Menu principal

Foto-comparativo: novo vs. original - Seamaster James Bond

Iniciado por Adriano, 19 Dezembro 2013 às 11:54:32

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Por uma coincidência, tive em mãos um modelo dos novos James Bond. Já havia visto na vitrine, mas não em mãos e resolvi fazer um comparativo fotográfico entre o novo e o modelo original.

A primeira coisa que chama a atenção, e não fui só eu que tive essa sensação, é a de que o novo é menor. Não é. E aqui fica denovo a interessante discussão de como a impressão de tamanho muda muito dependendo de pequenos detalhes. O diâmetro de ambos é idêntico, 41mm no total da luneta, e inclusive, idênticos do diâmetro do cristal também, com 30,4mm. Aí fiquei me perguntando, o que então dá essa sensação de que é menor, de qualquer ângulo, inclusive do pulso? Resposta: a profundidade do mostrador e a altura da caixa. É evidente o mostrador mais profundo, mais longe do cristal. E a caixa parece bem mais alta, mas na verdade nem tanto: são 13mm de altura contra 12mm do original. Mas a luneta mais alta muda toda a impressão de tamanho do relógio. Muito curioso. Algo que, aliás, honestamente, não sei se é uma questão de acostumar, mas não gostei. Pois uma das características que mais admiro nos James Bond (e os 300m) é o fato de serem muito esbeltos para um relógio resistente a 300 metros de profundidade. O que faz deles também extremamente confortáveis. E mesmo esse pequeno 1mm a mais de espessura, junto com a luneta de cerâmica, fazem você sentir de cara a diferença na sensação de peso entre o novo e o original.

No entanto é impossível negar o quanto o novo é mais bem feito. Sim, praticamente a mesma caixa, mesmo acabamento, mas a qualidade do mostrador, ponteiros e luneta é anos luz à frente do original. O mostrador é simplesmente magnífico, mesmo que alguns venham dizer que, tratando-se de um relógio de mergulho, ele deveria ser fosco, e não espelhado, blá blá blá. Os ponteiros parecem iguais mas aí sim possuem um capricho inteligente: são ligeiramente curvos no sentido transversal, ou seja, com um vinco na longitudinal (pelo menos nos de hora e minuto, sendo o de segundos apenas curvado), o que faz com que nunca apresentem o efeito "black polishing" e tornem-se invisíveis. O emblema é aplicado, as cifras também... Os ponteiros são mais longos, como já eram nos primeiros Bond co-axiais... Realmente espetacular.

A coroa é igual, a válvula um pouco diferente (tem a inscrição "He" ao invés do símbolo da Omega como no original). A pulseira tem exatamente o mesmo desenho e acabamento, mas agora com construção bem melhor, com elos ligados por parafusos. Um show. O fecho novo é mais "justo" à pulseira também. A operação é igual. Perdeu as inscrições se "Seamaster Professional", contudo, ficando apenas com o emblema e o nome Omega.

As fotos não são grandes coisas, bem improvisadas:

Dá para ver bem o efeito do anti-reflexo duplo do novo, sobre a aparência do mostrador:

Aqui dá para notar um pouco a diferença de profundidade do mostrador e a altura da luneta, maior no modelo novo:

E aqui tentei capturar a diferença de altura total (novo à direita):

Aqui também aparece um pouco da diferença de altura, e a diferença entre os braceletes (novo à esquerda):

As diferenças entre os fechos (novo abaixo) e os fundos (novo acima):

As impressões no pulso do original:

E do novo:

E um close por fim, na última mostrando os reflexos do mostrador novo:

É isso!

Abraços!

Adriano

igorschutz

Normalmente, em mostradores escuros, prefiro que a janela de data tenha fundo escuro e números claros, como é no novo, no entanto, especificamente nesse relógio tenho preferência pela janela de data branca, que balanceia melhor com o index das 9h.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

3M

Adriano,

Na essência, o mesmo relógio. Concordo com o amigo quanto à questão da "esbeltez" do 300m. É algo que sempre me chamou a atenção pq nunca tive no pulso um diver com essa espessura.

No entanto, não me agradou muito o "grafismo" do bezel do "novo 300m" e da inscrição menos "prolixa" no fecho. Esse "lance" da cerâmica tb não acho grande coisa.

Ainda bem que na essência é o mesmo relógio... eu considero o 300m um modelo icônico da marca e fico feliz pela Omega por mantê-lo em linha desta forma.

Grande abs mestre!

vinniearques

O que não gosto nesses novos e nos antigos Co-Axial ( o meu é assim) é o símbolo da omega e o próprio omega "colado" no mostrador ao invés de grafado, quando reflete a luz o Omega some......

me fiz entender???

3M

Amigo Vinnie,

Entendido! Eu tinha um 300m idêntico ao seu... em determinados ângulos o Omega (e a letra Omega) somem... fica esquisito mesmo!

