Relogio de parede astro 30 dias com problemas

  • 33 Respostas
  • 8837 Visualizações
*

Fernandogd

Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Online: 26 Julho 2020 às 14:03:35 »
Boa tarde pessoal,

Comprei um relogio de parede 2 cordas astro 30 dias, no entanto o mesmo nao para de jeito nenhum de bater a mudanca de horas e o relogio para o pendulo sozinho, cerca de 3 minutos depois de dar impulso, a corda foi dada ao máximo(já recebi assim). Retirei da caixa, limpei com benzina e dps lubrifiquei com o oleo que tinha a mão apenas os pivos( só um pouco), vou por um óleo melhor e adequado, quando terminar de conserta-lo.

Alguém pode me dar uma dica? Estou comecando agora e nao achei muita coisa na internet sobre essa máquina. Segue as fotos q tirei.











« Última modificação: 26 Julho 2020 às 14:22:22 por Fernandogd »

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #1 Online: 26 Julho 2020 às 18:36:50 »
O sistema é muito semelhante com o relógios de torre que eu cuido, usa uma came de caracol com cremalheira, o estranho é que a cremalheira do seu relógio não está subindo para ocorrer o travamento no final.

https://youtu.be/cvAxM5l4U1c

Também tive o problema de o pêndulo parar depois de alguns minutos, não tenho conhecimento desse tipo de relógio mais no meu caso era o nivelamento do movimento que estava errado, no relógio de torre a um pequeno parafuso no pêndulo para corrigir o nivelamento.
« Última modificação: 26 Julho 2020 às 18:43:00 por Ezequiel »

*

Fernandogd

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #2 Online: 26 Julho 2020 às 19:47:34 »
Exatamente amigo, realmente pelo video parece bastante, você que tem mais experiência, tem ideia de solução para o meu caso?

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #3 Online: 26 Julho 2020 às 21:15:02 »
Apesar de ser relógios de porte diferentes, o mecanismo de cremalheira se comporta basicamente da mesma forma Faça mais um vídeo de outro ângulo pra poder visualizar melhor.

*

Fernandogd

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #4 Online: 26 Julho 2020 às 22:38:05 »
Segue o detalhamento:


Se precisar de mais algo só avisar!

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #5 Online: 27 Julho 2020 às 00:40:00 »
A alavanca logo acima da cremalheira é o freio do trem de batidas ela atua em conjunto com a roda que está logo atrás dela calçando o pino que está na roda, me parece que eles não estão sincronizados, já a alavanca que você ergue para para-lo é a que aciona o trem de batidas ela trabalha junto com uma came que fica na árvore central, me parece que ela está constantemente caída, de uma olhada lá pra ver se não tem nenhum pino quebrado ou talvez ela esteja fora do lugar.
« Última modificação: 27 Julho 2020 às 01:02:59 por Ezequiel »

*

Fernandogd

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #6 Online: 27 Julho 2020 às 08:59:28 »
Bom dia, obrigado pela pronta resposta amigo! Essa alavanca, tem uma molinha q segura ela para baixo:



Encosta no centro msm:




Tô bem perdido aqui! ???
« Última modificação: 27 Julho 2020 às 09:48:26 por Fernandogd »

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #7 Online: 27 Julho 2020 às 10:56:05 »
ESSA LINGUETA VOLTADA PARA TRAZ (NUMERO DOIS) FREIA O PINO DA RODA QUE ESTA ATRAS, ME PARECE QUE A CAME (NUMERO 1) ESTA LEVANTANDO ELA NA HORA ERRADA DEIXANDO O PINO PASSAR, VOCÊ TERÁ QUE SINCRONIZA-LOS. REPARE BEM NESSA PARTE

*

Fernandogd

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #8 Online: 27 Julho 2020 às 11:33:47 »
Ezequiel, coincidenremente fui atrás de fazer isso e funcionou!!!!!

Agora é so o pendulo q fica parando, de resto funcionando! Muito obrigado!

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #9 Online: 27 Julho 2020 às 12:08:34 »
BELEZA :D :D
 

*

Fernandogd

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #10 Online: 28 Julho 2020 às 20:18:23 »
Alguma sugestão em relação ao pendulo pessoal :'(

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #11 Online: 28 Julho 2020 às 20:44:56 »
Boa Noite, confere se a haste que toca o pêndulo (que vai da âncora ao pêndulo) não está empenada me parece que o pêndulo está ligeiramente pendendo para a direita.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #12 Online: 29 Julho 2020 às 11:28:01 »
Eu não quis me intrometer porque sequer sou relojoeiro, muito embora tenha algum conhecimento técnico teórico, bem como a discussão já parecia encaminhada pelo colega mas... Eu acho completamente temerário dar opiniões nesse caso de forma satisfatória, considerando que o relógio precisa de uma desmontagem, remontagem e lubrificação total das peças, momento no qual o estado de cada uma e correição de montagem devem ser analisados.

Flávio

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #13 Online: 29 Julho 2020 às 12:33:39 »
sim eu daria ouvidos ao mestre. 

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #14 Online: 29 Julho 2020 às 13:50:34 »
Eu não quis me intrometer porque sequer sou relojoeiro, muito embora tenha algum conhecimento técnico teórico, bem como a discussão já parecia encaminhada pelo colega mas... Eu acho completamente temerário dar opiniões nesse caso de forma satisfatória, considerando que o relógio precisa de uma desmontagem, remontagem e lubrificação total das peças, momento no qual o estado de cada uma e correição de montagem devem ser analisados.

