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Mensagens - Alevian

#1
Fórum principal / Re:RELÓGIOS TECHNOS NUNCA MAIS.
15 Outubro 2021 às 14:36:45
Prezados,

Acabo de ler essa notícia, que me deixou um pouco entristecido.

https://s.migalhas.com.br/S/C8A0D0

Penso que seria relativamente simples para a Technos, que é líder de vendas de relógio no Brasil, "segundo o Google", ter um sistema que pudesse rastrear pelo número de série e oferecer ao cliente uma alternativa que pudesse harmonizar a relação.

Sei que é muito difícil para quem está de fora entrar em todos os meandros de um caso concreto colocado em uma ação judicial, mas sei também que desses brasileiros que acionam mesmo um Juizado Especial Cível, por conta de um valor desses são a minoria, dentre inúmeros que sentem-se lesados por conta da mesma situação.

Tenho um reloginho Technos Júnior, de corda, de quando eu era pré-adolescente. Ele também tem para mim um valor estimativo. Vi que carrega um mecanismo francês que equipa inúmeros outros modelos, das mais variadas marcas...

Ok. O escritório ganhou a ação, por ter "defendido" a empresa.

Mas no íntimo do cliente que acreditou na marca? Qual será a sensação? Em relação à loja (que foi à revelia) e à própria Technos que deixou algo tão simples chegar a esse ponto.

Eu me lembrei bem, só para ficarmos em um exemplo, de um caso recente que tive com duas impressoras HP, daquelas série 8600 e 8100.

A assistência técnica autorizado tinha condenado.
No próprio SAC da HP me indicaram a Pró Printer para conserto fora da garantia. As impressoras são boas e tem mais de 5 anos.

Chegando lá, uma técnica arrumou as duas.. não cobrou tão barato.
Só que ela me disse que, como os cartuchos, que eram novos, tinham sido "reconhecidos" pela impressora, uma vez trocada a placa, eles não seriam mais aproveitados. Para a técnica, eu teria que comprar cartuchos novos (uma pancada de quase R$500,00).

Resolvi tentar pelo SAC da HP.
O rapaz, me lembro até hoje do nome - Cauã - me atendeu muito bem. Ao telefone pediu que eu colocasse cartucho por cartucho na impressora, fornecesse os dados de cada um deles e, em uma semana, chegaram novos cartuchos em minha residência, sem custo algum.

Não à toa, há nos foruns da HP um espaço para elogio ao suporte.
Não sei se vocês tem experiências piores com a marca - falo apenas da minha.

Vi também que a Technos, no Reclame Aqui, tem várias reclamações de falta de peças e, mas atende a maioria delas.

Então não sei o que houve no caso, se o sistema de Justiça (?) atrapalhou - sendo que o advogado é o primeiro juiz - mas seria importante que saber como essa sentença ficará para a história, do autor, dos advogados do escritório, da juíza...

Eu me lembro de uma sentença até hoje - publicada no Conjur - era SENTENÇA PARA MARCENEIRO LER.
Gostaria que o mesmo juiz tivesse julgado esse caso envolvendo esse relógio.
O caso é que o relógio foi usado por poucos meses e quebrou... algo inesperado, creio que para o consumidor e talvez até ainda mais por tão conceituado fabricante.

Também achei um pouco estranho atrelar a justiça a papeis, num mundo em que a própria Carteira de Trabalho agora é somente digital.

O que acham?
#2
Verdade, Jefferson.

É que me lembrei que, em outra oportunidade, você havia perguntado sobre o preço do conserto.
E agora chegou a dizer que mesmo na região Sudeste temos dificuldade.

Aproveitei o tópico. De fato, não é fácil encontrar indicações de profissionais por aqui. Eu mesmo acabei garimpando por conta própria. O próprio endereço do renomado Carregalo não é divulgado. O filho dele tem perfil no Instagram, mas falta telefone, endereço...

Na Bahia, sei que o Jaque Wagner curte relógios. Onde será que ele faz os reparos?
#3
Jefferson,

Considero ter tido relativo sucesso com os reparos feitos na New Look Time do West Plaza. (Sr. Artur)

Para botar p funcionar meu Ômega, de 40 anos, paguei R$280,00.

A precisão não ficou lá essas coisas (varia alguns segundos por dia).

O relojoeiro pediu p eu levar de volta, mas n tive tempo ainda....

Fiz lá outros dois reparos, em um Technos Júnior e em um Orient Y46905 (construção civil), ambos também com décadas...

Paguei $150,00 por cada serviço.

O Technos, a corda, funciona de modo surpreendente (suíço com mecanismo francês).

