Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: flávio online 15 Janeiro 2015 às 22:47:22

Título: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: flávio online 15 Janeiro 2015 às 22:47:22
Como já sabem, o John Mayer é articulista do Hodinkee e de fato conhecedor de relojoaria. Ao contrário de muitos patrões do meio, que simplesmente usam os relógios como funk ostentação, ele sabe do riscado. E gosta do riscado. E sempre admirou a IWC e, portanto, mandou na lata uma carta aberta à marca, no seguinte sentido: PAREM DE FAZER O QUE ESTÃO FAZENDO!

A melhor frase que li na carta foi:

Over the next several years, the IWC I had come to know and love had all but disappeared. In its place stood a company that seemed at times more like a luxury hotel chain than a watch manufacturer.

Numa tradução rápida, "nos últimos anos a IWC que que eu aprendi a conhecer e amar desapareceu. No seu lugar está uma fábrica que muitas vezes parece mais com uma cadeia de hotel de luxo do que uma fabricante de relógios.


O que o Mayer quis dizer é que passaram a fazer zilhões de edições limitadas, usar endorsers que certamente não tem nada a ver com a cultura relojoeira e não estão nem aí para o que usam, e relógios chamativos demais.

Num rápido comentário que coloquei no Hodinkee, sugeri que uma carta semelhante fosse enviada a TODOS os fabricantes, para que evitasse o que chamei de "hublotização" das marcas.

Toda empresa tem uma tradição e visuais que facilmente identificam a marca pelo que ela é. Neste momento, por incrível que pareça, a Nomos foi a primeira que me veio à mente. Você vê um Nomos a mil quilômetros de distância e reconhece a marca no ato! Tem o DNA Nomos em cada relógio.

Concordo com o Mayer que esse lance de edições limitadas que acabam "vilipendiando" a história de um modelo particular já encheu o saco. Essa história de vincular fábricas ultra tradicionais a pessoas que não tem nada a ver com o meio, como rappers e jogadores de não sei o quê, idem.

Não sou bobo. É claro que existe uma "dor de cotovelo" no Mayer por vislumbrar que a sua zona de conforto - usar relógios como se fosse especialista- acaba sendo jogada por terra quando TODOS estão usando. Mas o que ele falou é verdade.

Tenho pânico da atual Audemars Piguet, que de uma fábrica super tradicional de produtos de genebra, voltada apenas a conhecedores, que adquiriam seus produtos porque sabiam da sua qualidade, virou algo que o "playboy" quer ter, simplesmente para mostrar aos outros o quanto possui na carteira.

Aliás, é impressionante como a Vacheron trilhou por um tempo esse mesmo caminho e, agora, busca retornar às origens. Talvez o "money is money" da AP não seja tão persuasivo assim...

Mas não só... Essa pletora de modelos que muitas marcas fabricam, fugindo do seu DNA. Nesse ponto a Rolex sempre foi muito sagaz, é aquela mesma tranqueira há mil anos, você compra um, tem todos... Nem por isso estão quebrados, pelo contrário.

Repito mais uma vez: há sim um quê de "mimimi" na carta do Mayer, mas ele está certo: PAREM DE HUBLOTIZAR SEUS RELÓGIOS!

http://www.hodinkee.com/blog/an-open-letter-to-iwc-from-john-mayer



Flávio
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Rafael_DF online 16 Janeiro 2015 às 00:43:59
Com todo o respeito devido ao autor do texto e como fã da marca (proprietário de um pilot e um portuguese), falar em Hublotização da IWC é brincadeira....  Discordo veementemente da posição adotada pelo texto.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Dsvilhena online 16 Janeiro 2015 às 01:25:20
Flavio

Concordei em todos os pontos de seu post. Perfeito.

Até entendo que em algum momento o MKT seja mais forte, mas a qualidade do produto tem que prevalecer junto com uma certa previsibilidade na oferta das linhas principais e sem desrespeitar a tradição. Qual o nome do novo portuguese mesmo, portugesch???
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 16 Janeiro 2015 às 07:32:29
Achei bem legal a carta, ainda mais por que vem de alguém que realmente tem uma conexão com a marca.

Gostei do que ele comentou da linha enginieur, que sempre achei muito papagaida, na minha opinião parece ser o laboratório da marca, onde novas idéias e materiais são testados.

Hoje três coisas me desagradam nesta manufatura que tanto admiro.

Primeiro, os preços, houve um aumento não condizente com o aumento na qualidade dos mesmo, embora o uso dos calibres próprios e emprego de materiais mais nobres possam justificar um reajuste, a forma como eles mensuram os valores das peças parecem mais baseados em posicionamento de mercado e estratégias de marketing do que qualquer outra coisa.

Segundo, o aumento das caixas, parece que eles continuam a apostar nesta "moda", enquanto toda a indústria sinaliza já o movimento inverso, o lançamento este ano do novo Portofino, um relógio clássico e elegante, no tamanho de um diver é uma clara indicação do que falo.

