Menu principal

A. Lange & Söhne - o único tourbillion com hack

Iniciado por GuilhermeLago, 03 Fevereiro 2014 às 09:17:37

tópico anterior - próximo tópico

GuilhermeLago

vizel

vizel

GuilhermeLago

É o mecanismo que pára o balanço quando se puxa a corôa para acertar o relógio - conhecido como hack system.

Robson xavier

mmmcosta

Permita-me dizer que QUALQUER Lange merece uma foto deste tamanho. 8)
Marcelo

Sifion

Agora eu tenho uma dúvida. 

Eu gasto algo próximo, e as vezes mais, de uma centena de milhar de dólares pra obter um relógio com uma complicação que traz, ou deveria trazer,uma maior precisão do relógio e se ele ficar sem corda ou, mesmo com o turbilhão, depois de tempos estar com a hora equivocada eu não tenho como dar o hack e ajustar manualmente a hora com precisão??

É serio isso?  Só esse turbilhão tem hack??

Desculpas por qualquer erro. Tá tarde e eu estou no celular.

igorschutz

Com hack ou sem hack, seu turbilhão continua sendo um relógio mecânico, isto é, impreciso. Em poucas horas, o ajuste milimétrico que você fez do ponteiro de segundos já não corresponderá a realidade; então, pra que esquentar a cabeça com isso?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flavio

Eu só não consigo entender a dificuldade técnica de colocar o sistema num turbilhão. Flávio

Alberto Ferreira

E turbilhão não é necessariamente sinônimo de precisão.

Alberto

flavio

Eu não concordo com as colocações acima e mesmo a lange, em alguns modelos, coloca um mecanismo de retorno ao zero para melhor ajuste. Flávio

Sifion

Sim, claro, é um relógio mecânico e com certeza sofrerá variação.

Só que até onde eu li esse foi um sistema criado justamente na busca pela precisão, uma forma de compensar os desvios de posição e gravidade......
Por este motivo, que o Turbilhão sempre foi apresentado como sendo uma complicação para maior precisão do relógio eu sempre presumi que o hack existia e seria algo básico em um relógio desses. Se é pra ser um relógio com um funcionamento mais preciso é/era de se esperar um ajuste preciso das horas também....

Hoje em dia as peças podem ser mais voltadas ao status e luxo, tudo bem é a realidade, mas ainda assim.....

Flávio,

Esse sistema de retorno ao zero me parece uma solução boa para a falta de hack em um relógio. é possível ajustar a peça de toda forma.

Abraços.

igorschutz

Vixe, como é que será que o James Pellaton e seus colegas faziam para ganhar concursos de cronometria com turbilhões sem zerar o ponteiro de segundos?

igorschutz

Outra coisa que deve ser considerada: quando você ajusta um relógio mecânico, a rodagem (ie., engrenagens que movimentam os ponteiros) nem sempre está corretamente acoplada com a quarta roda, portanto, o ponteiro de segundos vai girar "fora de sintonia" com o ponteiro de minutos; por exemplo, o ponteiro de segundos terá rodado os primeiros 60 segundos, mas o ponteiro de minutos não estará exatamente em cima do index do minuta seguinte, e sim no meio, entre um index e outro.
Portanto, por mais que o hack ajude você a sincronizar o ponteiro de segundos do seu relógio mecânico com uma referência, essa dita "precisão" pode nem servir pra muita coisa, já que o horário do ponteiro de minutos (e consequentemente o de horas) não estará correto de qualquer jeito.

Não que eu ache o hack inútil. Gosto que todos meus relógios tenha hack e admito que num relógio novo um movimento sem hack seria um deal breaker pra mim, mas é algo que só serve pra alívio psicológico, pois na prática faz pouca diferença.

É a mesma coisa desses cronógrafos novos e caríssimos da TAG Heuer, que medem 1/1000 de segundo... Você tem um instrumento que mede uma minúscula fração de tempo, mas não tem um corpo (sistema nervoso, ótico, muscular, dedos, etc.) rápido o suficiente para operar esse instrumento. No final das contas, você não conseguirá medir um intervalo com precisão melhor do que conseguiria com um simples El Primero e seus 1/10 de segundo.

Alberto Ferreira

Citação de: Sifion online 04 Fevereiro 2014 às 11:21:14

Só que até onde eu li esse foi um sistema criado justamente na busca pela precisão, uma forma de compensar os desvios de posição e gravidade......
...

Sifion,
Sem polemizar, mas apenas para tentar aclarar um ponto, sempre no meu endender, ok?

É correto, mas o sistema turbilhão foi criado quando os relógios permaneciam nos bolsos, ou algibeiras, em uma posição predominante.
Aí, o turbilhão, por sua natural movimentação, "distribui" e de certa forma "diminui" os erros.

Mas, por exemplo, nos relógios de pulso, o movimento natural do punho já faz uma parte desta função de "distribuição" (ou "equalização") dos erros.
E sob esta ótica, e neste caso, a função de um turbilhão não é mais tão "importante" assim.

