Menu principal

6309 x 6119

Iniciado por Robson, 22 Agosto 2009 às 21:04:08

tópico anterior - próximo tópico

ogum777

meu pitaco. como relojoeiro sou um ótimo ciclista, professor e etc... heheheheheh - só falo besteira em relojoaria.

mas a questão da concorrência: é tomar mercado do outro.  é a história do sorteiro libanês mesmo. tb já li em algum lugar que algum movimento miyota 90XX era pra concorrer com movimento eta XXXX - mas tinham precisão diferente.

eu tenho 3 seikinhos 7s26, um citizenzinho com miyota 8203 (e dois orients parados aguardando uma "reforma", um deles é um 904504). o citizen é de longe mais preciso que os seiko. pode ser apenas a regulagem, não sei. ou pode ser o fato do mov 8203 ter um capricho maior, uma vez que equipa tb o autozilla, além do meu reloginho.

mas é sintomático que eu tenha 3 seiko e um citizen. os seiko - dois monsters e um skx007 - me agradaram mais, apesar de saber ter menor precisão.

do ponto de vista da concorrência, esse consumidor de relógios q ora escreve acabou sendo tomado pela seiko, mais que pela citizen.

mas, e sempre tem um "mas", acho que a citizen prefere concorrer num outro mercado, de relógios pra quem quer um monte de funções só possíveis com quartz, e não com mecânicos, mas que não quer relógios de plástico como os casio.

talvez essas 3 empresas concorram no final das contas em 3 mercados diferentes.... mas é palpite meu.

vinniearques

Ogum, achei muito bem colocado seu ponto de vista!

E sou como você, sei lá mesmo sendo menos preciso ou coisa do tipo, ainda prefiro os Seikos, talvez pela historia, pela contribuição a relojoaria mecânica, as inovações, sei lá, acho que eles tem um clima a mais!

Alberto Ferreira

;D

Pois é...
E sem sair do assunto...  ::)

E usando o causo para exemplificar o que foi dito quanto às motivações e à qualidade dos (relógios  :D) concorrentes e tal

A tal velha questão do "primeiro", do "melhor" ou do "maior"...

Conta a lenda, quase fato...  :D, que havia um cinema no Rio, lá na Rua da Carioca.
Tido por todos como "o maior"...

Um belo dia, um outro cinema foi inaugurado, bem do outro lado da rua...

Para "provocar", e "polemizar", ele já veio com o Slogan...   O maior cinema do Brasil.

E a resposta veio rápida...
Cinema São Luiz, (ainda) o maior cinema da Rua da Carioca...
8)

Abraços,
Alberto

Adriano

Voltando a falar de relógios, um esclarecimento, a tempo: minha resposta sobre a preferência sobre o Seiko é em relação ao que foi perguntado, ou seja, os antigos. Entre os antigos, prefiro os Seiko.

Mas hoje, acho o 8200 muito melhor que os 7S26 e outros Seiko de entrada.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é... É isso aí.

E eu até creio que talvez caiba aprofundar um pouco, talvez mudando um pouco da questão dos antigos e partindo para a comparação entre os modelos de entrada...

Sempre que alguém (e não se esqueçam que eu sou membro da ASA  8)) faz críticas aos 7Sxx, ressaltando os aspectos de sua construção que levam a uma marcha pouco estável, dificuldade de ajuste, aos problemas inerentes de uma produção em massa (com o pouco controle da montagem, lubrificação, etc - ressalte-se), a questão logo (nos) incomoda (no sentido de desagradar) e os que não gostam vão logo dizendo que o movimento é quase (ou na prática) "descartável", bla-bla-bla e tal...

Pois é... Mais uma vez.  ;)
Pois é...

Mas, a meu ver, trata-se da chamada filosofia de projeto.
Que, aliás, eu não estou dizendo que seja ruim, ou errada... Mas ela que é o que é. E foi pensada para ser assim. Lá isso foi.
Não tem nada de falta de conhecimento ou tecnologia do fabricante, é claro!

Então, eu (me) perguntaria...
Onde, quando, ou principalmente por que ?
... a Seiko mudou a sua filosofia para estes movimentos, ditos "de entrada".

Mercado?
Sim.

Perfil dos usuários?
Talvez...

Concorrência?
Nem tanto...

E o que vocês pensam a respeito?
::)

Abraços a todos!
Alberto

Adriano

A idéia do 7Sxx é ser um mecânico barato. Tão barato que possa concorrer com os quartz. E que possa ser vendido para quem quer um relógio mecânico sem ter que pagar preço de objeto de luxo. Abre espaço para os mecânicos high-end em uma série de mercados, especialmente os emergentes.

