Menu principal

Desafios da semana

Iniciado por admin, 02 Abril 2013 às 11:19:00

tópico anterior - próximo tópico

Sifion

Como ninguém se manifestou vou postar as fotos prometidas.

A primeira pergunta era sobre um relógio de corda, onde existiam nós espaçados igualmente e a corda pendurada queimava de nó em nó em intervalos iguais.
Os chineses deram um jeito de realizar essa operação de maneira horizontal  com a corda, além de realmente também utilizarem uma vela, onde se poderia colocar em determinado local um segundo fio que segurava um peso. Ao fogo da corda principal passar por esta segunda ela então queimava liberando o peso dentro de uma bacia de metal, fazendo barulho suficiente para acordar uma pessoa, segundo relatos.

e um vídeo demonstrando o princípio por detrás desse relógio.
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=yin3kp31_sA[/youtube]

A outra pergunta era que durante a revolução francesa, este país se utilizou de um sistema onde o dia possuia 10 horas, cada uma com 100 minutos e cada minuto com 100 segundos, além do que eles possuíam 12 meses de exatos 30 dias e mais 5 dias "soltos",  os  dias dos sans-culottes, que eram feriados nacionais. Essa maneira de medir o tempo não durou muito, no entanto.

Segue abaixo a foto de um relógio da época.

Abraços.

shun

flávio

Legal! Nas velas, o alarme era feito pregando um prego pesado no ponto de disparo. Ele, então, caía numa bacia metálica onde estava a vela e fazia barulho.

Sobre os relógios do período revolucionário, vejam como é a história. Com a revolução, quiseram arrancar a cabeça de Breguet, em virtude da ligação dele com os nobres. Se não me falha a memória, Marat arrumou um salvo conduto e ele fugiu para Neuchatel, sua cidade natal, onde ficou um tempo desenvolvendo o que seriam, depois, suas maiores criações na... França! Passado o período do terror, voltou à França e, agora, para fazer a vontade daqueles que poderiam ser seus novos "patrões", fabricou vários relógios com calendário e horário "revolucionário". E o mundo dá voltas...

Flávio

Rafaexp

:D :D que demais esse esquema das velas!!!!

Valeu pela aula sifion e flavio!!

Abraçooo

Ps: teve / tem algum lugar do mundo que manteve/ mantém algum outro sistema de marcar as horas diferente do que é usado por todos nós hj?!? Sei lá alguma tribo no interior da indonésia que marca o tempo usando ampulhetas até hj, por exemlo.... Sei lá?!? :-\ :-\

flávio

Lanço outro desafio, que é muito mais um trabalho de pesquisa do que propriamente um... Desafio. Mas será bom como instrumento de divulgação de conhecimento e, tenho certeza, todos já viram, mas poucos sabem exatamente como funciona.

Alguém consegue explicar como era feito o ajuste de temperatura em balanços bimetálicos? Ei, é para explicar o procedimento, não apenas dizer que é "feito mexendo em parafusos". Mexendo como? Por quê?

Se conseguirem fotos ao explicarem, melhor!

Flávio