Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Roncato

Citação de: reinaldojr online 07 Maio 2013 às 17:13:56
Senhores, gostaria de ouvir um pouco da sabedoria de vocês sobre TINTAS.

Quando comprei minha primeira caneta tinteiro, peguei junto um vidro de tinta compactor azul. (http://ravil.com.br/produtos/thumbs/pro201302171322210_980x856.jpeg)
Não tinha nenhuma reclamação sobre ela até ver na internet testes feitos com outras tintas, especialmente o teste de secagem. Enquanto nos que eu vi na net secavam em 5 a 15 segundos, essa da compactor é capaz de um minuto depois eu conseguir borrar a página toda passando a mão no lugar errado.

Além disso, hoje, quando fui recarregar, notei uma... borra... no conversor, como se fossem resídudos.

O que os senhores me dizem? Normal? Anormal? Alguma sugestão? Obrigado.

Reinaldo a Compactor não é tinta top, porém, considero uma boa tinta sim, usei ela algum tempo, sem maiores problemas. É uma tinta barata que resolveu meu problema com uma Crown que não escrevia de jeito nenhum, por uma indicação mudei para a compactor e beleza, nunca mais falhou...

jorginho

Grande Gravina me solidarizo contigo, ocorreu o mesmo comigo essa semana, estava sentado no escritório e uma colega veio me dar um abraço e ao sair sua pulseira prendeu no clip da minha starwalker e não deu outra o corpo em resina diamante se espatifou no chão depois posto as fotos, vou levar no seu Josias o famoso "Amigo das canetas", aqui no centro pra trocar a peça.

Abraços Jorginho!!!

reinaldojr

Pessoal, um quiz rápido aqui só pra eu ter uma noção geral.

No que vocês usam as canetas tinteiros de vocês? Eu uso pra estudar latim, faço muita transcrição de textos.

Abraços, Reinaldo.

vinniearques

Citação de: reinaldojr online 11 Maio 2013 às 08:59:25

No que vocês usam as canetas tinteiros de vocês? Eu uso pra estudar latim, faço muita transcrição de textos.

Abraços, Reinaldo.

Pra tudo!

jorginho

Citação de: vinniearques online 11 Maio 2013 às 11:06:01

Abraços, Reinaldo.

Pra tudo!

Exatamente, pra tudo, a unica excessão são alguns formulários com papel muito fino que ainda usam carbono, nesses a pena com certeza vaza o papel!

Abraços!!!

Jorginho.

euzis

Abraços, Reinaldo.
Transcrisção de textos em latin!?!? Sério?? :o :o
Pô Reinaldojr, fala sério, demorou para arrumar uma caneta de pena heim?  ;D ;D
Alguém que estuda latin tem que usar uma caneta dessas... Só isso já deveria servir de argumento para a patroa...  ;) ;D

Eu uso para tudo também, exceto para assinar cheques, pois estou sem nenhuma tinta permanente. Mas especialmente para desenhar... ou fazer os croquis, mais exatamente...
como trabalho com projetos, não escrevo tanto e, apezar de trabalhar com cad, gosto de desenhar algumas coisas à mão - uma espécie de "brainstorm"...
e costumava utilizar a minha parker com traço mais grosso em preto e chinesa fina com azul. No momento estou com as duas crowns em azul (quando acabar o cartucho eu troco a cor de uma delas) - apezar que, como eu comprei mais duas cores vou acabar tendo que comprar mais duas canetas (hehe, desculpinha boa essa, né?).
Se eu conseguir, durante a semana faço um "reviewzinho".

reinaldojr

Citação de: euzis online 12 Maio 2013 às 11:45:54
Só isso já deveria servir de argumento para a patroa...  ;) ;D

Huahuahuahaua... e serviu viu?

FALCO

MB 146 segunda metade dos 50's.

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

euzis

Belo exemplar (e belas fotos), Falco.
Eu acho bem bacana essas penas de duas cores.

