Menu principal
Menu

Mostrar postagens

Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.

Menu Mostrar postagens

Mensagens - euzis

#1
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
19 Agosto 2013 às 20:16:14
Roncato, é isso mesmo... Acho que me interessei pela ahab quando você comentou (justamente indicando essa "melhor escolha para começar"). :)
Quase inacreditavelmente, a minha parker já está no Brasil (pelo rastreamento do correio daqui). Não sei o resto do pessoal, mas tenho a impressão que vale a pena comprar de outros lugares que não dos EUA, pois chegam bem mais rápido.
Quanto a abandonou, fico contente que o traço sem pressão seja fino, pois justamente eu gosto das tinteiro por.não precisar pressionar muito - imagino que se não me adaptar à flexível,  eu ainda consiga utilizar sem problemas.
#2
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
15 Agosto 2013 às 11:53:19
Mudando um pouquinho, no meu aniversário ganhei um dinheirinho do meu pai e resolvi "torrar"... resultado, comprei um relógio - nada de extraordinário, mas com a interessante característica de ser solar - do tipo 'falso moto-perpétuo' (apesar de não ser o lugar ideal para comentar, já falei  ;D :P).
Mas, o mais importante - pelo menos para o tópico - foram duas canetas. Uma é a Parker Vector, que na verdade foi um kit de caligrafia, com 03 penas... é absurdo, surpreendente e até irritante como essas coisas são mais baratas fora do Brasil - paguei "irrisórios" US12, com frete e tudo.

Mas o que - por enquanto - me deixou mais satisfeito, foi a Noodler ahab flex nib - eu já li algo sobre ela no fórum, mas faz muito tempo (não tenho nem certeza se quem escreveu ainda frequenta o fórum). O inconveniente dela é a tampa com rosca - eu particularmente não gosto muito. O modelo é piston filler, flex nib e com a tampa com rosca, o que me pareceu padrão de todos os modelos deles.
Alguém tem uma dessas, ou tem algo a comentar?

Pelo que lembro de ter lido, são as canetas flexíveis atuais de melhor custo-benefício (são baratas e de boa qualidade).

Enfim, nos resta aguardar os correios do mundo afora - e torcer para não haver nenhum problema. 8) ;D

Quem sabe assim que elas chegarem eu não aposento a minha crown porcaria (a outra eu não tenho muitas reclamações). Assim que chegarem ou aparecer alguma notícia eu posto aqui.
Abraços.

#3
Botequim / Re: Qual caneta você está usando hoje?
15 Agosto 2013 às 11:20:32
Citação de: michelim online 13 Agosto 2013 às 08:47:05
Hoje de Aurora e Pelikan


Muito legal essa verde  ;D ;D (a pelikan, correto? ???).
O único detalhe que não gosto tanto é a tampa com rosca... como eu costumo 'tampar e destampar' muito as canetas, acaba sendo pouco prático. :P
#4
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
15 Agosto 2013 às 11:15:45
Olicheski, legais os reviews. você usou a própria tinta da jinhao, correto?
Quanto ao seu comentário no review, da tinta passar para o outro lado, isso varia do tipo de tinta, da pena (mais grossa ou fina) e bastante do papel. Acaba sendo melhor sempre usar papeis de gramatura um pouco maior - ainda assim, as tinteiro costumam ser melhores que as rollerball nesse quesito. ;)
#5
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
04 Agosto 2013 às 22:49:22
Olá pessoal,
minha experiência com tintas se resume as sheaffer e parker (modernas) .
Como recentemente comprei mais cores, Fiquei um tempo sem usar a parker (preta lavável). Enfim, como minhas canetas não são um primor,  agora eu percebi uma diferença grande entre elas. A parker realmente parece 'mais macia' na escrita e com uma fluidez melhor .  Ñ sei se é exatamente isso, mas dá a impressão de a sheaffer ter a tensão superficial muito maior (o que a deixa "menos molhada").
Numa caneta boa não faz muita diferença - ambas vão bem, mas na minha a parker pareceu funcionar melhor.
Por outro lado, as cores da sheaffer são mais bacanas - para mim, principalmente a verde e a vermelha.

