Watch winder feito em casa

  • 21 Respostas
  • 7246 Visualizações
*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Watch winder feito em casa
« Online: 09 Novembro 2013 às 01:20:03 »
Olá amigos

Estava olhando os preços de alguns watch winders e fiquei espantado com os valores.

Fui então olhar alguns projetos caseiros no Youtube e encontrei alguns bem interessantes.

Vou eu mesmo tentar construir um para mim... caso eu consiga, postarei depois fotos e vídeos.

Abraços

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=zpaGO33vod8[/youtube]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=M4UyXxg_C8s[/youtube]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=mZcEKJTx5r4[/youtube]

vizel

*

Alberto Ferreira

...
« Resposta #1 Online: 09 Novembro 2013 às 08:30:17 »
Bom dia, Vizel!

Rapaz...
Vamos lá.

Anos atrás em uma "galáxia" não tão distante, aqui mesmo no (ancestral) FRM, dois amigos metidos a "professor Pardal" resolveram estudar a questão, pesquisar os principios e tal...
E creiam, fazer alguns protótipos.
Eram eles o Miguel, ainda moderador aqui, mas que infelizmente não participa mais há anos, e eu.



Então, antes que algum arqueólogo do nosso FRM o faça, aí vai uma minha deixa da tal "história".

Eu montei este aqui, numa versão já mais "bonitinha".   ;) :D


Os primeiros eram piores...  :P

Veja um tópico falando deles, aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7611.msg140986#msg140986

Aí...
Depois, anos depois...  A coisa evoluiu, mais ou menos assim...

Vejam os protótipos dos meus "Satelites", geração II (projetados e construídos por mim e não comerciais).  8)







Ah!
Para quem ficou curioso, os motores que eu usei são de forno de micro-ondas.
E por que?
Porque eles funcionam (automaticamente) nos dois sentidos, por construção a inversão do giro é automática e a depender do modelo de motor o número de rotações por minuto é de 30 a 60 rpm, o que é bastante adequado ao projeto.

Os meus, estes últimos aí acima, ainda funcionam, na boa. E eu os uso.  ;)
Mas, eu discordo do ponto de que os comerciais sejam muito caros, pois na NET há opções a preços bastante razoáveis.

Então,...
Por que fazê-los nós mesmos?  ::)
Bem,...
Sempre há os amantes (como eu) do "do-it-yourself", que mesmo que tenhamos que "quebrar a cuca" e gastar algum tempo e dinheiro na façanha, o fazem.    Com certo prazer. ;D

Somos... Mas quem não é?
 8)

Alberto
« Última modificação: 09 Novembro 2013 às 08:54:51 por Alberto Ferreira »

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #2 Online: 09 Novembro 2013 às 09:13:38 »
Fantástico Alberto!!!

Seus projetos ficaram ótimos.... De quebra vc já tirou uma dúvida que eu tinha, sobre qual motor usar.

Vou verificar esses motores de micro ondas.

Se eu tiver alguma dúvida vou te procurar..ok?

Abraços
vizel

*

Offline elpeixe

  • ****
  • 363
  • NAO SEI O QUE SERIA DE MIM SEM MEUS RELOGIOS...
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #3 Online: 09 Novembro 2013 às 09:40:52 »
Bom dia Vizel e Alberto Ferreira
Gostei muito do topico
tenho certesa que para mim será de muito bom aproveito.

Abraços
Elpeixe

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #4 Online: 09 Novembro 2013 às 10:54:31 »
Pois é...  ::)
E parodiando o "Velho Guerreiro", com minhas palavras jocosas...

"Quando algo se cria, pode ser que também algo se copia..."   ::)
 :-[  ;D

Mas, "xá pra lá", né?  8)


Bom,...   Seguinte...
Os (ainda) interessados neste meu "papo", podem ver (mais ou menos  ::)) como a coisa começou, clicando neste velho link aí abaixo.

