Menu principal

Leilão Christie's "Daytona Sale" (É isso mesmo, ou os caras estão loucos?)

Iniciado por CHICO, 11 Novembro 2013 às 15:02:27

tópico anterior - próximo tópico

CSM

Não descarto esta possibilidade destes leilões serem zé x zé não.... zé x zé é o termo que nego usa no mercado financeiro para designar quando estao forjando um precó irreal para parecer mais barato ou mais caro, podenso ser um mesmo cara na ponta de compra e na ponta de venda, ou um "grupo de amigos" conforme o Guilherme Lago falou... na minha humilde e ingonrante opinião é o mais provavel. Porém discordo do que o Dicbetis falou sobre o preco subir e nunca mais cair.... nego pode tomar um belo tombo.

abracos
Membro do RedBarBrazil

Desotti

Estamos falando de pessoas que gastam 1 milhão de dólares da mesma forma que nós saímos para ir ao cinema e fazem tudo por imagem e exclusividade, mesmo que estas sejam apenas ilusórias... não há parâmetros minimamente racionais para mensurar esse tipo de comportamento. ::)

[[]]'s

GuilhermeLago

Se a própria Rolex está envolvida, não tenho elementos para afirmar. Mas não imagino que o efeito "rei do camarote", exibicionismos ou mesmo dar-se pouco valor ao dinheiro tenham qualquer relação com isso.
É um movimento orquestrado de especulação em torno de um segmento de mercado que apresenta condições favoráveis para ser explorado - simples assim. Amanhã poderemos ver leilões de "Fusca Itamar", ou quadros do José Sarney (fui longe nessa, hein!?)... Alguma dose de lavagem de dinheiro pode estar envolvida, mas como mais um dos elementos que compõem o cenário e que foram muito bem mapeados pelos especuladores profissionais.
Acho que esses preços, especificamente, podem acabar recuando um pouco, mas de fato criou-se um novo patamar de preços que tende a durar um bom tempo...

[]s!

Dicbetts

Citação de: cesar online 12 Novembro 2013 às 13:06:07
Não descarto esta possibilidade destes leilões serem zé x zé não.... zé x zé é o termo que nego usa no mercado financeiro para designar quando estao forjando um precó irreal para parecer mais barato ou mais caro, podenso ser um mesmo cara na ponta de compra e na ponta de venda, ou um "grupo de amigos" conforme o Guilherme Lago falou... na minha humilde e ingonrante opinião é o mais provavel. Porém discordo do que o Dicbetis falou sobre o preco subir e nunca mais cair.... nego pode tomar um belo tombo.

abracos

Cesar,

Não tenho visto preço cair em lugar algum do mundo. De relógios, então, nem se fala.

Mas fiquemos no caso brasileiro.

Não sei em que tópico foi, mas dias atrás li aqui uma observação do Flávio afirmando que relógios sempre foram caros, mas não como estão agora. Claro que, para concluir isto, ele relativizou com alguma coisa.

Mas se não o fez, comparemos com o salário mínimo atual e o de dez anos atrás. Evidentemente que o de dez anos atrás tinha menor poder de compra, sobretudo porque seguia uma política de reajuste diferente da atual. À medida que ele foi indexado ao acumulado de 12 meses do INPC mais a variação real do PIB do ano anterior, fui empurrando todos os demais preços administrados para cima.

E o que os preços administrados têm a ver com isso? São eles que determinam a cadeia inflacionária. São eles que determinam, sobretudo, o percentual de aplicação de impostos. E nos supérfluos (perfumes, relógios, joias), o peso dos tributos é ainda mais violento, pois a política tributária parte da premissa que tais produtos não são de massa.

Se não são de massa, poucos têm acesso. Assim, é natural que seja um mercado que forme os preços conforme a procura. Assim, você jamais verá um Rolex Sub novo baratear, assim como a Ferrari do sultão das baladas, ou um apartamento que ocupe todo um andar na Delfim Moreira, de frente para o mar.

São objetos de desejo, de status, de demanda restrita. Podem se manter estáveis, mas cair... Quem vende faz o preço e quem quiser paga.

Vale registrar que o mesmo raciocínio tributário acontece aqui (onde o grosso dos impostos incide sobre o consumo) ou  lá fora (EUA, Inglaterra, França, Japão), onde é sobre a renda.

Dic.