Quanto as edelstein, acredito que seja a 'sofisticação embarcada' (ou um "efeito jóia") - Dá vontade de comprar só por conta daquele vidro deles... eu já estava querendo um outro azul, depois do comentário do michelim do topazio quem sabe quando eu for comprar um novo eu não crio coragem :P

Outro dia eu usei uma caneta emprestaram, com tinta pilot ... não deu para testar exatamente, mas me pareceu bem macia e gostei da cor - um azul meio 'puxado' para o turquesa.

Também usei os cartuchos da crown (que vieram com as canetas)  e eles apresentaram a estranha característica de.mudar de cor - na escrita, não após secar. No começo do cartucho era um azul arroxeado, depois ficou um azul bem escuro.
#6
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
23 Junho 2013 às 10:17:26
FPicinin,
Aqui no fórum (há um bom tempo, eu diria) o colega Michelim escreveu que fez o curso do instituto universal... como ele disse que foi relativamente fácil (recebeu o material, fez os exercícios e aprendeu ;D) quando li até me interessei - quem sabe um dia... ::)
Enfim, pelo menos um caso de sucesso podemos testemunhar, pois a letra do Michelim realmente é bem bacana. ;D
abraços
#7
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
23 Junho 2013 às 10:12:58
Flavio,
Pelo seu comentário sobre a Lamy, acho que nem vai se interessar, mas se quiser somente uma caneta barata e de ponta fina eu diria que a Hero 616 é uma boa. :P
Ela é uma réplica das parker, mas com acabamento mais simples (não chega a ser grosseiro, mas não é nada sofisticado). Mas o traço é bem fino... bem parecido com uma caneta técnica 0,5mm e bem baratinha...
Das mais sofisticadas, eu diria para dar uma olhada nas japonesas (pilot, sailor...) mas não sei dizer algum modelo em especial.
(o típico comentário que não ajuda praticamente em nada, mas... ;D)
Abraços!
#8
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
23 Junho 2013 às 10:09:28
Roncato e Carretera, obrigado pelas dicas.
A 'técnica' do polegar e indicador funcionou meio bem! :P
eu digo meio, pois uma das duas crown que tenho foi bem fácil já a outra eu até agora não consegui >:( >:( >:( Me deu tanta raiva que eu fiquei com vontade de pegar um alicate para desmontá-la (mas como eu ainda pretendo utilizá-la, não pareceu uma boa idéia :P ;D)
É impressionante a diferença de qualidades das duas - uma inox e outra de laca... a de inox é muito pior que a de laca, em vários aspectos, inclusive nessa desmontagem para manutenção...

Mas tirando esse detalhe, a manutenção funcionou bem. O canal de alimentação estava bem formado, porém com uma espécie de ressalto (ou rebarba) no meio. Utilizei o estilete com bastante cuidado - na verdade, nem cheguei a 'eliminar' o ressalto, mas somente 'cortei-o' em um ponto com a lâmina - e já parece que ficou bem melhor (vou testar melhor durante a semana).

Enfim, graças as dicas já consegui 'ajustar' uma delas. ;D ;D ;D
Valeu e abraços!
#9
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
20 Junho 2013 às 20:49:45
Olá Carretera,
faltou um link ou eu que sou muito devagar ??? ???
Abraços!
#10
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
20 Junho 2013 às 18:09:50
Legal! valeu mesmo pelo vídeo! ;D ;D

Mas, só uma perguntinha idiota  :P :P... para desmontar a pena propriamente dita ( a folha metálica) é só puxar? ??? ???

o cara foi meio mandrake :o :o... não consegui ver direito...
valeu!
#11
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
19 Junho 2013 às 20:32:06
Olá pessoal,
Obrigado pelas respostas. ;) Sempre é bom encontrar colegas dispostos como neste fórum.

Se é comum os conversores não terem (sempre) as esferas/molas eu já descarto esse problema - eu sabia do da sheaffer, mas como o diâmetro dele é maior que os outros que já vi, imaginei que fosse por isso.