A precisão do Orient é absurda (1 a 2 segundos de variação por dia!).

Ouvi dizer que na loja da 24 de Maio há relojoeiro mais focado em relógios caros.

Superou minha expectativa.

Daqui a algum tempo talvez eu volte para tentar melhorar a precisão do Omega.
#4
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
06 Janeiro 2020 às 23:51:40
Prezados,

Nunca tinha reparado que havia um CLUBE DO ORIENT aqui.

Meu pai deixou um, modelito Y469005-6A, que é simplesmente perfeito. Não para nunca e é super pontual...

Depois que conheci o forum, com o propósito de arrumar um Ômega, acabei dando mais atenção aos reloginhos que meu pai usava e até a um que ele me deu quando eu estava me tornando um adolescente... portanto há mais de 30 anos! No caso, um Technos Junior, suíço, com mecanismo francês (vendido até hoje em relógio novo estadunidense), a corda. Mas esse é um capítulo à parte.

Sobre o Orient, achei um tópico bem legal no Quora, que resume bem o posicionamento dessa marca

https://www.quora.com/Are-Orient-watches-good

Até o momento, pela minha limitadíssima experiência pessoal, não posso dizer que o Orient ou o Technos estão atrás do Ômega.
#5
Companheiros,


Acabei levando na New Look Time , do West Plaza.

Sr. Artur me pareceu um técnico experiente. Ao verificar a máquina demonstrou interesse em reativá-la e logo conseguiu.

Por dois dias verificou o funcionamento e constatou que não há nada quebrado.

Será feita revisão, limpeza, regulagem e lubrificação na peça de quarenta anos e algumas centenas de horas de uso. Um trabalho minucioso e caprichado, como me foi dito, que pode durar até 20 dias.

Considero, pois, que a solução está muito bem encaminhada.
#6
Em qual Pet Shop foi l(a)evado?
#7
Até certo ponto assimilo a colocação do Adriano.

Uma amiga trabalhou como secretária em uma concessionária Mercedes, na época em que lançaram o Classe A.

Muitos donos de Mercedes normalmente possuem alguns carros. Esses não vão à concessionárias levar para revisão - quem levam é o motorista. Não barganham orçamento prévio. Simplesmente são informados do valor a pagar e pagam.

O pessoal que comprava Classe A era de um outro perfil. Pessoas que tinham um só carro, faziam banzé quando recebiam a informação de que o carro precisava ficar por alguns dias na oficina, reclamavam do valor cobrado... Verdade que o carro também não ajudava...

No entanto, fora desse seleto consumidor de luxo, talvez de maneira geral consumidores consideram como fatores de qualidade os valores apresentados e o atendimento. Sim, preço é fator de qualidade!  Para o bem e para o mal...

Prolixo que sou, recorro a historietas para ilustrar esse ponto.

A primeira ocorreu com meu pai, também no final da vida dele.
Certo dia cheguei em casa, abri a porta da garagem, cheguei perto dele e ele, que sempre me recebia bem, não reagiu.
A TV estava com volume bem alto. Percebi que ele estava "surdo".

Liguei para o médico do home care, e ele disse que poderia ser um AIT (Ataque Isquêmico Transitório)! Ou outro evento, mas como o atendimento não havia sido prestado nas primeiras horas...
Busquei no Google, fiquei preocupado.

O médico foi "transparente"?

Familiares questionaram se não poderia ser cera.
Levamos papai ao Otorrino. Hospital Santa Virgìnia. Atendeu um médico experiente, que em minutos fez meu pai ouvir perfeitamente de novo.
O médico, aparentemente indignado com o comentário do colega, observou.
Por que assustar as pessoas?
Por que não começar pelo mais simples?

Em relação ao serviço das autorizadas, por mais que aqui no fórum a comparação com revisão de automóveis seja rechaçada, nossa ignorância insiste em fazer o paralelo.

No ano passado, tive que trocar discos e pastilhas de um Corolinha 2006. Com pastilhas da concessionária, disco da marca indicada pelo mecânico especializado, gastei R$1086,00. Na concessionária, custaria mais de R$2.000,00.

Por essas e outras, se você buscar carros com entre 5 e 8 anos de uso (para ficarmos no patamar considerado "aceitável" pelo Uber), raramente encontrará todas as revisões feitas em concessionária.

Isso sem contar que, muitas vezes, o mecânico de confiança tem anos a mais de experiência do que o novato da concessionária, se é que também não trabalhou anos em concessionária, como no caso acima relatado.

