Menu principal

Ajuda com Omega Antigo, Seamaster calibre 600

Iniciado por vinniearques, 19 Março 2012 às 10:08:00

tópico anterior - próximo tópico

jfestrelabr

Eu já tive um probleminha com eles heheheh, a muiiiiiiiiitos anos atrás eu comprei o meu 1° rolex, era um DATE JUST ref:. 1601 mostrador branco, e me indicaram a SARICA para uma mudança de cores no mostrador (queria preto).
O relógio foi enviado à SARICA juntamente com os documentos (fotocópia) indicando que o modelo era um DATE JUST 1601 , e não é que o danado voltou preto, porem apenas DATE hehehehehe. :'(
Entrei em contato com eles, que se propuseram a corrigir o erro do mostrador sem custo nenhum.....
Voltou agora DAY DATE kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  :'( :'(
Resolvi trocá-lo e esquecer toda a história, o pessoal da Casa Afonso, AD que tinha me recomendado o serviço ficou com o meu 1601 e eu peguei um 16610 com eles e nunca mais eu mexi com isso ehehehe.

Portanto a minha experiência com a SARICA não foi das melhores não.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Filipeandrade

Concordo com o amigo Gravina, o dono da sarica; acredito que não iria gastar tanto tempo procurando referencias do original para cada cliente, então para uma exelente restauração de mostradores é dever do cliente pesquizar muito e muito até ter todas as referencias do original antes de passar para o restaurador, como o vinemarques esta fazendo. Agora minha ideia sobre a restauração de mostradores: Acho mais bonito e colecionavel aqueles mostradores envelhecidos, com as tal marcas do tempo, principalmente os envelhecidos por igual. Eles carregão uma historia por traz e são as veses mais bonitos que o original. Quando olho alguns de meus relogios antigos, fico imaginando onde ele esteve e o que ele enfrentou em muitos tempo. Abraços a todos e segue uma imagem de um longines que gosto muito. principalmente do mostrador.

Abraços e felicidades

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

automatic for the people

Acho que é questão de sorte mesmo: minha primeira restauração que fiz com a Sarica, correu tudo bem, o mostrador ficou praticamente 100%, a segunda, é a de um Certina, este que ainda tá lá, basicamente o problema foi o seguinte: todo o trabalho ficou ótimo, magnífico, porém, eles simplesmente "inventaram" um logo da Certina!!! E este modelo sequer tinha logo, apenas o "lettering Certina"...aí é falta de atenção mesmo.

Vejam as fotos...

Abs

AFTP

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Perfeitos os esclarecimentos. Grato a todos os que ajudaram.

Bem... Mais um depoimento.
Eu já usei bastante os serviços da Sarica.
Mas confesso que, já faz tempo que não o faço.

O principal motivo, algo que foi comentado pelos amigos, a questão (delicada) da "passagem" (clara e correta) da melhor maneira possível e para a pessoa "correta"...  ::)
Por favor, atentem para as aspas que eu usei,... OK?

Após alguns problemas de entendimento (mútuo) eu passei a ter como norma levar o mostrador pessoalmente e, se fosse "importante", devidamente documentado, com fotos, etc. Sempre lembrando que a "responsabilidade" maior da pesquisa, aquela para encontrar o que quer (a imagem), é mesmo do dono do relógio.
E, isso posto, evitar falar apenas com quem atende no balcão, etc.

Mas agora, como eu não estou mais em Sampa, não dá para fazer assim.

E a alternativa?
Sim, há uma.
Usar a ajuda de alguém (de preferência um bom profissional) que aceite (com gosto e competência) a função de (fiel) intermediário.

E, mesmo assim, torcer para que não haja (muito) "ruído" na comunicação.  ;)

Agora,...
Uma brincadeira, que serve para os casos de forma geral dos profissionais que se prestam a funcionar como "intermediários" (neste no caso os tradutores).

Os italianos dizem...
"Traduttori, traditori".

Numa tradução livre...
Tradutores... Traidores!  ;)  :D

Eu já trabalhei fazendo "traduções"...  
E eu sei como é...   Sempre tem algum "ruído"... ::)  ;D

Abraços a todos!
Alberto

jfestrelabr

Citação de: Alberto Ferreira online 20 Março 2012 às 12:11:04
Salve, amigos!

Perfeitos os esclarecimentos. Grato a todos os que ajudaram.

Bem... Mais um depoimento.
Eu já usei bastante os serviços da Sarica.
Mas confesso que, já faz tempo que não o faço.

O principal motivo, algo que foi comentado pelos amigos, a questão (delicada) da "passagem" (clara e correta) da melhor maneira possível e para a pessoa "correta"...  ::)
Por favor, atentem para as aspas que eu usei,... OK?

