Menu principal

Métodos de conservação dos nossos relógios! Silica gel?

Iniciado por vinniearques, 16 Abril 2012 às 16:33:55

tópico anterior - próximo tópico

vinniearques

Boa tarde amigos, pintou uma duvida cá comigo e com meus filhotes e resolvi apelar para os amigos!

A duvida é a seguinte, como os amigos fazem pra conservar e cuidar dos relógios, no que diz respeito a armazenamento mesmo!

No meu caso eu deixo eles dentro da caixinha de madeira, e para evitar umidade colo silica gel na caixa, aquelas de saquinho!

Gostaria de saber se a Silica é uma boa alternativa, é viável, e se tem uma quantidade certa pra isso, pois to colocando todos os saquinhos que acho dentro da caixa e não sei se mais é menos ou tal e coisa!

se os amigos puderem me ajudar na forma de conservar meus filhotes ficarei muito agradecido!

Alberto Ferreira

Salve, Vinnie.

Bem,...
Os meus ficam em caixas, em geral de madeira, que eu procuro colocar em local ventilado e, na melhor forma possível, "livre" de umidade.

Dentro da caixa eu coloco uns saquinhos de sílica gel, específica para a função de dessecante de pequenos ambientes, ela vem em saquinhos de cerca de 5 gramas, ou em embalagens maiores para próprio interessado fracionar.
Dependendo do tamanho da caixa eu ponho uns três ou quatro saquinhos de 5 gramas.

Há vários vendedores na NET, inclusive no ML, eu comprei de um desses.

A sílica gel para este fim pode ter um "corante" (na verdade é um reagente) que a faz mudar de cor para "avisar" o momento de reciclar.
A cor muda de azul (quando seca) para rosa (quando já saturou de umidade).

Há sílicas totalmente "coloridas", mas não é necessário que seja assim, pois na verdade basta que uma certa proporção dos grânulos mude de cor, para a tal indicação.

Para a reciclagem bastam alguns minutos, no forno caseiro mesmo, até que volte ao tom azul.

Ah!
Para levar ao forno o saquinho de plástico, finamente perfurado, deve ser retirado, mas isso não é problema, pois os tais saquinhos fecham e abrem com um tipo de "ziplock".

Bem...
Como diria o Chcó...

"Eu só sei que foi assim..."   ;)

Abraços,
Alberto
8)

vinniearques

Alberto muito obrigado pelos esclarecimentos!

só abusando um pouco mais, o excesso de sílica pode ser prejudicial? digo com " excesso"  uma sílica de 5 gramas para cada relógio, uma caixinha com 12, 12 sílicas seria desnecessário? ou é melhor?

pergunto pois coloquei uma em cada casinha da caixa!

FALCO

Alguns tópicos com este assunto:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,553.0.html

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=919.0

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=2060.0

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=2405.0

Eu acho que estes sacos de sílica sejam pouco eficientes em ambientes abertos.
Quando uso aqui, procuro usar sacos plásticos - aqueles tipo "ZIP" - e isolar o ambiente interno (onde está o objeto à ser conservado e a sílica), para que a umidade não fique se renovando com a ambiente.
Imagino que em ambientes abertos (não muito bem isolados) a umidade será sempre constante e a sílica sature rapidamente...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Salve!

Vinnie,
Os procedimentos que eu adoto neste sentido são empíricos, ok?

E eu creio que não haja risco de "pecar por excesso". Digamos, "ressecar" demais, ou algo assim.
Nunca ocorreu nada neste sentido comigo, como ressecar o couro das pulseiras, etc.
Talvez o único (ou o maior) "inconveniente" seja o custo, se nós usarmos muitos saquinhos.
Mas, certamente, se a saturação ocorrer, os saquinhos viram meros e ineficazes "enfeites".

Mas se nós considerarmos que as caixas não são totalmente herméticas e que nós as abrimos com certa regularidade, eu francamente não vejo o "risco", como eu disse.
Na verdade, a sílica reduzirá em algum grau a umidade no interior da caixa, evitará a proliferação de fungos, etc, mas eu creio que a redução não passará de um dado ponto.

Eu diria que, por tentativa e erro, é possível definir uma quantidade (e posição) para os tais saquinhos, e que um eventual "exagero", a meu ver, não muda muito a situação.

Na verdade, mais importante é estabelecer, considerando o local onde ficam as caixas e as respectivas épocas do ano (de mais ou menos chuvas, etc) qual seria o prazo (ciclo) mais razoável para "re-potencializar" a sílica gel.
A ventilação do local de armazenamento das caixas é importante.

A idéia do Falco de "isolar" a área pode ser boa...  ::)
Mas o problema prático, a meu ver, passa ser a quantidade de caixas de cada um e o seu local de armazenamento. Depende de cada caso em particular, eu creio.

Na verdade, com os saquinhos de 5 gramas, a saturação é relativamente rápida, talvez algo como um mês, se tanto.
Mas a reciclagem também é rápida, poucos minutos.

Abraços,
Alberto

vinniearques

Mestre Alberto, obrigado pela pronta ajuda que me deu!

Abração

FALCO

Outra coisa importante é a conservação das caixas (embalagens) dos relógios, que, para mim, parece o mais sensível à umidade neste meio.
Já vi caixas de empresas importantes - Rolex, Breitling, Omega - bem, nem todas... destruídas por umidade...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Salve!

De fato. Uma grande verdade.

E, além do comentado pelo amigo Falco, mudando um pouco o foco, há embalagens com "simulação" de couro, ou principalmente aquele tipo de cobertura de "borracha" preta fosca, que com o tempo simplesmente "melam".  :P

E isto parece independer dos níveis de umidade ou temperatura médias.

Abraços,
Alberto