Mas eu até gostaria de saber como desmontar e verificar o canal alimentador... dei uma procurada em vídeos  mas não achei  :'( - alguém poderia me passar algum link com o vídeo (colega Carretera)? ;D ;D ;D
Depois das respostas eu fiquei pensando e o problema não é sempre de arranque... as vezes ela arranca bem e falha um pouco depois e as vezes ela não arranca (de qualquer forma, imagino que a causa possa ser a mesma).


Valeu e abraço a todos!
Como sempre é um prazer "agitar" um pouco o fórum... ;D
#12
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
15 Junho 2013 às 18:55:32
Olá pessoal, tenho uma dúvida ??? ???
Acho que é meio banal, mas...

Como já comentei, comprei duas crown capricci, sem conversor (a crown não vende mais)... depois de uma longa busca, acabei comprando (na dúvida sobre qual daria certo) 3 modelos diferentes. dois bastante parecidos, com êmbolo de parafuso e outro seringa - esse seringa é "mini".

Enfim, dois dele não têm a 'bolinha' que costuma ter nos cartuchos (o único que possui é o mini)... eu tenho impressão que na minha outra caneta existia a bolinha no conversor - eis a dúvida... é normal os conversores não terem a esfera??
Eu sei que o da sheaffer não tem, mas como o diâmetro é bem maior não sei e chega a dar problema.

Eu sei que a esfera é para quebrar a tensão superficial e evitar a capilaridade da tinta no tubo. As canetas estão "meio estranhas", as vezes demoram para arrancar e as vezes parece que 'derramam' muita tinta... não sei se o comportamento pode ter algo a ver (principalmente o do arranque).

desde já agradeço.
#13
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
24 Maio 2013 às 17:56:55
Adriano,
Esse é o tipo de interrupção que nós sempre esperamos por aqui. ;D :P
Realmente muito estilosa.

Somente para comentar, já que não tem comparação com essa acima, esta semana eu ganhei uma Hero 616 de um colega meu.
A ponta é incrivelmente fina (o traço lembra das canetas técnicas 0,5mm. Apesar de tão fina, não arranha muito (um pouquinho não tem como, né :P) e tem o traço/fluxo bastante contínuo.
como ponto ruim, ao meu ver, é o ink sac - que eu particularmente não gosto - apezar de bastante grande.
Resumindo, gostei bastante.

Abraços
#14
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
21 Maio 2013 às 20:09:52


??? ??? ??? acho que eu não sei usar o fórum direito... não consegui colocaro o anexo... espero que agora dê certo ;D

Reinaldojr, de qualquer forma, se quizer fugir especificamente do azul, azul-negro, preto e vermelho, a sheaffer tem mais cores e é até fácil de achar/barato (na mallonline, por exemplo R$20/50mL) - Verde, turquesa, marrom e roxo, além dessas citadas.

Abraço a todos.

#15
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
21 Maio 2013 às 18:27:15
segue o review... na verdade ficou uma porcaria.;D
eu digitalizei, mas ficou muito diferente do real... entre os.azuis não da para perceber diferença... mas, enfim, só para se ter uma ideia - e todas.as cores ficaram mais escuras.
lembrando que são todas sheaffer lavaveis.
Mas, como disse o Falco  o mais seguro é comprar as próprias para isso ou a cor certa
Pelo que eu conheço, a pilot tem bastante cores e a noodler tambèm ambas com preço bom mas ambas importadas - ou bem difíceis de se encontrar por aqui.
mas, como eu disse, especificamente da sheaffer eu vi vários blogs comentando as misturas ( e minha caneta nem e la grande coisa), estou arriscando.
Abraço a todos.

#16
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
21 Maio 2013 às 06:21:06
Citação de: reinaldojr online 20 Maio 2013 às 14:41:56
Pessoal, novamente venho aqui tirar algumas dúvidas.

Devido ao alto preço de tintas mais elaboradas, importadas ou não, andei pensando em "fabricar" as minhas próprias. Tipo, comprar um vidro de tinta vermelho e um preto da mesma marca, misturar pra dar um vermelho escuro ou algo similar.

