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AINDA FALANDO DE ADAPTAÇÕES...

Iniciado por Alberto Ferreira, 07 Dezembro 2010 às 10:53:22

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Alberto Ferreira

Salve!...

Se os amigos me permitem estender aqui aquele "parêntesis" aos relógios, mas que talvez sirva para ilustrar melhor a questão das adaptações de "máquinas" a "caixas", etc...


Citação de: Marcelo Costa online 07 Dezembro 2010 às 09:40:32
Até Fusca com motor V8 existe... :D




Mas que para o meu gosto....prefiro sempre a originalidade!!

Abs

Marcelo





Amigo Marcelo,
Aí está um belo e bastante ilustrativo exemplo daquilo que nós estamos discutindo...

Fora o lado "ético", "estético", ou seja lá o que for neste sentido...

Como técnico, eu sou engenheiro mecânico com formação em "Automóveis", eu gostaria de fazer um comentário.

Como este Fusca modificado, mostrado pelo Marcelo, poderá (ou deveria) ser usado?
Como ficam as suas novas características, inclusive as de segurança?
Guardadas as devidas proporções, o mesmo pode ocorrer com os relógios.  ::)

No caso do Fusca, se o "dono" considerar (e aceitar) essas coisas...
Tudo bem...
Caso contrário, ele poderá se matar na primeira curva (estabilidade dinâmica) ou freada (se o sistema também não tiver sido convenientemente modificado, etc).

Mas,...
Cada caso é um caso.

Muitos devem lembrar da "carreteira" feita pelos irmãos Fittipaldi, o Fitti-fusca, com a qual eles competiram por algum tempo, lá pelos anos 1960...
Era um "simulacro" de Fusca, com dois motores (em tandem), acoplados entre si por uma junta elástica!  ;)  :D




< QUOTE >
...um propulsor feito da união de dois VW 1.600 ´a ar´. O resultado foi um 8 cilindros de 3.2 litros e 400cv de potência! O superfusquinha foi construído por Nelson Brizzi (mecânico chefe da equipe dos Fittipaldi), Ary Leber (responsável pelo projeto de carroceria), Ricardo Divila (chassi e suspensão), José Deusdedith (soldas e chaparia) e contou também com a participação do mecânico Darci, homem que acompanhou os famosos irmãos até a época da Fórmula.
...

< UNQUOTE >
Citação obtida da NET.


E eles, os irmãos Fittipaldi, embora em geral nem ganhassem as provas (pois a coisa vivia quebrando), também não se mataram, não...  ::)
;D

Abraços a todos!
Alberto

Marcelo Costa

Alberto...esse Fusca V8 deve ser uma verdadeira "cadeira elétrica" ! ;)

Na verdade a parte mecânica de Fusca realmente não deve ter ficado nada!

A tração dianteira, o câmbio, o chassis, freio...ah...esse é a parte mais importante...rsrsrs...pra parar "isso" além de reza eu não sei o que fizeram...;)... e sei lá mais o que tiveram que modificar...

A vantagem de se adaptar os movimentos em relógios é que ninguém morre...agora com esse Fusca...hummm...;)

Abração!!


Alberto Ferreira

Citação de: Marcelo Costa online 07 Dezembro 2010 às 11:26:23
...

A vantagem de se adaptar os movimentos em relógios é que ninguém morre...
...





;D

É...  ::)

Mas, a depender do caso...
Por vezes,... Só o próprio.  :P  :-X

;D

Abraços!
Alberto

Marcelo Costa

Alberto...eu ri para não chorar pois na verdade já me aventurei em uma "adaptação" desse tipo.  ;D

Uma vez...há uns 7 aninhos isso...ainda morava no interior.. :D....comprei uma carcaça de Puma GTB...sem motor...sem nada...só...a fibra e o documento...

...Quando fui atrás de um motor para equipar a "máquina"...me ofereceram um motor de Silverado a alcool, 6 cilindros...injeção eletrônica pois o "cabra" tinha trocado por um motor a diesel (outra gambiarra!!) ...rsrsrs

Fiquei 3 anos "lutando" com esse projeto...nem vou contar todos os detalhes pois quase fiquei doido...

Gastei os tubos...e o carro ficou uma MMMM...não parava na pista.... :D....tinha tanto motor que cantava pneu em 3a marcha...era só pisar que o bichinho saia de lado...rsrsrs...

Após mais vários e vários gastos inúteis para tentar arrumar a "bagaça"...sofri o últimato da mulher...."o carro ou eu...."....então...foi-se o GTB e o sonho...rsrsrs

Abraços!!!

