Menu principal

Pequenas marcas na garras provenientes dos pinos de mola?

Iniciado por João de Deus, 18 Agosto 2013 às 09:01:12

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Como tenho o hábito de trocar pulseira reparei que ficam algumas pequenas marcas provenientes das cabeças dos pinos nas garras do relógio pelo lado de dentro.
Pergunto:
- acontece com você?
- como fazer para diminuir os até mesmo retirar completamente? seria somente na revisão do relógio?

Abs

João
João

Alberto Ferreira

Como "evitar" as marcas...  ::)
Eu diria que o melhor é sempre usar uma daquelas ferramentas apropriadas (profissionais) e evitar os "canivetes" e "chavinhas", que tendem a deixar a cabeça do pino deslizar e marcar.
Especialmente para quem troca as suas pulseiras, de diversos materiais, com frequência.

Mas eu não estou dizendo com isso que você não aja assim.
Eu estou apenas usando o "gancho" para enfatizar um ponto, talvez um tanto "negligenciado" por muitos de nós.

Como remover as marcas...
A depender do material da caixa (com ou sem plaquê), certamente polindo.
Mas se vale a pena e como (com que ferramenta, dispositivo, e/ou método) eu acho melhor aguardarmos a posição de quem tem algo mais profissional a dizer, o amigo Adriano.

Abraços!
Alberto

FPiccinin

Bom dia,

Comigo acontecia e uma forma de reduzir foi utilizando uma fita adesiva na região da garra conforme a ilustração abaixo.

Abs

CSM

Eu tenho feito exatamente isso, coloco durex nas garras sempre que vou trocar as pulseiras, resolve bem o problema!  Quanto a tirar, acho que so polindo mesmo....

Abracos
Membro do RedBarBrazil

João de Deus

Citação de: FPiccinin online 18 Agosto 2013 às 11:14:59
Bom dia,

Comigo acontecia e uma forma de reduzir foi utilizando uma fita adesiva na região da garra conforme a ilustração abaixo.

Abs

Boa dica.
Obrigado.
João
João

Adriano

Para não riscar, só a habilidade/prática mesmo. Como tenho que fazer isso diariamente, algumas vezes por dia, basta a ferramenta apropriada e nada mais.

Mas é mais prática do que ferramenta certa. Se não, o jeito é botar fita.

E quando risca, só o polimento tira.

Abraços!

Adriano

João de Deus

Citação de: Adriano online 18 Agosto 2013 às 15:25:26
Para não riscar, só a habilidade/prática mesmo. Como tenho que fazer isso diariamente, algumas vezes por dia, basta a ferramenta apropriada e nada mais.

Mas é mais prática do que ferramenta certa. Se não, o jeito é botar fita.

E quando risca, só o polimento tira.

Abraços!

Adriano

Obrigado Adriano,
Mas dá para fazer polimento só nas garras?
Dai não precisa desmontar o relógio.
Abs
João
João

Adriano

Depende da profundidade dos riscos. Se precisar polir muito, precisa desmontar por causa da temperatura e vibração.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Mas,...
Se eu entendi bem a dúvida original, os riscos são pelo "lado de dentro"...

Então,...
Agora a minha dúvida.
Como a fita ajudaria nisso?

Alberto

FPiccinin

Citação de: Alberto Ferreira online 18 Agosto 2013 às 16:07:41
Mas,...
Se eu entendi bem a dúvida original, os riscos são pelo "lado de dentro"...

Então,...
Agora a minha dúvida.
Como a fita ajudaria nisso?

Alberto
Alberto voce tem razão. Eu tinha problema com marcas na garra ao apoiar a ferramenta para contrair o pino.
Talvez em pulseiras em couro seja possivel colocar e retirar a fita com a pulseira instalada, porem, na de aço acho dificil.

João de Deus

Acredito que com a pulseira em couro a fita funciona melhor.
E quanto aos riscos, por estarem do lado de baixo é melhor esperar a época da revisão.
Abs
João
João

Adriano

O que risca normalmente não é a retirada, mas a recolocação. A ferramenta especial serve unicamente para retirar os pinos, não para colocar. Se for usar para colocar de volta, tem que apoiar o pino contra o verso da garra e aí, risca mesmo. O jeito certo de se colocar é com pinça. Tem que ser uma pinça robusta e cujo destino de uso seja somente esse. Assim, comprime-se o pino até ele entrar na garra e só depois solta-se ele. Impossível riscar, se feito desse jeito.

Abraços!

Adriano

renato155

Adriano, alguma dica de pinça especifica que a gente possa comprar? uso a bergeon de retirada e risca tudo mesmo.....
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

Adriano

Não, não precisa de uma pinça top de linha para isso. Basta ser boa e robusta, ponta grossa, para não entortar. O resto é mesmo mãnha. Mas se usar, para recolocar, a mesma ferramenta que usa para retirar, vai riscar com certeza.

Abraços!

Adriano

FPiccinin

Bom dia,

Vou providenciar uma pinça e tentar...porque no meu caso a maior incidência de risco na garra é na hora de recolocar o pino, ainda mais se não houver a pulseira, por exemplo, no caso de pulseira Nato.

Vlw pela dica!

FALCO

Eu gosto desta pinça aqui:

Mas queria ter esta, da Rolex, mas esta ninguém nunca nem viu:

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Sifion

Falco,

Se a ideia foi sua, você é um gênio!! kkkkkk

Muito boa a saída...

Quando eu vou trocar a pulseira eu coloco fita adesiva para a proteção da garra, vai que escapa algo.... Agora na parte interna é mais difícil mesmo... eu tento evitar arrastar o pino...se ele encostou na garra em local errado eu deixo ele lá, reposiciono a mão e puxo o pino para tentar encaixar no local correto.

Abraços.

Alberto Ferreira

Pois é.
Como dito, ferramentas profissionais há.  ;)

Já a questão de se compensa ou se "repensa"...   ::)
Vai de cada um.
8)

Alberto

Adriano

Essa ferramenta existe da Bergeon, AF, etc. Ela puxa ambos os pinos de uma só vez, dispensando "torcer" o terminal e deslizar o pino por cima da garra, o que diminui a chance de riscos. E novamente, sem habilidade, ela não adianta nada.

Além disso, essa ferramenta tem um grande inconveniente: você precisa abrir o bracelete para usar ela. Quando você tem um fecho de chapa como da Rolex onde basta soltar um pino de mola para abrir a pulseira, é fácil. Quando você tem uma pulseira que não é assim, você vai ter mais trabalho sacando barretes e buchas ou parafusos para abrir a pulseira do que usando outra ferramenta.

Ainda corroboro que a prática vale mais que a ferramenta. Pode-se usar até chave de fenda para tirar os pinos, desde que só se use a chave para isso. O que não gosto muito do uso da chave de fenda é que ela pode marcar o pino, que por mais que seja uma peça relativamente descartável, se você puder não marcar ele toda vez que manuseá-lo, melhor.

Abraços!

Adriano

FALCO

Adriano, esta aqui:

Você tem experiência com ela? Se der mole o pino escapa das pontas ou fica bem firme?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!