Mas, por favor, notem que em nenhum momento eu estou dizendo que o sistema é irrelevante.

Alberto

TUZ40

Citação de: igorschutz online 04 Fevereiro 2014 às 12:39:22
É a mesma coisa desses cronógrafos novos e caríssimos da TAG Heuer, que medem 1/1000 de segundo... Você tem um instrumento que mede uma minúscula fração de tempo, mas não tem um corpo (sistema nervoso, ótico, muscular, dedos, etc.) rápido o suficiente para operar esse instrumento. No final das contas, você não conseguirá medir um intervalo com precisão melhor do que conseguiria com um simples El Primero e seus 1/10 de segundo.

Já me perguntei inúmeras vezes qual seria a utilidade disto ao ser operado por um ser humano. ;D ;D ;D
"All your base are belong to us"

CSM

Citação de: Alberto Ferreira online 04 Fevereiro 2014 às 13:30:37
Citação de: Sifion online 04 Fevereiro 2014 às 11:21:14

...

Sifion,
Sem polemizar, mas apenas para tentar aclarar um ponto, sempre no meu endender, ok?

É correto, mas o sistema turbilhão foi criado quando os relógios permaneciam nos bolsos, ou algibeiras, em uma posição predominante.
Aí, o turbilhão, por sua natural movimentação, "distribui" e de certa forma "diminui" os erros.

Mas, por exemplo, nos relógios de pulso, o movimento natural do punho já faz uma parte desta função de "distribuição" (ou "equalização") dos erros.
E sob esta ótica, e neste caso, a função de um turbilhão não é mais tão "importante" assim.

Mas, por favor, notem que em nenhum momento eu estou dizendo que o sistema é irrelevante.

Alberto

ou seja, o turbilhao nao serve para PN.... rsrsrsrs

abracos
Membro do RedBarBrazil

Alberto Ferreira

A Monalisa também?   ???

Olha...
Eu acho que servem sim!
8)

Alberto

PS:
Mas,...
Falando sério, e apenas por mim...
Eu repito o que já disse aqui outras vezes.

Uma das coisas que mais me atraem em um movimento mecânico de relógios é justamente ver o "esforço" da mente humana tentando fazer aquelas engrenagens e molas funcionarem juntas e com (razoável) precisão.

E,...
Para não perder a piada...

Parodiando o poeta...
Navegar é preciso,...
... relógio mecânico, não é preciso.
:-X   :D

Adriano

Citação de: cesar online 04 Fevereiro 2014 às 15:57:07

abracos

Acho que nenhuma complicação mecânica é realmente útil, ou superior à outro instrumento eletrônico que desempenha a mesma função, mais preciso e mais barato. Um Casio de US$ 20,00 tem calendário perpétuo (ou praticamente perpétuo). Um aplicativo grátis para o smartphone mostra as fases da Lua para qualquer dia, qualquer hora, com muito mais precisão. Um cronógrafo digital "de mão" ("stopwatch) de US$ 25,00 é capaz de registrar dezenas de parciais de tempo, enquanto um split-seconds (rattrapante) mecânico registra uma, em com uma resolução bem baixa de leitura. O mesmo cronógrafo registra centésimos de segundo, bem mais que o que faz um foudroyante. E um alarme? E uma soneria? O Casio de US$ 20,00 faz também, e melhor.

Resumindo: ninguém compra, ou se interessa, por complicações, por sua utilidade.

Abraços!

Adriano

Betocd

Citação de: Adriano online 04 Fevereiro 2014 às 17:15:12
Citação de: cesar online 04 Fevereiro 2014 às 15:57:07

abracos

Acho que nenhuma complicação mecânica é realmente útil, ou superior à outro instrumento eletrônico que desempenha a mesma função, mais preciso e mais barato. Um Casio de US$ 20,00 tem calendário perpétuo (ou praticamente perpétuo). Um aplicativo grátis para o smartphone mostra as fases da Lua para qualquer dia, qualquer hora, com muito mais precisão. Um cronógrafo digital "de mão" ("stopwatch) de US$ 25,00 é capaz de registrar dezenas de parciais de tempo, enquanto um split-seconds (rattrapante) mecânico registra uma, em com uma resolução bem baixa de leitura. O mesmo cronógrafo registra centésimos de segundo, bem mais que o que faz um foudroyante. E um alarme? E uma soneria? O Casio de US$ 20,00 faz também, e melhor.

Resumindo: ninguém compra, ou se interessa, por complicações, por sua utilidade.

Abraços!

Adriano

Adriano resumiu bem. É isso mesmo. Qualquer equipamento digital de medição será muio mais preciso.

Agora a pergunta: As pessoas se interessam pela exclusividade daquela peça? Se determinada complicação aparecer em todos os relógios mecânicos, a pessoa perderia o interesse?
Ou como disse o grande Alberto, seria pelo "esforço" da mente humana?

Eu gosto de saber que eles são fabricados de forma artesanal (ou em boa parte pelo menos). Não só relógios, mas também instrumentos musicais (baixos e guitarras), sou apaixonado.

Abs,