Penso que a maioria dos que fomentam esse forum já levaram seus carros em concessionárias e nem sempre tiveram a melhor experiência . Pelos relógios que ostentam, imagino que tenham carros compatíveis. Pois se por acaso alguém daqui  usa veículos após o período da garantia, possivelmente concordará comigo e com a maioria dos proprietários de automóveis nessa situação.

Em países em que não vinculam a garantia aos serviços prestados na concessionária, por incrível que pareça, os consumidores costumam levar mais os carros para revisar na rede credenciada. Por quẽ? Simples, não há tanta discrepância no preço!

Voltando ao nosso caso, liguei hoje e na semana passada para duas lojas New Look Time. De fato, previsto, por telefone, nenhum orçamento foi passado. Porém, após ouvir eu relatar sumariamente o histórico do relógio, ambos me deram a esperança de que a máquina pode voltar a funcionar com não mais do que uma revisão simples. Na 24 de maio, orçam na mesma hora. No West Plaza, de um a dois dias para orçar. Não senti que tenha faltado transparência, ética ou coisa que o valha.

Além do atendimento, o consumidor vai verificar Procon, Reclame Aqui, se tem ou não avaliações Google, se e como responde. Se for chato mesmo como eu, vai entrar na JUCESP, ver quem são os sócios da empresa, avaliar perfil no Linkedin...onde moram!

Nesse giro percebi que, além de nada desabonador relativo à citada loja, há um sujeito chamado Tarcísio Thomaz, já mencionado há anos nesse mesmo fórum, que "cuida" das questões do atendimento.

Pois é um conjunto de fatores aproxima ou distancia perfis de consumidores.

Se quem atende não tem domínio técnico, é conveniente que tenha feeling.

Se você ligar no SAC da NGK e o atendente não souber te responder uma pergunta, você fala com o técnico da fábrica. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

No Fleury, quando era realmente um laboratório diferenciado, se você tivesse dúvida sobre um hemograma, falava com Dr. Granado. O atendimento em alto nível, penso eu, envolve também questẽos assim.

Dizem que agora as empresas querem ser "orgânicas". Palavra da moda. Pelo que entendi nada mais é do que ser assertiva no atendimento ao cliente, de forma mais humanizada possível. A que ponto chegamos! Depois de colocarem tantos robôs, de banalizarem os processos,  estão percebendo que deu ruim...

Para o cliente que NÃO É CONSUMIDOR DE LUXO, ouvir que precisará pagar R$2.000,00 por uma revisão de um relógio já é difícil. Se fosse ficar "ZERADO" talvez fosse coisa de se pensar, por ser uma jóia e pelo valor estimativo.

Qualquer valor "a partir de" ou custo adicional,  por mais que em nome da "transparência", da qualidade diferenciada tem potencial para modificar o humor ou, no mínimo, distancia o cliente.

Longe de mim querer usar qualquer argumento de autoridade com um colaborador de honra aqui do fórum, com trajetória brilhante, que vive de compartilhar certo conhecimento, em artigos, palestras, vídeos, além desse espaço. Falo apenas como um consumidor com perfil que talvez não possa ser acolhido em todos os casos pela autorizada da marca, até porque, no momento, a postura é essa. E também como quem passou décadas lidando com fornecedores e consumidores dos mais diversos tipos.

Sei que é difícil, pois eu mesmo estou longe de ser "super fofo". Apelo então para Quintana - o ataque de uma borboleta agrada mais do que todos os beijos de um cavalo.

Boa semana de trabalho e entendimento!
#8
Obrigado, Spotter.

Acabei nem indo levar o relógio hj. Uma semana para orçar me pareceu demais!

E o outro, da 24 de maio... no centro da cidade, não queria ir lá.

Mas esse rapaz de Campinas, pode dar certo. Tenho um colega de trabalho que mora lá. Campinas - Sampa - Sampa - Campinas todo santo dia, há mais de 20 anos!

E o que eu preciso é disso. Alguém que não estrague o relógio e o faça voltar a funcionar, se possível, sem muita firula e dentro do meu orçamento.

Acredito que essa situação pela qual você passou e que agora estou vivenciando possa ser comum a muitos outros usuários do fórum.



#9
Fórum principal / Re:APRESENTAÇÃO
18 Outubro 2019 às 16:50:23
Sim, como eu disse. Foram quarenta anos, mas pouquíssimas horas de uso.

Agora é arrumar um lugar bom para botá-lo para funcionar bem, sem ter que dar meu rim em troca. Sigo com minha pesquisa...

Acho que vou levar naquela Carpinobilis amanhã. Ver quanto cobram. Liguei lá, a moça disse que precisa de uma semana para orçar...ok. Não cobra pelo orçamento. Bom!