Abs!

flávio

vinniearques

Citação de: flavio online 19 Dezembro 2013 às 12:23:13
E as ondinhas no mostrador, sumiram?

Flávio

Yes.

O que acho interessante, porque em certos ângulos essas ondinhas também atrapalham pra caramba a visibilidade

3M

Senti falta das "ondinhas".

Independentemente de dificultar a leitura das horas, sempre gostei desse "toque" estético no mostrador... acho um charme!

Abs!

Adriano

Citação de: igorschutz online 19 Dezembro 2013 às 12:10:04
Normalmente, em mostradores escuros, prefiro que a janela de data tenha fundo escuro e números claros, como é no novo, no entanto, especificamente nesse relógio tenho preferência pela janela de data branca, que balanceia melhor com o index das 9h.

Exato, eu ia citar isso e esqueci: nesse caso o calendário branco daria mais equilíbrio do que o oposto. O que eu ia ressaltar também é que já que escolheram por um calendário escuro, que tivessem feito ele azul, e não preto. Ora, não custava fazer um disco de calendário personalizado para esse relógio, já que já fizeram disco de calendário personalizado para modelos bem mais baratos e simples, como o Dynamic "modernos", cuja "fonte" dos números usados é especial, e era considerado um modelo de entrada da marca.

Abraços!

Adriano

Davi-RJ

"Pois uma das características que mais admiro nos James Bond (e os 300m) é o fato de serem muito esbeltos para um relógio resistente a 300 metros de profundidade."

Um relógio que cogitei por um tempo foi o Tutima Pacific (modelo antigo), justamente pela espessura: diver para 200m e apenas 11mm.

Fonte:

http://forums.watchuseek.com/f29/fs-tutima-pacific-40mm-sold-sold-864049.html

Obrigado pelo review, Adriano.

Um abraço,
Davi

Carbonieri

Otimo post Adriano...eu tb sinto falta das "ondinhas" no novo, acho que era uma marca registrada. abs.
sic transit gloria mundi

jfestrelabr

Ótimo tópico, e é verdade como o novo parece menor hehehhe, mais ainda prefiro o antigo, acho o mostrador mais bonito, gosto dos dizeres alá Rolex no mostrador, Seamarter, professional Chronometer etc..... acho bonito.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

TUZ40

Muito legal a comparação. Eu gosto mais do recente, o dial com aplicações é outra coisa. Mas se fosse comprar um mais antigo, e na mesma faixa de preço, eu ficaria é com este Seamaster.

"All your base are belong to us"

lucius

Este modelo postado pelo Schutz é matador.

A forma dos ponteiros e dos indexes pintados dão um toque muito equilibrado ao mostrador.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

CSM

sem pedradas por favor.... mas eu acho impressionante o salto de qualidade que a omega deu dos modelos antigos para os novos. a dierenca de construcao/acabamento do PO antigo para o PO novo é impressionante, sendo o novo muito mais bem acabado. o mesmo se aplica nos sm bonds que ja tive com ambos na mao ao mesmo tempo. acho que os caras vacilaram de terem tirado as ondinhas que davam um charme neste relogio. mas para mim o mais bonito de todos é este que o Schutz colocou com este bracelete.

abracos
Membro do RedBarBrazil

Adriano

Sem dúvida o salto de qualidade é grande. Mais ainda que os PO, o que mais sofreu melhoria foram os Aquaterra. Passaram de um modelo extremamente espartano para um luxo só. Não tem nem comparação os AT calibre 2500 com os com calibre 8500. Nem estou dizendo se um é mais bonito que outro, se fulano gosta mais de um ou de outro, apenas que a qualidade de construção é muito, muito superior. O com calibre 8500 é muito mais relógio.

Abraços!

Adriano

TUZ40

"All your base are belong to us"

Veiga

Adriano muito grato pelo review.
Esse Seamastar é o meu preferido logo após o também icônico Moon. Quase adquiri o antigo. Balancei muito na ocasião da escolha!
Tenho observado modificações (atualizações) nos movimentos de vários modelos novos da Omega. Houve algum aperfeiçoamento no 2500 utilizado, espiral, p.ex.?
Gostei muito do refinamento do novo e a ausência das ondas também.
Meu abraço de sempre no querido amigo e professor, Veiga.

Neme

Abs.
Neme!

flávio

Citação de: Veiga online 19 Dezembro 2013 às 17:59:46
Adriano muito grato pelo review.
Esse Seamastar é o meu preferido logo após o também icônico Moon. Quase adquiri o antigo. Balancei muito na ocasião da escolha!
Tenho observado modificações (atualizações) nos movimentos de vários modelos novos da Omega. Houve algum aperfeiçoamento no 2500 utilizado, espiral, p.ex.?
Gostei muito do refinamento do novo e a ausência das ondas também.
Meu abraço de sempre no querido amigo e professor, Veiga.

Discussão aqui:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=8394.0

Flávio