Sobre ser descartável, ele não é projetado assim. É totalmente diferente do conceito da ETA G10, por exemplo. A 7Sxx não é blindada. Ela é perfeitamente manutenível. Só não o é, na maioria dos países, porque seu custo é tão baixo que é mais barato do que o tempo que o relojoeiro gasta para revisá-la. Isso não faz dela descartável nem "não-manutenível", como é a ETA G10 por exemplo. Esta sim, é feita de modo que manutenção seja praticamente impossível, por construção.

Se for para considerar a 7Sxx descartável porque ela é trocada ao invés de revisada, então praticamente toda máquina suíça a quartzo é descartável também, até as multifuncionais, termocompensadas, calendário perpétuo e tudo mais, pois lá na Suíça e em países onde o relojoeiro (ou todo mundo...) é devidamente remunerado, eles trocam a máquina toda. É mais barato.

Abraços!

Adriano

fsoliveira

Citação de: Adriano online 21 Maio 2012 às 18:29:37
... então praticamente toda máquina suíça a quartzo é descartável também, até as multifuncionais, termocompensadas, calendário perpétuo e tudo mais, pois lá na Suíça e em países onde o relojoeiro (ou todo mundo...) é devidamente remunerado, eles trocam a máquina toda. É mais barato.

Abraços!

Adriano

eu realmente não entendo esta filosofia.

Mesmo sendo um relogio novo, e que tenha máquinas e máquinas novas para serem substituidas.

Penso que a troca do mecanismo, somente deve ser feita em caso de não funcionar mesmo, de jeito nenhum.

Creio eu que a "essência" do hobby, está em , mesmo que capenga, fazer o "coração doente", voltar a bater novamente, sem a necessidade de "transplante".

Por mais barato que seja fazê-lo!

"eu sempre preferi fazer as pipas do que soltá-las!"  :D :D :D :D

Bom, mas isso penso eu que só estou no começo!

;) ;) ;) ;)
Felipe Oliveira

Orient, 46941 (469214-6A PR)
Orient, 46941 (4696A1-4A CA)
Seiko, 6119-8083

"O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." (Bertrand Russell)

ogum777

é, a lógica de mercado não é a lógica do aficionado. tem muito sentido o que diz o adriano, pois essa lógica é a mesma que explica pq em muitos países o imigrante brasileiro conseguia mobiliar a casa com o que encontrava no lixo. isso aconteceu com conhecidos que foram ao japão. tv, aparelho de som e etc, em boas condições de uso 9não quebrados) eram dispensados por japoneses, e aproveitados por esses conhecidos.

é a questão do custo. um carro em cuba, com 50 anos de uso, tem um valor alto, e é reparado ad eternum. o mesmo com algumas máquinas de relógio por aqui.

mas em locais onde a disponibilidade da coisa é grande e o custo da mão de obra pro conserto é mais alto, haverá substituição e no conserto.

eu ficaria mais feliz se os meus 7s26 fossem mais precisos. por outro lado, não fosse o preço tão baixo, eu acaso teria 3? não sei....

mas q outra máquina posso instalar no lugar, que mais precisa fosse? também não sei. gosto dos meus reloginhos, não gostaria de ter que trocar o relógio inteiro.

mas são de fato porta de entrada pra esse mercado. me vejo de olho em modelos mais precisos....

Adriano

As empresas fabricam relógios para obter lucro, não para agradar os aficcionados. Se é mais barato trocar o mecanismo e usar 15 minutos do relojoeiro do que usar 2 horas do relojoeiro para revisar a máquina, é assim que vai ser feito. É indústria, é assim que funciona.

Abraços!

Adriano

edulpj

Lembro até hoje de quando a Technos começou uma campanha publicitária na televisão que dizia mais ou menos assim: "COMPRE UM TECHNOS E SINTA VERGONHA DO RELÓGIO QUE VOCÊ TEM HOJE NO PULSO"... Foi quando o OBSOLETISMO PLANEJADO atingiu a indústria relojoeira.

Sou fã incondicional de objetos duráveis, mas infelizmente eles não "dão camisa" para a indústria. Apenas alguns poucos produtos conseguem dar lucro com durabilidade... E em geral são caríssimos...

fsoliveira

Citação de: Adriano online 22 Maio 2012 às 09:22:35
As empresas fabricam relógios para obter lucro, não para agradar os aficcionados. Se é mais barato trocar o mecanismo e usar 15 minutos do relojoeiro do que usar 2 horas do relojoeiro para revisar a máquina, é assim que vai ser feito. É indústria, é assim que funciona.

Abraços!

Adriano

Pois é, por isso prefiro os velinhos!

lol

KKKK

;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
Felipe Oliveira

Orient, 46941 (469214-6A PR)
Orient, 46941 (4696A1-4A CA)
Seiko, 6119-8083

"O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." (Bertrand Russell)

Geso Jr.

Realmente o 6309 é muito bom de precisão! 10 dias com esse meu e estou muito mais muito satisfeito com desempenho dele se aparecer outro vintage com essa máquina dando sopa por aqui pego fácil!