Terceiro, o lançamento destes PortoFino mid size com gemas, POXA! A IWC não era a marca engineered for men??? Tem algo errado aí...

Quanto ao uso dos endorsers, isso é uma faca de dois gumes, mas ultimamente parece que os fabricantes tem errado muito a mão na escolha destes. O melhor endorser é o que o J M cita, o que faz de forma espontânea, esses contam muitos pontos, a Rolex já bebeu muito nessa água no passado.

Também não sei se da para culpar inteiramente o Grupo "Rich Moron" pela estratégia adotada ao longos dos anos pela IWC, e não acho que a marca se apresenta como uma Hublot da vida, mas certamente mudanças de alinhamento são facilmente detectadas.

(http://www.erelyx.com/blog/wp-content/uploads/2011/03/IWC-ad-supplier-to-men1.jpg)
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: heracles online 16 Janeiro 2015 às 08:22:35
Perfeito Schütz. Concordo com você. .....é bem claro esse caminho
Tomado pela IWC.
Minha opinião.

Heracles
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 16 Janeiro 2015 às 10:03:19
Esse vídeo é interessante para quem quiser entender melhor a cabeça por trás da IWC hoje.
[youtube=425,350]IOGlRNrdHQs[/youtube]
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: igorschutz online 16 Janeiro 2015 às 10:05:07
Porra, faz tempo que a IWC tem me decepcionado.

Lá pelo começo dos anos 2000, era uma das minhas marcas favoritas, hoje em dia são poucos os relógios deles que me agradam; cada vez maiores e mais espalhafatosos!

Quando a IWC, JLC e Lange eram dos alemães, cada marca tinha nitidamente seu nicho. Depois que foram pro Richemont ("Rich Moron" é ótima!), virou um samba do crioulo doido; hoje concorrem entre si.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: flávio online 16 Janeiro 2015 às 10:07:30
Citação de: Rafael_DF online 16 Janeiro 2015 às 00:43:59
Com todo o respeito devido ao autor do texto e como fã da marca (proprietário de um pilot e um portuguese), falar em Hublotização da IWC é brincadeira....  Discordo veementemente da posição adotada pelo texto.



Rafael, por incrível que pareça, não discordo de você, o que pode parecer um contrassenso, mas não é, e por isso ressaltei no meu texto que havia muito "mimimi" por parte do Mayer.

Sabe por quê? O texto dele parece a "revolta" daquele que julgava pertencer a um grupo "exclusivo", os caras que usavam IWCs, marca apenas para "entendidos" e "puristas", e hoje não mais, porque a marca se tornou "acessível" (do ponto de vista de exclusividade "cultural") a todos.

Digo isso porque concordo com a argumentação da carta que, como ressaltei, poderia ser ENVIADA, de forma genérica, para todos os fabricantes. A IWC, de fato, é daquelas que menos se afastou do seu DNA. A linha clássica deles continua muito "IWC", e as exceções são os novos Ingenieur Chrono, mas que mesmo assim se perdem dentro da linha.

Para dizer a verdade, a única marca que em tempos recentes de "hublotizou" de forma completa - e deu com os burros n´água - foi a Zenith, da época Tierry Nataf (que Deus o tenha, amém).

Mas os argumentos lançados pelo Mayer, se desvinculados de marca específica como, no caso, a IWC, servem para todas. Em resumo, parem de inventar modas nas linhas, sigam seu DNA. Parem de vincular sua propaganda a pessoas que não tem nada a ver. Parem de querer vincular seus produtos como se fossem algo exclusivo e unicamente voltado para ricos, invistam na imagem de tradição que possuem. Diminuam o tamanho das linhas. Parem de lançar edições "limitadas" que de limitadas não tem nada. Enfim...

Flávio
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Correia online 16 Janeiro 2015 às 10:07:55
A IWC, como (quase) todas as marcas, alargam o leque para chegar a mais homens. E cada vez há mais homens "modernos" ;D ;D ;D

Umas mais, outras, menos, mas todas as marcas o fazem.

Abro o catalogo da marca e continuo a vê-la como uma marca tendencialmente máscula.

A única mácula é não reeditarem o Deep One :P :P ;D Este muito macho mesmo :-*

Mas compreendo o alcance das palavras do Mayer.

Abraços,
Correia
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Dicbetts online 16 Janeiro 2015 às 11:04:51
Citação de: flavio online 16 Janeiro 2015 às 10:07:30
Citação de: Rafael_DF online 16 Janeiro 2015 às 00:43:59
Com todo o respeito devido ao autor do texto e como fã da marca (proprietário de um pilot e um portuguese), falar em Hublotização da IWC é brincadeira....  Discordo veementemente da posição adotada pelo texto.

Sabe por quê? O texto dele parece a "revolta" daquele que julgava pertencer a um grupo "exclusivo", os caras que usavam IWCs, marca apenas para "entendidos" e "puristas", e hoje não mais, porque a marca se tornou "acessível" (do ponto de vista de exclusividade "cultural") a todos.


