Menu principal

Breguet a ressonância vai a leilão

Iniciado por admin, 14 Maio 2012 às 10:34:07

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Citação de: flavio online 17 Maio 2012 às 15:08:41
Não estou em casa e, portanto, não sei o login nem senha do servidor daqui para lançar o arquivo que fiz em PDF.Se alguém puder lançar em algum servidor, mando o arquivo PDF agora. Caso contrário, terei que chegar em casa.
Oi Flávio,
por favor, aproveita e põe lá também o primeiro artigo que te mandei ... sobre o relógio do David Walter.
Abraço,
Lourival

flávio

Peço ajuda aos universitários, porque falho o que pretendia fazer. Eu simplesmente joguei o arquivo para via FTP para o host do site Relógios Mecânicos e, como se fosse uma página html, ele apareceria. Mas isso não ocorreu. O que tenho que fazer? E me digam hoje, porque final de semana minha cabeça vai para outro lugar... ;)

Flávio

Lourival

Citação de: flavio online 17 Maio 2012 às 19:08:05
Peço ajuda aos universitários, porque falho o que pretendia fazer. Eu simplesmente joguei o arquivo para via FTP para o host do site Relógios Mecânicos e, como se fosse uma página html, ele apareceria. Mas isso não ocorreu. O que tenho que fazer? E me digam hoje, porque final de semana minha cabeça vai para outro lugar... ;)
Rapaz, acho que não tem jeito de fazer isto aqui não ... participo de outros foruns que possuem área de "download", onde um participante faz upload do arquivo pra esta área e pronto ... tá disponível pra todo mundo ... mas aqui eu acho que não tem isso.
Você teria que escolher um trem do tipo "http://www.whereweshare.com/" - acho que é isto ... procure  no Google por sites de "compartilhamento de documentos" ... esse que eu postei é um dos mais famosos ... você cria conta lá, manda o artigo e coloca o link aqui ... como se faz com fotos. Bem, eu ACHO QUE É ISSO;D ;D ;D
Quando chegar no serviço, dou uma olhada rápida e posto aqui ... isto é, caso nenhum outro colega o faça antes!
Abraços,
Lourival

Lourival

Oi Flávio,
estou tentando um troço com o Google Drive pra ver se dá certo ... em princípio sim, pelo menos comigo deu! Agora, como sou o "dono da conta", quero somente tentar com algum outro usuário pra ver se está tudo certo.
Pra isso criei o tópico " Teste de compartilhamento de arquivos PDF" para que os colegas tentem o download e se tudo der certo mande seu arquivo pra mim por email que eu coloco lá também.
Abração
Lourival

Lourival

Bom dia pessoal,
fiz um teste com o Google Drive e, segundo os colegas Cosentino e Júlio, funcionou sem problemas, então aqui vão dois artigos sobre ressonância de relógios de pêndulo duplo.
O primeiro deles, o "double_pend_clock.pdf" é de um relojoeiro australiano radicado nos EUA que faz relógios de pêndulo e, recentemente fez um baseado nos moldes do que Breguet fez ... neste artigo ele descreve o funcionamento ...
O segundo, "double pendulum resonance.pdf" já é um artigo bem mais técnico sobre ressonância de dois pêndulos ... matemática pura e pesada ... pra quem quiser, é claro ;)
Estou aguardando o Xerife Flávio me mandar o dele pra eu disponibilizar lá também 8)
Abraço a todos,
Lourival

O link pros dois artigos é esse: "https://docs.google.com/open?id=0BxcwvZ5ahRwRa2lNdDJlRklEdEk"

Paulistano

ué....o link é apenas a propaganda.
será que estou fazendo algo errado?
abraços.

Lourival

Citação de: Paulistano online 18 Maio 2012 às 12:17:50
ué....o link é apenas a propaganda.
será que estou fazendo algo errado?
Olá Paulistano, como foi você fez? CLicou no link ou copiou e colou num browser?

VIP

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Apenas dois "minduins", do universitário aqui...