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=238.msg3069#msg3069

Nele, a certa altura eu cito este link ---> http://people.timezone.com/msandler/Articles/ArnsteinWinder/Winder1.html

É um antigo artigo escrito pelo Walt Arnstein, onde ele discute e tece considerações sobre os fundamentos conceituais de um watchwinder.
Há conceitos e ideias muito interessantes no artigo.
Foi com base nele e nas discussões que o Miguel e eu tivemos, que a coisa toda começou, naqueles tempos em que nós tentávamos acender uma vela, na escuridão...  ;)

Mas, eu repito, uma "curtição" total, e tudo feito pelo "desbravamento" inerente àquelas nossas cucas, digamos, "pardalísticas"... ;)  8)

Pena que o artigo citado seja em inglês...
Mas vale, para quem quiser perder algum tempo com isso, é claro.  ;D

Abraços!
Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #5 Online: 09 Novembro 2013 às 11:10:10 »
O ano era 2002 e eu estava numa correria desgraçada com mudança, pois havia sido aprovado para o cargo de promotor de justiça do estado da Bahia e, já lá, tive que fazer provas no DF (estava na terceira etapa do MP do DF e já havia sido aprovado em defensor do DF também). Recebi o Satellite para testar em Itacaré! Confesso que não pude testá-lo com profundidade, mas depois o fiz, teci diversos comentários e usei o aparelho por alguns anos. Posteriormente - apesar de toda história envolvida - achei que ele deveria ser melhor utilizado em campo e, portanto, o doei ao Derli, relojoeiro de BH, que passou a usá-lo como verdadeiro "cicloteste". Acho que ainda o usa até hoje.

Eu passei a utilizar dois Órbitas Sparta, a review deles está em algum lugar no fórum. Eu não tenho dados corretos a respeito da eficácia dos aparelhos na extensão da necessidade de manutenção para quem USA POUCO seus relógios, mas depois de alguns anos, a experiência me diz que a prosa divulgada parece correta: meus relógios parecem dar menos problemas e a amplitude tem sido mantida por períodos maiores.


flávio

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #6 Online: 09 Novembro 2013 às 11:31:15 »
Flavio, então só para ficar bem claro, pela sua experiência de uso, o seu watchwinder (Órbitas Sparta) fez seus relógios darem menos problemas e manterem a amplitude por períodos maiores?

Abraço!
Membro do RedBarBrazil

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #7 Online: 09 Novembro 2013 às 12:00:39 »
Thiago, como disse, não tenho provas científicas disso, mas nos relógios com mostrador de cristal atrás, não notei mais as quedas de amplitude que meus relógios tinham com o passar do tempo. Que fique claro: queda de amplitude no "olhômetro" só dá para ver se excessiva. A impressão que tenho é que manter cada relógio que tenho girando direto num dos WW por uma semana a cada mês, que é o que fiz, PODE ter influenciado nisso. Como disse, porém, é uma hipótese nada científica.

Ah! E só para constar: o Sparta tem um sistema completamente diferente dos normais, que giram relógios de um lado para o outro. Ele tenta simular o movimento do pulso e o que gira o aparato é apenas um peso colocado no suporte, por pura inércia. O motor só eleva o suporte até o ponto de "queda". Por esse motivo, o consumo de bateria é baixíssimo, um dos que tenho funcionou direto um ano e meio com pilhas alcalinas; o outro usa uma bateria própria e é garantida para cinco anos de uso contínuo.

Eu sinceramente acho os Sparta... Espartanos para meu gosto e caros pelo que são. Mas têm um conceito bacana.

A review que fiz há alguns anos:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5857.0

E um vídeo dele funcionando:

[youtube=425,350]o2FEuSz9IhA[/youtube]


Flávio

Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #8 Online: 10 Novembro 2013 às 09:57:12 »
Curioso, fui procurar algo a respeito desse tipo de mecanismo em um site que sempre tem muita coisa interessante no que diz respeito a DIY, o Instructables, e a única solução que encontrei foi essa tosqueira aqui:

Não dá nem para comparar com os projetos produzidos pelos companheiros de fórum  :P

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #9 Online: 10 Novembro 2013 às 10:16:38 »
Ultra moderno esse Watch Winder....KKKKKKKKKKKKK
vizel

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #10 Online: 10 Novembro 2013 às 10:30:11 »
 ;D

Erivelton,...
Aquilo não é "Do-It-Yourself"...

Está mais é para "F#@&-It-Yourself"!