Flávio

 também Não sou relojoeiro apenas resgatei um que estava abandonado na minha cidade e tive que estudar um pouco para isto(e apenas fiz isto porque a comunidade não queria pagar o valor de R$15000.00 que o relojoeiro pediu), dei minha opinião pois os mesmos problemas que ele encontra eu também tive, mais oque você falou esta totalmente correto. 

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #15 Online: 29 Julho 2020 às 14:00:41 »
15 mil ou 1500? Não tem um zero a mais aí não?

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #16 Online: 29 Julho 2020 às 14:05:33 »
15 mil ou 1500? Não tem um zero a mais aí não?


Na verdade ele pediu 17500,00 mais deixou por Quinze mil, kk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #17 Online: 29 Julho 2020 às 15:00:34 »
Olha, ainda estou em dúvida se o valor de 15 mil refere-se ao relógio completo, para venda, ou ao reparo. Se for o preço de venda do relógio - e espero que não tenha pago isso - é bizarro, surreal, absurdo, inacreditável. Aliás, é impressionante a quantidade de pessoas que me procuraram nesses 25 anos que mexo com relojoaria dizendo ter o velocino de ouro, e cobrando mundos e fundos por ele, para descobrirem que não tinham nada e que eu não pagaria nem uma pipoca queimada nle.

Se for o valor cobrado por um suposto reparo, me passe o endereço do "relojoeiro" para eu interná-lo.

Vou só te dar uma base de valores para compreender o que estou dizendo. Se acompanhou o tópico a respeito da restauração do relógio dos meus avós, um Urgos Carrilhão Pleno (ou seja, um relógio CARÍSSIMO NA ÉPOCA DA COMPRA, o equivalente a cerca de 30 salários mínimo de 1981, ano que foi comprado. Era o modelo top de linha da Urgos, só ricos tinham isso em casa), deve ter percebido que, sim, o relógio estava em perfeito estado de funcionamento, precisando "apenas" de revisão. Na revisão, um relojoeiro de bastante confiança que conheço desmontou todo relógio, lavou 3 vezes o mecanismo (pois o relojoeiro anterior havia usado óleo comum no mecanismo, que não saía nem a pau, mesmo com sucessivas lavagens), apertou todos os elos das três correntes, ajustou as batidas (algo que demandou um bom trabalho, pois foi feito in loco, na minha casa, necessitando umas três visitas), utilizou somente lubrificantes MOEBIUS e... Cobrou-me 1200 reais.

O gabinete, que não tinha qualquer dano, mas precisava ser totalmente desmontado para lixamento do verniz antigo e colocação de novo, foi restaurado por um conhecido artesão de móveis antigos, demorou 60 dias, e custou 1600 reais.

O relógio, como devem ter visto pelas fotos, está zero. Vejam, quando digo zero, é zero mesmo, como se houvesse saído da loja ontem. E... Toda restauração, mecanismo, gabinete, etc, custou me no total 2800 reais, o que reputei bastante justo.

Um relógio do tipo que tenho em casa, REPITO, provavelmente a coisa mais complexa e mais cara já vendida em Pindorama relacionado a pedestal, provavelmente vale hoje, se fosse para eu chutar um preço, comparando com modelos atuais do mesmo nível (acreditem, a Hermle tem representação no Brasil, fica em Gramado, a loja é FANTÁSTICA!), usados que já vi sendo vendidos (todos em estado ruim), e um pouco de subjetividade, custaria uns 20 a 30 mil reais.

Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas... Como já disse o colega forista Estrela, "o mercado é soberano". O que quero dizer é que antes de dizer que um sapato custa x, você tem que conseguir um pé y para calçá-lo. E hoje, no atual mercado, mesmo que eu quisesse vender o relógio Urgos dos meus avós em estado zero pela minha menor estimativa, 20 mil, eu teria EXTREMA dificuldade, pois esse tipo de objeto não tem muitos aficionados. Resumindo para ficar claro: a liquidez de um relógio de parede e pedestal hoje é próxima de zero.

Claro, eu não venderia o relógio por um milhão de reais, pois se tornou o objeto, junto com o Omega Constellation também deixado pelo meu avô, mais precioso da minha coleção: se alguém me desse hoje uma bacia com 200 Rolexes dentro eu não trocava no Urgos pedestal que tenho em casa...

E aí chego, depois de tanta divagação, onde eu queria. Existe uma diferença como daqui até a Lua entre o valor sentimental que uma pessoa dá à coisa, e depois busca "transformar" em valor econômico, e o valor que de fato O MERCADO dá à coisa. Na maioria das vezes, o colecionar confunde os dois aspectos e acha que pode cobrar, ou deve cobrar, muito mais do que uma coisa vale no bem que tem em mãos. E ai de você, ai de você se depreciar o bem!

Flávio
« Última modificação: 29 Julho 2020 às 15:02:53 por flávio »

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #18 Online: 29 Julho 2020 às 15:37:04 »
 Não amigo eu não sou o dono do relógio do tópico, o relógio que eu me referi é outro, é um relógio de torre que como eu disse apesar de ser de porte diferente usa o mesmo sistema no trem de batidas (caracol com cremalheira) e por isso eu me propus a ajudar, é esse relógio de torre que o relojoeiro João Amaral da cidade de Pouso Alegre (um bom relojoeiro diga-se de passagem), pediu R$15000,00 para restaura-lo. mais como não foi aceito pela comunidade e eu com medo de eles trocarem por um sistema eletrônico me propus a estudar e coloca-lo para funcionar, hoje ele funciona perfeitamente.

segue o link:
https://youtu.be/cvAxM5l4U1c








   

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #19 Online: 29 Julho 2020 às 15:47:37 »
Ah bom! Agora sim está explicado.