Menu principal

Polimento em plaquê

Iniciado por shun, 08 Julho 2013 às 20:44:57

tópico anterior - próximo tópico

shun

Olá, pessoal..!

Tenho uma dúvida, que não consegui sanar na busca do forum: É possível polir (No sentindo de dar brilho e eliminar riscos superficiais- não de remover o plaquet) um relógio com plaquet de ouro?

Sei que a resposta provavelmente vai ser: Depende da espessura do plaquet e tudo mais... Bom.. a espessura eu não faço a mínima idéia.. É um relógio que estou pensando em tentar comprar e pelo que pude ver não há áreas de desgaste do plaquet, somente alguns amassadinhos na caixa e muitos riscos superficiais que não removeram o plaquet.. A caixa do relógio é de aço, no pior das hipóteses teria que remover tudo, deixar o aço nu, e depois reaplicar o acabamento em ouro? É possível aqui, no Brasil??

Abraços!

jungman

Olá meu caro Shun; vou te falar pelas experiencias que tive:
Se for somente para dar brilho, utilize um pano macio e aplique Silvo, cuidado para não encher cavidades com o liquido, aplique somente no pano, e depois esfregue no relogio. Para os cantinhos uma escova de dentes bem macia, funciona bem, principalmente para tirar os residuos brancos que ficam.
Se for para tirar riscos mais profundos, não faça nada, só vai piorar a situação, de somente o brilho acima e nada mais.
Se for para restaurar um plaque já com descascados, pode-se dar um banho de ouro, quem trabalha com joias pode fazer isso, muito embora o banho será de mais ou menos 0,5 microns, o que não chegará nem aos pés do plaque que tem original, que geralmente fica acima dos 10 microns até 80 em alguns casos. Não esqueça que a peça será totalmente escovada, ficando no metal, que será depois dado um banho de cobre e outro de niquel e por fim o ouro.
Fiz este procedimento num Omega de bolso que era de meu pai, o resultado foi somente conservação, pois o banho foi só para dourar, visto que o plaque estava furado nas quinas, e teve de ser removido, deixando mais brega do que estava antes. A beleza original jamais será conseguida novamente.
Eu faço polimento de meus relogios de aço, bastão para inox, disco de feltro,  e riscos profundos não podem ser tirados sem aleijar a peça, por conseguinte num plaque não podemos exagerar no polimento, podendo somente ser feito com discos de algodão em baixa rotação, pasta fina para ouro, e com olho vivo na peça, pois furam com muita facilidade devido a camada já estar fina pelo desgaste natural.
Espero ter ajudado, bom trabalho

Um abraço

Flavio

FPiccinin

Boa Noite,

Shun eu tive uma experiencia desagradavel com um omega seamaster da decada de 70 que foi polido e deixou as arestas com o bronze aparente, ou seja, ou relogios esta com todas as "quinas" esverdeadas pela oxidação do bronze.

Abraço

shun

É... Esse medo de relógios com caixa em liga de latão/cobre/bronze ou coisa parecida me assusta um pouco também.. O relógio em questao tem a caixa em aço.. entao acho que retrabalhar um banho de qualidade, se for o caso (que seria o ultimo recurso, caso alguma cagada acontecesse), seria mais facil!

O silvo, além do brilho, também pode remover aqueles micro riscos? Por ser uma substancia abrasiva e tal...!

Muito obrigado pelos pronunciamentos!  :)

Abraços!

Cigano

Para plaquê, eu não usaria o Silvo ou Kaol, pois eles tem uma química muito forte, e contém amônia, geralmente eu uso creme dental para dar lustre, com uma flanela daquelas alaranjadas.

Tem também daquelas flanelas para polimento de jóias, naquele conhecido site de compras e vendas, tem delas lá, 3 peças por um bom preço! ;)
Abraços,
Cigano!

Adriano

Se for plaquê mesmo, e não eletrodeposição ou PVD, e se for espesso, com pelo menos 40 micra, e sem danos prévios, sem ameaça de destacamento, dá para dar um polimento bem superficial sim, na politriz, como se daria a segunda etapa do polimento no ouro ou no aço, ou seja, em alta velocidade e com roda de algodão. Feltro, jamais.

E depois, dá-se o lustre.

Agora, mais fino que isso, só dá para dar no máximo um lustre. E se for eletrodeposição ou PVD, nem lustre dá. Se tentar lustrar na politriz, a superfície aquece e pode manchar irremediavelmente. Especialmente no PVD.

Abraços!

Adriano

shun

Ajudem-me nas terminologias...

Gold Cap -
Gold Filled -
PVD (Physical vapour deposition) -
Eletrodeposição -
DLC (diamond-like carbon) -
mais algum..??

Aparentemente o relógio em questão é ou "gold capped"ou "Gold filled"!
Acho que um tópico que tenha diferenças e semelhancas desses processos seria ótimo para o fórum!

Abraços e obrigado, novamente!