Menu principal

Ajuda com Omega Antigo, Seamaster calibre 600

Iniciado por vinniearques, 19 Março 2012 às 10:08:00

tópico anterior - próximo tópico

vinniearques

Bom dia amigos, como visto no tópico ultima aquisição, resolvi adquirir um Omega antigo de tanto que minha noiva insistiu por achar lindo os modelos antigos! tenho um pouco de receio porque não conheço nada dos antigos, mais como apareceu uma boa oportunidade no Mercado Livre de um vendedor de vintages com anos por lá, inclusive vendendo pra amigos daqui resolvi arriscar!

Chegou! E como em um tópico não muito distante, vi um amigo que comprou um meio gato por lebre e tal que tinha muito frankstein de omega antigo, resolvi pedir ajuda!

E agora a duvida, o relógio ta original, mostrador, ponteiros, etc?
E a maquina é esta mesmo a desse modelo?

afinal gostaria muito que os amigos me ajudassem nessa, e me dessem uma luz sobre esse relógio!

Ano e catálogos seriam bem vindos também!

obrigado desde já

abraços!

OBS: A coroa não tá original, se algum amigo tiver uma eu compro! e a fivela da pulseira também!

fotos:

Adriano

A máquina está certa para essa caixa. O mostrador provavelmente é original, mas certamente reformado (mal reformado). Talvez o ponteiro de segundos seja original, já os de H.M. não me parecem, talvez nem sejam da Omega, mas posso estar enganado.

E o mecanismo está aí evidente nas fotos.

Abraços!

Adriano

vinniearques

Obrigado Adriano, vou ver direito esse negocio dos ponteiros e do mostrador com quem me vendeu!

Gravina

Com dito pelo Adriano, o movimento corresponde com a caixa.

Mostrador restaurado..........Ponteiros incorretos

Este modelo não pertence à família "Seamaster"

Abs

Gravina

vinniearques

Mestre você teria alguma foto de como seria ele originalmente? sabe onde posso restaurar ele pra ficar original?

Carregalo faz isso?

obrigado desde já

Gravina

Citação de: vinniearques online 19 Março 2012 às 11:40:02
Mestre você teria alguma foto de como seria ele originalmente?

Era assim.............a única diferença é que este é em aço, mas mesma referência

- Other -
Gents' leather strap

Reference
CK 14749
International collection
1960
Movement
Type: Manual winding (mechanical)
Caliber number: 600
With central sweep-second hand
17 jewels
created in 1960
Case
Stainless steel
Case back
Press-in
Dial
With hand-riveted gold hour markers and "stick " hands
Crystal
Hesalite
Bracelet
Leather
Water resistance
No

fonte: Omega-Bienne

Abs

Gravina

vinniearques

Como faço pra deixar ele original? tem algum relojoeiro bom nisso?

vinniearques

Ao amigos que estão me ajudando!

já ta nas mãos competentes do Carregalo, ele vai trazer o mais próximo do original possível, já que os ponteiros são difíceis de achar segundo ele, o mostrador e coisa também vai pro original!

só por curiosidade: o mostrador e ponteiros foram feitos na Sarica! e eles que fizeram essa mistura ai não sei se a pedido do antigo dono sei lá!

automatic for the people

Vinnie

O pessoal da Sarica costuma inventar por eles mesmos, já estou esperando há quase 6 mese uma restauração de um antiguinho, que sempre volta com uma "criação" diferente no mostrador, mesmo com todas as referências entregue a eles.

abs e boa sorte!

AFTP

vinniearques

Automatic o cara que me vendeu disse o mesmo, ele mandou pra restauro e devolveram assim, vai saber se ta falando a verdade né!

se bem que você já não é o primeiro a falar que a Sarica tem digamos uma "licença poética" as vezes nos relogios  ;D ;D ;D

Mais agora nas mãos certas ele vai andar se tudo der certo!

alias dei dois trabalhos pro Carregallo, esse e um que pertenceu a minha Vó coisa mais linda, mais ta parado, a corda deve ter travado!