FALCO

Eu acho que é bem mais basal do que o especulado.
Não acho que é zé com zé, armação e nada conspiratório.
Parece ter sido um leilão com relógios de qualidade raramente vistos, com aval de uma casa importante e com ampla visibilidade, interessante sob diversos aspectos para os compradores (pelo menos segurança e exposição) e, por isto, possível de valores mais altos.
Dois pontos interessantes são: Não foram 50 Daytonas médios vendidos por us$250k, foram 50 Daytonas TOP's vendidos, NA MÉDIA, por us$250k, logo, para cada 1 vendido por us$1 mi, outros 5 foram vendidos por us$100k, o que é, há muito tempo, barato para um "Daytona TOP". Ainda, o mesmo relógio que alguém pagou us$1 mi outro vendeu por us$700k (o resto é da Christie's), o quanto isto impacta nos classificados dos forums... difícil determinar...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

FALCO

Citação de: Dicbetts online 12 Novembro 2013 às 16:14:42...Não tenho visto preço cair em lugar algum do mundo. De relógios, então, nem se fala...

Dic, de fato é difícil de achar, mas tem sim, o mercado de cards de esporte ruiu no últimos 10 anos. Nos relógios, e especialmente em Rolex, que o povo acha que é commodity, quem pagou o justo em um bubbleback nos 90's hoje mal vende pelo peso do ouro... ou, quem comprou um 1655 perto de 2005 seguindo o mantra que completinho, em bom estado, nunca perde, vai vender hoje por metade... Mas é longe de ser a regra.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

renato155

amigos, quem paga uma grana dessas num relogio não esta preocupado com o relogio em si, está DIVERSIFICANDO seus investimentos, e procurando granhos acima do que ele consegue em outros mercados....

abs
renato155
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

Mcjesuss

Citação de: Desotti online 12 Novembro 2013 às 13:26:38
Estamos falando de pessoas que gastam 1 milhão de dólares da mesma forma que nós saímos para ir ao cinema e fazem tudo por imagem e exclusividade, mesmo que estas sejam apenas ilusórias... não há parâmetros minimamente racionais para mensurar esse tipo de comportamento. ::)

[[]]'s

Concordo com o amigo, e simplesmente uma questão de excesso de recursos.

Imaginem um pai de família com 3 filhos que ganha algo em torno, por exemplo, R$ 3.000,00 por mês,  ai ele por acidente vê o nosso fórum na net e por curiosidade vê um pouco do que tratamos aqui. Pensa no sentimento do cara quando conseguir perceber que algumas pecas exibidas aqui valem o equivalente a mais de 1 ano de trabalho duro dele ( bruto sem descontos ). Qual o pensamento imediato dele? " Esses caras são loucos?".

E o mesmo que sentimos quando vemos esses leilões de qualquer gênero. Porém o raciocínio e bem simples:

Existem pessoas que simplesmente tem muito, muito dinheiro e isso nao equivale o mesmo pra eles quanto pra nos!

Cada um na sua!

;)

lucius

As cifras só crescem, vejam só o que e por quanto foi arrematada uma obra (3 quadros) ainda ontem:

Obra de Bacon é leiloada por preço recorde de US$ 142,4 milhões em NY - http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/11/obra-de-bacon-e-leiloada-por-preco-recorde-de-us-1424-milhoes.html

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

TUZ40

Citação de: Mcjesuss online 13 Novembro 2013 às 07:41:03
Citação de: Desotti online 12 Novembro 2013 às 13:26:38

[[]]'s

Concordo com o amigo, e simplesmente uma questão de excesso de recursos.

Imaginem um pai de família com 3 filhos que ganha algo em torno, por exemplo, R$ 3.000,00 por mês,  ai ele por acidente vê o nosso fórum na net e por curiosidade vê um pouco do que tratamos aqui. Pensa no sentimento do cara quando conseguir perceber que algumas pecas exibidas aqui valem o equivalente a mais de 1 ano de trabalho duro dele ( bruto sem descontos ). Qual o pensamento imediato dele? " Esses caras são loucos?".

E o mesmo que sentimos quando vemos esses leilões de qualquer gênero. Porém o raciocínio e bem simples:

Existem pessoas que simplesmente tem muito, muito dinheiro e isso nao equivale o mesmo pra eles quanto pra nos!

Cada um na sua!

