Menu principal

Fale, mas JAMAIS escreva!!!

Iniciado por TioWatch, 09 Outubro 2013 às 13:15:26

tópico anterior - próximo tópico

TioWatch

Será que a Dra. se meteu numa "saia Justa"??

Ehehehehehehe

"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

paulorocha

Um grande abraço

Paulo Rocha

Dicbetts

Que causídica de merda, heim?

Depois me passa o nome da distinta para eu jamais correr o risco de contratá-la.

bblunt

É como sempre costumo dizer: ninguém lê o que escreve - especialmente os advogados ou jornalistas!
be brief, be blunt, be gone.

Chimeri

Que coisa, hein ....
Certa vez aqui no escritório aconteceu algo parecido.
Um advogado redigiu uma contestação e a enviou (via email) para o coordenador fazer a revisão.
Pois bem, o coordenador sempre fazia observações no corpo da peça - grafava em "azul" - para, posteriormente os advogados efetuarem as alterações/retificações necessárias.
E foi numa dessas que, inadvertidamente algum advogado imprimiu a peça com algumas observações "nada amigáveis" e levou à protocolo .....
Nem preciso dizer a confusão que deu né ......
Abs.

FPiccinin

Boa Tarde,

Aiiii...coitada da advogada!

Falando nisso....Acabei de voltar de uma audiência trabalhista onde me apresentei como preposto da reclamada. Honestamente fiquei impressionado com a falta de preparo sobre a ação do meu advogado, do advogado do reclamante e do juiz. Claro que tenho ciência que o Juiz não lê 100% das ações...mas faltou muito pouco para o juiz perguntar sobre o que falávamos.

Abs

TUZ40

"All your base are belong to us"

TioWatch

Eu tinha visto!

Saiu bem, hehehehehe

TioWatch

Citação de: Chimeri online 09 Outubro 2013 às 17:15:17
Que coisa, hein ....
Certa vez aqui no escritório aconteceu algo parecido.
Um advogado redigiu uma contestação e a enviou (via email) para o coordenador fazer a revisão.
Pois bem, o coordenador sempre fazia observações no corpo da peça - grafava em "azul" - para, posteriormente os advogados efetuarem as alterações/retificações necessárias.
E foi numa dessas que, inadvertidamente algum advogado imprimiu a peça com algumas observações "nada amigáveis" e levou à protocolo .....
Nem preciso dizer a confusão que deu né ......
Abs.

Bom, na minha humilde opinião, o Direito do Trabalho é na maioria das vezes uma mera "negociação de balcão".

Isto, somado ao fato de que tem sempre um Juiz desesperado pra ter menos um processo na vara, e que "força" o acordo por "livre e espontânea pressão" nas partes.

Não é culpa de ninguém, é apenas o que o Judiciário se tornou.

Existem varas onde 1 serventuário cuida de mais de 1000 processos, é humanamente impossível!

Dorotheo

Para queles que desconhecem o Direito do Trabalho, seus princípios e sua história, e assim, se prendem ao procedimento e não ao Direito, realmente pode-se ter a impressão de negociação de balcão, o problema é que tanto falaram da CLT que depois de 70 anos, o novo CPC, ao buscar novas tendências no Direito Alemão e no zivilprozessordnung (processo civil alemão), para a modernização do processo comum brasileiro, em verdade, em muito copiou a mal falada CLT.

Agora, voltando ao assunto da i. advogada, "dar senha a estagiário" é tentar macular sua culpa, pelo menos por omissão e assim manchar o início de carreira de um(a) jovem. Ufa, ainda bem que existe o Direito do Trabalho para colocar em equilíbrio essa relação.

Grande abraço.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

TioWatch

Citação de: Dorotheo online 09 Outubro 2013 às 20:17:25
Para queles que desconhecem o Direito do Trabalho, seus princípios e sua história, e assim, se prendem ao procedimento e não ao Direito, realmente pode-se ter a impressão de negociação de balcão, o problema é que tanto falaram da CLT que depois de 70 anos, o novo CPC, ao buscar novas tendências no Direito Alemão e no zivilprozessordnung (processo civil alemão), para a modernização do processo comum brasileiro, em verdade, em muito copiou a mal falada CLT.