Reinaldojr, não entendi acima... foi uma pergunta ou uma afirmação?  ??? ???
esse é um 'review' - bem mal feito - de como eu costumo usar as tinteiros... como a folha é bem fina (gramatura 56g/m²), no scaner acabou manchando a pagina com o que estava escrito do outro lado, mas normalmente (a "olho nu") isso não ocorre, ou ocorre muito pouco.
A vezes eu também uso papel milimentrado (vendido em blocos) para os desenhos. As linhas são menos sutis, mas o papel é mais grosso um pouco e não apresenta esse problema... enfim, cobertor de pobre ;D
mas pela qualidade dos desenhos / letras, tá mais que bom. ;D

FPiccinin

Parker 51
Cor: Midnight Blue
Alguém sabe como posso datar a fabricação dessa caneta? Sei que essa cor foi fabrica entre 48 e 72.

Abraço

erivelton

Essa eu tenho como ajudar. No corpo da caneta, na parte interior próximo ao ink sac existe um código gravado formado por dois números. Eles é que vão permitir você saber o ano em que ela foi fabricada. Em varios sites você encontra a forma de decodifica- los ( e simples, mas não lembro de cabeça). Vai precisar de uma lupa para ler os números se não tiver uma visão muito apurada.

erivelton

Citação de: euzis online 13 Maio 2013 às 21:24:06
Belo exemplar (e belas fotos), Falco.
Eu acho bem bacana essas penas de duas cores.

Reinaldojr, não entendi acima... foi uma pergunta ou uma afirmação?  ??? ???
esse é um 'review' - bem mal feito - de como eu costumo usar as tinteiros... como a folha é bem fina (gramatura 56g/m²), no scaner acabou manchando a pagina com o que estava escrito do outro lado, mas normalmente (a "olho nu") isso não ocorre, ou ocorre muito pouco.
A vezes eu também uso papel milimentrado (vendido em blocos) para os desenhos. As linhas são menos sutis, mas o papel é mais grosso um pouco e não apresenta esse problema... enfim, cobertor de pobre ;D
mas pela qualidade dos desenhos / letras, tá mais que bom. ;D

Euzis, gostei dos croquis, é engenharia mecânica isso? Sou arquiteto, e acabo usando as canetas para alguns esboços também. Eu bem a verdade estava querendo fazer rolo com uma destas duas novas aquisições em algumas boas lapiseiras: Uma parker 61 Heirloom e uma parker 45. Ambas estavam em estado não tão nobre ao chegar em minhas mãos (no caso da 61, eram duas canetas do mesmo modelos, que acabou sendo transformada em 1) mas o senhor Josias, sempre ele, foi capaz de executar alguns pequenos milagres. A parker 45, estava com o bico "embeiçado", provavelmente tinha sido mergulhada em alguma solução que deformou o plástico de acordo com o diagnóstico do sr. Josias, que me devolveu ela com um conversor parker original, para pagar quando voltasse lá, já que ele afirma que isso não vai demorar. A(s) 61 e(ram) um caso a parte. Como citei em uma postagem anterior, estavam bem detonadinhas, mas o sr. Josias consegui fazer um mashup de ambas, unindo o que tinha de melhor em cada uma. O que gostei nesse modelo foi o acabamento em arco-iris com dois tons de ouro (ambos possuem um carimbo da parker indicando os tipos utilizados: 14 para o mais avermelhado, e 16 para o mais dourado), o que indica que eram da primeira série. O resultado do trabalho do sr. Josias é visível em ambas as canetas abaixo (perdoem a baixa qualidade das fotos, mas foi via celular):

Como comentei, se alguém tiver lapiseiras interessantes e quiser fazer rolo em alguma das duas canetas acima, dá um aviso ai! Abraço!

elderclsilva

Finalmente chegou minha Lamy Safari Vista  ;D ;D ;DMais infelizmente esqueci de comprar o conversor :-[ :-[ e pra piorar na hora que fui encaixar o cartucho ele estouros  :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(

erivelton

Citação de: elderclsilva online 18 Maio 2013 às 16:22:55
Finalmente chegou minha Lamy Safari Vista  ;D ;D ;DMais infelizmente esqueci de comprar o conversor :-[ :-[ e pra piorar na hora que fui encaixar o cartucho ele estouros  :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(
Esta ai uma marca que sempre gostei. Nas minhas épocas de estudante de arquitetura, eram as canetas e lapiseiras mais "moderninhas" a disposição do pessoal (a papelaria que ficava dentro da faculdade tinha vários modelos, sendo que a Safari era a de maior saida), apesar de que a bolsa de estudante nem sempre permitia-nos a graça de possui-las :-(