Ops.. vi agora New Look Time. Orça na hora, se for coisa simples. Vou antes da Carpinobilis! Quem sabe...
#10
Fórum principal / Re:APRESENTAÇÃO
17 Outubro 2019 às 20:40:08
Automatic e demais prezados,

Seguem as fotos...
#11
Fórum principal / Re:APRESENTAÇÃO
17 Outubro 2019 às 13:57:13
Obrigado, Adriano, pela atenção dispensada e esclarecimentos.
Continuo com a esperança de que apenas a limpeza possa resolver o problema.
Imaginava que, nos R$2030,00 estivesse incluso, pelo menos, uma nova coroa e uma nova pulseira de couro, além

#12
Fórum principal / Re:APRESENTAÇÃO
17 Outubro 2019 às 01:39:39
Obrigado pela atenção, Igor.

De fato, já tinha lido aqui sobre a diferença de precisão entre o Omega e o Orient.
Você chamou também atenção ao fato da maior robustez de um em relação ao outro. Realmente, propósitos diferentes.

Quanto a lembrar meu pai, ambos cumprem esse papel. E tenho lembranças dele mais ligadas a questões imateriais; exemplos, conselhos, vida bem vivida. Acho que se eu dissesse a ele que iria gastar R$2.000,00 para consertar um relógio, não aprovaria.

O que me deixou cabreiro no parecer da moça da Watch Time foi o fato de ter cogitado a questão da Suíça... acho que os brazucas dão conta e fugiu totalmente do "valor padrão" mencionado no site. Confesso que fiquei assustado!

De fato, o que procuro é que o relógio funcione, ainda que com 40 segundos diários de "diferença", como o Orient.

Interessante saber que com 20 anos e tendo recorrido a vários profissionais você está restrito aos dois citados ad nauseum (para usar uma expressão cara ao Adriano) aqui no forum. Talvez, para os que querem tudo de um relógio de luxo, realmente exista essa restrição, mas não me vejo nesse grupo.

Vou cotar então com os dois citados e com mais alguns (continuo aberto a outras boas indicações!). Algum bom profissional há de restabecer o funcionamento do reloginho a contento.

Oremos por isso e pela saúde do Flavio e de todos os que aqui colaboram.


#13
Pagar dezenas de dólares por um certificado só faz algum sentido para produtos muito sofisticados e de alto luxo.

Mesmo a Omega tem produtos não tão caros assim.

Não sei em que circunstância eu me proporia a desembolsar valor assim. Acho que só mesmo um colecinador abastado e aficcionado.
#14
Prezados,

Entrei nesse fórum com um objetivo claro, que seria uma orientação de como e onde arrumar um relógio mais ou menos antigo que era do meu pai.

Como alguns aqui devem saber, a Souza Cruz costumava presentear com um relógio de ouro os funcionários que completavam 30 anos de serviço para a empresa.

Meu pai trabalhou lá. Entrou empurrando caixas e saiu como mecânico, na época em que cigarros eram feito com máquinas apenas mecanizadas. E, em 1979, ele foi agraciado com o presente. O relógio tem, portanto, exatos 40 anos! Quadradinho, fundo branco, marca só as horas, pulseira de couro... modelo De Ville.

Recentemente, ele faleceu. Viveu muito bem seus 92 anos, até que em março começou a ter probleminha de mobilidade e depois disso conseguiu ir até agosto.

Ele praticamente não usava o relógio, que tinha valor monetário, para um relógio, muito acima de nosso padrão e também valor estimativo.

Sabia que não podia deixar parado, às vezes colocava um dia no pulso. Mas depois de algum tempo começou a atrasar, a parar. Nem me lembro da última vez que o vi com o relógio.

Dia desses encontrei a joia na gaveta, já sem a coroa.

Levei a um relojoeiro que está atuando aqui no bairro (Penha _ São Paulo), colocou a coroa, deu corda, e o bicho funcionou por 2 dias, atrasando um pouquinho até parar. Tenho medo de forçar para dar corda. Parece que não quer funcionar mais!

O tal do relojoeiro disse que o maquinário estava sujo e que poderia arrumá-lo por R$1200,00.Disse ter formação no Senai Suíço Brasileiro, ter trabalhado na Technos, na Oriente, em uma loja do Shopping Ibirapuera... mas ainda assim achei um pouco salgado e não me inspirou toda a confiança necessária.

Vi uma tabelinha, no site da própria Omega, dizendo que a revisão em um relógio de metal precioso da marca custa em torno de R$2000,00. Lá não é mencionado se esse valor seria para relógios novos ou mais antigos.

Liguei para um relojoeiro que atua próximo à Avenida Angélica, e me disse que, se for só revisão, faz por R$300,00.

