Que Venus é essa?

  • 3 Respostas
  • 1539 Visualizações
*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Que Venus é essa?
« Online: 17 Outubro 2013 às 17:27:04 »
Prezados,

Dando rolé pela net, decidi procurar sobre os velhos calibres feitos pela Vênus.

Minha surpresa é que achei uma certa Montres Vênus. E me chocou mais ainda ao saber que os calibres 175 que utilizam nos cronos são 7750 modificados (modificados?). E os 182 têm por base os confiáveis ETA 2824-2.

Porém, tinha mais estarrecimento pela frente. Dando uma olhada nas coleções, uma delas vinha equipada com movimento Ronda 515 quartzo. Outra, com o Ronda 705 quartzo. Tem ainda Ronda 5030D e Ronda 505.

Pergunto: que Vênus é essa? Diz que tem conexão com a antiga marca, mas dá para confiar?

Ou é mais uma malandragem de pegar carona num nome tradicional para oferecer peças de qualidade e gosto duvidosos?

No histórico, as informações são genéricas. Ressuscitaram-na em 2011 e mais não se diz. Observam que a boazuda Jane Mansfield usou um modelo, e que o velho Leonid Brejnev também. So what?

Como está lá o Swiss Made, não custa averiguar.

Dic,

Re: Que Venus é essa?
« Resposta #1 Online: 17 Outubro 2013 às 17:39:13 »
impressão de que não entende muito: num preço até médio acho que ninguem quer desenvolver nada ou trabalhar com movimentos diferentes, é muito mais fácil utilizar os movimentos "padrão" e fazer uma caixas bonitas....não sei se é culpa da tal da "globalização e concorrência ao extremo". Se fugir disso acho que o preço a ser cobrado nas peças fica bem salgado....bom escrevi isso não não pesquisei quanto custam os Venus... 8)
sic transit gloria mundi

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Que Venus é essa?
« Resposta #2 Online: 18 Outubro 2013 às 11:19:16 »
impressão de que não entende muito: num preço até médio acho que ninguem quer desenvolver nada ou trabalhar com movimentos diferentes, é muito mais fácil utilizar os movimentos "padrão" e fazer uma caixas bonitas....não sei se é culpa da tal da "globalização e concorrência ao extremo". Se fugir disso acho que o preço a ser cobrado nas peças fica bem salgado....bom escrevi isso não não pesquisei quanto custam os Venus... 8)

Carbonieri,

Meu susto foi porque minha pesquisa foi para saber se a velha Vênus havia sido incorporada por alguma outra, tal como aconteceu com a Minerva ou a Lemania. E me deparei com a ressureição de Lázaro.

A marca atual se diz continuadora da velha Vênus, de décadas atrás. E mais não informa, num sitezinho bem safado e genérico.

O (fraco) texto de apresentação confirma que os antigos calibres hoje são usados por várias "majors". Por quê? Perderam a patente? A patente caducou? Por que não usá-los em vez do onipresente 7750?

Tudo bem que o custo da produção de um movimento próprio entendo ser alto, mas se tem uma história para contar, por que descer de patamar?

Me cheirou a oportunismo, só isso. Daí minha indagação ao pessoal do FRM.

Abs,

Re: Que Venus é essa?
« Resposta #3 Online: 18 Outubro 2013 às 16:18:50 »
é Dicbetts boas perguntas, as quais não tenho a mínima ideia das respostas  8) 8) 8)
sic transit gloria mundi