Tá c'a gota, Sô!
 :-X
Alberto

PS:
Mas, nestes casos (tão criativos), a situação sempre pode piorar.
Por exemplo...
...a furadeira poderia ser de impacto.  ::)

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #11 Online: 10 Novembro 2013 às 10:33:43 »
O ano era 2002 e eu estava numa correria desgraçada com mudança, pois havia sido aprovado para o cargo de promotor de justiça do estado da Bahia e, já lá, tive que fazer provas no DF (estava na terceira etapa do MP do DF e já havia sido aprovado em defensor do DF também). Recebi o Satellite para testar em Itacaré! Confesso que não pude testá-lo com profundidade, mas depois o fiz, teci diversos comentários e usei o aparelho por alguns anos. Posteriormente - apesar de toda história envolvida - achei que ele deveria ser melhor utilizado em campo e, portanto, o doei ao Derli, relojoeiro de BH, que passou a usá-lo como verdadeiro "cicloteste". Acho que ainda o usa até hoje.

Eu passei a utilizar dois Órbitas Sparta, a review deles está em algum lugar no fórum. Eu não tenho dados corretos a respeito da eficácia dos aparelhos na extensão da necessidade de manutenção para quem USA POUCO seus relógios, mas depois de alguns anos, a experiência me diz que a prosa divulgada parece correta: meus relógios parecem dar menos problemas e a amplitude tem sido mantida por períodos maiores.


flávio

A amplitude citada seria a mesma coisa que a reserva de marcha?

Abs
vizel

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #12 Online: 10 Novembro 2013 às 10:48:22 »
Não, não são a mesma coisa...

A amplitude, de maneiira sucinta, é o ângulo (o arco em graus) que o balanço descreve em suas oscilações.
Dentre outras coisas, uma boa (grande) e constante (sem grandes variações) amplitude denota uma boa "saúde" do movimento, mas há mais do que isso.
Depende do movimento em si.

A chamada por alguns "reserva de marcha" na verdade é um termo que, embora bastante usado, não seria correto, pois seria impreciso quanto ao que tenta descrever.
Eu prefiro dizer simplesmente "reserva de corda", que determina o tempo (em horas) que o tambor pode acumular através da corda (a mola), sempre também falando de maneira sucinta e não aprofundada.

Alberto

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #13 Online: 10 Novembro 2013 às 10:54:09 »
Não, não são a mesma coisa...

A amplitude, de maneiira sucinta, é o ângulo (o arco em graus) que o balanço descreve em suas oscilações.
Dentre outras coisas, uma boa (grande) e constante (sem grandes variações) amplitude denota uma boa "saúde" do movimento, mas há mais do que isso.
Depende do movimento em si.

A chamada por alguns "reserva de marcha" na verdade é um termo que, embora bastante usado, não seria correto, pois seria impreciso quanto ao que tenta descrever.
Eu prefiro dizer simplesmente "reserva de corda", que determina o tempo (em horas) que o tambor pode acumular através da corda (a mola), sempre também falando de maneira sucinta e não aprofundada.

Alberto

Olá Alberto!

Desculpe minha ignorância no assunto mas eu gostaria de saber mais sobre a amplitude, pois não compreendi muito bem do que se trata.

Quanto a "reserva de corda" tudo ok

Abraços
vizel

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #14 Online: 10 Novembro 2013 às 11:27:27 »
Vizel,

O tema "amplitude" já foi tratado aqui inúmeras vezes e, por sua importância no funcionamento de um movimento, é mesmo algo para ser corretamente entendido.

Mas, faça o seguinte.
Estando logado, clique em Pesquisa avançada, naquela opção que há no topo das páginas.

Ao entrar na opção de pesquisa, simplesmente digite a palavra "amplitude" lá no campo de buscas do "box" que aparecerá.

Mas se você deixar o outro campo, aquele em que aparece um *, desta forma, sem especificar ninguém, a pesquisa será feita pelas postagens de todos os usuários.
Se você preencher este campo com o exato login de alguém, a pesquisa abrangerá apenas as postagens dele.

Alberto

PS:
Obviamente, mas não custa dizer, esta minha resposta não é para coibir as perguntas e dúvidas, mas para dar uma dica de como buscar mais informação aqui no FRM.
 8)
« Última modificação: 10 Novembro 2013 às 11:31:25 por Alberto Ferreira »

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #15 Online: 10 Novembro 2013 às 12:43:47 »
Olá

Mestre Alberto... Sempre aquela máquina ;)
Aquele abraço

Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #16 Online: 11 Novembro 2013 às 00:21:14 »
;D

Erivelton,...
Aquilo não é "Do-It-Yourself"...

Está mais é para "F#@&-It-Yourself"!