Após alguns problemas de entendimento (mútuo) eu passei a ter como norma levar o mostrador pessoalmente e, se fosse "importante", devidamente documentado, com fotos, etc. Sempre lembrando que a "responsabilidade" maior da pesquisa, aquela para encontrar o que quer (a imagem), é mesmo do dono do relógio.
E, isso posto, evitar falar apenas com quem atende no balcão, etc.

Mas agora, como eu não estou mais em Sampa, não dá para fazer assim.

E a alternativa?
Sim, há uma.
Usar a ajuda de alguém (de preferência um bom profissional) que aceite (com gosto e competência) a função de (fiel) intermediário.

E, mesmo assim, torcer para que não haja (muito) "ruído" na comunicação.  ;)

Agora,...
Uma brincadeira, que serve para os casos de forma geral dos profissionais que se prestam a funcionar como "intermediários" (neste no caso os tradutores).

Os italianos dizem...
"Traduttori, traditori".

Numa tradução livre...
Tradutores... Traidores!  ;)  :D

Eu já trabalhei fazendo "traduções"...  
E eu sei como é...   Sempre tem algum "ruído"... ::)  ;D

Abraços a todos!
Alberto
;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

sat

Eu nunca tive grandes problemas com a Sarica. O primeiro que reformei, entreguei ao Carregalo e ele, com sua competência, fez um ótimo serviço. Como o Carregalo também está longe, descobri que a dona da relojoaria da qual me utilizo para consertar relógios, viaja, uma vez por mês a Sampa. Aí, por estar em Campo Grande mesmo, ficou mais fácil para mim. Houveram sim, duas confusões, uma num Mafil e outra, num Seiko 6106, que possuí ( o Mafil, ainda possuo). Mas, as confusões foram sanadas e tudo ficou bem.
Agora, vou reformar um Longines Conquest, bem bonito, mas, cujo mostrador já foi reformado anteriormente (não por mim) e não o foi conforme o original.
Mas, eu só reformo quando é extremamente necessário, porque está feio demais, ou porque foi mal reformado, anteriormente.
Senão, deixo como está. Eu mesmo, tenho dois relógios, dos anos 30, em ótimo estado mecânico, mas, bem judiados pelo tempo. Apliquei somente banho de ouro e nem penso em mexer no mostrador, apesar da feiúra dos bichinhos.
Abraços,

SANDRO

Paulistano

sou um defensor impiedoso da Sarica, e de seus funcionários, que fazem tudo para agradar.
o Alexandre, nem se fala. é um gentleman, que está sempre interessado em fazer um trabalho com muito critério.
já tive mostradores prontos que foram devolvidos à pintura pelo próprio Alexandre, que entendeu não estar à contento.
como muito bem ressaltou o Mestre Gravina, o responsável pela definição do trabalho é o dono, ou o relojoeiro responsável.
a Sarica só faz o que é pedido, e se não é pedido, é porque não tem a importâncoa devida a ponto de fazer o dono parar e pesquisar. é preciso ter sabedoria para entender que os caras são artistas, e não pesquisadores (apesar da experiência lhes trazer muito conhecimento).
como ressaltou também o Mestre, em suas sábias palavras, ninguém pode ter todos as matrizes. seria impossível. por isso, algumas vezes, o mostrador não sai exatamente como o original.
os clichês (é assim que se denominam as "matrizes", foram feitas pelo avô do Alexandre, e tomaram como base os mostradores originais. são primorozas...só vendo para entender o tipo de trabalho que foi feito pelo velho, SEM AUXÍLIO DE COMPUTADOR. O pai do Alexandre ainda faz alguns desenhos à mão....são maravilhosos, e ele é um artista, apesar de um gênio um pouco difícil.
enfim, se quer um trabalho perfeito, vc tem que começar pela pesquisa. depois leve você mesmo ou por intermédio de um bom profissional relojoeiro.
o contato pessoal é a alma do negócio.
bem, este é o meu testemunho.
abraços.

Adriano

Complementando, sobre matrizes: o acervo de matrizes da Sarica é monstruoso. Imaginem: há fabricantes de mostradores para algumas marcas mundo afora que não possuem mais matrizes antigas que ela mesma produziu. Muita coisa se perdeu no tempo de crise.

Que dirá possuir até hoje matrizes de logotipos de centenas de marcas diferentes, de diferentes épocas... é um trabalho altamente especializado e a bem da verdade é um milagre que tenhamos um serviço desse em nosso país, visto que esse é um serviço raro no mundo todo, inclusive na Suíça.

Fazer um troço desse funcionar me parece um trabalho herculano, ainda mais sem grandes modernidades como é a Sarica. Não tem estoque computadorizado das matrizes, por exemplo.

E por fim, reforma é sempre reforma. Não é o original. O nome é auto-explicativo. Acho que simples o fato de ter uma empresa no nosso país, praticando os preços que pratica (que é uma minúscula fração do que custa uma reforma de mostrador na Suíça), capaz de tornar uma bola de sucata enferrujada em um relógio apresentável novamente, é motivo suficiente para levantar as mãos e agradecer aos céus.

