Pequeno documentário antigo sobre a salvação do El Primero pelo Charles Vermot

  • 31 Respostas
  • 14837 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Descobri por acaso um post no Watchuseek com o seguinte texto, narrando o que se via no documentário:

An intro describes the quartz crisis and the return ("resurrection") of mechanical movements as background. M. Vermot appears at 1:08 to comment on quartz movements. The Zenith story begins at 2:03 with the sale to American Zenith. At 2:30 M. Vermot gets introduced as he is pottering in his garden. El Primero gets introduced at 2:44. He was "chef de fabrication des ebauches," "chief of ebauche manufacturing."
2:47 - M. Vermot tells of receiving the order to stop production of the El P.
3:24 - he writes a letter to management to request that the machine tools for the El P be preserved. Denied.
4:12 - the ebauche manufactuiring building is liquidated and sold (interesting that it still has Martel signage on it at the time the video was made - Zenith had bought Martel in 1960. Or the signage could refer to the place - Pont de Martel)
4:16 - M. Vermot is asked what he did with the machine tools. He talks about again asking permission to store the material, which is refused in a patronizing way, the way he tells it ("little Vermot from Pont de Martel is mired in his swamp. He has to wake up. It is the electronic era!")
5:14 - he starts to hide the material in the "galetat" of the company (anybody know that word?)
5:24 - he tells about the few colleagues who knew what he was up to telling him he was being ridiculous, but insists that he remained confident nonetheless that mechanical movements would one day be popular again.
The narrator values the machine tools he saved at SFr 6 million.
6:26 - Vermot describes being told by new management in 1984 that mechanical movement manufacture is going to resume.
6:38 - the high point of the story (for me) is captured in M. Vermot's choking up, an intense little moment of emotion in response to the quesion:"Were you happy?" (at the news of the resumption of production)
6:51 - Narrator: "It was your dream coming to pass" Vermot: "Indeed" He seems close to tears at the memory.
7:06 - Vermot apparently kept careful notes about settings and instrunctions which allowed the resumption of production much more efficiently than would otherwise have been possible. Narrator: "A dream bolstered by some solid work. Not content with having arranged and labeled the equipment, the diminutive chief of manufacturing had consigned to a binder all the instructions necessary to put it back into function."
7:20 - "Did the new management reward you?" A watch and a banquet.
Sum up follows -- "All the parts were put back in place, production of the chronograph resumed. Today it is the star product of the company"


Mas o link estava incorreto e, então, o procurei no youtube. Mais legal do que o vídeo, até mesmo porque não sei francês, é o texto acima. Quem não souber inglês, traduza-o no google tradutor. A imagem do Vermot a partir dos 06m30 é de chorar, sério.

[youtube=425,350]OOtx70X2CvY[/youtube]


Flávio
« Última modificação: 23 Junho 2013 às 23:39:30 por flavio »

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Não sabia dessa história, muito foda!  :'(

Obrigado por compartilhar Patrão! ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
MAGNIFICO!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Essa história é tão inacreditável que se eu não soubesse da existência do Vermot, trucaria.
Os caras me gastam 6 milhões de francos em equipamentos, fabricam o movimento por 5 anos e então vendem tudo para o ferro velho! Aí o Vermot diz: eu acho que no futuro precisaremos do ferramental. Posso guardar? Claro que não Vermot, você é louco! O futuro é relógio eletrônico! Aí, na surdina, o cabra esconde todas as ferramentas críticas com instruções no sótão da Zenith. Quase 10 anos se passam, em 1984 os figurões ficam sabendo que a Rolex precisava de um movimento base bom e estava disposta a pagar caro por isso e suspiram... Pô, se tivéssemos guardado tudo como sugeriu você Vermot, estaríamos de novo no mercado. Pois é... Eu guardei.

O resto é história.


Flávio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Muito massa! Sem contar que não é qualquer ebauche.. é um El Primo!

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Eu já havia visto esse vídeo anos atras e, de certa maneira, foi por causa dessa história que fiquei fã da Zenith, depois que comecei a frequentar o fórum fui procurar o vídeo para postá-lo mas nunca mais encontrei, valeu Flávio!

E o heróico Charles Vermot ganhou apenas um relógio e um banquete como reconhecimento, é mole?

[[]]'s

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Valeu Flávio!!!
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Alberto Ferreira

Pois é!

Para a minha mente, por vezes cética ante os (rápidos) avanços dos "dias-de-hoje"  ::), isto é uma prova de que...

Os "deuses da Horologia" existem...
Sim! Existem!
...E anda não desistiram de nós, os amantes dos mecânicos.

Ainda bem que os cabras não aproveitaram aquele "louco" embalo (o tal do joga o que é "velho" no lixo... ...que tanto vemos...) e não "desativaram" o próprio "velhinho" (*), né?  ;)

Alberto

(*) - Termo, aqui, meramente ilustrativo e muito respeitoso!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Por falar nisso, presumo que ele já tenha falecido. Alguém sabe?


Flávio

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Já procurei e também não encontrei mais nada de relevante sobre a vida de Charles Vermot, a própria Zenith deveria promover de maneira mais completa a história de vida desse heróico relojoeiro: http://www.zenith-watches.com/en_en/icones/charles-vermot

[[]]'s

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Muito legal o vídeo e também a transcrição, já que o meu francês é inexistente.

