Relógios de Torre

  • 24 Respostas
  • 7596 Visualizações
Relógios de Torre
« Online: 05 Novembro 2013 às 12:55:50 »
Caros apreciadores de relógios mecânicos, sou novo no fórum e me apresentei há pouco tempo.
Sou aficionado por relógios de torre (mecânicos), zelo por um e recentemente terminei uma tradução do Manual dos Zeladores de Relógios de Torre, produzido pela Sociedade Inglesa de Horologia Antiquária.
Recebi autorização do autor da obra para publicar a tradução e o Adriano (moderador global) aceitou, gentilmente, fazer a revisão técnica.  :D
Assim que estiver tudo pronto coloco aqui um link para download pelos interessados.
Enquanto aguardamos o trabalho do Adriano (espero que eu não tenha feito muito feio... ;D), segue link sobre a restauração do relógio de torre que ajudo a cuidar: http://www.youtube.com/watch?v=di2J0pBrWz4

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #1 Online: 05 Novembro 2013 às 13:21:16 »
Belíssimo trabalho, Meisterstück,  obrigado por compartilhar,,

att

cass
« Última modificação: 05 Novembro 2013 às 13:35:17 por cass »
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #2 Online: 05 Novembro 2013 às 13:25:31 »
 :-* :-*Simplesmente fantástico :-* :-*
Como diria meu nono "Capolavoro!";;;;;;;;;;;show mesmo!!!
Parabéns, e muito obrigado por compartilhar!

Abs

Gravina

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #3 Online: 05 Novembro 2013 às 13:28:57 »
Legal esse trabalho, parabéns!

Fiquei interessado em saber alguns detalhes...

Esse relógio foi fabricado em 1910? Na rua São Bento no centro de Sampa?

Aquele mostrador pequeno que aparece no vídeo, pra que serve? imagino que não seja ele que mostre as horas.. É uma espécie de aferidor do mostrador maior?

Abraços
vizel

Re: Relógios de Torre
« Resposta #4 Online: 05 Novembro 2013 às 13:30:50 »
parabens Marcelo belo trabalho
sic transit gloria mundi

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #5 Online: 05 Novembro 2013 às 15:51:28 »
A tradução do colega Marcelo foi impecável e o manual é realmente muito, muito legal. Aprendi bastante lendo-o pois ele aborda todo o conjunto do relógio, e não meramente o mecanismo.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios de Torre
« Resposta #6 Online: 05 Novembro 2013 às 15:54:22 »
Muito bom!

Grato, Marcelo, ver o manual aqui será uma grande contribuição para o nosso FRM.
Esperamos ansiosos.

Abraços!
Alberto

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #7 Online: 05 Novembro 2013 às 16:17:40 »
Parabéns e obrigado.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Re: Relógios de Torre
« Resposta #8 Online: 05 Novembro 2013 às 16:32:36 »
Rapaz, vai ser muito bacana demais poder ver um manual destes por aqui!
Grato pela fantástica colaboração!
Lourival

Re: Relógios de Torre
« Resposta #9 Online: 05 Novembro 2013 às 19:29:57 »
Legal esse trabalho, parabéns!

Fiquei interessado em saber alguns detalhes...

Esse relógio foi fabricado em 1910? Na rua São Bento no centro de Sampa?

Aquele mostrador pequeno que aparece no vídeo, pra que serve? imagino que não seja ele que mostre as horas.. É uma espécie de aferidor do mostrador maior?

Abraços

Caro Vizel, sim, esse é um dos mais de 1.200 mecanismos fabricados pelos Michelini de S. Paulo. Mas a fábrica deles não ficava na rua S. Bento, era na rua do Seminário. Na rua S. Bento ficava a joalheria Hanau que expunha e vendia os relógios Michelini no início do século XX. Depois o Mappin-Webb também comercializou esses relógios. Relógios conhecidos e produzidos por eles são, o relógio da Estação da Luz, o do antigo Mappin no centro de Sampa, o do Palácio dos Correios, aquele que está exposto no Museu Catavento (antigo Palácio das Indústrias) e o conhecido Relógio de Níchile, equina da rua S. Bento com a av. S. João (o desenho é de Níchile mas o mecanismo é Michelini). Para mais detalhes dessa bela história veja http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gios_Michelini

O mostrador pequeno mostra as horas sim, mas só dentro da sala do relógio, assim podemos ajustar a hora sem precisar olhar nos mostradores externos. Ele também é mais preciso, pois indica cada minuto, facilitando o acerto.

Quanto ao manual, o Adriano já me respondeu! :D  Vou acertar tudo, corrigir mais alguns errinhos que também encontrei e depois publico. Valeu!   :D

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #10 Online: 05 Novembro 2013 às 20:18:23 »
Parabéns Marcelo !

Belíssimo trabalho !

conheci uma senhora em Aruba, viúva de um relojoeiro holandês,
trabalhei com o filho dela e fiz amizade com eles, a casa dela era
um verdadeiro museu, tinha uns 4 relógios pedestais, uns 20 relógios de parede, uns 10 de mesa
e vários de bolso, ah, ela tinha 2 Atmos !  eu ficava só babando !


abraços,

wilson

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #11 Online: 05 Novembro 2013 às 21:12:18 »
Boa noite

Marcelo parabens pelo lindo trabalho. Meus pais moram na região de São Carlos e na minha proxima visita a cidade irei procurar a Igreja de Sto Antonio.