Liguei na loja Omega (Shopping Cidade Jardim), mas a moça que me atendeu deu o telefone da empresa do Adriano (Moderador Global aqui do forum).

Liguei na empresa, atendeu uma moça, disse que eu preciso levar lá para fazer um orçamento mas que, por ser um relógio antigo, talvez precise levar para reparo na Suiça, ou trazer peças da Suíça. Nem entendi bem. Trabalham também de segunda a sexta, horário coincidente com o meu horário de expediente. E não atendem aos sábados, uma pena.

Vislumbro ainda consultar um relojoeiro (Eurico, na Lapa - na verdade, o filho dele, Ricardo, para ver se arrumo, por preço acessível) e um tal Sr. Cintra, no Bom Retiro. Relojoeiros que me foram indicados por pessoas conhecidas, mas não tão especializadas no ramo quanto os foristas daqui, obviamente.


Perguntei na Cassio Center, do Center Norte, e o japa que atendeu informou que um conserto em um relógio desses, se viável, custará pelo menos R$900,00.

Confesso que estou pirando com tanta informação divergente.

Será que um relógio que funcionou outro dia e parou dá tanto trabalho assim para ser arrumado?


Outro ponto que acho curioso é que, além do relógio Omega, meu pai tinha um Orient, de GUERRA. Pau pra toda obra mesmo, literalmente. Funciona sem problema.

Será que ele deu azar com o Omega, usado por poucas horas nesses 40 anos?

Acredito que o Orient tem mais ou menos o tempo de vida, tendo sido usado diariamente, por décadas!

Qual a vida útil média de um Omega?

Enfim, não me apresentei, mas apresentei o caso aos colegas.

Espero obter orientações, preferencialmente indicações de vários relojoeiros confiáveis, com anos de profissão, além da Carpinópolis e da empresa do Adriano, tão citadas por aqui.

Espero também poder compartilhar por aqui o andamento da história desse reloginho, que talvez possa cumprir seu propósito de concepção:  O seu relógio OMEGA foi concebido para o acompanhar de forma fiável ao longo da vida se receber, regularmente, o melhor cuidado.

Sei. Não fizemos nenhuma manutenção, mas também pouco usamos o produto.
Sei. Não havia lubrificação, mas também não houve esforço, penso eu.

Não espero prognósticos, que não são recomendáveis nem para pessoas com doenças graves, apenas opiniões, que possam me auxiliar a formar um juízo e tomar as melhores decisões, baseados talvez em um nobre interesse de me ajudar a botar a máquina para trabalhar.


Obrigado!

Em tempo: tive caso similar quando comprei um Corolla. Encontrei na época um fórum criado por um sujeito que indicava muito determinada oficina. Não tive dúvida, levei o carro lá. O famoso mecânico (com muitas avaliações positivas também no Google) pediu para trocar o que precisava ser trocado e outras coisas que visivelmente não eram necessárias. Troquei o que pude trocar. O carro andou bem comigo durante quase três anos, até a perda total. Deixe de levar no tal especialista porque, além de um pouco mal humorado, metido a entendido, que não gostava muito de justificar suas posições, quando foi simplesmente arrumar um freio fez bobagem. Tive de levar o Corolla guinchado à oficina do tal sujeito (alguém já viu um Corolla guinchado por problema mecânico?). E pensem que o cara priorizou o reparo? Nada, tive que deixar o carro lá o dia todo, ir de 99 para meu trabalho, voltar de 99 para a oficina, perder tempo... Conclusão, hoje ando com um Corolla, também antiguinho (2007) quase igual ao outro, mas que o arruma é o mecânico que arrumou um Uno que me acompanhou por anos. Esse, ao contrário do "especialista", não inventa troca preventiva de sensor de oxigênio (sonda lâmbda), nem troca de válvula termostática, tendo o carro rodado 120.000 km, enfim, não indica coisas que nem a concessionária indicaria. E cobra metade do "especializado".

Em suma, se o cara é especializado, mas não pisa na bola nem "inventa" trocas desnecessárias, ok. Tem estrutura, sabemos que é mais caro do que o não especializado. Pagamos com gosto!

Mas o fato é que, seja com carro, automóvel ou qualquer outro produto, quando precisamos do serviço, é muito difícil achar múltiplas indicações e preços razoáveis... no outro fórum não tive sorte. Espero que aqui consiga.

EM TEMPO 2: O cara que criou o fórum do Corolla, da noite pro dia, simplesmente sumiu com o acesso e com as informações ali contidas, minhas postagens inclusive. Outra experiência que eu não gostaria de ter por aqui. Vida longa ao Relógios Mecânicos!