Menu principal

Calibres orient 469 41 vessus 469 43.

Iniciado por Lobão, 26 Setembro 2013 às 17:31:57

tópico anterior - próximo tópico

Lobão

Caros amigos andei pesquisando e o calibre 469 41 foi primeiro produzido e depois saiu de linha e entrou em produção o atual 469 43 considerado inferior, gostaria de saber o que mudou tecnicamente entre os dois calibres.
Att,
Lobão.

Cigano

Caro Lobao, antes teve a 469-40, lembram um pouco os calibres 7xxx da Seiko! 8)
Abraços,
Cigano!

Adriano

Resumidamente o 46943 foi otimizado para uma produção mais automatizada. Para isso algumas coisas precisam ser redesenhadas, inclusive estruturalmente.

Muda uma coisa aqui ou ali debaixo do mostrador, no calendário, e no sistema de montagem das pontes. O número de parafusos diferentes é reduzido, e a soma disso fragilizou a resistência à impactos e vibrações, que faz com que as pontes do automático e/ou da rodagem simplesmente se desmontem por mais bem apertados que estejam os parafusos. A qualidade de decoração, se é que dá para chamar assim, é ainda menor que nos 46941.

Mas a qualidade cronométrica aparentemente é a mesma.

Abraços!

Adriano

Lança

No meu poseidon está escrito na tampa traseira 469ss39, digam-me, o que é esse 39?

Carbonieri

o 39 acho que indica o bezel preto e vermelho e o 40 todo preto, não tem nada a ver com a "máquina" do relógio que é 469 43.
sic transit gloria mundi

Meneghetti

Bem pessoal eis as diferenças entre os dois calibres  8)
Na primeira podem notar as diferença o primeiro movimento 46943 e o segundo movimento 46941. 8)  

Bom aqui nesta foto podem notar a diferenças nos calendários no primeiro calendário que um 46943 neste movimento já existem "plastico"  8) e já nos movimento  46941 não existem  8)

Bom os calendários já estão montados no primeiro calendário tem uma platina só  que é movimento 46943 .. e no segundo calendário há duas platinas que é o 46941 8)

Meneghetti 8)

Wilson

como podem ver nas fotos do nosso amigo Meneghetti,

No 46941, são 3 parafusos na ponte das engrenagens + 3 parafusos na ponte do automático,
no 46943, é 1 parafuso na ponte das engrenagens + 2 parafusos na ponte do automático,

esse parafuso perto da corda, por mais apertado que esteja, solta com o encaixe e tudo, aí a ponte sobe
as engrenagens saem do lugar e o relogio "dispara" !

abraços,

wilson

Lobão

Obrigado amigos por acabarem com o mito da robustez do poseidon (calibre 469 43) é uma pena em nome do lucro acabarem com um calibre histótico.
Att,
Lobão.

Lança

Citação de: Carbonieri online 26 Setembro 2013 às 22:38:34
o 39 acho que indica o bezel preto e vermelho e o 40 todo preto, não tem nada a ver com a "máquina" do relógio que é 469 43.

Valeu, era bem essa minha dúvida mesmo.

Lança

Citação de: Lobão online 27 Setembro 2013 às 08:12:47
Obrigado amigos por acabarem com o mito da robustez do poseidon (calibre 469 43) é uma pena em nome do lucro acabarem com um calibre histótico.
Att,
Lobão.

Vou dizer uma coisa, depois desse excelente post do menegheti, também dei uma desanimada do poseidon, pô engrenagem de plástico.

igorschutz

Engrenagem de plástico não é necessariamente ruim, ainda mais em sendo do calendário (faça uma busca no Fórum, pois o Adriano já tratou n vezes esse assunto).

O que é ruim mesmo é aquilo que parece um rebite dourado no lugar de parafusos para fixar a ponte.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Carbonieri

Lança, acho o 469 43 equipa todos os automáticos da orient brasil, então se desanimar com o poseidon seria desanimar com todos os automáticos da orient  8) quanto a ser robusto acho que o poseidon causa essa impressão pelo tamanho e design da caixa, mas no geral se vc quer um relógio pra "descer o pau" compra um g shock, ou seja quartzo, automático em regra é sempre mais "delicado". abraço
sic transit gloria mundi

ThiagoDF

Tenho dois Orients, um Mako XL e um 40th Anniversary. Os dois usam o 469 43?