Acho que o âmago da questão da carta do JM é exatamente esse. Mais ou menos como se dissesse: "Até cinco anos atrás, só eu tinha IWC. Hoje qualquer botocudo tem".

À parte o preconceito, o mundo é capitalista, em sua maioria. Até Cuba percebeu isso.

O negócio de qualquer fábrica é vender. Para quem, pouco importa. Basta que tenha dinheiro. Se DNA e atestado de bons antecedentes fosse considerado nessas horas, se veriam poucos Pateks no Brasil.

Com o mercado russo e o chinês, evidentemente que as fabricantes de relógios foram adaptando ao gosto desse gente que consome barbaramente. Mais pedras preciosas, mais ouro, tamanho maior, e por aí vai.

Faço aqui uma ironia: de que adianta para o mafioso russo se ele não pode ostentar o IWC tamanho gigante, em ouro maciço e amarelaço, e cravejado de brilhantes, que custou o preço de umas centenas de Corollas e Civics? E para o rapper? E para o jogador de basquete? E para o craque da seleção brasileira?

No fundo, penso que o JM acha que os relógios devem continuar seguindo os padrões que ele tem de estética exatamente porque continuarão restritos a um nicho de consumidores. Não serão "populares", por assim dizer.

Poderia eu dizer o mesmo da música dele. Por que não continuou tocando em barzinho, com guitarrinha de segunda categoria, quando o som era mais honesto, menos popular?

Se um dia a Patek seguir na mesma direção da IWC, o JM dá um tiro na cabeça.

Dic
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 16 Janeiro 2015 às 11:44:36
Pois é, é exatamente este o ponto.

Essas mudanças provavelmente tem o interesse financeiro, que vai contra o romantismo do hobbie, e a forma como as pessoas projetam a sua imagem "almejada".

Acho a reclamação válida no sentido das expectativas que ele tem da marca, mas se a IWC tomou este rumo, o que ele tem a fazer é a escolha natural, deixar aquela marca de lado.

Neste mercado o que mais existe são empresas de nicho, que buscam esse diferencial, onde você pode encontrar um produto fiel as suas prioridades e expectativas, é só querer achar.

O próprio CEO citou em um email para um cliente: "Please note also that the watch market did dramatically change over the last years with the strong emergence of the Asian clientele and their specific needs." ~G. Kern, IWC, o grupo RM visa acima de tudo o lucro, e para tornar um negócio dessa magnitude rentável, alguns sacríficos devem ser feitos.

Eu não gosto do caminho, nem concordo em "pagar a conta" desta nova clientela, apenas vou "sonhar" em outro local e não ficar de mimimi.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: flávio online 16 Janeiro 2015 às 11:49:03
Perfeito o que o Dic disse. Mas conquanto a estratégia tenha se mostrado em regra vencedora, já que os suíços conseguiram até crescimento em períodos de baixa econômica, a faca tem dois gumes. O purista - e aqui leia-se "europeu" - não curte "vilipêndios" em marcas. Uma marca, portanto, pode adaptar seu gosto aos asiáticos e vir a perder clientes já "maduros". E algumas marcas, por alterarem não apenas alguns produtos, mas toda sua linha, podem "perigar" perder seu DNA e ir para o espaço, como a Zenith quase foi na época do Nataf.

Enfim, acho que há espaço para todos, mas cada macaco no seu galho. Já imaginaram se a Patek lançasse uma relógio com fibra de carbono, visual moderno, etc? Não dá...


Flávio
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 16 Janeiro 2015 às 11:51:22
Citação de: flavio online 16 Janeiro 2015 às 11:49:03
Perfeito o que o Dic disse. Mas conquanto a estratégia tenha se mostrado em regra vencedora, já que os suíços conseguiram até crescimento em períodos de baixa econômica, a faca tem dois gumes. O purista - e aqui leia-se "europeu" - não curte "vilipêndios" em marcas. Uma marca, portanto, pode adaptar seu gosto aos asiáticos e vir a perder clientes já "maduros". E algumas marcas, por alterarem não apenas alguns produtos, mas toda sua linha, podem "perigar" perder seu DNA e ir para o espaço, como a Zenith quase foi na época do Nataf.

Enfim, acho que há espaço para todos, mas cada macaco no seu galho. Já imaginaram se a Patek lançasse uma relógio com fibra de carbono, visual moderno, etc? Não dá...


Flávio

Vale imitar a fibra?

(http://perpetuelle.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/05/Patek-Philippe-Ref-5004T-Titanium.jpg)
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: flávio online 16 Janeiro 2015 às 11:57:48
Pensei nele na hora, mas foi um apenas, não uma mudança de paradigma. E virou cool não é? Quanto pagaram mesmo no leilão?