Parabens!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #12 Online: 06 Novembro 2013 às 17:25:00 »
O escapamento é de âncora com pinos não é? Consegue chutar a precisão dele? Duas perguntas: as levees parecem ter ajuste de profundidade, é isso? Havia desgaste nos pinos? Lubrifica-se com o que?

Procurei no site um documentário já exibido algumas vezes no Nat Geo sobre a revisão do Big Ben e não encontrei, mas esse link vale a pena reler.


http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=1094.0


Flávio

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #13 Online: 06 Novembro 2013 às 20:12:16 »
Marcelo, que bom que deu certo a revisão.

Vi que o seu tópico tinha sumido lá no outro fórum. Fiquei com medo de você não ter recebido as indicações dos colegas.

Ficamos todos no aguardo.

Abraços.

Re: Relógios de Torre
« Resposta #14 Online: 06 Novembro 2013 às 21:08:46 »
Caros apreciadores da bela arte da mecânica, é com prazer que coloco abaixo o link da versão brasileira para O Manual dos Zeladores de Relógios de Torre.  :D

Agradeço imensamente ao Adriano, cujo profundo conhecimento e trabalho de revisão foram fundamentais para nos garantir uma versão confiável.  :D

Agradecimento também ao Sifion que me indicou um caminho certeiro.  8)

https://drive.google.com/file/d/0B42wnSBIZv4Fdmo0M21TRnV3aTg/edit?usp=sharing

*

Offline elpeixe

  • ****
  • 363
  • NAO SEI O QUE SERIA DE MIM SEM MEUS RELOGIOS...
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #15 Online: 06 Novembro 2013 às 22:45:56 »
Boa noite,muito legal Marcelo F
Parabéns amigo pelo video é pelo o Manual dos Zeladores de Relógios de Torre

Abraços
Elpeixe

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #16 Online: 07 Novembro 2013 às 15:34:28 »
Parabéns pela iniciativa!
Uma excelente contribuição ao FRM.

Abraço!

Re: Relógios de Torre
« Resposta #17 Online: 07 Novembro 2013 às 18:42:44 »
Boa noite

Marcelo parabens pelo lindo trabalho. Meus pais moram na região de São Carlos e na minha proxima visita a cidade irei procurar a Igreja de Sto Antonio.

Parabens!

Caro FPiccinin, quando vier para Sanca me envie uma MP e podemos combinar para você conhecer essa máquina ao vivo. Vale a pena também passar na estação de trem, que possui um Dent de 1908 e um Michelini sem ano definido mas certamente anterior a 1922. (curiosidade: a Dent produz relógios desde 1814 e fabricou o relógio que bate o Big Ben).

Re: Relógios de Torre
« Resposta #18 Online: 07 Novembro 2013 às 19:09:13 »
O escapamento é de âncora com pinos não é? Consegue chutar a precisão dele? Duas perguntas: as levees parecem ter ajuste de profundidade, é isso? Havia desgaste nos pinos? Lubrifica-se com o que?

Procurei no site um documentário já exibido algumas vezes no Nat Geo sobre a revisão do Big Ben e não encontrei, mas esse link vale a pena reler.

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=1094.0

Flávio

Caro Flavio, já vi esse documentário sobre o relógio do palácio de Westminster mas também não sei onde encontrar...

Quanto ao relógio do vídeo, sim é um escape deadbeat com roda de pinos. Mas é um pouco diferente dos modelos ingleses onde as duas palhetas ficam do mesmo lado. Nesse caso as palhetas ficam em lados opostos da roda.

A precisão é maior do que ele aparenta. Eu já consegui 2 seg/dia durante duas semanas, hehehehe ;D; mas na verdade é possível conseguir uns 8 seg/dia (1 min/semana) se estiver bem limpo e corretamente lubrificado. Hoje ele está com 20 s/dia porque precisei fazer um pequeno reparo do pêndulo recentemente e demora um tempo até que se consiga uma melhor regulagem outra vez.

As palhetas tem ajuste de profundidade, o ideal é que elas bloqueiem os pinos mas a ponto de iniciarem o impulso. Os pinos centenários quase não apresentam desgaste e nem as palhetas, o que é incrível. Tirando o tempo parado e considerando o restante com 90% de funcionamento, essas palhetas já deslizaram sobre os pinos mais de 1,3 bilhões de vezes!  :o Os pinos já tocaram as palhetas mais de 90 milhões de vezes cada um!  :o Até hoje só dois se quebraram por fadiga. Sei disso porque posso ver quais foram trocados na roda e conheço quem fez o serviço.

A lubrificação é feita com óleo para relógio de torre, mas é importado. Pode-se substituir por óleo sem aditivos SAE 30. Mas eu não uso nenhum dos dois, estou usando óleo com alta concentração de bissulfeto de molibdênio. É muito bom mas precisa ser usado com muito cuidado e na medida certa porque faz uma sujeira tremenda!
 

*

Pandolfi

Re: Relógios de Torre
« Resposta #19 Online: 11 Novembro 2013 às 11:48:47 »
Marcelo, sensacional trabalho...parabéns...

Temos um colega de restauro seu aqui no forum, o WilsonPontual...

Pandolfi