Ah, só um adendo, não estou preocupado com fragilidade nem nada, só curiosidade e informação mesmo. ;)
Membro do RedBarBrazil

Carbonieri

é eu também tenho essa dúvida Thiago pois o Mako e o 40 não são feitos aqui....inclusive tenho outra dúvida (os movimento 469 43 que equipam os relógios brasileiros são montados aqui ou já vem do japão montados?) abraço.
sic transit gloria mundi

Lança

Ah sim, quanto a aguentar a pauleira, G-Shock é sempre referência, as vezes me meto em experiências doidas como, fazer trilha de moto, atirar trap, jogar airsoft e pra essas coisas ponho meu bom e velho Riseman, mas quanto ao poseidon confesso que não esperava engrenagens de plástico, mesmo que como disse o igor, não seja ruim, de ver desaminou, mas vou procurar mais sobre isso no fórum como me foi indicado. Abs.

ThiagoDF

Lança, pesquisando no fórum vc vai ler que algumas peças, por serem de plástico, facilitam e barateiam o eventual conserto do relógio.

Lembro do exemplo que o Adriano deu, com termos técnicos, é claro, que a peça de plástico na roda de data, ao ser quebrada por mau uso do dono (tentou trocar a data entre as 21hs e as 3hs), somente ela se quebra, sendo facilmente substituída.

Se fosse de metal, ela não quebraria, mas sim empenaria, e entortaria outras peças dentro do relógio, aumentando muito o prejuízo.

Desculpem as impropriedades técnicas. ;)

Membro do RedBarBrazil

Lança

Thiago, entendi e valeu a explicação, mas sei lá na minha "neófita" opinião, se for pra ter engrenagem de plástico melhor um a quartz. :)

É como construir um fogão a lenha, mas ao invés de lenha usar serpentina de metal ligada na tomada, sei lá, mais ou menos isso.

Tiago SP

Calma gente, precisamos ter calma com tudo isso, como já foi dito nesse caso o plástico facilita, e deixa um pouco mais barato, não é pra ficar tão preocupado assim, use o relógio tenha cuidado como qualquer outro relógio automático, a vamos ver o que acontece, olha só, até escrevi isso em outro poste o meu já deixei cair, já bati varias vezes, e nunca aconteceu nada com ele poder ser sorte? Mais é um ótimo relógio e com um bom movimento, não fique com medo use e seja feliz!!!!

Abraço

Tiago

Carbonieri

Citação de: Lança online 27 Setembro 2013 às 11:12:36
Thiago, entendi e valeu a explicação, mas sei lá na minha "neófita" opinião, se for pra ter engrenagem de plástico melhor um a quartz. :)

É como construir um fogão a lenha, mas ao invés de lenha usar serpentina de metal ligada na tomada, sei lá, mais ou menos isso.

na minha opnião a sua definição identifica um relógio a quartz o qual precisa de uma fonte de energia diferente do movimento do corpo  8)
sic transit gloria mundi

Lança

Citação de: Carbonieri online 27 Setembro 2013 às 14:35:58
Citação de: Lança online 27 Setembro 2013 às 11:12:36

na minha opnião a sua definição identifica um relógio a quartz o qual precisa de uma fonte de energia diferente do movimento do corpo  8)

Ok, que o plástico também cumpra com o objetivo ali, mas o que quero dizer é que não vejo sentido em se fazer um movimento mecânico usando plástico, convenhamos, relógios mecânicos não são necessários, o quartz a energia solar o celular e qualquer outra gororoba te mostra as horas e não te exigem cuidados, porém, e um belo porém, eles são jóias como são por sua engenhosidade, pra mim uma fantástica engenhosidade humana, quem usa um relógio mecânico é por que gosta dessa nuance deles, se fosse só pra ver as horas, hoje em dia nem é mais necessário um relógio no pulso que dirá um com tantos "melindres", por isso fiz a comparação com o fogão de lenha, se for pra ter um relógio mecânico com peças plásticas no movimento, pq se quebrar é mais barato de arrumar, tenha um a "pilha", se quer comida boa de fogão de lenha se prepare pra buscar lenha. Ahhhh sei lá, hoje estou com difículdade pra me expressar, mas acho uma traição (da empresa que faz), basicamente.