Flávio
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 16 Janeiro 2015 às 12:02:07
2.950.000,00 EUROS

filho único. ;D
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: CSM online 16 Janeiro 2015 às 12:11:36
achei esta carata do JM um mimimi fudido.... tirando umas escorregadas que eu andei vendo deles com uns ingenieurs coloridos, bigpilots tambem coloridos, minhas únicas criticas à IWC são os preços que aumentaram muito principalmente nos relógios de entrada equipados com uma ETA mequetrefe, e à falta de identidade da linha aquatimer que muda sei la a cada 3 anos, mas isto não é nenhuma novidade, desde que os caras criaram o aquatimer ele ja mudou varias vezes, porém, inclusive, acho que eles acertaram a mão nesta ultima mudança, os relógios ficaram bem maneiros. Os portugueses continuam lindos, desde os de entrada até os calendários perpétuos por exemplo.

abraços
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: vinniearques online 16 Janeiro 2015 às 12:14:25
Tem a escorregada do tamanho Cesar.

Essa a pior de todas pra mim.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Dicbetts online 16 Janeiro 2015 às 12:18:50

[/quote]

Vale imitar a fibra?

(http://perpetuelle.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/05/Patek-Philippe-Ref-5004T-Titanium.jpg)
[/quote]

Esse aí o JM só bateu palmas porque foi feito um único, e vendido por uma fortuna.

Se ele tivesse tanto, creio que dava um lance.

Dic
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: lucius online 16 Janeiro 2015 às 12:33:58
JM - Vá chorar na cama que é lugar quente.

Lucius
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 16 Janeiro 2015 às 12:42:33
hahahaha...

Gente, não pode pegar no pé do cara agora só porque ele é famoso, o que a gente mais faz por aqui é descer lenha em N marcas por N motivos.

Achei sincero sim o que ele escreveu, acho que essa história dele não querer ter relógio porque todo mundo tem é querer especular demais já.

Eu continuo fiel a minha trinca reclamada, preço, tamanho e relógio para "mina". ;D Quanto a beleza, eu gosto de quase toda linda.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Rafael_DF online 16 Janeiro 2015 às 13:14:22
Acho o termo 'hublotizar' complexo demais para ser usado a esmo assim...
Para alguns, a hublotização pode ser encarada de forma pejorativa... para outros, pode ser um puta elogio.
O simples fato de uma marca de luxo se 'popularizar' pelo incremento de suas vendas não se encaixa no termo. E de fato, também fiquei com essa sensação ao ler o texto... Ele ta puto porque a marca se 'popularizou'.
Assim como o Flávio, não vejo os relógios da IWC perdendo sua essência, mesmo com algumas remodelações, como no caso do aquatimer e no caso dos Pilots... Houve pequenas mudanças, mas visualmente o relógio continua marcante.
Enfim, sou um fã da marca como vocês já devem ter percebido, então talvez minha opinião não deva ser considerada em determinados aspectos.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: FPiccinin online 17 Janeiro 2015 às 17:41:24
Não sei se já foi postado por aqui, mas hoje achei no Vimeo um video com nome IWC Vintage Collection e achei bacana, principalmente porque fala sobre a tradição da marca.
http://vimeo.com/29378843

Abs
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: EduBr online 17 Janeiro 2015 às 18:39:30
O vídeo é mesmo muito bacana.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: AlexandreMed online 17 Janeiro 2015 às 19:01:05
http://www.hodinkee.com/blog/an-open-letter-to-john-mayer-from-iwc

tao quase fazendo as pazes...
Título: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 17 Janeiro 2015 às 19:14:34
E que conclusão vocês enxergaram nesta resposta?
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Seedorf online 17 Janeiro 2015 às 23:57:05
Citação de: Schütz online 17 Janeiro 2015 às 19:14:34
E que conclusão vocês enxergaram nesta resposta?

+1
Será que ele vai para Suíça fazer as pazes nessa semana ????
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: davidd online 18 Janeiro 2015 às 00:57:07
Lendo todas as opiniões bem embasadas dos amigos grandes conhecedores do mundo da alta relojoaria , me faz cada vez mais pender para investir em mais um rolex!
As mudanças que eles fazem, quando fazem, são discretas( sem contar aqueles com pulseira de onça...).
Mas não podemos esquecer que, apesar de se basearem em um modelo clássico, pela quantidade que despejam no mercado , estão longe de serem exclusivos!
Abs
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: FALCO online 19 Janeiro 2015 às 00:01:11
Citação de: Schütz online 17 Janeiro 2015 às 19:14:34E que conclusão vocês enxergaram nesta resposta?

Do pouco dito na resposta, eu entendi: decidimos sacrificar nossa imagem junto aos "connoisseurs" em favor de quem paga nossas contas, entendemos o motivo de se afastar, sinta-se livre para voltar quando quiser, estamos muito bem.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Edson Rangel online 19 Janeiro 2015 às 00:46:12
Citação de: EduBr online 17 Janeiro 2015 às 18:39:30
O vídeo é mesmo muito bacana.