Agora, voltando ao assunto da i. advogada, "dar senha a estagiário" é tentar macular sua culpa, pelo menos por omissão e assim manchar o início de carreira de um(a) jovem. Ufa, ainda bem que existe o Direito do Trabalho para colocar em equilíbrio essa relação.

Grande abraço.

Exatamente o que eu quis dizer!

O problema não é em relação ao "sistema", e sim de quem opera, principalmente por parte dos advogados.

O que falei em relação ao Juiz, é porque tenho parentes que são magistrados nesta especializada, então eu conheço a realidade de fora (advogado) e de dentro (Juiz e assessores).

Em Brasília/DF, são distribuídos centenas de processos trabalhistas POR DIA, o que torna a prestação jurisdicional, nos termos em que foi idealizada pela "mens legis", quase uma utopia.

Mas de forma alguma meu comentário foi no intuito de desmerecer ou desqualificar o Direito do Trabalho, e os magistrados que nele atuam!

helio

Pode ter sido culpa da Microsoft, o MSWord aceita observações que são são ignoradas na hora da impressão. Talvez o texto tenha sido editado em uma versão do Word com esta caracteristica e impresso e/ou modificado/revisado por outra versão do programa, ou mesmo por outro programa (meu tablet faz isto por exemplo). Num meio tão fdp como o judicial seria ingenuidade acreditar em erro de edição, mais provavel seria erro de imoressão, afinal qual não é o advogado que não diz que cabeça de juiz é uma caixa de surpresas ::).
Agora o pessoal do gabinete deve ter dado boas gargalhadas.
[]s

Dorotheo

Citação de: TioWatch online 09 Outubro 2013 às 21:17:36
Citação de: Dorotheo online 09 Outubro 2013 às 20:17:25

Grande abraço.

Exatamente o que eu quis dizer!

O problema não é em relação ao "sistema", e sim de quem opera, principalmente por parte dos advogados.

O que falei em relação ao Juiz, é porque tenho parentes que são magistrados nesta especializada, então eu conheço a realidade de fora (advogado) e de dentro (Juiz e assessores).

Em Brasília/DF, são distribuídos centenas de processos trabalhistas POR DIA, o que torna a prestação jurisdicional, nos termos em que foi idealizada pela "mens legis", quase uma utopia.

Mas de forma alguma meu comentário foi no intuito de desmerecer ou desqualificar o Direito do Trabalho, e os magistrados que nele atuam!
Minha mensagem foi apenas no intuito de complementar, afinal todas as opiniões são importantes.
Eu entendi seu ponto de vista e concordo totalmente.
Abs.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

TioWatch

Citação de: Dorotheo online 10 Outubro 2013 às 14:49:45

Minha mensagem foi apenas no intuito de complementar, afinal todas as opiniões são importantes.
Eu entendi seu ponto de vista e concordo totalmente.
Abs.

Grande Dorotheo!

O você disse foi perfeito, eu só me expliquei melhor porque tive medo de ser mal interpretado!

Abração!

TioWatch

Citação de: helio online 10 Outubro 2013 às 06:12:27
Pode ter sido culpa da Microsoft, o MSWord aceita observações que são são ignoradas na hora da impressão. Talvez o texto tenha sido editado em uma versão do Word com esta caracteristica e impresso e/ou modificado/revisado por outra versão do programa, ou mesmo por outro programa (meu tablet faz isto por exemplo). Num meio tão fdp como o judicial seria ingenuidade acreditar em erro de edição, mais provavel seria erro de imoressão, afinal qual não é o advogado que não diz que cabeça de juiz é uma caixa de surpresas ::).
Agora o pessoal do gabinete deve ter dado boas gargalhadas.
[]s

Helião...

Rapaz, conhecendo a rotina maluca dos grandes escritórios, me arrisco a dizer que simplesmente não houve revisão, porque provavelmente a petição foi impressa às 17:50h do ultimo dia do prazo!

Recentemente, uma grande empresa brasileira levou um "fumo" de R$ 400.000,00 porque o advogado errou o numero do processo a que se destinava a petição, e não conferiu no prazo de 10 dias!

