Menu principal

A imagem do consumidor do século XV sobre os relojoeiros (reparadores)

Iniciado por flávio, 06 Janeiro 2022 às 11:24:13

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Lia este livro agora quando me deparei com a seguinte nota de rodapé. Vou lhe confessar, eu ri muito, o consumidor dos anos de 1400 se parece comigo, reclamando de tudo e todos, principalmente dos relojoeiros reparadores. Em tradução livre:

"O pior hábito desses relojoeiros é que para simplesmente limpar o relógio, eles cobram dois ducados, como se não soubéssemos o que fazem ou deixam de fazer. Com muita prosa eles te contam como ajustaram as engrenagens, restauraram o equilíbrio, ajustaram as horas, consertaram várias partes do mecanismo e removeram a ferrugem. Em resumo, tendo ficado com o relógio em mãos por um mês, eles sugerem terem trabalhado frequentemente, quando na verdade apenas o observaram pendurado na parede ou jogado numa gaveta"

Nada mudou nestes 500 e tantos anos...

Flávio

cass

Citação de: flávio online 06 Janeiro 2022 às 11:24:13

Nada mudou nestes 500 e tantos anos...

Flávio

Obrigado por compartilhar Flavio,

Uma observação....Qual era o perfil do consumidor dessa época? Tem algum dado referente a isso?

Hoje, com as informações que são compartilhadas nos meios digitais (Youtube, Forum RM, Etc) é possivel ter um "norte" no quesito manutenção, reparo, dentre outros serviços...desde que busque e aprofunde-se no assunto.

E naquela época? As informações não eram mais centralizadas, nesse caso, somente aos Mestres relojoeiros?

Mais uma vez, obrigado por compartilhar o conhecimento...

At.te.

Cass

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

flávio

Os relógios portáteis eram, até mais ou menos os anos de 1650, objetos para os muito, muito, muito ricos. Nesta época aí, nem se fala. Não é por outro motivo que há vários pinturas de Reis e figuras importantes da época nas quais o cara posava ao lado de um relógio portátil.

Flávio