Menu principal

Gelo e Sol fazem mal ao relógio?

Iniciado por pontual, 08 Fevereiro 2014 às 21:09:37

tópico anterior - próximo tópico

pontual

Boa noite, amigos. Moro em   São  Paulo onde fui assaltado e  levaram meu relógio 2 vezes, quando estava no carro no trânsito. Então agora, quando dirijo e como está fazendo muito calor, coloco meu relógio dentro do estojo de máquina fotográfica digital. Quando coloco o estojo no porta treco, percebo que o relógio fica muito quente após alguns minutos. Então, como carrego uma geladeirinha com água congelada em garrafas para ir bebendo ao longo do dia, coloquei o estojo da máquina fotográfica digital com o relógio dentro, em contato com as garrafas e dentro da geladeira. Após alguns minutos,  o relógio ficou gelado. Isto faz mal  a saúde do relógio? Isto é qual a temperatura que os relógios de pulso suportam para mais e para menos? O meu é um Omega AT. Antecipadamente,  agradeço as manifestações. Pontual.

Adriano

Sem falarmos em números, tudo é chute. Não dá para saber o quanto quente é esse calor nem o quão frio é o compartimento com gelo.

E não existe especificação de limites de temperatura de funcionamento. Uma coisa é certa: estragar o relógio não estraga (pois não estamos falando de temperaturas como 80°C positivos ou negativos). Agora o relógio de imediato sofrerá variação de marcha enquanto estiver nessas situações. E se a mudança for brusca, pode causar condensação, o que não é muito legal.

A longo prazo esse vai-e-vem de calor e frio deve reduzir a vida dos lubrificantes e eu me preocuparia mais com as temperaturas altas provocarem deslocamento de lubrificantes mais finos.

Mas como falei, sem números de quantos graus estamos falando, tudo é chute.

Abraços!

Adriano

Jansen

Por acaso aconteceu algo semelhante comigo hoje, Sai com um Longines Admiral e por medo de assauto coloquei sob o tapete do carro. Fui para um "pescaria" e ao notar que tinha esquecido o relógio no carro sob o sol forte do Ceará, pedi  minha esposa para pegar e me trazer...
Não sei se é o caso, mas fiquei com receio de empenar alguma engrenagem ou outro tipo de defeito.
PS: a pescaria foi maravilhosa!!!!
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

Adriano

Empenar engrenagem não. A tinta ou verniz do mostrador derreteriam antes de uma roda empenar pelo calor.

Abraços!

Adriano

luiz1978

Adriano, pergunta de leigo. A longo prazo, esses choques térmicos, mesmo que pequenos para o metal, não comprometem de alguma maneira a dureza do mesmo ? O aço tem seu grau de dureza e é bem superior ao uso do nosso cotidiano mas, sendo exposto a esses extremos, como ficaria nesses casos ?

FPiccinin

Bom dia,

Pessoal, vamos lembrar que ha regioes do mundo que choque termico severo é mais intenso. Por exemplo, inverno no Quebec/CA, na rua -25oC e nos ambiente com calefação +20oC, ou seja, 45oC de variaçao.
Aqui na rua está 40oC e nos ambientes refrigerados 20oC, 20oC de variação.
Abs.

Bernardo

O Omega Speedmaster Professional, o "Moon", nos testes da NASA, pelo que entendi, foi submetido a testes de altas temperaturas (48h na temperatura de 160ºF (71ºC), seguido de 30min na temperatura de 200ºF (93ºC)) e também a testes de baixa temperatura (4 horas na temperatura de 0ºF (-18ºC)).

Eu evito deixar o relógio no sol forte, na praia por exemplo, por achar que o bezel (nos divers) e até mesmo o mostrador, podem tender a desbotar ou ficar com a cor esmaecida.

Abs,

vizel

Bom dia Galera!!

No meu conceito imagino que o calor seja mais preocupante e agressivo que o frio.

Se o frio fosse tão prejudicial, as pessoas não usariam relógios em países como Suécia, Dinamarca, Russia, Polônia, Finlândia, Canadá, etc, países nos quais as temperaturas chegam facilmente aos 20ºC negativos.

Agora o calor e a luz solar, esses sim detonam a parte estética do relógio.. Acrílico do mostrador resseca e trinca, o mostrador fica todo desbotado, o bezel também fica todo desbotado, pulseiras de couro também ressencam, até o luminoso dos ponteiros vai pro saco!