elderclsilva

Citação de: erivelton online 18 Maio 2013 às 16:51:28
Citação de: elderclsilva online 18 Maio 2013 às 16:22:55
Esta ai uma marca que sempre gostei. Nas minhas épocas de estudante de arquitetura, eram as canetas e lapiseiras mais "moderninhas" a disposição do pessoal (a papelaria que ficava dentro da faculdade tinha vários modelos, sendo que a Safari era a de maior saida), apesar de que a bolsa de estudante nem sempre permitia-nos a graça de possui-las :-(

Essa caneta realmente é muito bonita,já tinha algum tempo que estava de olho nela.Acho que ficaria mais legal se o próprio corpo dela fosse o reservatório de tinta,já que ela sendo transparente ficaria muito bonito o corpo colocar uma cor mais "chocante".

euzis

erivelton,
De fato é mecânica. Eu até faria os desenhos em papel branco (sem linhas), mas infelizmente me falta um tanto de coordenação, então o quadriculado ajuda bastante... :P
Quanto a lapiseiras, não é o meu forte... aliás, a melhor que eu já tive foi uma da papper mate... acho que era um modelo escolar mesmo, completamente brega (era roxa!!!)... :) - Mas funcionava bem em geral e eu achava bem bacana pois tinha um sistema de amortecimento para evitar a quebra do grafite.

elderclsilva,
bem bacana a lamy. Essa é uma das marcas que eu gostaria de ter alguma...
dentre as minhas ambições estão uma lamy, uma saylor tridente (acho que esse modelo deve ser uma das canetas mais bacanas que já vi) - ou pode ser até uma hero 360, e alguma com pena flex (ou stub)...
Vi um kit, justamente da lamy, de caligrafia - no meu caso resolveria "duas das ambições".. ;D ;D

Mas, como o cartucho estourou? ??? na hora de encaixar na caneta? Nunca ouvi algo assim - não costumo usar muito caruchos, mas nunca me preocupei muito com esse tipo de problema. :P
De todo jeito, se for só para "estrear" a caneta, você pode usá-la como 'pena de mergulho'... eu sempre fico impressionado com o tanto que se consegue escrever com uma única "mergulhada" na tinta. ;)

elderclsilva

Citação de: euzis online 18 Maio 2013 às 22:30:26
erivelton,
De fato é mecânica. Eu até faria os desenhos em papel branco (sem linhas), mas infelizmente me falta um tanto de coordenação, então o quadriculado ajuda bastante... :P
Quanto a lapiseiras, não é o meu forte... aliás, a melhor que eu já tive foi uma da papper mate... acho que era um modelo escolar mesmo, completamente brega (era roxa!!!)... :) - Mas funcionava bem em geral e eu achava bem bacana pois tinha um sistema de amortecimento para evitar a quebra do grafite.

elderclsilva,
bem bacana a lamy. Essa é uma das marcas que eu gostaria de ter alguma...
dentre as minhas ambições estão uma lamy, uma saylor tridente (acho que esse modelo deve ser uma das canetas mais bacanas que já vi) - ou pode ser até uma hero 360, e alguma com pena flex (ou stub)...
Vi um kit, justamente da lamy, de caligrafia - no meu caso resolveria "duas das ambições".. ;D ;D

Mas, como o cartucho estourou? ??? na hora de encaixar na caneta? Nunca ouvi algo assim - não costumo usar muito caruchos, mas nunca me preocupei muito com esse tipo de problema. :P
De todo jeito, se for só para "estrear" a caneta, você pode usá-la como 'pena de mergulho'... eu sempre fico impressionado com o tanto que se consegue escrever com uma única "mergulhada" na tinta. ;)

Euzis,eu também não uso muito os cartuchos os acho caro,pelo que parece esses cartuchos da lamy possui dois buracos um em cada ponta,ai na hora que fui encaixar na caneta pressionei demais ai a pressão fez com que estourasse os dois lados,depois que li a ideia de molhar diretamente na tinta consegui testa-la,ela apresenta uma escrita muito macia não houve nenhuma falha,gostei muito.