Fotos do crime:






Alberto Ferreira

Salve!

Putz, Marcelo!
Que "encrenca", hein?

Na verdade, o que por vezes a nossa "emoção"  :D não nos deixa ver com muita clareza é que qualquer (bom) projeto é um todo bem equilibrado.
Ou que é algo que deveria ser sempre tratado dessa maneira,...

Qualquer adaptação feita vai mudar alguma coisa que pode ser fundamental para o bom funcionamento, para a vida útil ou mesmo (e principalmente) para a segurança do novo conjunto.
E, embora isso tudo até pareça óbvio, freqüentemente nós não vemos a coisa bem assim.  :-[

No caso de uma modificação (mais profunda, envolvendo a troca do movimento, etc) em um relógio, sob certo aspecto, a coisa pode até ser bastante parecida...

Claro que há "modificações" que funcionam, sem mais essa ou aquela...
Mas não é nada simples acertar no equilíbrio dos diversos parâmetros, sem haver uma base de conhecimentos, e até de equipamentos e ferramentas.

E especialmente se tivermos que voltar atrás para corrigir algo. Teremos sempre que saber onde está o real problema. Se não, a coisa só tende a piorar...
E isso fica ainda mais confuso se tudo estiver sendo feito sem muitos registros ou, pior, de uma maneira totalmente "empírica".

No caso dos carros, nas adaptações mais "caseiras" (de fundo de oficina  ;) ), há aqueles "magos da mecânica", em geral mecânicos com larga experiência prática (competição, etc) que até conseguem fazer algo na base da "experimentação" (tentativa e erro)...  Mas a que custo?...
E não é nada fácil, não.

Abraços,
Alberto

MVasconcelos

Marcelo,

Mas admita que "a encrenca" era divertida... ;)
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Marcelo Costa

#6
Alberto...foi exatamente isso que aconteceu...só peguei "curioso" nesse projeto....tudo era na base de tentativa e erro...muito mais erros que acertos...e no fim...ficou um carro bem legal...pra deixar estacionada na garagem e tirar fotos...pra andar era um perigo!!!  :D


Vasconcelos...foi divertido sim no começo, quando eu ainda achava que o carro iria ficar da maneira que eu tinha "sonhado"....ou idealizado sei lá....

...mas quando começaram a aparecer os problemas aparentemente sem solução e comecei a enfrentar os "profissionais" mecânicos...só me "engabelando" e me tirando dinheiro e paciência...o sonho tornou-se um pesadelo!! ;)

Depois tive outros Pumas originais e curti bastante tudo isso...foi bom enquanto durou... ;D....mas também me desencantei com essas coisas...

...talvez por não ter encontrado profissionais sérios e honestos...eu saí desse "hobby" que estava acabando com meu casamento... ;D...e conta bancária!!

Abração

Cigano

Citação de: Marcelo Costa online 07 Dezembro 2010 às 11:26:23
Alberto...esse Fusca V8 deve ser uma verdadeira "cadeira elétrica" ! ;)

Na verdade a parte mecânica de Fusca realmente não deve ter ficado nada!

A tração dianteira, o câmbio, o chassis, freio...ah...esse é a parte mais importante...rsrsrs...pra parar "isso" além de reza eu não sei o que fizeram...;)... e sei lá mais o que tiveram que modificar...

A vantagem de se adaptar os movimentos em relógios é que ninguém morre...agora com esse Fusca...hummm...;)

Abração!!



Acho que cortaram os chassis de um Impala, ou um Landau e meteram a capa do Fusca em cima !!
Abraços,
Cigano!

MVasconcelos

"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

HumbertoReis

Uma adaptação como esta vocês não esperavam, não é mesmo?





Alberto Ferreira

;D ;D ;D

Mas tá certo, oras!  ::)

Essa mostrada pelo Hunberto aí acima é a verdadeira "suspensão ativa".  8)





Mas,...
No campo das improvisações "brilhantes" (as indefectíveis "gambiarras"), eu perguntaria aos amigos... 




O macaco tá certo?    ::)




;D

Abraços,
Alberto

MVasconcelos

Certo ou não, o cabra é corajoso...
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Alberto Ferreira

#12
Huuuummmm!!!!  ::)

Ou tem vocação pra "camundongo"...  ::)

Como ele está soldando...
Se, por exemplo, ele se queimar,...
...e instintivamente mover o braço para trás...

Plaft!   :P

Eu, hein?

Alberto