Paulistano

boa escolha de profissional...para ambos os projetos.
adorei os insetos no relógio da vovó...muito legal.
mais uma vez parabéns, e obrigado por compartilhar as histórias.
abraços.

a propósito, acho que tenho os ponteiros.....vou levar lá amanhã para vc (ele)...quem sabe.

vinniearques

Ai sim ein Paulistano, obrigado pela ajuda com os ponteiros, espero que de certo, fico feliz!
Abração

Paulistano

Citação de: vinniearques online 19 Março 2012 às 22:53:20
Ai sim ein Paulistano, obrigado pela ajuda com os ponteiros, espero que de certo, fico feliz!
Abração

amigo, me perdõe..mas os ponteiros não servirão.
os que eu tenho aqui são de um movimento 267, que tem o segundeiro às 6 horas...
vou continuar procurando.
grande abraço.

Sergiaum

na mao do carregalo?! :o

ihhh... nao ta em boas maos nao, viu... ::)

eu se fosse vc nao so tiraria o relogio de la urgente (pros meus q tao la ficarem prontos mais rapido), como tb aproveitaria a oportunidade pra deixar uns bons reais na mao dele a titulo de parte de pgto. de uma divida de um tal de sergio... ;D

abs.

Cigano

Citação de: Sergiaum online 20 Março 2012 às 00:21:11
na mao do carregalo?! :o

ihhh... nao ta em boas maos nao, viu... ::)

eu se fosse vc nao so tiraria o relogio de la urgente (pros meus q tao la ficarem prontos mais rapido), como tb aproveitaria a oportunidade pra deixar uns bons reais na mao dele a titulo de parte de pgto. de uma divida de um tal de sergio... ;D

abs.

;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Gravina

A SARICA tem um problema, ou melhor dizendo, um azar de monopólio:

E a única, no Brasil, que faz este tipo de serviço, a restauração de mostradores.

Se a coisa vai bem, a satisfação pode ser constatada de pronto, mas ela tende a ser silente

Se não vai..................pau nela, pau geral, pau na geral!

Não sou  nomeado defensor desta empresa, mas posso dizer com algum conhecimento que tenho no assunto, que é praticamente impossível uma empresa desta natureza saber, conhecer, exatamente como eram estes mostradores na origem, e aqui não podemos esquecer que de um mesmo modelo podemos ter uma enorme variação de mostradores, com diversos tipos de letras (inclinada, caixa alta, caixa baixa, gilt, branco, etc) tons, e inscrições.

Apenas um caso hipotético: Imaginem que a SARICA fizesse exclusivamente a restauração de mostradores de um único fabricante, da Omega.
Em cada período, e não raro num mesmo período, a Omega utilizou vários tipos de inscrições  num mesmo modelo (mesma referência).........Nem vou falar dos modelos que foram equipados com os movimentos à corda manual de 30mm, onde a variação é grande, e ainda não catalogada............Vamos falar de um único modelo, e raríssimo, um tal Omega Cosmic Moonphase ref 3944 – cal 27DLPC (381), que recentemente pesquisei.

Este específico modelo veio ao mercado com apenas duas cores de mostrador, branco, e preto.

Foram produzidos pouquíssimos exemplares, e que segundo a informação oficial do fabricante deu inicio em 1951, e figurou em catálogo até 1958.(em catálogo, em e estoque também, pois a numeração deste exemplar vai de 11 milhões a 12 milhões). custava muito caro, era o Top.

Apenas para este modelo, temos uma grande variação de mostradores, nos seus detalhes.

Temos dele com a inscrição "Swiss Made", "Swiss", e sem qualquer inscrição mencionando o país de origem. (Notem que por ser de 1951 já deveriam estar com esta inscrição, que foi adotada muitos anos antes)

Temos dele com as inscrições dos dias do mês em sua parte inferior, em pé, e deitado.

Cortesia O&P Roberto Jat/Vincenzo

Sabemos que o controle de qualidade das empresas naqueles tempos não eram com são hoje, e neste item "padronização", arriscaria dizer que teriam uma nota próximo de zero, e isso sem falar que para um mesmo modelo, muitas vezes eram dois, ou três empresas diferentes que forneciam  estes mostradores para o fabricante de relógios.