Vocês já ouviram falar se isso dá certo? É aconselhável?

Abraços!

ps.: minha esposa me proibiu pagar 95 paus numa Pelican Eldestein Ruby, segundo ela "é um absurdo pagar num vidro de tinta o preço de uma caneta!"

Como argumento, você poderia dizer que um vidro de tinta dura muito (pelo menos para mim, um vidro de 50ml dura alguns anos)... mas por um outro lado, nesse ponto eu acho que até concordo...  ;D ;D as tintas mais cheias de nove horas são muito caras (principalmente aqui no Brasil)
Essas Edelstein especificamente, dá vontade de comprar só pelo vidro (muito bacana)... E eles tem uma cor "topaz" que me parece bem bonita também... mas R$95,00 é realmente bem caro...

Eu também me interessei pelo assunto e encontrei vários blogs relacionados (todos em inglês)... Eu sei que existem algumas tintas que até vem em kits para você misturar - são várias cores e os frasquisnhos para fazer a mistura... mas só importado (até onde sei).
Eu aconselharia - a princícpio - você comprar algumas sheaffer mesmo... são bem baratas e eu particuarmente gostei bastante - eu tinha uma azul, que não é grande coisa, e recentemente comprei uma verde e uma vermelha, muito bacanas... o vermelho é bem vivo. Pelo que li nos blogs, as sheaffer em geral tem compatibilidade entre elas.
Como eu não gosto muito do azul da sheaffer, eu resolvi misturar um ouco de verde. Como foi só um teste, eu não marquei quanto de cada tinta, mas deve ter sido uns 3x1.
O que sempre se recomenda é fazer a mistura antes, em algum lugar que não seja a caneta :P ::) e, caso não apresente nenhuma reação, alteração de viscosidade, formação de borra no fundo, precipitação de alguma coisa etc, pode-se utilizar - sempre tendo em mente que existe aguma chance de algo não dar muito certo.

Como estou usando nas crown, fico meio sem medo de fazer alguma besteira...  ;D ;D ;D
enfim, o pouco que eu sei sobre o assunto é isso. Vou tentar fazer um review com essas cores que tenho (inclusive o 'novo azul').
Quando a minha azul acabar, eu prentendo comprar uma turquesa (qualquer marca, provavelmente a sheaffer por se mais barata) ou a azul da pilot que tem um tom um pouquinho mais claro que eu gosto bastante.
mas demora... eu tinha dois vidros, um parker preto e sheaffer azul... acho que já faz pelo menos uns 5 anos que eu tenho e não acaba :o - devem estar ma metade mais ou menos.
Se quizer alguma outra dica é só perguntar
#17
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
18 Maio 2013 às 22:30:26
erivelton,
De fato é mecânica. Eu até faria os desenhos em papel branco (sem linhas), mas infelizmente me falta um tanto de coordenação, então o quadriculado ajuda bastante... :P
Quanto a lapiseiras, não é o meu forte... aliás, a melhor que eu já tive foi uma da papper mate... acho que era um modelo escolar mesmo, completamente brega (era roxa!!!)... :) - Mas funcionava bem em geral e eu achava bem bacana pois tinha um sistema de amortecimento para evitar a quebra do grafite.

elderclsilva,
bem bacana a lamy. Essa é uma das marcas que eu gostaria de ter alguma...
dentre as minhas ambições estão uma lamy, uma saylor tridente (acho que esse modelo deve ser uma das canetas mais bacanas que já vi) - ou pode ser até uma hero 360, e alguma com pena flex (ou stub)...
Vi um kit, justamente da lamy, de caligrafia - no meu caso resolveria "duas das ambições".. ;D ;D

Mas, como o cartucho estourou? ??? na hora de encaixar na caneta? Nunca ouvi algo assim - não costumo usar muito caruchos, mas nunca me preocupei muito com esse tipo de problema. :P
De todo jeito, se for só para "estrear" a caneta, você pode usá-la como 'pena de mergulho'... eu sempre fico impressionado com o tanto que se consegue escrever com uma única "mergulhada" na tinta. ;)
#18
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
13 Maio 2013 às 21:24:06
Belo exemplar (e belas fotos), Falco.
Eu acho bem bacana essas penas de duas cores.

