Menu principal

[Dúvida] Junta de vedação

Iniciado por Henk, 07 Outubro 2013 às 15:47:30

tópico anterior - próximo tópico

Henk

Olá pessoal,

Pretendo mandar alguns seikos para revisão, especificamente modelos 7c43 e skx007. Dias atrás estava na assistência técnica da Technos e, aproveitando, pedi a junta de vedação, mas informaram que não recebem mais as tais, ou seja, não há mais para reposição.

Bom, se eu mandar para um relojoeiro independente qual junta ele usará pra substituir? Alguma genérica que podemos confiar? Essas juntas seriam específicas para cada marca e modelo?

Uma borrachinha aparentemente inexpressiva ou vital para a saúde de divers?

Abraço a todos!

ppanini

amigo tenta no Hospital dos Relógios, talvez vc encontre. Existem também diversos sites que vendem a junta de vedação original da SEIKO é só procurar na Internet  8) 8) 8)

Adriano

Nesse caso basta que se use uma junta de boa qualidade (nitrile de verdade, não juntas chinesas vagabas...) e com as mesmas dimensões da original.

Um relojoeiro decente deve ter um kit de juntas de borracha de seção circular de várias espessuras e diâmetros. Basta selecionar a correta e ficará seguro.

Porém, internet afora está cheio dessas juntas já na dimensão correta para os SKX007 para vender.

Abraços!

Adriano

Henk

OK, obrigado a vocês.

O problema não é depender exclusivamente de peças originais difíceis de encontrar por aqui, mas sim a falta de conhecimento aliada a um mau profissional.

;)

ogum777

Citação de: Adriano online 07 Outubro 2013 às 17:59:50
Nesse caso basta que se use uma junta de boa qualidade (nitrile de verdade, não juntas chinesas vagabas...) e com as mesmas dimensões da original.

Um relojoeiro decente deve ter um kit de juntas de borracha de seção circular de várias espessuras e diâmetros. Basta selecionar a correta e ficará seguro.

Porém, internet afora está cheio dessas juntas já na dimensão correta para os SKX007 para vender.

Abraços!

Adriano

então, adriano, uma dúvida:

a vedação original de um relógio pode ser melhorada com troca de juntas melhores?

Adriano

Não é bem assim. Uma junta de melhor qualidade não necessariamente veda mais, apenas dura mais, resiste mais a agentes externos, resiste à desmontagens...

Num relógio de mínima qualidade, as juntas originais já são dos melhores materiais. Não tem o que melhorar. Um Seiko de US$ 100,00 usa os melhores materiais de vedação que há, não tem o que aprimorar. Outra, se o problema ou limite de vedação não for na junta, mas sim estrutural, não adianta nada. O que quero dizer é que você não consegue pegar uma falsificação de Submariner e fazer ele virar um 300 metros só colocando juntas de boa qualidade, pode colocar até junta original da Rolex, que vai continuar não vedando.

O problema é que tem muito relojoeiro de rua que compra juntas vagabundas, que não são de polímeros de boa qualidade, tipo borracha de nitrile ou delrin, hytrel, etc., mas de uma borracha meio plastificada no fundo e plástico comum para o vidro. Aí você leva seu relógio nesse cara, ele substitui as originais por essas. Pode até vedar num primeiro momento.

Abraços!

Adriano

ogum777

Citação de: Adriano online 08 Outubro 2013 às 18:35:30
Não é bem assim. Uma junta de melhor qualidade não necessariamente veda mais, apenas dura mais, resiste mais a agentes externos, resiste à desmontagens...

Num relógio de mínima qualidade, as juntas originais já são dos melhores materiais. Não tem o que melhorar. Um Seiko de US$ 100,00 usa os melhores materiais de vedação que há, não tem o que aprimorar. Outra, se o problema ou limite de vedação não for na junta, mas sim estrutural, não adianta nada. O que quero dizer é que você não consegue pegar uma falsificação de Submariner e fazer ele virar um 300 metros só colocando juntas de boa qualidade, pode colocar até junta original da Rolex, que vai continuar não vedando.

O problema é que tem muito relojoeiro de rua que compra juntas vagabundas, que não são de polímeros de boa qualidade, tipo borracha de nitrile ou delrin, hytrel, etc., mas de uma borracha meio plastificada no fundo e plástico comum para o vidro. Aí você leva seu relógio nesse cara, ele substitui as originais por essas. Pode até vedar num primeiro momento.

Abraços!

Adriano

obrigado pela resposta!

entendi. mas não tinha pensado num sub falso ou clone, mas tinha pensado naquele reloginho que tem em 15 marcas diferentes - não eu não tenho um, sou apenas um curioso - e quase todas elas de produtos de mergulho - portanto com outro tipo de reputação a zelar por seus produtos, que não a típica da relojoaria.

ainda não entendi como um relógio é vendido por trocentas marcas com vedações variando de 200 a 1000 mts, mas nunca acho ninguém reclamando. mas os posts que vi de relógios desmontados - eram da versão da tauchmeister - as juntas não pareciam grande coisa, não me inspiraram confiança.

bom, é mera especulação. valeu!

Adriano

Entendi! Porém, a resposta continua a mesma: a junta de vedação é apenas uma peça da estrutura que dá vedação ao relógio.

Não é a junta que limita a resistência, mas a estrutura. Relógios de maior resistência não possuem juntas maiores ou diferentes dos de menor resistência, ou pelo menos não na mesma proporção. Um relógio de 1000 metros não tem juntas 5 vezes maiores que um relógio de 200 metros. Os Planet Ocean, de 600 m, por exemplo, usam basicamente as mesmas juntas dos James Bond de 300 m. A estrutura do relógio é que muda. A tampa de fundo é um bocado mais espessa.