Tá c'a gota, Sô!
 :-X
Alberto

PS:
Mas, nestes casos (tão criativos), a situação sempre pode piorar.
Por exemplo...
...a furadeira poderia ser de impacto.  ::)
Bom Alberto, eu tive que postar a imagem, pois nem eu acreditei quando vi isso por lá  ;D . Eu frequento o site a alguns anos, via de regras ótimos projetos aparecem no Instructables, mas esse foi dose  :P.

Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #17 Online: 11 Novembro 2013 às 09:27:02 »
A questão de ter um Watch Winder, para meus japoneses automáticos, é que ele não suportaria todos os relógios automáticos ao mesmo tempo. Sempre terá que escolher 1 ou outro para colocar neles.

Já fiquei imaginando fazer algo que desse para colocar a caixa inteira de guardar relógios (12 unidades) por exemplo, para ficar girando.

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi um prato de Tocas discos (LP), que tenha como selecionar a velocidade (Rotações).

Fazer uma instalação no closset, onde os relógios ficassem dentro de uma caixa de madeira maior, onde este motor de "toca discos" ficasse instalado, com a parte elétrica e mecânica bem montada e a fiação bem escondida, e que pudesse inclusive ser fechada e até escondida dos olhos do alheio.

Não fui à frente do projeto ainda, pois desconheço a real necessidade de um relógio ser movimentado para que o mesmo continuasse a estar em funcionamento.

Será que apenas com rotação no eixo "x" (horizontalmente) faria os relógios manterem o funcionamento ???????

Outra questão seria: Os relógios das bordas da caixa "guarda-relógios" girariam mais que os relógios do centro da mesma caixa, isso , imagino eu, poderia fazer diferença. ????

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #18 Online: 11 Novembro 2013 às 10:46:42 »
A questão de ter um Watch Winder, para meus japoneses automáticos, é que ele não suportaria todos os relógios automáticos ao mesmo tempo. Sempre terá que escolher 1 ou outro para colocar neles.

Já fiquei imaginando fazer algo que desse para colocar a caixa inteira de guardar relógios (12 unidades) por exemplo, para ficar girando.

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi um prato de Tocas discos (LP), que tenha como selecionar a velocidade (Rotações).

Fazer uma instalação no closset, onde os relógios ficassem dentro de uma caixa de madeira maior, onde este motor de "toca discos" ficasse instalado, com a parte elétrica e mecânica bem montada e a fiação bem escondida, e que pudesse inclusive ser fechada e até escondida dos olhos do alheio.

Não fui à frente do projeto ainda, pois desconheço a real necessidade de um relógio ser movimentado para que o mesmo continuasse a estar em funcionamento.

Será que apenas com rotação no eixo "x" (horizontalmente) faria os relógios manterem o funcionamento ???????

Outra questão seria: Os relógios das bordas da caixa "guarda-relógios" girariam mais que os relógios do centro da mesma caixa, isso , imagino eu, poderia fazer diferença. ????

Oi Sandro, bom dia!

O que você menciona como movimento no eixo X na verdade é movimento em torno do eixo Y e acredito não manteria o relógio funcionando pois não movimentaria o pêndulo que existe dentro do relógio.

Porém o movimento giratório em torno do eixo Z já seria suficiente para manter os relógios funcionando.

Veja abaixo o vídeo de outro watch winder feito em casa e que tem movimento apenas no eixo Z.

Forte abraço e boa semana!

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=6bVv61AKgJw[/youtube]
vizel

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winder feito em casa
« Resposta #19 Online: 11 Novembro 2013 às 15:09:13 »
Amigos,...
Apenas alguns palpites, talvez para que o conceito do funcionamento fique um pouco mais claro,...

Falando de forma bem básica e sucinta, ok?
Nos watchwinders que funcionam por rotação,... Pois há alguns que funcionam por oscilação ou movimentos pendulares...
Na verdade é a gravidade que atrai a massa oscilante e a mantém (retém) "para baixo",...
É claro, não é?.

Quando o relógio gira ou, melhor dizendo, quando a sua caixa gira, é que o movimento relativo entre a massa oscilante e o movimento é forçado, carregando a corda.
Mas, o ideal é que o giro não seja efetuado em um plano vertical, mas sim inclinado (o tal "azimuth") de uns 30 ou 40 graus em relação à vertical.

Moral da história...
Pode haver mais coisas,...     ...por ali,... 
...entre o Céu e a (órbita da   :D) Terra...
 ;)

Portanto,...
Pesquisem!
 8)
Alberto