Menu principal

Calibre Selita.....qual é a sua opinião?

Iniciado por thomas.bnu, 12 Dezembro 2011 às 21:15:30

tópico anterior - próximo tópico

thomas.bnu

Estou pensando em comprar um Accutron Corvara Automatic (gosto do design da Bulova) que utiliza
um Selita....qual é a sua opinião sobre ele?

Adriano

Desotti

Eu tenho um diver Oris com movimento Sellita SW200 (ETA 2824-2) há anos e minhas impressões sobre o movimento são as melhores possíveis.

Documentos completos sobre todos os calibres em produção estão disponíveis no site do fabricante.

[[]]'s

Guilherme

Olá amigos.

Eu não tenho o que reclamar. Tenho um Alpina com SW200 e nunca me deu dor de cabeça.

Abraço,
Guilherme.

Cigano

Muito legal estes link´s caro Desotti, obrigado por compartilhar !!

Eu me lembro que já foi descutido por aqui, mais ainda tenho dúvidas, com a ETA parando de distribuir seus movimentos para manufaturas, digamos assim, terceiras, a Sellita tem grande chaces de fechar com essas empresas que antes utilizavam ETA para suprir a demanda ?? Sei que algumas já estão trabalhando para o caminho do "In-house" claro que isso é bom, e também encarece as peças !!

Abraços,
Cigano!

igorschutz

Citação de: Cigano online 13 Dezembro 2011 às 00:57:27
Eu me lembro que já foi descutido por aqui, mais ainda tenho dúvidas, com a ETA parando de distribuir seus movimentos para manufaturas, digamos assim, terceiras, a Sellita tem grande chaces de fechar com essas empresas que antes utilizavam ETA para suprir a demanda ?? Sei que algumas já estão trabalhando para o caminho do "In-house" claro que isso é bom, e também encarece as peças !!

Cigano,

Segue um artigo interessantíssimo, publicado há poucos dias no The New York Times, que responde em parte sua pergunta: Swatch, Supplier to Rivals, Now Aims to Cut Them Off

Trecho em tradução livre:
"A Sellita (...), também, é dependente da Swatch: ela atualmente adquire 50% dos seus movimentos da ETA, uma subsidiária da Swatch, e então os revende à empresas relojoeiras.

A Sellita está construindo uma nova fábrica, mas a produção não começará antes de 2015, o que deixaria alguns dos 200 clientes da Sellita com pouco estoque, por causa dos cortes impostos pela Swatch, disse o Sr. Garcia [proprietário da Sellita].

"Nós aceleramos nosso investimento e produção, mas é como pedir para que alguém descubra a fórmula secreta da Coca-Cola do dia pra noite", ele diz."

Ou seja, se o Swatch Group parar agora, tá todo mundo na roça... Veja as palavras do dono da Laurent Ferrier:

"[A Swatch estabeleceu] um quase-monopólio não por uma ambição de controlar o mercado, [mas porque] todos mundo estava perfeitamente feliz em gastar tudo em marketing ao invés de montar sua própria produção."

Lindas palavras, não é? ;)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

automatic for the people

Tenho 2 relógios com SW 200, e não tenho o que reclamar!
Abs
AFTP

Obs: a Breitling tá usando Sellita tb, nos seus calibres COSC??? Essa é minha grande dúvida atual...

Cigano

Muito obrigado caro Igor, com sua tradulção, dá para mim ler o texto do link depois, mais vou ler pois é interessante!!
Obrigado pela atenção e por compartilhar o o link !!

Tenha um bom dia !! ;)
Abraços,
Cigano!

Adriano

Citação de: automatic for the people online 13 Dezembro 2011 às 09:30:15

Obs: a Breitling tá usando Sellita tb, nos seus calibres COSC??? Essa é minha grande dúvida atual...

Não que eu saiba. Eu escrevi uma matéria relacionada a isso, está na Pulso atual que está nas bancas. É importante entender que a redução do fornecimento da ETA se refere aos ébauches e não aos mecanismos completos. Além disso, o próprio Hayek disse que nada mudaria para clientes tradicionais e sérios. Mas apesar de não citar nomes, isso deve incluir Breitling, IWC, Ulysse Nardin e outras.

Abraços!

Adriano

FALCO

Citação de: automatic for the people online 13 Dezembro 2011 às 09:30:15Obs: a Breitling tá usando Sellita tb, nos seus calibres COSC??? Essa é minha grande dúvida atual...

Acho que nenhuma empresa que não a ETA teria condições de fornecer os aproximadamente 350 mil movimentos COSC que a Breitling consome por ano, nem a ETA abriria mão dos aproximadamente us$ 100 mi que isto representa.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

automatic for the people

Falco, isso é verdade! E Adriano, não sei se o SG considera a Tag Heuer um cliente "sério", mas tradicionais eles são e estão usando Sellita já faz um tempo...

abs

AFTP

Adriano

Pois é. Mas precisa ver também de quem foi a decisão de parar de usar ETA para usar Sellita.

Abraços!

Adriano

flávio

A pergunta que faço não é sobre a qualidade da Sellita, inquestionável, mas se ela continuará a fazer apenas "genéricos" ou partirá também para produção de coisas próprias.

Flávio

automatic for the people

Adriano

Mas não são mesmo. Os mecanismos completos são intercambiáveis, ou seja, um relógio que usa ETA pode ter sua máquina completa subsituída por uma Sellita sem necessidade de qualquer adaptação. Caixa, ponteiros, mostrador, bridas, tudo é igual.

Mas as peças do mecanismo não são intercambiáveis. Algumas peças são intercambiáveis por acaso. Mas a princípio, não são. Se você precisa de peças para um Sellita, tem que comprar peças para Sellita.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Adriano, por acaso as tolerâncias dos Selitta são mais "frouxas"?

Adriano

Igor, não que eu saiba. É a mesma coisa que a ETA, qualidade geral, tudo igual, até onde posso ver. Mas vi poucas também, não tenho experiência de longo prazo.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Pergunto pois você diz que as peças não são intercambiáveis.

Sei que a Selitta realiza algumas poucas modificações em seus calibres-cópia, da mesma forma que os chineses, mas, naquelas peças que aparentemente são iguais, deveria haver intercambialidade, não? Por isso pensei que talvez as tolerâncias não fossem as mesmas.

Obrigado!

Um abraço,

Igor

Adriano

Parece que, entre outras modificações, os perfis dos dentes de algumas rodas foram mudados. Isso por sí só já impede a intercambiabilidade. Blocos antichoque podem ser diferentes, ajustes de levées, platôs... Não sei, mas são coisas totalmente "customizáveis".

Além disso, as tolerâncias são tão pequenas que se a peça não for idêntica, já era. A Sellita deve trabalhar com alguns fornecedores diferentes dos da ETA. É normal redesenharem as peças.

Abraços!

Adriano

Lobão

Amigos deste forum eu gostaria de saber qual a função do rubi a mais em alguns dos calibrs selita por exemplo os calibres sw200 sw220.
Abraço,
Lobão.