Pegue, por exemplo, a família Seamaster  num período de  1948 a 1968 (míseros 20 anos), e verifiquem a quantidade de modificações por qual passou o seu próprio nome, e os primeiros nem nome tinham, ainda que fossem da família

Ter um suposto, e sonhado banco de dados onde a referência Omega CK 1234, tinha na origem um mostrador com a inscrição Omega-Seamaster- Automatic- Swiss Made, e a CK 1234-1, tinha na origem um mostrador Omega – Seamaster- automatic- swiss", é para além de impossível, pois quiçá nem o próprio fabricante têm este tipo de informação, e se o tem, não vai passar (informar) para a SARICA, e nem para nenhuma outra empresa desta natureza.

Cabe aos interessados na restauração do seu próprio mostrador, a pesquisa............cada caso, é um caso, e por vezes o interessado não quer gastar com um clichê/arte (não sei se esta é a denominação correta) novo, e acaba usando que o está disponível por lá, pois o serviço será mais barato.

A regra é, o mostrador ideal é o original  ;) :-*, mas muitas vezes isso não é possível, em função de vários fatores, o próprio tempo é um deles.

Uma "jóia rara, uma jóia de estimação", e o seu mostrador em péssimo estado, vamos deixá-la no esquecimento, no lixo?

Pesquise, oriente o restaurador, e não posso deixar de mencionar aqui que o Alexandre da SARICA é um personagem que tem o maior interesse do mundo que a satisfação com o seu serviço seja constatado, e reconhecido! (É uma pessoa que tem interesse, empenho, e educação ;) ).

Os inventores, por vezes não raras (na grande maioria dos casos, suponho), são os que tomam, os tomadores do serviço!

E quem toma no final?

É injusto, mas é assim..........com o tempo, e mãos passadas, quem fica com a culpa é aquele que procedeu a restauração, e aqui está o azar de monopólio da SARICA.

Abs

Gravina

Adriano

Sem querer fugir do assunto, mas não apenas concordo com o amigo Gravina como reforço que é tudo uma questão de orientar corretamente. Esses casos de configurações erradas são típicos casos de mostradores totalmente podres, totalmente ilegíveis, que foram levados na Sarica por um relojoeiro que provavelmente levou o mostrador lá e falou: "Reforme!".

Eu nunca tive problemas com mostradores meus, particulares, nem de outros (centenas, talvez mais de um milhar) serviços que presenciei e que sei que a reforma foi feita de acordo com estritas orientações. Basta isso, como falou o Gravina: pesquise, busque por fotos do original e converse com o responsável de lá, e verá que terá uma reforma bem feita.

Num dos meus casos particulares, reformei lá um mostrador de Seiko 6105-8000. Orientei sobre detalhes como a cor da tinta, a presença de uma inscrição "Japan", a presença do emblema da Suwa Seikosha e não da Daini Seikosha, e a inscrição específica de "Water Proof" e não "Water Resistant", tudo isso para corresponder ao original. Resultado? Ficou perfeito.

Abraços!

Adriano

vinniearques

Eu nunca fiz nenhum serviço lá, só vi por ai o pessoal falando, por isso citei a licença poética! digo isso porque ou a Sarica ou o antigo dono, Não sei qual dos dois, possivelmente o antigo dono resolveu viajar legal no mostrador, já que são 17 joias e não 21 e não tem nada de antimagnético, e pelo ano do relógio o mostrador não seria champanhe!

e o cara que me vendeu insiste que é original esse mostrador!

Um triple e fraternal abraço!

Adriano

Um detalhe: antigamente, não era só a Sarica que reformava mostrador. Por isso nem se sabe de quando é essa reforma, nem se foi feita pela Sarica.

Abraços!

Adriano

vinniearques

Citação de: Adriano online 20 Março 2012 às 10:02:52
Um detalhe: antigamente, não era só a Sarica que reformava mostrador. Por isso nem se sabe de quando é essa reforma, nem se foi feita pela Sarica.

Abraços!

Adriano

Adriano o antigo dono disse que foi pela Sarica, por isso falei, palavras dele, mais vai saber né! só não to tão chateado porque paguei baratinho nele mesmo, e tem jeito de ficar bom, mais eu sempre me ferro nessa por não conhecer nada de vintage, já comprei um Tudor antigo que foi a mesma historia, alias meu primeiro tópico aqui foi sobre ele!