Bem, esses são só meus dois centavos de peso cubano...

Abraços!

Adriano

sat

Concordo com o Adriano. Minha experiência com o Seiko 6106 é exemplo disso. Esse Seiko foi comprado por R$ 35,00. Sem funcionar e todo ferrado Imprestável mesmo! A sarica transformou-o num belo relógio, de novo. Tão belo, que acabei trocando-o, se não me engano, por um Omega.

vinniearques

Aos amigos, o Mirvaine ta com o eixo do balanço quebrado! e já ta sendo consertado pelo mestre Carregalo!

O Omega desisti da tal restauração, pois ia fugir do que pretendia gastar com ele, já que me foi baratinho e não queria gastar muito nele, e sendo assim ficou pra Noiva, já que ela achou bonito e não liga se o mostrador e ponteiros e tal e coisa são os originais dele ou não!

abraços!

Filipeandrade

Acompanhe no ebay esse mostrador, com o tempo voce acha um de tal referencia com um preço bom, o mesmo serve para as hands! Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Gravina

Citação de: vinniearques online 23 Março 2012 às 16:06:17

O Omega desisti da tal restauração, pois ia fugir do que pretendia gastar com ele,...

Penso que foi uma decisão acertada....................mesmo sendo um Omega :-*, alguns modelos, e isso depende do tipo de caixa, e movimento que neles estão, não valem a pena o investimento! ;)..........

Foi, como dito, baratinho.................é melhor deixar para lá ;D..................melhor, neste seu caso teve um excelente destino!

Abs

Gravina

vinniearques

Mestre foi bom o destino  8), porque alem de economizar na pascoa com presente  8), ganhei variossss pontos com a minha metade! ta toda feliz e já me atormentando pra ir buscar no Carregalo, hauhua daqui a pouco do jeito que é, ela liga pra ele e convence a abrir esse sabado hauhauhauha  ;D ;D ;D

Obs: que ela não leia isso!

sat

Parabéns, pelo presente à cara metade! Eu, sinceramente, restauraria. Nem ligo para quanto dinheiro perco, nisso. Também estou restaurando, devagar, dois relógios: um Movado e um Universal Micro-rotor. Não vai ficar nada barato, mas, o prazer vale a pena. Nos dois casos, o restauro não envolve mostrador, pois o do Universal está bom e o do Movado, deixei feinho, mesmo.
Abraços,

SANDRO

FALCO

Eu acho o serviço da Sarica muito ruim.
Vale dizer também que percebo, por tudo que leio aqui no FRM, que devo ser mais exigente do que a maioria, o que é um demérito neste meio, pois custa caro e trás muita dor de cabeça.
Muitas vezes vejo relógios que na minha opinião estão bem ruins e acabados tratados como "peças maravilhosas" ou relojoeiros chamados de "mestres" por aqui que eu não confiaria a fechadura de uma porta.
Meu último e definitivo exemplo com a Sarica foi um mostrador que quando levado tinha todas as marcações/escritos/escalas originais e preservados, assim como sua cor. Claramente não seria necessário mais nada para exemplificar como o serviço deveria ser executado. Como já conheço/conhecia a fama do lugar, levei foto em tamanho normal, foto ampliada, foto do mesmo mostrador em estado de zero e, para piorar (facilitar), apontei a cor correta no catálogo deles.
Resultado final no ato da entrega, escritos errados e, acreditem COR errada (cor errada não é TOM errado, ou NUANCE errado é VERMELHO ao invés de BRANCO). Ao questionar o atendente, foi chamado o responsável que tentou o quanto pode colocar em mim a culpa do erro, diante das fotos (que ficaram com eles o tempo todo) e referências de cor do próprio catálogo deles, reconheceu o erro e propôs refazer ou abater r$10,00 (sim, não errei no valor, dez reais) do valor total do serviço para que ele ficasse como estava.

No fim, o que mais me incomoda é a forma do "tratamento diferenciado" dado à certos clientes, como foi bem dito aqui neste tópico por vários clientes, obviamente acho que seus melhores clientes merecem ter um tratamento diferenciado, que pode ser de diversos modos, mas nunca falta de capricho, ou cuidado, ou atenção, ou respeito, ou qualidade ao cliente normal.
Apenas o fato que a maioria acha e pratica que para ter um serviço bom deve se usar um intermediário já me diz muito ou denigri muito.
Acredito que dar vantagens aos seus melhores clientes seja uma tática melhor do que dar desvantagens aos seus clientes normais...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

sat

Comigo, foi diferente. Quando houve um erro, o serviço foi refeito, sem ônus, para mim.
Abraços,

SANDRO

Paulistano

sempre vai ter alguém para falar mal.
vale a máxima: a unânimidade é burra.
enfim, vou procurar saber do "causo"...
uma pena.
de qualquer forma, ESTOU MUITÍSSIMO SATISFEITO COM O TRABALHO DELES.
abs.