Reinaldojr, não entendi acima... foi uma pergunta ou uma afirmação?  ??? ???
esse é um 'review' - bem mal feito - de como eu costumo usar as tinteiros... como a folha é bem fina (gramatura 56g/m²), no scaner acabou manchando a pagina com o que estava escrito do outro lado, mas normalmente (a "olho nu") isso não ocorre, ou ocorre muito pouco.
A vezes eu também uso papel milimentrado (vendido em blocos) para os desenhos. As linhas são menos sutis, mas o papel é mais grosso um pouco e não apresenta esse problema... enfim, cobertor de pobre ;D
mas pela qualidade dos desenhos / letras, tá mais que bom. ;D
#19
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
12 Maio 2013 às 11:45:54
Citação de: reinaldojr online 11 Maio 2013 às 08:59:25
Pessoal, um quiz rápido aqui só pra eu ter uma noção geral.

No que vocês usam as canetas tinteiros de vocês? Eu uso pra estudar latim, faço muita transcrição de textos.

Abraços, Reinaldo.
Transcrisção de textos em latin!?!? Sério?? :o :o
Pô Reinaldojr, fala sério, demorou para arrumar uma caneta de pena heim?  ;D ;D
Alguém que estuda latin tem que usar uma caneta dessas... Só isso já deveria servir de argumento para a patroa...  ;) ;D

Eu uso para tudo também, exceto para assinar cheques, pois estou sem nenhuma tinta permanente. Mas especialmente para desenhar... ou fazer os croquis, mais exatamente...
como trabalho com projetos, não escrevo tanto e, apezar de trabalhar com cad, gosto de desenhar algumas coisas à mão - uma espécie de "brainstorm"...
e costumava utilizar a minha parker com traço mais grosso em preto e chinesa fina com azul. No momento estou com as duas crowns em azul (quando acabar o cartucho eu troco a cor de uma delas) - apezar que, como eu comprei mais duas cores vou acabar tendo que comprar mais duas canetas (hehe, desculpinha boa essa, né?).
Se eu conseguir, durante a semana faço um "reviewzinho".
#20
Botequim / Re: Vamos falar sobre canetas?
06 Maio 2013 às 20:35:13
Citação de: Pandolfi online 05 Maio 2013 às 11:27:12
euzis, use o PayPal normalmente, já usei umas 20 vezes, parece que el faz parte do grupo eBay.
Quanto às entregas pro Brasil existem algumas restrições. Veja aqui:
http://www.ebay.co.uk/itm/MONTBLANC-75TH-ANNIVERSARY-SKELETON-LIMITED-EDITION-149-FOUNTAIN-PEN-51-75-NEW-/251256029152?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a8006bfe0

Entre em Post to: a América do Sul está excluída.

Aqui também:
http://www.ebay.co.uk/itm/AURORA-PALLADIO-LIMITED-EDITION-PINK-GOLD-W-RUBIES-FOUNTAIN-PEN-EXTRA-FINE-NIB-/360645283842?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item53f8225002

Então, quando for comprar examine este detalhe.

Com relação a segurança nas compras só dá problema quando a pessoa passa a senha para alguém...
Quando tem o cadeado no link é provável que o site seja muito seguro...

Grande abraço.
Pandolfi


Pandolfi,
Obrigado pelas dicas. De fato eu já havia notado algumas restições de entrega... Mas dos itens que eu estava procurando, não sei se por serem itens pequenos (e batatos) todos os vendedores que vi entregavam "worldwide".

Quanto ao ebay, de fato acredito que seja bem seguro... o maior problema, pra mim, era o cartão... muito fácil na minha opinião... só dar o número, sem senha nem nada...
Pra mim, no mínimo tem que ter senha. :P :P
Abraço e grato pela atenção.