Menu principal

6309 x 6119

Iniciado por Robson, 22 Agosto 2009 às 21:04:08

tópico anterior - próximo tópico

Robson

Sei que temos doutores em Seikofilia aqui no fórum, então levanto uma dúvida que tenho há um tempo:

Quais as diferenças entre o calibre Seiko 6309 e 6119?  ???

Tenho um 6309 que funciona uma funciona que é uma beleza e também vejo muitos amigos elogiando o 6119.

Qual a sua opnião?
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

Alberto Ferreira

Salve!

Os calibres 63xx são posteriores aos 61xx, a idéia seria uma "modernização", mas alguns "compromissos de projeto" foram também adotados, visando a "simplificação" construtiva.
Algumas peças de "plástico", novo regulador, novo sistema de ajuste do calendáiro, etc.

Os 6309 são excelentes, mas não "batem" os 6119, tidos e havidos como um dos melhores calibres já feitos (em qualquer época), na sua "classe", bem entendido.
8)

Abraços a todos!
Alberto

Robson

Grato pela resposta, Alberto.

O problema do 6119 é o ajuste do dia semana nas versões A e B, pois só na versão C é que possui ajuste rápido.

Inclusive estou pensando em colocar um calibre 6306 ou 6119 numa caixa de 7S26 zerada que tenho comigo, será que é possível esta adaptação?

Achar estes calibres em bom estado é relativamente fácil, já achar um com a caixa sem mossa ou aranhados profundos já é mais difícil.

Aproveitando que o assunto é este, no sábado passado achei um Seiko Sportmatic cal. 6619 com me impressionou pela reserva de marcha e precisão para um relógio com mais de 30 anos.
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

Advogado

Olá amigos.

Gostaria de participar desta "conversa", dando minha opinião sobre estes Seikos. Ambos são excelentes não só quanto a qualidade do material e precisão da máquina, mas, também, por que são muito fáceis de montar e de desmontar. Os rubis têm furos côncavos que auxiliam o encaixe dos pivôs das engrenagens e a mola do clike de carga da corda, juntamente com as molas do calendário e do sistema de acerto das horas, são encaixadas de tal forma que facilitam e muito a montagem, evitando que "disparem" e se percam, o que ocorre com frequencia nas máquinas suiças "AS". Enfim, Seiko os 6309 e 6119 são muito bons para o dono e melhores ainda para os relojoeiros e curiosos como eu :D

Enéias

Ao que me parece o 6119 está para a seiko como a série 500 para a omega. Exagero? ;)

paulorocha

Citação de: Robson online 24 Agosto 2009 às 17:39:32

Inclusive estou pensando em colocar um calibre 6306 ou 6119 numa caixa de 7S26 zerada que tenho comigo, será que é possível esta adaptação?

Eu imagino que seja possível sim, embora possa ser necessário um certo trabalho de adaptação na fixação do mostrador.

Eu experimentei fazer exatamente isto, porém utilizando uma caixa de 7009. Só que o ângulo da tige é diferente nestes dois modelos (6119 e 7009), fazendo com que o mostrador ficasse "torto". Como não tinha intenção de alterar o mostrador, desisti da idéia.

Não tenho nenhum 7S26, mas imagino que o ângulo da tige esteja mais para o 7009 do que para o 6119...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Robson

Citação de: paulorocha online 25 Agosto 2009 às 09:01:14
Citação de: Robson online 24 Agosto 2009 às 17:39:32

Eu imagino que seja possível sim, embora possa ser necessário um certo trabalho de adaptação na fixação do mostrador.

Eu experimentei fazer exatamente isto, porém utilizando uma caixa de 7009. Só que o ângulo da tige é diferente nestes dois modelos (6119 e 7009), fazendo com que o mostrador ficasse "torto". Como não tinha intenção de alterar o mostrador, desisti da idéia.

Não tenho nenhum 7S26, mas imagino que o ângulo da tige esteja mais para o 7009 do que para o 6119...

Este detalhe não tinha pensado, pois só verifiquei o diâmetro que é o mesmo entre 6119, 6309 e 7S26.
Um detalhe que estava pensado era com relação ao ajuste do dia que no 6119 é pressionando a corôa, isso poe não ser possível na caixa do 7S26, ainda não experimentei, já no 6309 é puxando no 1º estágio e girando normalmente, como o 7S26.

Geso Jr.

Já tinha um 6119 do meu avô. Recentemente adquiri um 6309 de 78 em muito bom estado. Até agora ele têm se mostrado mais preciso que o 6119. Imaginava que fosse mais antigo mais de acordo com as informações dos amigos daqui do fórum percebi que se trata de um calibre mais recente. Pelo visto o 6119 é mais máquina, porém estou pelo menos até agora gostando demais da precisão do meu 6309.

fsoliveira

Muito bacana o tópico.

a minha dúvida é meio generalizada, mas o mesmo esquema

de identificação de idade do relógio dos 6119, aquele na tampa, procede para modelos

mais novos? Como o 6309?

Abraço!
:P
Felipe Oliveira

Orient, 46941 (469214-6A PR)
Orient, 46941 (4696A1-4A CA)
Seiko, 6119-8083

"O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." (Bertrand Russell)

fsoliveira

Citação de: Alberto Ferreira online 23 Agosto 2009 às 10:25:18
Salve!
... na sua "classe", ....
8)

Abraços a todos!
Alberto

Alberto, desculpe mas, ainda estou aprendendo, o que quis dizer com CLASSE?

Isso se dá somente ao fato de serem japoneses, ou pela quanidade de rubis, valor comercial, como funciona
esta classificação?

abradeço desde já!

abraço.
;)
Felipe Oliveira

Seiko, 6119-8083

Adriano

Sim Felipe, a regra vale para todo Seiko, a nao ser os muito, muito antigos, com mais de 70 anos.