Carretera18

Vi o post do Erivelton sobre profissionais que fazem manutenção de canetas tinteiros e me lembrei deste filme sobre fabricantes artesanais. Eu gostaria de conseguir um exemplar fabricado deste jeito. Quem sabe um dia...

elderclsilva,

Acho que estes tipos de eventos são mais comuns do que imagina. Eu também já fiz muita lambança com as minhas canetas, principalmente quando a ansiedade de usar é grande.

Falco,

Esta MB é impressionante. Bela peça!

Abraços a todos
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

reinaldojr

Pessoal, novamente venho aqui tirar algumas dúvidas.

Devido ao alto preço de tintas mais elaboradas, importadas ou não, andei pensando em "fabricar" as minhas próprias. Tipo, comprar um vidro de tinta vermelho e um preto da mesma marca, misturar pra dar um vermelho escuro ou algo similar.

Vocês já ouviram falar se isso dá certo? É aconselhável?

Abraços!

ps.: minha esposa me proibiu pagar 95 paus numa Pelican Eldestein Ruby, segundo ela "é um absurdo pagar num vidro de tinta o preço de uma caneta!"

euzis

Citação de: reinaldojr online 20 Maio 2013 às 14:41:56
Pessoal, novamente venho aqui tirar algumas dúvidas.

Devido ao alto preço de tintas mais elaboradas, importadas ou não, andei pensando em "fabricar" as minhas próprias. Tipo, comprar um vidro de tinta vermelho e um preto da mesma marca, misturar pra dar um vermelho escuro ou algo similar.

Vocês já ouviram falar se isso dá certo? É aconselhável?

Abraços!

ps.: minha esposa me proibiu pagar 95 paus numa Pelican Eldestein Ruby, segundo ela "é um absurdo pagar num vidro de tinta o preço de uma caneta!"

Como argumento, você poderia dizer que um vidro de tinta dura muito (pelo menos para mim, um vidro de 50ml dura alguns anos)... mas por um outro lado, nesse ponto eu acho que até concordo...  ;D ;D as tintas mais cheias de nove horas são muito caras (principalmente aqui no Brasil)
Essas Edelstein especificamente, dá vontade de comprar só pelo vidro (muito bacana)... E eles tem uma cor "topaz" que me parece bem bonita também... mas R$95,00 é realmente bem caro...

Eu também me interessei pelo assunto e encontrei vários blogs relacionados (todos em inglês)... Eu sei que existem algumas tintas que até vem em kits para você misturar - são várias cores e os frasquisnhos para fazer a mistura... mas só importado (até onde sei).
Eu aconselharia - a princícpio - você comprar algumas sheaffer mesmo... são bem baratas e eu particuarmente gostei bastante - eu tinha uma azul, que não é grande coisa, e recentemente comprei uma verde e uma vermelha, muito bacanas... o vermelho é bem vivo. Pelo que li nos blogs, as sheaffer em geral tem compatibilidade entre elas.
Como eu não gosto muito do azul da sheaffer, eu resolvi misturar um ouco de verde. Como foi só um teste, eu não marquei quanto de cada tinta, mas deve ter sido uns 3x1.
O que sempre se recomenda é fazer a mistura antes, em algum lugar que não seja a caneta :P ::) e, caso não apresente nenhuma reação, alteração de viscosidade, formação de borra no fundo, precipitação de alguma coisa etc, pode-se utilizar - sempre tendo em mente que existe aguma chance de algo não dar muito certo.

Como estou usando nas crown, fico meio sem medo de fazer alguma besteira...  ;D ;D ;D
enfim, o pouco que eu sei sobre o assunto é isso. Vou tentar fazer um review com essas cores que tenho (inclusive o 'novo azul').
Quando a minha azul acabar, eu prentendo comprar uma turquesa (qualquer marca, provavelmente a sheaffer por se mais barata) ou a azul da pilot que tem um tom um pouquinho mais claro que eu gosto bastante.
mas demora... eu tinha dois vidros, um parker preto e sheaffer azul... acho que já faz pelo menos uns 5 anos que eu tenho e não acaba :o - devem estar ma metade mais ou menos.
Se quizer alguma outra dica é só perguntar