1) Sem capetices.
O que ocorre é que a conexão pode não ser óbvia (visível - algo palpável como uma haste ou algo assim) mas que ela existe, existe!

2) Podem crer.
Como "las bujas"... (do Cervantes...  ;))
...qui las hay, las hay!

Muito interessante o tema.
Grato pelo link, Lourival! (que eu acesso sem problemas)

Abraços a todos!
Alberto

Lourival

Bom dia a todos,
a pedido do Xerife Flávio, acabo de colocar lá no link o trecho do livro que ele digitalizou sobre o funcionamento da ressonância.

O link está aqui: https://docs.google.com/open?id=0BxcwvZ5ahRwRa2lNdDJlRklEdEk

Abraços a todos,
Lourival

flávio

Gostaria, ainda, de deixar algo explicado. Lourival mostrou-se temeroso com a publicação do excerto de texto já que, apesar de este livro ser ultra raro e difícil de ser encontrado, ainda que no catálogo, tem direitos autorais. Aí retornamos àquela antiga discussão que já houve aqui...O objetivo do fórum sempre foi a difusão de conhecimentos e, claro, nunca colocaríamos (colocaria) um texto inteiro em clara violação de direito autoral para todos. Mas um excerto de 7 páginas, para ilustrar um tópico complexo e pouco explorado? Eu não vi problemas, achei adequado. Afinal, o livro tem umas 400 páginas, a reprodução diz respeito apenas ao tópico ressaltado.

Flávio

Alberto Ferreira

Salve!

Perfeito.
Muito bem colocado e decidido, Flávio.
No princípio, eu também pensei algo assim, uma possível violação de direitos e tal.

Depois, quando ele fez aquele teste de postagem, eu vi do que se tratava e também "desencanei".

É quase como se fosse uma "citação", quardadas as proporções, quase como se fosse na linha de uma "sinopse".
Inclusive com a citação da fonte.

Abraços a todos!
Alberto

rpaoliello

Flávio, desculpe-me por não responder antes, mas estou com muito trabalho!!!!

Mas muitíssimo obrigado por disponibilizar o artigo. Ainda não li inteiro, mas gostei muito.

Obrigado

Renato

flávio

Desenterrei o tópico porque, faz umas duas semanas, comecei a ler o livro The Art of Breguet, que havia comprado há anos, mas estava aguardando "tempo" para si.

Pois bem. Passei pelo assunto hoje. Breguet, como é notório (na verdade não é notório, todos acham que ele construía seus relógios, o que não é verdade. Breguet era arquiteto e raramente, para não dizer nunca, punha a mão na massa, a não ser em modelos experimentais), não colocava a mão na massa. No caso do primeiro relógio a ressonância, porém, ele colocou. E sobreviveram os escritos dele, redigidos pelo próprio, explicando o que queria.

Ele desconfiava que as vibrações do balanço se transmitiam à platina por vibração das partículas que compunham o material. Pensou, então, que se conseguisse juntar dois relógios em um só, unidos pela mesma platina, mas com balanços vibrando em sentido contrário, conseguiria anular ou compensar os erros de frequência de cada um deles.

Para tanto, passou a usar balanços SEM REGULADOR, algo que ele não fazia, justamente porque acreditava que, deste modo, as vibrações seriam transferidas mais facilmente através da platina. A questão de os balanços serem colocados próximos um dos outros tinha muito mais a ver com a preocupação dele com arrasto aerodinâmico do que "melhor transferência das vibrações". No caso do protótipo, o balanço podia ser movido para mais próximo ou distante do outro. Ele queria descobrir se o arrasto de um influenciava o outro e, quanto mais próximo, segundo ele pensava, menor a turbulência. Aliás, Breguet chegou a experimentar neste mesmo protótipo com balanços totalmente cobertos, fechados (igual a uma roda de bicicleta de contra relógio), para reduzir o arrasto e, assim, eliminar no estudo as variáveis que não fossem apenas a influência de um balanço ao outro pela vibração transferida através da platina.