Abracos!

Adriano

Cigano

Para evitar abrir outro tópico, vou perguntar aqui mesmo.... 8)

Eu desmontei, uma 7019 da Seiko, achei muito parecido com os 4694X da Orient, será que usaram a mesma base ??

Segundo eu estive lendo em um fórum gringo, ambos podem usar o mesmo balanço, e vi que realmente são bem parecidos.
Postei uma foto de Mako com mostrador Orient clássico com o movimento Seiko 7019 !

Dados e fotos do movimento Orient 46941

Dados e fotos do movimento Seiko 7019

Abraços,
Cigano!

Adriano

Não usa a mesma base, ou seja, não compartilham de um "ancestral comum". O Orient é que usa o Seiko 70xx como base com um sistema de automático baseado no Seiko 66xx. Basicamente não tem nada de original da Orient. O bom é que, como ainda existem peças para o Orient, elas podem ser usadas para salvar os Seiko. Já salvei muito 7005/6 com balanço novo de Orient.

Abraço!

Adriano

Cigano

Muito obrigado pela sua atenção, e por tirar a minha dúvida caro Adriano.. em breve posarei o desmonte!! ;)

Tenha uma ótima semana!! :D
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Citação de: fsoliveira online 19 Maio 2012 às 02:06:20
Salve!
8)

Abraços a todos!
Alberto

Isso se dá somente ao fato de serem japoneses, ou pela quanidade de rubis, valor comercial, como funciona
esta classificação?

...

Salve, fsoliveira.

Ao usar o termo "classe" (assim mesmo entre aspas...) eu quis apenas lembrar o fato de que os 6119 são movimentos básicos, automáticos (robustos e muito bem construídos), mas sem as chamadas "complicações" e nem materiais (ditos) mais "sofisticados", etc.

Ou seja, eu quis apenas ressaltar o fato que dentro destas condições o 6119 é especial, quase imbatível. E que seria incorreto compará-lo com movimentos dotados de outras características.

A tempo...
Como você está aprendendo (aliás, como todos nós por aqui...  ;)) eu vou correr o risco de falar algo que você já saiba... Ok?

O termo "complicação" citado acima está no sentido horológico, certo?

Portanto entendido, no nosso jargão horológico, como relativo aos movimentos que apresentam funções além das básicas, aquelas de apenas mostrar as horas, etc.
Qualquer função além daquelas é considerada uma "complicação", apenas um termo técnico que não necessariamente se refere à complexidade construtiva.

Um abraço!
Alberto

fsoliveira

Citação de: Alberto Ferreira online 21 Maio 2012 às 10:19:27
Citação de: fsoliveira online 19 Maio 2012 às 02:06:20
Salve!
8)

Abraços a todos!
Alberto

esta classificação?

...

Salve, fsoliveira.

Ao usar o termo "classe" (assim mesmo entre aspas...) eu quis apenas lembrar o fato de que os 6119 são movimentos básicos, automáticos (robustos e muito bem construídos), mas sem as chamadas "complicações" e nem materiais (ditos) mais "sofisticados", etc.

Ou seja, eu quis apenas ressaltar o fato que dentro destas condições o 6119 é especial, quase imbatível. E que seria incorreto compará-lo com movimentos dotados de outras características.

A tempo...
Como você está aprendendo (aliás, como todos nós por aqui...  ;)) eu vou correr o risco de falar algo que você já saiba... Ok?

O termo "complicação" citado acima está no sentido horológico, certo?

Portanto entendido, no nosso jargão horológico, como relativo aos movimentos que apresentam funções além das básicas, aquelas de apenas mostrar as horas, etc.
Qualquer função além daquelas é considerada uma "complicação", apenas um termo técnico que não necessariamente se refere à complexidade construtiva.

Um abraço!
Alberto

Agoora sim, muito obrigado pela dica!

abraço!
Felipe Oliveira

Seiko, 6119-8083

edulpj

Desculpem-me se a pergunta a seguir for impertinente com o tópico...

Tenho lido sobre um movimento da Citizen/Myiota que teria sido criado para concorrer com os movimentos Seiko. Falo do 8200A. Estou pensando em adquirir um relógio Seiko "das antigas", mas talvez pinte um Citizen com o mov. 8200A como alternativa.

Realmente é uma boa alternativa??? Ou estarei mais bem servido com um Seiko???

Adriano

Sou mais um Seiko.

Mas não é bem assim que a Citizen fez o calibre "X" para concorrer com a marca "Y". Todo mundo concorre com todo mundo. Todo mundo precisava de um calibre automático de 3 ponteiros. Cada marca fez o seu. A Citizen fez o 8200.

Abraços!

Adriano

edulpj

Conheci um senhor "turco" (provavelmente libanês), que tinha uma sorveteria... Ele dizia que se o botequim ao lado da sorveteria desse um copo d'água pra quem tinha calor, já estaria fazendo concorrência com o sorvete dele...

Pessoalmente, entendo a CONCORRÊNCIA como algo em nível mais elevado. Se um candidato a concorrente não consegue criar um produto nem minimamente aproximado do meu, simplesmente não o considero como concorrente.

No caso dos movimentos, alguém saiu na frente e se fez isso de maneira superlativa, certamente se tornou REFERÊNCIA. Daí pra frente, todo mundo que entrou no mercado para ocupar uma parte do nicho, focou na referência como algo a ser copiado e/ou combatido...

De qualquer forma, grato pela dica...

Adriano

É isso aí...

Abraços!

Adriano