+1
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 19 Janeiro 2015 às 07:48:09
Citação de: FALCO online 19 Janeiro 2015 às 00:01:11
Citação de: Schütz online 17 Janeiro 2015 às 19:14:34E que conclusão vocês enxergaram nesta resposta?

Do pouco dito na resposta, eu entendi: decidimos sacrificar nossa imagem junto aos "connoisseurs" em favor de quem paga nossas contas, entendemos o motivo de se afastar, sinta-se livre para voltar quando quiser, estamos muito bem.

Foi isso que eu entendi também.

Portanto as falhas apontadas são verdadeiras, mas também são escolhas conscientes da marca, que busca como toda empresa, a saúde financeira e prosperar.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Dicbetts online 19 Janeiro 2015 às 10:33:47
Citação de: FALCO online 19 Janeiro 2015 às 00:01:11
Citação de: Schütz online 17 Janeiro 2015 às 19:14:34E que conclusão vocês enxergaram nesta resposta?

Do pouco dito na resposta, eu entendi: decidimos sacrificar nossa imagem junto aos "connoisseurs" em favor de quem paga nossas contas, entendemos o motivo de se afastar, sinta-se livre para voltar quando quiser, estamos muito bem.


Ou seja, para cada John Meyer que vai, chegam centenas de novos admiradores-compradores diariamente.

Acho uma proporção razoável. E coerente com qualquer empresa que deseja sobreviver.

Dic
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: CSM online 19 Janeiro 2015 às 11:41:32
a conclusão que eu cheguei foi que o tal do joão mayer ta com dor de corno porque eles dão relógios de graça para um monte de atores e atrizes e ele comprou os dele. ta querendo arrumar uma vaguinha de embaixador da marca.....

abraços
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 19 Janeiro 2015 às 12:45:28
Mas os caras estão ouvindo já, lançaram hoje um Yatch Club menor, esse até cabe no pulso de pessoas normais.  ;D ;D ;D

(http://www.watch-insider.com/wp-content/uploads/2015/01/36_IWC_PG-Yacht-Club-Chronograph_IW390503_front_high-809x1024.jpg)

Para quem quiser ver os outros lançamentos da linha:
http://www.watch-insider.com/news/iwc-schaffhausen-portugieser-75th-birthday-the-sihh-2015-novelties/
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: CSM online 19 Janeiro 2015 às 13:36:13
foi artur, os caras fizeram as pressas depois da carta do joao mayer.... ainda bem que deu para pegarem o SIHH rsrsrs......

abraços
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: RCComes online 19 Janeiro 2015 às 13:42:59
Citação de: cesar online 19 Janeiro 2015 às 13:36:13
foi artur, os caras fizeram as pressas depois da carta do joao mayer.... ainda bem que deu para pegarem o SIHH rsrsrs......

abraços

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 19 Janeiro 2015 às 13:45:02
Na verdade ele vai aparecer no ultimo dia, com um Portuga 8 dias de 40mm, e o preço vazou já, 3000 doláres com o calibre in house.

Agora ele faz parte do programa BROTHER DA CASA YO! deles.

Aguardem.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: GuilhermeLago online 19 Janeiro 2015 às 14:11:49
Por 3k, até eu!! Se dividirem em 12x no carnê...
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: AlexandreMed online 19 Janeiro 2015 às 14:15:49
3 em cash e 8 no cartao.. o de aço
(http://tapatalk.imageshack.com/v2/15/01/19/60eda07f771653815f4b964afe301c30.jpg)
e concordo com vcs tb sobre a posicao da IWC na resposta..
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 19 Janeiro 2015 às 14:22:20
Faltou este aqui.  :)

(http://www.watch-insider.com/wp-content/uploads/2015/01/09_IWC_PG-PPC-Edition-75th-Anniversary_IW397202_front_high-755x1024.jpg)
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: RCComes online 19 Janeiro 2015 às 14:37:17
Shultz, são realmente 3k ou 30k?  :o
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 19 Janeiro 2015 às 14:43:21
Não, eu falei em tom de brincadeira, para levar em consideração tudo que foi citado como problema.

O JM não virou endorser, nao tem portuga 8 dias de 40mm, e certamente o preço não vai cair para 3k.

Mas com pouco mais de U$ 3K, e com certa paciência, você consegue achar aqui no Brasil o Portuguese mais bonito na minha opnião, o 3714, usado é lógico.