;)

Acho diferente, uma coisa é vc pagar XX em um produto caro, porque tem a possibildade de fazer, outra coisa é pagar 8X em um produto que só vale 4X porque tem sobrando.
O problema não é o preço, mas a valorização observada.

Mas até ai teve comprador para o aplicativo I'M RICH, nem Freud explica. ;D ;D ;D
"All your base are belong to us"

Adriano

Sim, eu ia comentar justamente isso. A questão é que tem muita gente ficando muito rica (não sei exatamente se sob o preço de outras ficarem muito pobres, mas suponho que sim) e não está mais sabendo onde enfiar o dinheiro.

E o preço de obras de arte é um bom reflexo disso pois não há como mensurar se valem ou não. Com arte a coisa é simples: se pagam, é porque vale. E cada vez mais o valor das obras tem subido, e com especial detalhe para quantidade de obras modernas, como essa. O próprio sujeito dessa obra, o artista Lucien Freud detém o recorde de preço de uma obra em leilão de um artista vivo, na época, em 2008, com um quadro recente, de 1995, vendido na mesma Christies por quase 34 milhões de obamas.

Fique observado também que a obra de Bacon é um recorde também em leilão, pois sabe-se que quadros já foram vendidos por mais que isso em negociações particulares.

Outra curiosidade é que o recorde anterior foi superado em mais de 20 milhões. E o recorde anterior também foi considerado surpreendende, pois mesmo tratando-se de "O Grito" de Munch, era apenas um dos quatro "O Grito" que foram feitos, e que originalmente era considerado o menos valioso: era considerado colorido demais.

Então as artes têm mostrado a disposição de pessoas em pagarem somas altas de maneira razoavelmente inédita, apostando grandes somas em artistas, até então, "menos valiosos", meio de repente, e não de maneira mais progressiva.

Acho que o fenômeno não é diferente do que fazem com os Rolex. Não interessa mais nada, se vale, se não vale, se é raro, vale ganhar o leilão a qualquer custo. Agora, eu também tenho lá minhas dúvidas se isso não virará uma bolha. Com arte isso não costuma acontecer, mas com relógio...

O lance de qualquer jeito ainda recai sobre o que já foi dito: o "barato" do negócio é ser o ganhador do leilão, é ser o cara do bolso mais fundo, não é a vontade de ter um quadro X ou Y, ou um Rolex de aço. Com arte ainda dá para dar a desculpa de que o comprador é admirador profundo daquele artista, mas ser admirador tão fervoroso assim de um relógio de aço feito aos milhares...

Abraços!

Adriano

TUZ40

Como o Igor comentou, isto é apenas um relógio manufaturado em série, apesar do bom estado. Não consigo entender o porque de uma valorização absurda, com uma pintura tem até como argumentar, mas um Daytona...

Adriano

Exato. Na arte você ainda pode justificar o talento, a técnica. O que você justifica num Daytona? O fato dele ter sido acidentalmente usado por um artista de cinema? Se tivesse sido usado pelo Tiririca, seria a mesma coisa?

Ok, então o que valoriza é o fato de ser um modelo igual ao usado pelo Paul Newman (igual, não o exato exemplar). Se esse é o fato marcante suficiente para levar o preço nesse patamar e depois se espalhar para todo Daytona da mesma época, por que então os Speedmaster, que fizeram muito mais do que aparecer no pulso de um galã, não atingem esses valores. Ah, mas esses Daytona não são mais fabricados com essa cara. Idem para os Speedy no-guard. Eles fizeram muito mais que o Paul Newman. Eles também possuem "n" variantes de mostrador, com letrinha mais pra lá, letrinha mais pra cá, "r" mais comprido aqui, "S" mais magrinho ali, e nem por isso essas tolas diferenças o fazem valer zilhões a mais.

O que aconteceu com esses Rolex para justificar essa diferença de tratamento com os Speedmaster? Não estou reabrindo discussão de Daytona x Speedy, nem dizendo "coitadinho dos Speedy", apenas querendo entender o que fez um ir para um lugar e outro ficar em patamares mentalmente sãos? O que faz um "Double Swiss underline" valer 100.000 vezes mais que um sem isso?

Se você leiloar amanhã, o exato exemplar do Speedmaster do Buzz Aldrin, que dispensa apresentação, ele não chegaria à uma pequena fração desses Daytona. O que explica?

Vide o comentário do nosso patrão: qualquer um dos "H's" de Harrison não atingiriam esse valor num leilão. Quer patamar mais alto, em relojoaria, que um H4?

