Menu principal

Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100

Iniciado por Cocobambu, 25 Julho 2016 às 20:09:54

tópico anterior - próximo tópico

Carbonieri

Inconsciente tinha essa mesma opinião, confirmada pelos posts de vocês. Não confio em nenhum relojoeiro da minha cidade e tenho uns antigoes que prefiro deixar parado do que mandar revisar  e voltar pior.
É um grande problema pra quem esta em cidade menor, pois pra mandar pra SP num relojoeiro de primeira mais sedex e seguro, ida e volta, por vezes supera em muito o valor da peça.
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Bom dia, amigos!

Grandes verdades.
Realmente, muitas vezes o custo de um retorno para adequação ("ajuste" ou mesmo correção) não compensa, mesmo que o profissional seja sério e dê as devidas garantias.

E eu concordo com o que disseram dos "relojoeiros" (sejam eles bem ou mal intencionados).

E mantendo-me na linha dos "bem intencionados"...
Mesmo sabendo que "lá", naquele ambiente "calorento" e com odor de enxofre,...  :-X  :D
... pode estar cheio deles...   Pois de boas intenções... :P  ::)

Digamos,...
Algo daquilo que eu falei no post anterior...
Sempre na questão da tal "boa intenção" aliada à falta de conhecimento ou falta de pesquisa do profissional, que no fundo só queria "ajudar".  :P

Vejam esta "saga" do meu 62MAS, já sobejamente contada e debatida aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,12519.0.html

Eu acho que este meu "causo" ilustra bem o que eu hoje penso.

Abraços!
Alberto

Adriano

Vejam ponteiros: exceto por entrada de água, não tem como um usuário estragar um ponteiro de relógio. Só "relojoeiro" consegue riscar, entortar, e fazer outras barbaridades com ponteiros (como remover e recolocar ponteiros usando pinças).

Tente achar um Seiko vintage sem ponteiros totalmente riscados, especialmente no centro deles...

Abraços!

Adriano

Clélio

Citação de: FALCO online 28 Julho 2016 às 10:18:26
Isto eu demorei a aprender neste meio.
O que estraga relógio não é o uso, é relojoeiro, ou alguns deles.

+1.... Isso dá até um tópico : Como ferraram meu relógio.... :'(. Eu tive coroas perdidas, mostradores riscados, ponteiro "pintado" artesanalmente... até peças inteiras que se foram.... :'(

Abs

vinniearques

Clelio acho que conheço seu relojoeiro.....

Se falar que ele ja foi famoso ( ainda bem que não é mais) aqui no FrM vou ter certeza

Cocobambu

Como parto da premissa que nao vale a pena ficar dando azo ao aborrecimento, acabo de adquirir outro seiko helmet, desta feita, acredito ser todo original.

Colocando um do lado do outro se percebe sutis diferenças entre o dial aftermarket e o original:

De pronto esclareço que o original é o da direita (ou mais uma vez comprei acreditando sendo). Porém ressalto que, ao meu ver, meu dial aftermarket é muito bem feito, disfarçando à primeira vista de uma pessoa comum.

Seguem abaixo as diferenças que notei, muitas já anteriormente relatadas.

De fato no original a grafia do "Cronograph Automatic" é um pouco mais fina e clara, ao passo que no aftermarket é bem em negrito.

A grafia do "Japan" localizada na esquerda em baixo é mais nítida, de fácil leitura (mais espaçada), detalhe que no aftermarket é mais truncada.

Os dois tracinhos em negrito localizado entre o "14" e "16" dos minutos são claramente vistos, mesmo quando focados a distancia (no aftermarket eles somem).

No original, os números dos minutos que contam de 5 em 5 são mais próximos do traço preto, ao contrário do aftermarket que são mais deslocados para o meio do mostrador.

Quanto aos ponteiros, os originais são mais longos. A parte cromada do original é maior (no aftermarket a parte cromada é bem pequena de modo que logo tem-se a parte preta).

Noutro giro, no que toca ao insert bezel, os números do original são maiores quando comparados ao do aftermarket. A palavra TACHYMETER tem uma pequena difereça de grafia, porém só vista ao colocá-los lado a lado.

O acabamento escovado da caixa no original é de uma textura mais fina e segue uma linha reta uniforme.

Em arremate, mais uma foto do original:

Agradeço a ajuda de todos. Caso alguém tenha algo a acrescentar ou até mesmo refutar a originalidade do relógio ora trazido, acredito ser de boa valia o debate, até mesmo por que fica o registro para futuras pesquisas no âmbito do FRM.

Desejo uma ótima semana, agora vou iniciando minha coleção de 6138 e 6139 (antes tarde do que nunca).

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Alberto Ferreira

Boa noite!

Grato por compartilhar, Cocobambu!
Valeu!

E,...
Mais uma vez nós constatamos que sempre (nos) vale aquela boa e velha máxima, aquela dos que buscam (pois nós procuramos e por vezes custamos ou não conseguimos achar...) a autenticidade.

Antes das comparações tipo "jogos-dos-sete-erros" o negócio é conhecer da melhor forma possível o original.

Essa é a "saga" dos "vintageiros", a meta.  Se é que nós podemos dizer isso. ;)

Um grande abraço!
Alberto
8)

JotaA

Parabéns Cocobambu pelos Helmet.

Estão muito bonitos. Logo que isso vai de cada um, mas eu não importaria em ficar apenas com o After. Ainda mais para uso no dia a dia. Eu ficaria com dó de por o original para bater.

Mas entendo você. Há coisas que parecem irrelevantes pra uns, mas que nos incomodam muito.

Abraços

viny

Para olhos destreinados o aftermarket se passaria por original a qualquer hora do dia...!

belos relógios.

Abraço.