Abaixo seguem 03 fotos, que eu achei, de um Zenith El Primero lançado em homenagem ao Charles Vermot, edição limitada a 1975 exemplares.





Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/User:Zenith_El_Primero

Nem artigo na Wikipedia sobre ele eu achei...

Abraços.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Além de querer saber mais sobre o cara, alguém conseguiu identificar qual o relógio ele está usando na foto da Zenith? Não parece um Zenith, mas algo da Ebel.

Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
É emocionante mesmo. Eu já ouvi uma história de um dos funcionários que teve que destruir, com um martelo, sobre uma mesa, na frente de um auditor, todos os relógios que permaneciam em estoque na ocasião da liquidação da empresa... Tinha que fazer os relógios em "caquinhos"... de partir o coração...

Abraços!

Adriano

Pequeno documentário antigo sobre a salvação do El Primero pelo Charles Vermot
« Resposta #13 Online: 24 Junho 2013 às 13:55:49 »
senhores, eu gostaria muito de ler o texto, mas o meu inglês não dá para isso. alguém sabe como consigo uma versão em portugues? obrigado.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Estou no trabalho, se tivesse um pouquinho mais de tempo o trraduziria. Apenas o joguei no Google Tradutor, sem por nem tirar. Mas ficou até razoável.

Uma introdução descreve a crise de quartzo eo retorno ("Ressurreição"), de movimentos mecânicos como pano de fundo. M. Vermot aparece em 1:08 a comentar sobre movimentos de quartzo. A história Zenith começa às 2:03 com a venda para a americana Zenith. Às 2:30 M. Vermot fica introduzido como ele está vagando em seu jardim. El Primero fica introduzido na 2:44. Ele era "chef de fabricação des Ebauches", "chefe de ebauche fabricação".
02:47 - M. Vermot fala de receber a ordem para parar a produção da El P.
03:24 - ele escreve uma carta para a gestão de solicitar que as máquinas-ferramentas para o El P ser preservada. Negado.
04:12 - o edifício manufactuiring ebauche é liquidado e vendido (interessante que ele ainda tem Martel sinalização sobre ele no momento em que o vídeo foi feito - Zenith tinha comprado Martel em 1960 ou a sinalização poderia se referir ao lugar -. Pont de Martel)
04:16 - M. Vermot é perguntado o que ele fez com as máquinas-ferramentas. Ele fala sobre novo pedindo permissão para armazenar o material, o que é recusado de forma paternalista, do jeito que ele fala isso ("pouco Vermot de Pont de Martel está atolada em seu pântano. Ele tem que acordar. É a era eletrônica! ")
05:14 - ele começa a ocultar o material na "galetat" da empresa (ninguém conhece a palavra?)
05:24 - ele fala sobre os poucos colegas que sabiam o que ele estava a dizer que ele estava sendo ridículo, mas insiste que ele permaneceu confiante no entanto, que os movimentos mecânicos, um dia, ser popular novamente.
O narrador valoriza as máquinas-ferramentas que ele salvou em SFr 6 milhões.
06:26 - Vermot descreve sendo dito por nova gestão em 1984 que fabricam movimento mecânico vai continuar.
06:38 - o ponto alto da história (para mim) é capturado em M. Vermot está sufocando, um pequeno momento de intensa emoção em resposta à quesion: "Você foi feliz?" (Com a notícia da retomada da produção)
06:51 - Narrador: "Era o seu sonho de vir a passar" Vermot: "Na verdade," Ele parece estar à beira das lágrimas na memória.
07:06 - Vermot aparentemente manteve anotações cuidadosas sobre as configurações e instrunctions o que permitiu a retomada da produção com muito mais eficiência do que de outra forma teria sido possível. Narrador:. "Um sonho amparado por um trabalho sólido Não contente com ter organizado e rotulado o equipamento, o chefe diminutivo de fabricação tinham remetido para uma pasta todas as instruções necessárias para colocá-lo de volta para a função."
07:20 - "Será que a nova gestão recompensá-lo?" Um relógio e um banquete.
Soma-se a seguir - "Todas as peças foram colocados de volta no lugar, a produção do cronógrafo retomado hoje é o produto estrela da companhia."


Flávio

Pequeno documentário antigo sobre a salvação do El Primero pelo Charles Vermot
« Resposta #15 Online: 24 Junho 2013 às 21:25:54 »
Flávio, muito obrigado pela tradução. muito gentil da sua parte. vou ler e se tiver alguma dúvida eu pergunto. obrigado.

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Muito maneiro, acabei de ver o video com a tradução ao lado. Sensacional a historia... Obrigado flavio por nos proporcionar isto.....

Abraços,
Cesar
Membro do RedBarBrazil

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Como é a propaganda do negócio...Agora, enquanto eu não arrumar um desses El Primo novo, não descanso. Nem que demore um tempo! Fantástica história!


Flávio

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Flavio na jomashop esta a venda
http://www.jomashop.com/zenith-mens-watch-03-2041-400-51-c496.html

Abs


Como é a propaganda do negócio...Agora, enquanto eu não arrumar um desses El Primo novo, não descanso. Nem que demore um tempo! Fantástica história!


Flávio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Flávio, a Zenith tá com o El primero Original (38mm) 1969..! É um tamanho ótimo para nossos pulsos finos.. hahahaha

CHF: 8.000,00

http://www.zenith-watches.com/en_en/collections/el-primero/original-1969/el-primero-original-2116.html