Abraços!

Adriano

BCRodrigues

Vou ser Lacônico...para muita gente acontece isso!!!!

Globalização = Informação = Aumento Absurdo de Capital $$ = RELATIVIDADE no que se considera CARO!!!!

Antigamente para ser ver um MI.. era  :o :o....hoje um BI...na Rússia e China, não tem nem graça!!!

Assim, perde-se o que é realmente mensurável!!!

Abraços BC :) :)

OBS> Perguntaram a um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Economia....Defina: Preço >> resposta = Psicológico!!! pra mim, resumiu tudo!!
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Cosentino

Vou emendar a colocação do BC com o conceito de necessidade:

"Uma necessidade é, por definição, um estado de carência que é preciso ultrapassar ou satisfazer. O conceito de necessidade assume primordial importância em todas as ciências ditas sociais e humanas. Esta importância das necessidades para as ciências sociais e humanas reside no facto de serem as necessidades que levam à ação do indivíduo e a sua satisfação é geralmente um factor de motivação."

Para você, quanto valeria um copo d'água no deserto?

igorschutz

De acordo com esta postagem do VRF, o Daytona vendido por US$ 1.089.186, foi adquirido na Sotherby's há dois anos por US$ 236.091, ou seja, 4,5x de lucro... belo investimento!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Por isso creio que quem compra isso não é colecionador de relógio, é juntador/investidor de coisas valiosas. Ora, senão vejamos: vai me dizer que o último maluco que pagou os 236K em 2011 era um fanático por Daytona, e que ele pagou aquilo tudo porque era o sonho da coleção dele, o Santo Graal? Não era. Se fosse, não teria vendido. Não me venha dizer que conseguiu o sonho da sua vida, o Graal da sua coleção, se você botar ele para vender duas semanas, dois meses ou dois anos depois.

Isso não é colecionador, e acho até que nem acompanha o leilão. Manda um funcionário lá, e fala para o cara gastar até "X" e pronto. O cara que comprou deve saber que é um Rolex, mas nem deve saber a cor do mostrador. A galera do Oriente Médio faz muito disso.

Abraços!

Adriano

lucius

Com toda certeza isso é business, especulação em estado puro, passa longe do colecionismo.

E o interessante é que na cadeia toda o povo ainda realiza lucros absurdos.

Vamos acompanhar e ver se estas peças aparecem em catálogos de leiloeiros nos próximos anos.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Dicbetts

Citação de: FALCO online 12 Novembro 2013 às 16:36:35
Citação de: Dicbetts online 12 Novembro 2013 às 16:14:42...Não tenho visto preço cair em lugar algum do mundo. De relógios, então, nem se fala...

Dic, de fato é difícil de achar, mas tem sim, o mercado de cards de esporte ruiu no últimos 10 anos. Nos relógios, e especialmente em Rolex, que o povo acha que é commodity, quem pagou o justo em um bubbleback nos 90's hoje mal vende pelo peso do ouro... ou, quem comprou um 1655 perto de 2005 seguindo o mantra que completinho, em bom estado, nunca perde, vai vender hoje por metade... Mas é longe de ser a regra.

Falco,

Verdade o que diz, mas isso é entre os conhecedores. Entre os amadores a regra não vale. Experimente vender um dos modelos que você cita por preços atuais equivalentes aos daquela época. Vai chover gente.

No meu relojoeiro o que tem chegado de Rolex é uma farra. Parece um relógio barato e comum. O que é isso senão gente achando exatamente que é commodity? O cara "enricou" e tem que ter um relógio correspondente. Aí paga o que pedirem.

Dias atrás, me ofereceram um Sub desses de bezel verde. Quanto? R$ 25 mil. É o preço, dirão. Não é não. Está em R$ 25 mil porque alguém paga. E na medida em que se paga, se formam novos patamares.

Eu não pago, você também não. Sabemos que está overpriced. Mas e quem pode e não esquenta a cabeça com isso?

É onde nós, os simples mortais, nos ferramos.

Dic,

TUZ40

O problema é justamente este, quem curte mesmo acaba prejudicado. Não que eu tenha pretensões de comprar um Daytona clássico um dia, mas isto acaba encarecendo muitos outros que vão na onda, atingindo até modelos mais triviais.

Se um dia eu tinha interesse em comprar um Heuer legal, hoje não tenho a menor vontade, o preço me assusta.