Menu principal
Menu

Mostrar postagens

Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.

Menu Mostrar postagens

Mensagens - Ezequiel

#2
Citação de: Pouron online 30 Julho 2020 às 18:37:12
Tópico muito bacana, parabéns aos participantes.

Ezequiel, belíssima atitude de tocar o sino, literalmente  ;D

Espero que sua comunidade reconheça o valor do seu empenho

Obrigado amigo , também gostei muito desse tópico, e  o trabalho foi reconhecido sim.
#3
Citação de: flávio online 29 Julho 2020 às 18:01:52
Vivendo e aprendendo, também nunca tinha ouvido falar nessa manufatura e, pelo pouco que vi, são relógio EXTREMAMENTE bem feitos. Notaram que há até perlage nas alavancas metálicas de alguns modelos? O escapamento, embora não incomum em relógios de torre, pelo contrário, é de precisão, um Dead Beat "de repouso" (Graham) com pinos. Isso aqui


https://www.youtube.com/watch?v=Lj0c4TFRRY4

a uma diferença no escapamento das duas marcas, nos relógios Lourenço Fernandes, ele é de roda dentada e estão constantemente banhados a óleo enquanto que os Michelini saiam de fabrica apenas oleado.

vídeo escapamento:
https://youtu.be/QhyAMn7J8uU



 
#4
Citação de: flávio online 29 Julho 2020 às 17:21:34
O relógio por acaso é este, que já fora restaurado em 2010?

http://wwwparoquiasjalegre.blogspot.com/2010/06/restauracao-do-relogio-da-torre-da_01.html

Seria uma perda tremenda este relógio ser sucateado, belíssimo mecanismo. Tem ideia do fabricante?
esse é um Micheline que foi restaurado por ele mesmo, o que eu cuido é um Lourenço Fernandez e Filhos fabricado na cidade de Jacutinga-MG
#5
 Não amigo eu não sou o dono do relógio do tópico, o relógio que eu me referi é outro, é um relógio de torre que como eu disse apesar de ser de porte diferente usa o mesmo sistema no trem de batidas (caracol com cremalheira) e por isso eu me propus a ajudar, é esse relógio de torre que o relojoeiro João Amaral da cidade de Pouso Alegre (um bom relojoeiro diga-se de passagem), pediu R$15000,00 para restaura-lo. mais como não foi aceito pela comunidade e eu com medo de eles trocarem por um sistema eletrônico me propus a estudar e coloca-lo para funcionar, hoje ele funciona perfeitamente.

segue o link:
https://youtu.be/cvAxM5l4U1c








   
#6
Citação de: flávio online 29 Julho 2020 às 14:00:41
15 mil ou 1500? Não tem um zero a mais aí não?


Na verdade ele pediu 17500,00 mais deixou por Quinze mil, kk
#7
Citação de: flávio online 29 Julho 2020 às 11:28:01
Eu não quis me intrometer porque sequer sou relojoeiro, muito embora tenha algum conhecimento técnico teórico, bem como a discussão já parecia encaminhada pelo colega mas... Eu acho completamente temerário dar opiniões nesse caso de forma satisfatória, considerando que o relógio precisa de uma desmontagem, remontagem e lubrificação total das peças, momento no qual o estado de cada uma e correição de montagem devem ser analisados.

Flávio

também Não sou relojoeiro apenas resgatei um que estava abandonado na minha cidade e tive que estudar um pouco para isto(e apenas fiz isto porque a comunidade não queria pagar o valor de R$15000.00 que o relojoeiro pediu), dei minha opinião pois os mesmos problemas que ele encontra eu também tive, mais oque você falou esta totalmente correto. 
#8
Boa Noite, confere se a haste que toca o pêndulo (que vai da âncora ao pêndulo) não está empenada me parece que o pêndulo está ligeiramente pendendo para a direita.
#10
ESSA LINGUETA VOLTADA PARA TRAZ (NUMERO DOIS) FREIA O PINO DA RODA QUE ESTA ATRAS, ME PARECE QUE A CAME (NUMERO 1) ESTA LEVANTANDO ELA NA HORA ERRADA DEIXANDO O PINO PASSAR, VOCÊ TERÁ QUE SINCRONIZA-LOS. REPARE BEM NESSA PARTE
#11
A alavanca logo acima da cremalheira é o freio do trem de batidas ela atua em conjunto com a roda que está logo atrás dela calçando o pino que está na roda, me parece que eles não estão sincronizados, já a alavanca que você ergue para para-lo é a que aciona o trem de batidas ela trabalha junto com uma came que fica na árvore central, me parece que ela está constantemente caída, de uma olhada lá pra ver se não tem nenhum pino quebrado ou talvez ela esteja fora do lugar.
#12
Apesar de ser relógios de porte diferentes, o mecanismo de cremalheira se comporta basicamente da mesma forma Faça mais um vídeo de outro ângulo pra poder visualizar melhor.
#13
O sistema é muito semelhante com o relógios de torre que eu cuido, usa uma came de caracol com cremalheira, o estranho é que a cremalheira do seu relógio não está subindo para ocorrer o travamento no final.

https://youtu.be/cvAxM5l4U1c

Também tive o problema de o pêndulo parar depois de alguns minutos, não tenho conhecimento desse tipo de relógio mais no meu caso era o nivelamento do movimento que estava errado, no relógio de torre a um pequeno parafuso no pêndulo para corrigir o nivelamento.
#14
Parabéns ficou muito bom, no relógio de torre q eu cuido eu me preocupo apenas em fazer com que o relógio bata dentro do minuto da hora cheia, não me importando tanto com os segundos já que fica quase impossível com as variações climáticas.
#15
gostei muito da restauração, mantendo como disse o colega "as cicatrizes do tempo",acabou fazendo com que o relógio adquirisse uma terceira história, a do modelo, da guerra e agora a da restauração, muito boa postagem.   
#16
Fórum principal / Re:TÓPICO DE APRESENTAÇÃO
20 Julho 2020 às 21:11:12
Boa noite
Meu nome é Ezequiel sou do Sul de Minas, sempre gostei de relógios mais comecei a gostar mais dos automáticos depois de recuperar um relógio de torre do meu bairro que estava parado a uns 8 anos, hoje faço a manutenção semanal dele dando corda, lubrificando e regulando.