Menu principal

Calibre Selita.....qual é a sua opinião?

Iniciado por thomas.bnu, 12 Dezembro 2011 às 21:15:30

tópico anterior - próximo tópico

flávio

achei que fossem compatíveis! vivendo e aprendendo. e é possível pegar um clone deles e encaixar em um módulo previamente com eta? e visualmente,como se distinguem? no seu texto na pulso não consegui ver a marca da sellita na platina:onde fica?

Adriano

Citação de: Lobão online 15 Dezembro 2011 às 20:53:32
Amigos deste forum eu gostaria de saber qual a função do rubi a mais em alguns dos calibrs selita por exemplo os calibres sw200 sw220.
Abraço,
Lobão.

Fica na ponte do tambor e serve de apoio para a árvore.

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: flavio online 15 Dezembro 2011 às 21:32:53
achei que fossem compatíveis! vivendo e aprendendo. e é possível pegar um clone deles e encaixar em um módulo previamente com eta? e visualmente,como se distinguem? no seu texto na pulso não consegui ver a marca da sellita na platina:onde fica?

Sim, perfeitamente possível. Como falei, externamente a compatibilidade é total. E em algumas mais antigas vinha apenas marcado "SW 200", por exemplo, na mesma posição da ETA. Depois passaram a ter o emblema da Sellita, aquele "S" estilizado, na mesma posição também, como vi recentemente em um Hublot.

Abraços!

Adriano

flávio

Adriano, no seu texto na Pulso, você diz que os Soprods também são uma alternativa aos 2892, embora de arquitetura diferente, mas não fala em que. Olhando no site na Soprod agora, vi que a prograganda deles afirma compatibilidade total. No entanto, no "olhômetro", vi que o rolamento da massa oscilante é diferente, as rodas reversoras, etc. Tudo bem, se tiverem as mesmas tolerâncias e os furos forem os mesmos, "whatever". O que me diz dos Soprods? Pior é que, esteticamente falando, achei o acabamento deles melhor do que o ETA e, no equilíbrio do movimento, também achei o menor rolamento, como no 2824, mais equilibrado (não sou muito fã da encarnação normal dos 2892, só de algumas fábricas, como Omega, nos cronômetros, UN, em alguns modelos, etc). Enfim, o que acha?

Flávio

Adriano

Sim, não pude extender demais a matéria, pois o assunto daria um livro! Por isso fiquei meio frustrado por ter que resumir a matéria, embora a recepção dela foi boa, parece que os leitores gostaram. Aliás, ela terá uma continuação na edição de março.

Então, a questão da compatibilidade gera esse tipo de confusão. A máquina tem compatibilidade "externa" ou "interna", digamos assim? Nesse caso da Soprod, é externa. Ou seja, todas as dimensões de montagem, como chamamos, são idênticas à da ETA 2892, ou seja, diâmetro, altura, posição de bridas de fixação, posição do disco de calendário, posição da tige em relação à caixa, e diâmetro dos eixos dos ponteiros. Isso significa que se você já tem um relógio projetado para usar ETA 2892, você pode susbtituir imediatamente por uma Soprod sem nenhuma modificação na caixa, nem no mostrador, bridas, ponteiros... nada! Mas a máquina internamente, ou em si é totalmente diferente. Não há um parafuso sequer compatível com a ETA.

Já vi ela ao vivo e achei bem bacana. É bem acabada, possui concepção bem simples, fácil manutenção e usa todo o escapamento da MHVJ, especializada nisso.

O problema é que a produção é pequena. E expandir a produção não é só uma questão de vontade, mas de manutenção sa qualidade. Esse sempre foi o trunfo da ETA: produzir aos bilhões com qualidade impecável. É muito phoda fazer isso.

Abraços!

Adriano

automatic for the people

Adriano

Mais uma vez, obrigado por estas aulas!

Abs

AFTP