Restou apenas chorar na cama, que é quentinho!

flávio

Como promotor eu posso dizer que achei esse juiz muito pau no toba. Vê lá se eu ia parar meu dia para intimar o advogado a "explicar-se" em algo que claramente se tratava de um erro. Só se o juiz fez para trollar a cidadã!

Olha, é claro que o juiz e promotor possuem uma relação mais "íntima", por assim dizer, do que advogados conosco. Isso acontece porque atuamos TODOS os dias juntos, não há como evitar.

Eu costumo resolver algumas "dúvidas", tramitações erradas de processo, etc, por telefone, mas muitas vezes devolvo os autos com um "post it" (o amarelinho) colado na página, com alguma coisa "in off". Alguma dia vão deixar o post it dentro do processo e não vari ser legal!!  ;)

Eu sou muito informal no trampo caras, vocês não fazem ideia.

Flávio

TioWatch

Citação de: flavio online 18 Outubro 2013 às 00:10:31

Eu sou muito informal no trampo caras, vocês não fazem ideia.

Flávio

Muito bom!

Na minha humilde opinião, o excesso de formalismo é um dos grandes "funis" do Judiciário.

bblunt

Não, não advogo. Mas dou graças aos Céus quando percebo que, nos casos do meu interesse, o Juiz (ou o Promotor, quando é o caso) LÊ, efetivamente LÊ, o que tá nos autos. Difícil, mas acontece.
Agora, tem Juiz que só atua em tabelinha com o Promotor - dá pra perceber que é tudo combinado...
E se pode ver, ainda, aqueles que só assinam o que o Secretário fez.
be brief, be blunt, be gone.

lucius

Penso ainda que a ausência completa do formalismo, como nos casos dos juizados especiais onde TUDO é aceito na atermação e muitas das vezes segue-se o procedimento do JUIZ é a verdadeira sentença de morte dos preceitos maiores de justiça.

Trabalho com advocacia de massa (sou fregues constante dos Juizados  ;D) e vejo coisas escabrosas ocorrerem por conta da dita "informalidade" e "celeridade".

Penso que a reforma do judiciário se fará com pessoas e tijolos, pessoas para "dar conta do recado" e tijolos para prover a estrutura fisica necessária. Esta estória de que recursos imobilizam a justiça é assunto para bovino hibernar, advogados tem prazos a cumprir, depois que a petição passa pelo protocolo acabam-se os prazos para o Estado que vem tentar limitar direitos (principalmente possibilidades recursais, muitas delas imprescindiveis e indispensáveis, frente a insegurança juridica em que vivemos), justamente porquanto não tem competencia para administrar sua prestação de serviços e aí corta pelo lado mais fácil..... BRASIL.

Lucius

Corruptissima re publica plurimae leges

flávio

BBlunt, vou falar por mim. Fui do júri durante uns 10 anos, faz uns dois que estou numa criminal comum (tive uma passagem rápida de seis meses ACUMULANDO função pela assessoria criminal, o que não é normal. Eu quis acumular, vá entender...). No MPU, acredite, não havia assessores (analistas, como se chama aqui) até uns 5 anos atrás. Depois, criaram seções de assessoria (é diferente do Judiciário com seus cargos em comissão. Aqui é concurso, como é notório), numa proporção de 0,8 analista para cada promotor (a distribuição é aleatória, a não ser que você queira que determinado analista olhe o processo). Eu NUNCA tinha utilizado de serviço de analista no júri, sempre li todos os processos, acompanhei TODAS as investigações, o que é uma raridade em todos os MPs e, digo, o maior problema do MP. Mas eu sou meio maluco cara, com traços claros de hiperatividade, mas sem o déficit de atenção.

Mas lá pelas tantas mudei para a criminal comum e achei o serviço tão boçal, mas tão boçal, que hoje só acompanho as investigações (sim, acompanho o inquérito desde o início, dando zilhões de canetadas que os delegados odeiam mas, convenhamos, delegados sabem investigar, mas não sabem o que dá e o que não dá certo em processo...). Tenho tido preguiça de fazer denúncias simples, alegações e recursos idem. Mas leio tudo e mando tudo praticamente digerido para os analistas, ESCRITO EM CANETA tinteiro hahahahahaha. Minha preguiça não é mental, é de digitar.

