Menu principal

Relógios Ouro 14k....tem mesmo algum problema?

Iniciado por thomas.bnu, 30 Dezembro 2011 às 00:16:00

tópico anterior - próximo tópico

thomas.bnu

Mas sobre escurecimento mesmo me aconteceu com ouro 18k.
Eu e meu irmão havíamos comprado 2 peças dos EUA de um modelo
que pelo o que calculamos, deve ter ficado 1 ano em depósito.
Então, uma delas veio mais escurecida que a outra, mas usei limpador
de metais e logo reavivou o brilho, mesmo com ouro 18 ocorreu.
Acredito que os plaquês escurecem mais rápido que uma base de ouro sólido, não
sei se pelo magnetismo do metal de base (eu observo assim pelo menos).

kaiuka

Tem o tal banho de ródio, em voga agora.

confesso que nao tenho um conhecimento aprofundado sobre o tema.

mas, pelo que sei, é para evitar esse escurecimento das peças, e manter o brilho por mais tempo.

by the way, vou contar um fato que até hoje me intriga:

no último leilão de joias da CEf que fui, havia 1 pena de ouro prá vender.

gente, imaginem uma pena (pena de ave) de um tamanho grande, com haste e as plumas. uns 20cm, mais ou menos.

agora imaginem isso feito em ouro maciço!

a pergunta que nao quer calar é: prá que serve essa tranqueira????????????????????

ahahahahahah

nunca vou esquecer daquele troço bizarro.

thomas.bnu

...realmente, só serve para comprar e derreter..rsrs

VIP

Citação de: thomas.bnu online 02 Janeiro 2012 às 10:36:02
Mas sobre escurecimento mesmo me aconteceu com ouro 18k.
Eu e meu irmão havíamos comprado 2 peças dos EUA de um modelo
que pelo o que calculamos, deve ter ficado 1 ano em depósito.
Então, uma delas veio mais escurecida que a outra, mas usei limpador
de metais e logo reavivou o brilho, mesmo com ouro 18 ocorreu.
Acredito que os plaquês escurecem mais rápido que uma base de ouro sólido, não
sei se pelo magnetismo do metal de base (eu observo assim pelo menos).
Todo metal oxida, a diferença que os folheados acabam descascando com o tempo ... Enquanto o ouro basta limpar ou polir que fica como novo.
Adriano grato pela resposta, sabendo disso acredito que a nova liga da Hublot realmente vai revolucionar o mercado, pois o ouro comum risca muito fácil   
;)
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Adriano

Uma correção de ordem semântica: plaquê não descasca com o tempo, mas sim com o uso. São impactos, raspões, riscos, contato com o ácido úrico da pele é que fazem ele se deteriorar. Se ficar sem uso, não estraga.

Sobre o ródio, ele é usado como banho em relógios de ouro branco. Isso porque o ouro branco de 18k nunca fica branco, mas sim com uma leve coloração amarelada e opaca. O banho de ródio dá uma tonalidade bem branca (sem o tom acinzentado da prata ou da platina e sem o tom azulado do aço inox) permitindo um acabamento com alto lustre e aumentando bastante a resistência a riscos leves.

Nem todo relógio de ouro branco usa banho de ródio, mas a maioria sim. O que é um problema pois a hora que o relógio precisar de polimento, terá que ser polido e refeito o banho, o que encarece demais o processo.

É razoavelmente fácil ver se um relógio de ouro branco tem ou não banho de ródio pois a diferença de tonalidade é bem clara. O ouro branco sem banho parece uma prata ou uma platina, mas ligeiramente amarelada e com pouco lustre. Já o com banho de ródio parece aço inox, mas com tonalidade bem branca e com muito lustre, até mais que o aço inox.

O banho de ródio é usado também, às vezes, em relógios de platina, para dar tonalidade mais branca (e menos cinza) e aumentar o lustre, que é pouco na platina.

Abraços!

Adriano