Então que fique entendido que a junta apenas impede a entrada da água pelas aberturas da caixa, mas quem resiste à pressão é toda a estrutura do relógio, e é o que determina sua resistência.

Você definitivamente não aumenta a resistencia de um relógio mudando apenas as juntas. Para mim a questão desses relógios a que se refere é uma questão de metodologia/rigor de testes e a disposição de cada marca em assumir riscos. Será, por exemplo, que os de 1000 m atendem aos 25% extras exigidos pela ISO? Não creio.

Abraços!

Adriano

Veiga

Boa.
Vivendo e aprendendo com quem sabe e entende.
Tópico super importante.
Meu abraço, Veiga.

Alberto Ferreira

E...
Apenas tentando contribuir um pouco mais e acrescentando um conceito técnico.
Digamos que levando um pouco a coisa para o lado da Engenharia, e do projeto.

Qualquer projeto, não importa qual, que logicamente é constituído por uma cadeia de peças, é sempre limitado em sua resistência pelo elo mais fraco da tal cadeia, com relação àquela resistência.

Como a sabedoria popular nos diz...
"A corrente sempre arrebenta no elo mais fraco."

Guardadas as proporções, o problema fundamental é o mesmo
Pode ser a junta do foguete que impulsionava uma "nave" de milhões de dólares...
Vai do mesmo jeito.

Resumindo, como mera figura, não adianta ter uma corrente pesada, daquelas de âncora de navio, com dois dos seus elos ligados por um fio de arame...
...Vai quebrar sempre ali.

Por outro lado, o "inverso" vale também...
Não adianta "reforçar" uma corrente frágil com um elo mais forte.

Mas, eu repito, estas são meras ilustrações,...  Imagens.
;)

Alberto

ogum777

Citação de: Adriano online 09 Outubro 2013 às 01:55:35
Entendi! Porém, a resposta continua a mesma: a junta de vedação é apenas uma peça da estrutura que dá vedação ao relógio.

Não é a junta que limita a resistência, mas a estrutura. Relógios de maior resistência não possuem juntas maiores ou diferentes dos de menor resistência, ou pelo menos não na mesma proporção. Um relógio de 1000 metros não tem juntas 5 vezes maiores que um relógio de 200 metros. Os Planet Ocean, de 600 m, por exemplo, usam basicamente as mesmas juntas dos James Bond de 300 m. A estrutura do relógio é que muda. A tampa de fundo é um bocado mais espessa.

Então que fique entendido que a junta apenas impede a entrada da água pelas aberturas da caixa, mas quem resiste à pressão é toda a estrutura do relógio, e é o que determina sua resistência.

Você definitivamente não aumenta a resistencia de um relógio mudando apenas as juntas. Para mim a questão desses relógios a que se refere é uma questão de metodologia/rigor de testes e a disposição de cada marca em assumir riscos. Será, por exemplo, que os de 1000 m atendem aos 25% extras exigidos pela ISO? Não creio.

Abraços!

Adriano

sim, claro, sua resposta coincide com o que eu estava pensando. claro, a caixa vai arrebentar sob pressão onde estiver o ponto mais fraco, como o exemplo do elo da corrente dado pelo alberto.

não, eu não acredito que aqueles relógios cumpram a norma ISO. interessante é que quem vende às vezes diz que é testado - caso da apeks (e era o caso da beuchat, se não me engano). mas não diz como foi testado. e eventualmente como pouca gente mergulha mesmo acima (na verdade, abaixo) de 50 mts, passa batido.

é, norma ISO serve justamente pra isso, para criar uma resposta do fabricante que seja padrão.

Adriano

Exatamente. O fabricante conta com a sorte ao imaginar que a chance de um cabra levar o relógio à um mergulho profissional mesmo, de alta profundidade, é de uma em um milhão, então o cara bota lá um "1000 m" e fica tranquilo, até porque não tem um nome a zelar como por exemplo uma Omega quando de decide meter escrito "1200 m" no mostrador de um PloProf (moderno) por exemplo, ou pior, a Dna. Rolex e seu quase inacreditável SD Deep Sea. Esse é realmente o top do top quando o papo é resistir estruturalmente à pressão. Nada feito até hoje se equipara ao SDDS. Nada.

Abraços!

Adriano

ogum777

Citação de: Adriano online 10 Outubro 2013 às 03:32:11
Exatamente. O fabricante conta com a sorte ao imaginar que a chance de um cabra levar o relógio à um mergulho profissional mesmo, de alta profundidade, é de uma em um milhão, então o cara bota lá um "1000 m" e fica tranquilo, até porque não tem um nome a zelar como por exemplo uma Omega quando de decide meter escrito "1200 m" no mostrador de um PloProf (moderno) por exemplo, ou pior, a Dna. Rolex e seu quase inacreditável SD Deep Sea. Esse é realmente o top do top quando o papo é resistir estruturalmente à pressão. Nada feito até hoje se equipara ao SDDS. Nada.

Abraços!

Adriano

é adriano!

essa questão do DNA, da marca, não atinge apenas os tradicionais fabricantes suíços. peguemos um exemplo de outra linha completamente diferente de relógios.

http://www.gshock.com/resource/HTML/gx-56_tough_test.html

casio, na linha g-shock, já fez nome. hoje precisa mantê-lo. por isso um teste como esse.

mas mesmo assim não me convence: ainda não fizeram o teste do tempo. um mecânico dura décadas, um g-shock nem sempre...

Adriano

Ah... "time-resistant", mesmo, só os mecânicos!

Abraços!

Adriano