Quando falei do YC tb foi em tom de brincadeira, mas é um bom sinal de qualquer forma, é um modelo super bonito, mas enorme até então.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: RCComes online 19 Janeiro 2015 às 14:52:28
Ah taaa  ;D

Agora, o JM meio que reclama de barriga cheia, muito Hipster pro meu gosto. Tudo bem que a IWC mudou com o tempo, mas o Portuga, que considero o carro chefe da marca não teve mudanças tão radicais ao longo do tempo, ao contrário, mantém uma estética inconfundível.
Em relação ao tamanho, eu tinha um documentário, até vou tentar achá-lo aqui, que o Patrik Hoffmann, da UN abordava esse ponto, dizendo que os relógios cresciam junto com o tamanho e robustes da população, o que considero até meio óbvio para justificar os tamanhos das caixa hoje. Gente nanica e magrela é minoria absoluta.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: vinniearques online 19 Janeiro 2015 às 14:59:32
Não concordo muito com esse ponto de vista do cara da UN não, um relogio de 40mm por exemplo fica elegante e bonito em qualquer pulso independente do crescimento estrutural da população.

Se o Schwarzenegger colocar um Sub no pulso vai ficar bom...

O fato dos relogios crescerem pra mim está mais ligado a parte de exibição, de ostentação, como ocorre no mercado asiatico por exemplo, onde é população é baixa e magra ( em sua maioria) e mesmo assim a Hublot com seus relogios de 47mm deita e rola por lá.

Um vez vi uma explicação ( Não me lembro de quem ou onde vi) e nem sei se está correta, mas explicava que a preferencia do publico japones endinheirado por relogios grandes é por conta de que lá por ser um pais pequeno não se conseguia ostentar mansões e esse tipo de coisa, então o relogio grande era uma forma do cara mostrar o tamanho da conta no banco, não sei se é bem assim ou se é uma visão preconceituosa, mas as vezes parece fazer sentido.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: vinniearques online 19 Janeiro 2015 às 15:03:43
Ilustrando o que disse:

Com um Rolex GMT:


(http://3.bp.blogspot.com/_04kZGR_ltmE/Sk8CUUdwqYI/AAAAAAAAEHQ/_ZBPt3OguuU/s1600/Arnold-Schwarzenegger-Rolex.jpg)


Na minha opinião o tamanho está mais que bom, mesmo ele sendo maior que 90% da população.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 19 Janeiro 2015 às 15:04:41
Já me explicaram isso também, que o povo asiático prefere demonstrar riquezas por meios de acessórios e carros em função do mercado imobiliário local, também não tenho a menor ideia se isto tem fundamento, mas já ouvi.

Também acho que o tamanho não tem ligação direta com o crescimento da população, creio estar mais relacionado com o aumento do ego do que a altura ou massa corporal. ;D ;D ;D

(http://stream1.gifsoup.com/view2/1214815/mini-me-o.gif)
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: RCComes online 19 Janeiro 2015 às 15:15:56
Vinnie e Shultz, pode ser, de fato, mas achei uma explicação plausível. Até porque, o mercado europeu já é diferente, julgo eu, nesse aspecto e ai é pura questão de estética e gosto. Eu, por exemplo, já achei pequeno o Sub para ele, como também achei grande as 2 ultimas fotos dos IWCs postados pelo Shultz, que o punho da camisa sequer consegue cobrir o relógio.
Mas o fato é que seja UN, IWC, etc, esses caras não fazem nada por acaso, ou melhor, sabem o que estão fazendo.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: vinniearques online 19 Janeiro 2015 às 15:17:21
Eu ainda tenho pra mim que isso é moda e veremos depois de um amadurecimento do mercado a volta dos relogios de 40mm pra baixo, e poucos maiores que isso.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 19 Janeiro 2015 às 15:17:59
Eu li isso uns anos atrás e sempre que alguém questiona o tamanho das peças atuais acabo me lembrando, é um comentário bem humorado do Watch Snob, peço desculpas por postar em inglês, mas vale a leitura.

The Watch Snob is in.
The Ridiculous Trend Of Oversized Watches

Dear Snob,
When did the watchmaking world accept the mantra of "bigger is better"? I'm a big fan of vintage watches, and find that a slim JLC or VC in 36mm diameter looks perfectly acceptable even on my large-sized wrist — particularly when peeking from under a dress shirt cuff. However, every time I go into a watch store to look at their wares, I rarely find anything that's less than 45mm in diameter and at least a ½-inch thick. Throw in a couple of pieces of the Titanic, some Moon dust, and live ammo, and next year's flagship model will be the size of a coffee mug, I imagine. There may be some complications that require such size and depth, but for the vast majority of populace that can't afford or doesn't want an Urwerk, do we really need to carry a brick on our wrist to be considered a member of the horological caste?  

You, sir, are preaching to the proverbial choir. The oversized watch trend has gone on far too long and despite some glimmers of hope, I fear its end is not nigh. Where did it all begin? No one can say for sure. Some might say that the advent of the diver's watch in the 1950s ushered in an obsession for large timepieces. But at that time, 40 millimeters was considered massive and one could argue that larger is better for a watch meant to be read in adverse conditions. The same argument cannot be made on behalf of the 46mm Breitling the middle manager is wearing on the subway every morning.

