curva terminal, pronta para montar. Segundo, que nem sei onde consegue-se, hoje, espirais "virgens". Mas se for o caso, a única saída é usar essa ferramenta. A espiral virgem já vem mais ou menos com um tamanho próximo do necessário para a frequência que ela costuma ser usada. Espirais metálicas não são perfeitas e por isso não dá para ela já sair de fábrica, seja onde for que ela foi feita, já cortada, como se fosse um padrão, mesmo que seja destinada à um balanço conhecido de momento de inércia pré-definido. Então é fatal você ter que escolher e dimensionar a espiral para aquele balanço que você vai usar. Nem adianta, por exemplo, "copiar" de outra espiral igual. E o único jeito é esse, com essa ferramenta. Você vai determinar o comprimento útil da espiral, o ponto onde que vai passar por dentro do regulador (ou o ponto final, o ponto de fixação do piton caso vá usar balanço de inércia variável, também conhecido como "free-sprung". Terminado isso, corta-se a espiral da maneira adequada (com um pedacinho a mais, onde vai o piton, se for usar regulador). Depois faz-se as curvas terminais de acordo com a necessidade (dog-leg, overcoil, etc.).

Na "fábrica de espirais", digamos assim, elas são fabricadas já para um balanço conhecido e específico, por isso podem já sair cortadas. Porém mesmo assim, é preciso "parear" as espirais com os balanços, pois há pequenas diferenças de frequência entre elas, assim como há pequenas diferenças de momento de inércia nos balanços. Um equipamento é capaz de pegar inúmeros balanços e inúmeras espirais e checar qual o melhor casamento para ter, no final, um balanço completo com espiral, pronto para usar, o mais perfeito possível.

Ah, e sim, na ferramenta clássica, como a sua, tem um balanço de referência para cada frequência. Como são balanços "livres", ou seja, não estão conectados a nada, a escapamento, nem nada, não sofrem interferência nenhuma então são capazes de vibrar na frequência natural correta. Você dá um "chacoalho" nele, ele começa a mexer e fica um tempão vibrando até parar, pois não tem nada que o mantenha funcionando sempre. Como ele é também, dentro do possível, dotado de uma espiral isócrona, a frequência vai ser sempre a mesma independente da amplitude, ou pelo menos, em boa parte da gama de amplitudes. Se ele girar demais ou de menos, aí duvido que ele seja capaz de manter o isocronismo.

Ah tá, e porque o cronógrafo? Porque quando o balanço vibra, pendurado, ele sobe e desce, e a ponta do eixo bate no vidro e faz um "tic" cada vez que bate no vidro, ou seja, um tic a cada oscilação completa. Se você contar quantas oscilações ele imprimiu em um minuto, você sabe que ele está vibrando na frequência certa, fazendo um par de contas. O que faz a máquina digital? Ela sente ou escuta os "tics", conta, e mostra para você a frequência no display.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Para variar, mais uma bela aula, amigo Adriano.
8)

Aqui, eu fiico feliz em ver o tópico caminhando para aquilo que na verdade foi mesmo o meu objetivo com ele, a discussão dos fundamentos da coisa.

Não apenas "saber"  ::) o que é, ou eventualmente até já ter visto, mas sim entender.

De minha parte, evidentemente, a peça será limpa e guardada, não apenas como uma "lembrança" daquela viagem, que realmente é, mas como uma "memória" (uma ilustração do funcionamento) sobre algo que (e desculpem o trocadilho) eu creio que faz vibrar as nossas mente mecânicas.

Muito obrigado!
Alberto

Adriano

Essa ferramenta eu acho linda, mesmo que jamais use uma! E é uma ferramenta delicada: note como é o "freio", aquela molinha que breca o balanço, mexendo na alavanquinha do lado de fora. É para ser bem delicada mesmo com o balanço, pois é uma peça de muita precisão.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Sim!
É mesmo linda, de concepção e construção.

E o sistema de "freio", de fato, foi o que sempre me chamou mais a atenção nela.
Exatamente por aquilo que, a meu parco ver, e talvez sem muito exagero, seja o "espírito da Horologia"...

Delicadeza e precisão.

Alberto