Ele diz que obteve sucesso, tanto é que um relógio feito, segundo afirmado pelo seu dono, não havia apresentado variação alguma em 3 meses!

Diz Breguet que vários modelos, depois do protótipo, foram construídos, mas Daniels afirma que, salvo engano, apenas dois sobreviveram (não estou com o livro em mãos, escrevo "de memória").

O que tem me impressionado na leitura do livro, além do gênio de Breguet para imaginar coisas (ele era um arquiteto, seus relojoeiros que se virassem para colocar em prática suas idéias), é o preço dos seus relógios, na época. Caras, fiz uma conta meio tabajara...Segundo Daniels, na época de Breguet (1790 a 1820), o franco valia um décimo da libra. Ou seja, 1000 francos seriam 100 libras. Lembrem-se, porém, que 10 mil libras - o prêmio que Harrison recebeu na época- valeriam hoje 12 milhões de dólares. Arredondemos para 10. O relógio mais barato de Breguet, os Souscription, custavam de 700 a 1000 francos! Esses a ressonância, na época, custavam cerca de 5000, ou 500 libras!

Façam as contas! Não é de se estranhar que os Breguet, na época, tenham pertencido a "barões". Os relógios podiam chegar a custar centenas de milhares de dólares na cotação atual, mais caros do que os atuais Breguet!

A título de curiosidade, o Maria Antonieta é citado no livro e há registro completo da sua fabricação. Custou 18 mil francos. 18 mil! No final do século XIX, foi vendido a um colecionador inglês por 850 libras. Não sei quanto valia uma libra no final do século, mas para algo "colecionável" vendido não tantos anos após sua fabricação, pareceu-me também uma paulada.

Flávio

flávio

Algumas fotos que saíram hoje no Hodinkee do modelo do Journe em titânio. Ei, só para constar: um relógio desses em ouro já apareceu para ser empenhado pela Caixa no Brasil, mas aparentava defeito.

http://www.hodinkee.com/blog/just-because-one-of-twelve-fp-journe-chronometre-a-resonance-in-titanium-and-pink-gold

Flávio

MRL

Muito legal a desenterrada de tópico Flavio e tb o artigo sobre o FP Journe a ressonância.

Aprendi muito!

flavio

Eu também! Veja a evolução do tópico. Só depois da discussão o assunto foi desvendado, pois mesmo eu que o lançara estava falando besteira. Flávio

rpaoliello

Realmente amigos, este tópico foi sensacional, ainda mais com as postagens do Flávio e Lourival; muito esclarecedoras. Vejam, que chegamos inclusive na questão que pelo jeito foi o âmago do projeto do Breguet, a qual o Flávio achou na ponderação no livro "The Art of Breguet". Ou seja, talvez, nos juntamente tivemos a mesma idéia e suas vicissitudes do próprio Breguet a centenas de anos. Sensacional!!!!

Quanto ao Journe, é um espetáculo a parte e poderiam empenhar, penhorar para os menos iniciados, aqui em casa sem nenhum problema. Diga-se de passagem dar em penhor um relógio destes, digamos causa estranhesa, no mímino. Poderia até ser guardar no cofre ou tê-lo penhorado (em execução) mas dar em penhor.

Um abraço.

Renato     

guilherme1983

Citação de: rpaoliello online 28 Dezembro 2013 às 10:16:11

(...)

Quanto ao Journe, é um espetáculo a parte e poderiam empenhar, penhorar para os menos iniciados, aqui em casa sem nenhum problema. Diga-se de passagem dar em penhor um relógio destes, digamos causa estranhesa, no mímino. Poderia até ser guardar no cofre ou tê-lo penhorado (em execução) mas dar em penhor.

Um abraço.

Renato     

Às vezes, no desespero financeiro, as pessoas fazem coisas que nem sequer acreditamos, por mais estranho que pareça a quem vê do lado de fora. E alguém acaba sempre ganhando... Talvez isso tenha acontecido neste caso.