No, I suggest that the big watch obsession is related to two things: the ever-expanding waistlines of the general public and the symbolic castration of the modern male. To the former point, if one has a body mass index over 30, a 36mm watch does not make one feel terribly good about oneself. Wear a 45mm watch, baggy pants and an oversized T-shirt and hey, maybe you don't look so fat after all.

To the latter point, most men, at least the ones who can afford to buy expensive timepieces, simply don't do anything anymore. When a man doesn't lift the bonnet of his car even to check the oil, and can't find his way home without his so-called smartphone, he compensates by surrounding himself with symbols of his vestigial masculinity, such as a dinner plate-sized watch. All the better if said watch has an evocatively adventurous-sounding name that harks back to the days when testosterone was more abundant and men, ironically, wore 34mm watches.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: vinniearques online 19 Janeiro 2015 às 15:21:19
ha ha ha

Otimo

;D
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: CSM online 20 Janeiro 2015 às 11:49:42
PORRA Vini, o arnold com este gmt esta ridiculo..... serio, parece um relogio 31 mm em mim.......

abraços
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: vinniearques online 20 Janeiro 2015 às 12:22:53
Citação de: cesar online 20 Janeiro 2015 às 11:49:42
PORRA Vini, o arnold com este gmt esta ridiculo..... serio, parece um relogio 31 mm em mim.......

abraços

Cesar, relógio de pulso é pra VOCE ver as horas e não TODO MUNDO que está a sua volta ver que horas são no SEU relogio.


;D ;D ;D ;D ;D

Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: FALCO online 20 Janeiro 2015 às 21:22:02
Tem uns 10 anos que eu escuto que relógio grande é uma moda que está passando.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: flávio online 20 Janeiro 2015 às 21:31:39
Citação de: FALCO online 20 Janeiro 2015 às 21:22:02
Tem uns 10 anos que eu escuto que relógio grande é uma moda que está passando.



Menos não é? Digo isso porque até o início dos anos 2000, tirando Panerai, nenhum relógio tinha mais do que 40 mm. Minto: havia o Eberhard Traversetolo, UM MONSTRO de 41.5 mm, que a primeira vez que coloquei no pulso senti-me ridículo. Quem diria que as coisas mudariam em tão pouco tempo...

Eu ouso dizer que os relógios grandes, em relógios caros, começou em 2005, com o Hublot Big Bang, que definitivamente balançou o mercado, e os Royal Oak Offshore.

Mas a época das experimentações com relógios de fato gigantes, superiores a 42 mm, acabou. E no caso dos sociais, nenhuma marca atual arrisca mais do que 40 mm e, quando o faz, é criticada.

Minto. Há um formador de opinião ainda, cujas reviews sempre critiquei aqui por algumas vezes demonstrar falta de conhecimento sobre o assunto, apesar da total abertura que eles possuem para o meio, é o Ariel Adams, editor chefe do A Blog to Watch. Ele ainda costuma defender relógios grandões. O Benjamyn Clymer, editor do Hodinkee, parece-me um cara mais "equilibrado" e já não mais defende relógios superiores a 42 mm, a não ser nas marcas que se tornaram conhecidas por isso.

Na minha singela opinião, acho que os relógios de fato gigantes serão coisas bregas no futuro. Escrevam. Posso dar com os burros n´água, mas não creio.

Que fique claro, os relógios de 35 mm, mesmo sociais, como os Nomos do passado, não irão voltar. Mas já estão encontrando um "meio termo" aí, e para mim situa-se, nos esportivos, no máximo em 42 mm, sociais, máximo 40, até mesmo porque os movimentos não acompanharam as caixas dos relógios e acabam ficando perdidos lá dentro.

Flávio
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Alberto Ferreira online 20 Janeiro 2015 às 21:50:47
::)
Pois é...
Ok...  ::)   Considerando os "considerandos"...  ::)
Eu entendo...   Mas eu vou me permitir um comentário, com uma pergunta-ressalva.

Um "vintageiro" assumido pode dar um pitaco aqui neste papo?
Pode, né?
Então lá vai...

Eu não tenho dúvidas, para o meu gosto o tamanho mais adequado fica nos 38 mm, maneira de dizer, ok?
Digamos que acima dos 37 e abaixo dos 40.


Mas,...
Vintageiro.  Bem,...  Vintageiro curte o antigo...
E por consequência curte o estilo do passado.  E relógios masculinos daquela época eram usados por "galalaus", numa boa, não é?  ::)...
Então, fazer o que, não é mesmo?
Assumir, ter e usar os de 36mm, ou até um pouquinho menos, por que não?

Ou seja...
Somos, mas quem não é?  ;)

Sim, eu sei a resposta...
Os "não-vintageiros" não são.  ;D

Usar no punho relógios de 52mm, para quem nunca foi piloto da Luftwaffe ou da RAF na WWII, só mesmo sendo muito "vintageiro".
:D  8)

Alberto
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: FALCO online 20 Janeiro 2015 às 22:15:09
Citação de: flavio online 20 Janeiro 2015 às 21:31:39Menos não é? Digo isso porque até o início dos anos 2000, tirando Panerai, nenhum relógio tinha mais do que 40 mm. Minto: havia o Eberhard Traversetolo, UM MONSTRO de 41.5 mm, que a primeira vez que coloquei no pulso senti-me ridículo. Quem diria que as coisas mudariam em tão pouco tempo...
...
E o moon, relógio sem o qual não haveria vida na terra? Tem 42mm tem décadas, hoje tem até 44mm...

