Menu principal

Calibre 1887 Tag Heuer, a bomba...

Iniciado por Bruno Recchia, 05 Dezembro 2009 às 11:36:18

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Exatamente, Alberto.

Comparando-se ambos os movimentos, percebe-se claramente que o C01.211 É o 5100 com algumas pequenas alterações, como a disposição dos acumuladores e o escapamento com peças plásticas.
O "grosso" do movimento, isto é, platinas, pontes, rodagem, molas e alavancas, peças sintéticas, etc., tudo é exatamente idêntico nos dois calibres.

Portanto, não se trata de mera inspiração, como afirma o colega Tariki.

Agora, se o que ele quer dizer é que o "real deal" é a disposição dos acumuladores, aí já é outro papo. Ou vai dizer que o ETA 7750 e o 7753 não são o mesmo movimento?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Eu concordo com o Adriano.
Por isso mesmo eu coloquei o "reviver", assim, entre aspas.

Eu acho, que no conjunto, o relógio da Swatch tem mesmo uma proposta muito interessante, até por ser um crono mecânico e pelo público que irá atingir.

Abraços a todos!
Alberto

igorschutz

Citação de: Adriano online 11 Dezembro 2009 às 09:53:57
Na "verdade verdadeira", a idéia não foi essa não, de reviver o movimento. A idéia era fazer um movimento automático, cronógrafo, o mais barato possível. O primeiro passo para baratear era não desenvolver uma máquina do zero: esse seria o caminho mais custoso. Logo, a saída era buscar uma plataforma já existente, que fosse a mais barata possível. O Lemania 5100 apareceu como plataforma ideal pois é um calibre de construção muito simples e barata de se produzir, expecialmente pelo uso de espaçadores plásticos e platinas planas para construção "pillar plate", o que permite produzir platinas com um número bem reduzido de processos de conformação - basicamente somente estampa, dispensando usinagem como nas platinas de construção tradicional. Soma-se à isso o sistema de embreagem simples e barato, bota-se um escapamento sintético (já que âncora e roda de escape são peças consideravelmente caras se comparado com as outras), e que diminui a necessidade de cuidados, e tem-se uma máquina de custo bem baixo. A idéia é essa, e a plataforma do 5100 apresentou-se como a ideal, com excelente equilíbrio entre custo de produção e qualidade.

O Lemania 5100 é quase como o Roskopf dos cronógrafos, levando-se em consideração que o "truque" do Roskopf era a simplificação do método de construção, e não a diminuição da qualidade dos componentes.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Tariki

Citação de: Adriano online 11 Dezembro 2009 às 09:53:57Na "verdade verdadeira", a idéia não foi essa não, de reviver o movimento. A idéia era fazer um movimento automático, cronógrafo, o mais barato possível. O primeiro passo para baratear era não desenvolver uma máquina do zero: esse seria o caminho mais custoso. Logo, a saída era buscar uma plataforma já existente, que fosse a mais barata possível. O Lemania 5100 apareceu como plataforma ideal pois é um calibre de construção muito simples e barata de se produzir, expecialmente pelo uso de espaçadores plásticos e platinas planas para construção "pillar plate", o que permite produzir platinas com um número bem reduzido de processos de conformação - basicamente somente estampa, dispensando usinagem como nas platinas de construção tradicional. Soma-se à isso o sistema de embreagem simples e barato, bota-se um escapamento sintético (já que âncora e roda de escape são peças consideravelmente caras se comparado com as outras), e que diminui a necessidade de cuidados, e tem-se uma máquina de custo bem baixo. A idéia é essa, e a plataforma do 5100 apresentou-se como a ideal, com excelente equilíbrio entre custo de produção e qualidade.

A idéia não foi em momento algum resgatar o 5100, pois nem é isso que o mercado busca.

Abraços!

Adriano

Adriano, Ótima resposta, me esclareceu vários pontos!

Fiquei com uma dúvida; segundo o artigo do Maddox sobre o Lemania 5100, Sinn, Tutima e Fortis precisavam do movimento para cumprir seus contratos militares.

CitarHowever, Fortis, Sinn, and Tutima insisted on the continuation of production because the 5100 is the only calibre that met their military requirements. The 5100, due to its construction, is the only chronograph movement that can withstand large shocks without its chronograph seconds hand stopping. This is because its chronograph mechanism is driven directly unlike most other chronographs which use an intermediate wheel. The calibre easily withstands acceleration in excess of 7G without appreciable loss of accuracy. Its ruggedness is legendary; the calibre easily absorbs shocks and blows. The calibre also maintains its accuracy over long periods without servicing. Service intervals from four to seven years have shown to be sufficient.

Existe algo hoje que atenda a esses requisitos? Como esses contratos estão sendo cumpridos?

Marcos David

Perdoem-me pela 'ressuscitação' do tópico...

É impressionante como, ainda hoje, há gente p*to com essa história. Vejam o rapaz aí...

Why Tag Heuer will NEVER be a Respected Luxury Swiss Watch Maker: http://www.youtube.com/watch?v=zq2a1kx1j_M

TAG HEUER LIES EXPOSED - Tag uses Seiko Movement...: http://www.youtube.com/watch?v=uIgO_f0bcRM

;D ;D ;D

"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley