Menu principal

TOC

Iniciado por fernandodd, 02 Fevereiro 2014 às 00:49:34

tópico anterior - próximo tópico

fernandodd

Opa! Sou novo no fórum e já li muita coisa por aqui, aprendendo bastante!

Desde muito novo gostei de relógios mas só me interessava por modelos Quartz e tenho um maldito TOC quando olho na minha caixa de relógios: todos devem rodar exatamente iguais, não sossego enquanto todos estiverem exatamente sincronizados.

Como uma evolução do gosto por relógios me apaixonei pelo movimento dos mecânicos e como entrada escolhi o Tissot Le Locle adquirido hoje. Aí começou a minha agonia kkkkk rapidamente sincronizei o novo integrante exatamente como os outros e algumas horas depois o Tissot estava 1seg adiantado, voltei a ajustar e em mais algumas horas ta lá ele novamente adiantado 1 seg.... Agora não consigo fazer mais outra coisa senão passar pra ver se estão todos igualzinhos kkkkk

A pergunta pode ser boba pra quem tem bastante conhecimento mas preciso saber, as máquinas dos relógios a Quartz são mais ou menos precisas que os mecânicos? Ou eu estou viajando e uma não tem comparação com a outra?

Obrigado de um abraço!

Adriano

Sim, os quartz são bem mais precisos, em média, pelo menos. Não dá para resumir tudo em poucas linhas mas considere como média o seguinte:

- quartz médio: de ± 5 a ± 30 segundos ao mês
- quartz de alta precisão: de ± 4 a ± 20 segundos ao ano

- mecânico médio: de ± 7 a ± 25 segundos AO DIA
- mecânico de alta precisão: qualquer coisa inferior a ± 3 segundos ao dia

Sobre o TOC, mais da metade dos colecionadores/aficcionados que conheço tem TOC em algum nível. Querer precisão, não gostar de riscos e coisas assim é normal entre todos nós, mas querer algo que esbarra em limites técnicos, físicos e etc., E traz sofrimento, e não prazer, já é um sinal de transtorno. Vejo que muitos descontam ansiedade e frustrações sob a forma de expectativas irreais sobre os relógios.

O que você relata foge do normal com certeza, pois como falei, esbarra em limites técnicos e passa dos limites de uma mera praticidade. Procure ter controle sobre isso ou procure ajuda.

Abraços!

Adriano

wrocha

12º Mandamento: "Comerás o angu pela beirada!".

Para evitar esse problema, mantenha os quartz em uma caixa e os mecânicos em outra. E NÃO OLHE A CAIXA DOS MECÂNICOS!

dwbr

Ou organiza de acordo com a velocidade... Assim, conforme olha cada um da caixa, vão parecer no mesmo segundo ou caminhando lentamente... Ok, a coisa só piora... :)

Citação de: wrocha online 02 Fevereiro 2014 às 09:10:59
12º Mandamento: "Comerás o angu pela beirada!".

Para evitar esse problema, mantenha os quartz em uma caixa e os mecânicos em outra. E NÃO OLHE A CAIXA DOS MECÂNICOS!
.·.

Carbonieri

poe o tissot um segundo atrasado e, quando for olhar ele vai ta certo  ;D......vc vai sofrer muito mais se começar a comprar relogios mecanicos....abraços
sic transit gloria mundi

Jansen

Sim você tem TOC.
Rs. Ou relaxa e "esquece" essa história de sincronizar os mecanismos ou vai adoecer de verdade.
Os mecânicos ou Automáticos tem ainda a desvantagem de parar após o fim da corda e você teria de ajustar data e hora (algo tranquilo para mim).
Gostar de relógio mecânico é gostar de algo tradicional, puro, ligado a arte da Micro mecânica. É curtir, aprender e compartilhar essa "paixão" quase inexplicável.
Grande abs.
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

Alberto Ferreira

Fernando,
Eu aproveito para lhe dar, aqui, as boas vindas!

E para que você "sinta" o clima de amigos que nós temos por aqui,...
Aí vai uma domingueira, e respeitosa, brincadeira.  Ok?   8)

Bem,...
No TOC, até que ainda pode até ficar tudo bem.  ::)

O problema (mais "brabo") começa no "toc toc",...

...mas apenas quando a vítima começa a atender.
;)   :-[

Alberto
:D

Neme

Adriano, dê um exemplo de um quartz de alta precisão,  por favor... o que seria e quais modelos o levariam?
Abs.
Neme!

igorschutz

Grand Seiko quartzo, os Breitling cronômetros, os Citizen com movimentos A6XX, e qualquer outro quartzo suíço com movimento cronômetro, tais como o Omega Constellation Double Eagle, por exemplo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Mcjesuss

Longe de ter a pretensão...