Novamente, eu não acho que os relógios estejam diminuindo ou irão diminuir, mas também não acho que o padrão hoje é gigante.
Acho que a média hoje está nos 42/43 e vai se manter nela, por muito tempo, talvez até o fim...
Sobre sociais não sei, social para mim é chronomat, portuguese e esta linha.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: jfestrelabr online 20 Janeiro 2015 às 23:04:59
Boa Falco kkkkkkk essa do moon.

E se o Arnold estava com um GMT de 40mm é porque ficou bom, eu achei que ficou bacana, classudo, mesmo o cara sendo um monstro.
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: flávio online 21 Janeiro 2015 às 00:13:17
O Moon nunca lançou moda, pelo contrário, era um peixe fora d´água, mesmo na época do seu lançamento. Aliás, como todo cronógrafo, cuja utilização por pessoas "normais" só passou a ser vista com bons olhos após as propagandas da Heuer, isso já no fim dos anos 60.

E o mais curioso, sobre o Speedy, é que seu tamanho não tem nada a ver com o suposto diâmetro do movimento. Na verdade, os Lemanias usados nos Speedies são muito pequenos.

Enfim, mesmo no passado não tão distante, cronógrafos possuíam cerca de 38 mm. Os "enormes", como os GP e Longines dos anos 90/2000, absurdos 40 a 41 mm.

Eu citei o Big Bang porque foi o modelo - e por isso a marca deve ser sempre lembrada, não vou ser hipócrita - que de fato misturou propositalmente metais e materiais diversos, em uma caixa de design "industrial" e, claro, bem grande para a época, com salvo engano 44 mm. O relógio, em 2005, salvo engano o ano do seu lançamento, ganhou o Grand Prix de Genebra e o Prêmio da Urhen. Ele lançou moda. O Speedmaster não. Mas não contém isso para os fãs da Hublot! hahahahahahaha

Flávio
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: TUZ40 online 21 Janeiro 2015 às 08:40:11
Eu acho que o mercado vai se manter entre os 38 e 44, o que julgo ser bem adequado para atender todos os gostos.

Percebo sim uma preocupação das marcas em diminuir o tamanho das caixas, relógio grande fora de contexto ficou meio que taxado já de cafona, não é algo elegante, coisa que o consumidor de alto luxo preza muito, e acredito que as manufaturas vão cada vez mais abraçar esta tendencia.

Pense que uns 4 ou 5 anos atrás muita gente achava legal os Graham, U-Boat, etc...

PS. Relógio social de 44mm NON ECXISTE! Isso é total non sense. ;D
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Rafael_DF online 24 Janeiro 2015 às 23:11:56
Achei ridículo esse rolex no braço do Arnold... Parece relogio de caixa de Sucrilhos!
Na minha opinião, o tamanho do relógio deve ser diretamente proporcional ao tamanho do pulso...
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: Carbonieri online 24 Janeiro 2015 às 23:29:54
acho que tudo depende do diâmetro do pulso e também do uso do relógio, por exemplo um diver de 34 mm acho que vai ficar um escremento. no meu pulso qualquer coisa abaixo de 40mm fica pequeno. até gostaria de ter pulso de passarinho, dai comprava um explorer 1 e ficaria legal. kkkkk
Título: Re: Carta aberta do John Mayer à IWC
Enviado por: davidd online 25 Janeiro 2015 às 00:31:49
Carbonieri,

Concordo contigo sobre as postagens após o "CONAN/ EXTERMINADOR".

Tenho mais de 1,90m, e possuo desde relógios ditos "pequenos"( p.ex: AIR KING) até tb ditos "imensos" ( Breitiling for Bentley midnight). O primeiro tem "míseros" 34 mm e o último"incríveis"49mm.

Por incrível que pareça o Air King não "some"no meu "pulso" assim como o Midnight não "salta "do mesmo.

É verdade que a maioria da minha coleção está nos 40mm, mas nos exemplos acima, eles vestem muito bem, não sendo o uso deles motivo de atenção maior que um belo relógio causaria!

Resumindo, com bom senso( e um pouquinho de bom gosto  ;D) nunca estaremos exagerando!( mesmo sabendo que alguns foristas não acham Breitling de "bom gosto", mas aí já extropola o foco do tópico! ::))

Não tenho foto do Air King agora( ele está "sob a guarda"do meu pai ;D ;D) mas exemplos abaixo de um 40mm e outro 49mm. Depois eu sequestro o AIR KING e posto a foto!

Abs