Menu principal

Calibres orient 469 41 vessus 469 43.

Iniciado por Lobão, 26 Setembro 2013 às 17:31:57

tópico anterior - próximo tópico

ogum777

eu tenho um orient 904504, juráissco, a ser reformado. era do meu pai, e acredito ser dos anos 60. alguém sabe se tem o 469-41?

Marcos David

Vale lembrar que o 'plástico' utilizado não é o mesmo utilizado em caneta bic.
É um policarbonato ou poliestireno utilizado inclusive em engrenagens de máquinas industriais.

Abraços.
"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley

Lança

Mesmo assim, ainda é plástico, :) lembrei da história do travesti italiano kkkkkkkk

Carbonieri

porém provavelmente mais caro que fazer a peça de metal...já tem tópico sobre isso...............esse pensamento seu de relógio mecânico/jóia ta muito longe dos orient comuns, digo até longe dos suiços médios, é tudo industrializado....vc vai ver relógios do tipo que esta pensando, montados um a um a mão acho que começando por umas 20 milhas
sic transit gloria mundi

ThiagoDF

Lança, leia o post do Adriano neste link:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=9215.msg174025#msg174025

Enfim, até nosso amado Speed Pro usa "plástico".

Abraço!
Membro do RedBarBrazil

Alberto Ferreira

Sim.
Esta é a questão...
Leigamente, "nós" até podemos ter uma certa tendência de colocar os materiais aos quais chamamos genericamente de "plásticos", em um mesmo "saco"...
Ou,... Indo mais ao ponto, nestes casos "nós" podemos até mesmo pensar, sem muita distinção, que todos eles são materiais baratos e frágeis.

Mas isto não é verdade.
Há materiais que podem ser chamados de forma genérica (e simplista) de plásticos, mas que são de alta tecnologia.

E o mais importante disso tudo, quando nós falamos de materiais usados em qualquer projeto de engenharia, nós temos que considerar a aplicação. Sempre.

Muitas das peças deste tipo (com estes materiais) usadas em relógios não estão lá apenas para "baratear" a coisa, não.
Não necessariamente, digamos.
A maioria das que estão em projetos sérios (bem dimensionados, etc) estão lá por motivos estritamente técnicos.

Portanto, do ponto de vista técnico há que avaliar a aplicação e os porquês do uso.

Alberto

Lança

Citação de: ThiagoDF online 27 Setembro 2013 às 15:57:14
Lança, leia o post do Adriano neste link:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=9215.msg174025#msg174025

Enfim, até nosso amado Speed Pro usa "plástico".

Abraço!

Vou ler, pra tentar diminuir minha frustração. :)

Alberto Ferreira

E...
Se me permitem exemplificar um outro ponto, apenas exemplificar, ok?
E de uma forma um tanto jocosa, só para torná-lo mais leve e não para agredir nenhuma profissão e nem ninguém, certo?

Bem,...
Eu começaria dizendo o seguinte...
Aqui mesmo no FRM, nós recentemente falamos dos (d)efeitos  :-X  da propaganda.
Aquela que muita das vezes nos leva a ver e acreditar no que, de fato, não é.  ::)

Bem,...
Então, "provocativamente", eu diria o seguinte...
Por vezes nós vemos na Mídia a utilização de um adjetivo, quando falta mesmo é um bom aditivo.
E tanto pode ser para "elevar" o produto quanto para (palavra forte esta que vem aí...) denegri-lo.

Um exemplo?
Que tal quando falamos em "um plástico da vida"?
Sujou a barra, né?  :P

Ou quando dizemos ou lemos algo como "super polímero, desenvolvido a partir de um compound não metálico"?
Melhorou?  8)

Pois é...
Aditivos e adjetivos.

E nós lemos, ouvimos tanto, que sem pensar (ou tentar aprender) muito, nós acreditamos.

Eu creio que há que pensar e ponderar sobre estes pontos...

Alberto

Lança

Sei lá, sei que existem plasticos e plasticos, sei tambem que os orient não são jóias da relojoaria, mas deveriam ser os automáticos as jóias da Orient, penso que onde o plástico é indicado no relógio, a perfeição está em fazer de metal aquela peça,.
Bom, sei lá, não gosto de Glock e adoro a 1911, não gosto nem de garrafa pet, a coca-cola na garrafa de vidro é melhor:)

Ahhh, antes que eu me esqueça, alguém precisa avisar JLC, AP e VC dessa maravilha que é o plástico pra eles pararem de usar metal naquelas porcarias de relógio......ou o plástico só tem grandes vantagens no Orient alheio? Kkkkkkkkk

Pessoal numa boa hein, é que nesse fórum o bate bola é bom demais. :)

Abs

Adriano

Tem uma frase do personagem principal do filme "Cable Guy", o instalador Chip, que diz "Don't dig too deep, or you might get burn by the molten lava...". Traduzindo, "não cave muito fundo, ou poderá se queimar com a lava derretida..."

O que quero dizer é que, se o uso de peças de plástico num Orient de R$ 700,00 causa decepção, esqueça de procurar por peças de plástico na alta relojoaria, ou vai terminar pulando de uma ponte.

Abraços!

Adriano

Lança

Sério que tem? Que lixo! Adriano, grato por compartilhar seu conhecimento (aprendo muito com seus posts), mas poderia dar exemplos pra me desanimar de vez.:)

Adriano

Eu tenho um compromisso com o fórum, em difundir esclarecimento e informações corretas. Se não for com essa finalidade, acho em vão.

Abraços!

Adriano

Lança

Claro, percebo pelos seus posts, falei sério quando perguntei quais, porque sei que vc tem conhecimento e eu tenho um preconceito danado com o uso do tal do plástico em certos produtos de qualidade, tenha ele qquer nome.

ogum777

perguntinha básica. 469 41 foiproduzido até quando?

Marcos David

Citação de: Lança online 27 Setembro 2013 às 20:14:01

(...)

...  não gosto nem de garrafa pet, a coca-cola na garrafa de vidro é melhor.

(...)

Parece que você não gosta de plástico é de jeito nenhum né???  ;D ;D

Abraço
"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley

Alberto Ferreira

"Roubando" aquela frase de um colega...

"...contra argumentos, não há fatos !!!"
;D

Alberto

O importante é ser feliz!
Numa boa.  8)

Adriano

Desde que não comecemos a dizer que as juntas de vedação de chumbo são muito melhores que as de Asutane, beleza...

Abraços!

Adriano

EdBorda

Boa tarde, pelo que li no tópico, o problema do calibre atual não são as engrenagens de plástico, mas os rebites no lugar dos parafusos. Correto?
Wilson, esse parafuso que vc citou próximo a corda é aquele que as vezes se solta provocando a parada do relógio? ???
Abraços!

Alberto Ferreira

Citação de: EdBorda online 29 Setembro 2013 às 17:21:40
Boa tarde, pelo que li no tópico, o problema do calibre atual não são as engrenagens de plástico, mas os rebites no lugar dos parafusos. Correto?
...

Sim. Basicamente é isso mesmo.

...
... esse parafuso que vc citou próximo a corda é aquele que as vezes se solta provocando a parada do relógio? ???
...

Sim,...
Este aí da foto...

Mas, obviamente, sem tentar "atropelar" a (esperada  ;)) resposta do amigo Wilson, que é um profissional (técnico relojoeiro) experiente e de alto nível.
8)

Alberto