Mais eu acho que o Breitling Aerospace e um deles...

igorschutz

Eu só não digo que todos os Breitling quartzo são de alta precisão, pois lá nos anos 80 e começo dos 90, eles usaram uns movimentos japoneses que eram "normais", porém, desde há muito tempo todos os quartzo da marca são de alta precisão e são certificados como cronômetros.

Portanto, para saber se um Breitling possui movimento de alta precisão, é só procurar a inscrição cronômetro no relógio. Se tiver, é quartzo de alta precisão.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

fernandodd

Opa Obrigado a todos pelas opiniões!!! O problema do TOC e quando a pessoa não admite que tem e vira escravo da mania, esse eu tiro de letra!!! Kkkkk o TOC mais sofrido que tenho é o de bebidas no meu bar.... Não consigo ver uma garrafa aberta em exposição, todas devem manter o nível original. Ou seja, sempre tenho que comprar 2.... Uma para beber ( que fica na parte fechada do bar ) e outra lacrada fica exposta.

Tenho ampla experiência no assunto, se alguém quiser umas dicas e só falar! Kkkkkk

Vou no conselho do wrocha, uma caixa para cada..... Mas vou mentir se já não me peguei bolando um esquema para movimentar a caixa continuamente e não deixar os relógios pararem kkkkkkkkkkkkk

Adriano, tinha uma visão equivocada dos mecânicos mas sua síntese me ajudou muito, quando começar a entender mais sobre o funcionamento do mecânicos as coisas melhoram ( ou pioram.... )

Bom Domingo a todos!

dsmcastro

TOC e o gosto por relógios parecem andar juntos. Como quem tem TOC gosta de criar certas rotinas e manter tudo no controle o relógio se torna um aliado imprescindível. Eu uso relógio desde criança e quando acordava a primeira coisa que fazia era olhar as horas, calcular quantas horas eu dormi, fazendo umas médias malucas e tentando estabelecer horários pra organizar quase tudo.

Com o tempo vi que essas 'manias' de organização, repetições e sempre tentar manter tudo ao meu controle só me faziam perder coisas interessantes e com isso vem a ansiedade. Então quando mais novo comecei a me policiar no que era uma 'mania prejudicial' e no que era só um capricho frívolo e separar as coisas.

Tanto que ultimamente tenho convivido bem e olhado o relógio mais como uma peça de ornamentação e técnica do que um instrumento para ajudar a controlar minha vida, e desde então tenho aproveitado mais meus relógios e aprendido mais sobre esse vasto mundo da horologia.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

Betocd

Citação de: dsmcastro online 02 Fevereiro 2014 às 16:27:04
TOC e o gosto por relógios parecem andar juntos.

Com o tempo vi que essas 'manias' de organização, repetições e sempre tentar manter tudo ao meu controle só me faziam perder coisas interessantes e com isso vem a ansiedade.

Muito bem colocado.

E' isso mesmo. Somos humanos, passiveis de cometer erros. E o mundo nao e' um relógio mecânico super preciso. Muitas coisas escapam do nosso controle, o tempo todo.

Abs

Fazzolari

Uma coisa interessante a se fazer, para estimular esse TOC, é ter seu relógio sicronizado com a hora do Relógio Atômico, vide em: pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp‎

Eu sempre faço isso, e olho várias vezes ao dia para conferir a precisão dos meus relógios mecânicos.

abs

Carbonieri

vcs poderiam vender todos os relógios e comprar um atômico de pulso, já existe e tem até um tópico sobre ele que é muito bello.... ;D abraços.
sic transit gloria mundi

GuilhermeLago

Citação de: fernandodd online 02 Fevereiro 2014 às 13:51:20
.... Mas vou mentir se já não me peguei bolando um esquema para movimentar a caixa continuamente e não deixar os relógios pararem kkkkkkkkkkkkk

O nome disso é Watch Winder. Tem prá um, prá dois... já vi até prá 8 relógios. Todos lá balançando, e cada um marcando um minutinho ou outro diferente. Bem vindo ao mundo dos relógios mecânicos  8)

fernandodd

Citação de: Fazzolari online 03 Fevereiro 2014 às 12:43:49
Uma coisa interessante a se fazer, para estimular esse TOC, é ter seu relógio sicronizado com a hora do Relógio Atômico, vide em: pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp‎

Eu sempre faço isso, e olho várias vezes ao dia para conferir a precisão dos meus relógios mecânicos.

abs

Kkkkkk Aí que ferra tudo de uma vez!!!!

Il capo

Cara,

Você esta' em boa companhia.
Aqui quem tem so' TOC ta' no lucro, gardenal no's colocamos e' na caixa d' agua,  ;D ;D ;D ;D ;D
Faz seguinte, acerta todos os relo'gios, tira uma foto, amplia e cola na tampa da caixa, todos estarão sempre na mesmissima hora. :o :o :o :o
Fora isso, e' pirar de vez, pensar que e' um passarinho e sair voando.

Seja bem vindo ao manicômio.
"Resisto a tudo, menos às tentações."