É a regra no MP? Eh... Eu tenho achado os novos promotores meio preguiçosos, mas não contem para ninguém...

Com juiz a história é outra. Eles são muito, mas muito depentes MESMO de assessoria. Não acho isso ruim. Se você acompanha tudo e sua preguiça é apenas procurar fundamentos e ficar digitando, ok. Mas no judiciário há uma quantidade muito maior de juizes que de fato não leem PORRA nenhuma e apenas "confiam" no que o assessor faz. Isso é uma lástima em tribunais, nem tanto no primeiro grau, onde o juiz tem contato direito com a prova e, como estou "dentro", sei como é: pelo menos o cara sai da audiência e fala com o assessor: olha, esse caso é de condenação, por isso, ou por aquilo. Faça aí que assino. Já em tribunal... É aquela zona.

Sobre relação entre promotor e juiz, ela vai existir não por conchavo ou amizade entre ocupantes de cargos de carreira, mas pelo contato diário. Eu, por exemplo, sou o promotor mais antigo da minha circunscrição, com 9 anos no local. Por mim já passaram, "titulares", uns 3 juízes. É claro que tenho uma maior facilidade de acesso aos juízes, com quem convivi, às vezes, por 4 anos seguidos, do que advogados que lá vão eventualmente.

Mas não ache que por isso não tomo na cabeça e há uma vantagem processual. Bem, diretamente não há, indiretamente há, mas cabe ao promotor e juiz separarem o joio do trigo. Eu acho que faço isso bem...

Ah! Por falar em informalidade, hoje vim vestido com uma camisa polo fora da calça, jeans, tênis Nike, o RM 3 e... Manifestei-me num processo eleitoral com loooooooooooonga canetada de duas páginas escritas, citando inclusive a Marina Silva e a Rede. Era um caso de falsificação de fichas para criação de partido. Eu ODEIO linguagem rebuscada, eu ODEIO citações de doutrina e ODEIO excertos de acórdãos. Minha escrita é eminentemente jornalística e os analistas e demais promotores riem à beça de vez em quando com o que escrevo. Mas creia, funciona. Na minha época de júri, perdi pouco mais de 40 dos 350 que fiz. E já consegui com minha linguagem maluca algumas decisões paradigma nos tribunais.

Para escrever de forma interessante e cativante não precisa ser pau no%¨*¨*%& hahahaha

Ah, e sim, esse não é o problema fundamental, mas há recursos DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMAAAAAAAAAAAAIS da conta no processo brasileiro. Basta dizer que, na circunscrição que atuo, todo processo encerra com no máximo 45 dias (inquéirto é outra história). No entanto, criou-se uma cultura tupiniquim de que tudo tem que ir a tribunal. E tudo vai. Vou fazer um raciocínio simplista, mas partindo do pressuposto que há 350 juízes no df, mas apenas 33 desembargadores, e TUDO sobe para o TJ, a conta não pode fechar. Expliquem-me os doutos em que local do planeta uma corte dita constitucional tem 75 mil processos lá tramitando. Vou além: em que lugar do planeta uma corte também dita constitucional para completamente para julgar uma MERDA de ação penal envolvendo parlamentar? Aí encerro: algum operador do direito aqui se lembra da última ação direta de inconstitucionalidade que analisaram, já que servem para isso? Agora perguntem se a OAB quer que o STF se transforme em corte constitucional. Não quer... Basta ver as tentativas recentes para barrrar de qualquer modo as modificações no CPC que tem zilhões de possibilidades de recursos que não garantem, nem no plano filosófico, uma melhor decisão. Já deu, encheu o saco. Por mim tudo podia se resolver como num processo de juizado. Decidiu uma vez, decidiu em grau de recurso, UM RECURSO, que devolvesse toda matéiria, e ponto final. STJ? Desconheço a função de tal tribunal, podia ser extinto. STF? Corte consitucional apenas. NO mundo inteiro é assim, não venha dizer que nós, do mundo não civilizado, estamos certos, não estamos.

Flávio