Eu não uso meus relógios debaixo do sol quente.. uso apenas um Seiko 5 que tenho justamente para essa finalidade.

Abs
vizel

Carbonieri

a melhor maneira de não estragar o relogio é deixar guardado em casa, eu contudo prefiro estragar...kkkkk
sic transit gloria mundi

watchgirl

Citação de: Carbonieri online 09 Fevereiro 2014 às 09:19:14
a melhor maneira de não estragar o relogio é deixar guardado em casa, eu contudo prefiro estragar...kkkkk

+1  ;D ;D ;D
''All we are is dust in the wind.''

Abraços da Watchgirl!

Alberto Ferreira

Falando especificamente dos mostradores...

Antes do calor chegar a afetar algo em definitivo há os raios solares (ultravioleta) que atacam a pintura ou em especial o verniz que muitas vezes a recobre.
E vem aquele inexorável amarelado, vejam nos chamados "vintages", que não me deixam mentir.
Mas ninguém vai pensar em usar um bloqueador solar no vidro, não é?

Quanto às nossas "ginásticas" para proteger...
Sem críticas, pois cada um é livre para ter as suas "teorias", métodos e processos, mas em geral elas não (ou pouco) resolvem, e muitas vezes é mesmo o contrário.

No caso das caixas, em especial as de aço, não há chances (concretas) do material ser alterado (em sua dureza, etc) pelo calor gerado pelo sol, não na gama de temperaturas de que falamos.

Alberto

Neme

Gente, nunca pensei em algo como não usar um relógio por causa do sol..... onde chegamos :-\
Abs.
Neme!

FPiccinin

Citação de: Carbonieri online 09 Fevereiro 2014 às 09:19:14
Mito total! Qualquer coisa, inclusive o ser humano sobre danos pela falta de uso/movimento. Meu pai um dia me disse; "se voce não usar o tempo usará".

Abraço

A excessao na minha opinião é o Gravina...kkkkkk

amadeu

po quando vi o post. gelo e sol pensei que era alguma coisa sobre praia. rsssssssssssss
eh pensando num pais com grandes variaçoes de temperatura, principalmente no inverno onde sai da neve para a calefaçao, acredito que nao faria muita diferença nao.

flávio

Olha, tenho uns 15 relógios (sim, muito menos do que vários daqui imaginam...), e a maioria se encontra em "estado de zero", sem qualquer arranhão, luminosos perfeitos, etc. Mas creio que isso aconteça porque uso ternos a semana inteira, com a camisa social "protegendo" os relógios. Digo isso porque eu não tenho esse tipo de preocupação que o povo daqui tem e, acho, imaginam que eu também tenha. Claro, não vou detonar os relógios por detonar e nem utilizá-los para o que não foram projetados, como pular no mar com relógios não resistentes a água e pulseira de couro, mas simplesmente os uso. E sim, há alguns deles que possuem MUITAS marcas superficiais (arranhões, dentes, etc) pelo uso (como, por exemplo, meu Omega PO - que USO PRACARAMBA - e Rolex Explorer).

Quando mais novo, ainda morando com minha mãe e começando a juntar alguns relógios (muitos deles mais caros do que meu salário de estagiário por um ano), resmungava: "pô, meus relógios estão ficando todos arranhados".

Minha mãe dizia, nos moldes acima: "ora Flávio, você como pessoa sofrerá diversos "arranhões" na sua vida, use sem dó seus relógios"!

Eu prefiro outro ditado: lavou tá novo! hahahaha

Mas vejam como são as pessoas. Outro dia li que um ator famoso que coleciona relógios havia enviado alguns que de fato usa (com disse, há relógios no meu ajuntamento QUE SÃO PARA USAR SEM DÓ, outros nem tanto) para revisão, dizendo que NÃO QUERIA QUE OS POLISSEM. Poliram... E ele ficou puto demais, porque cada arranhão no relógio o lembrava de algum fato importante da vida. Lembram-se dessa história?

Pois então... Meu Milgauss GV tem um pequeno trincadinho na safira, não visível a olho nu. Só passando a unha pela lateral o percebe. E ele também tem alguns arranhões junto ao tal "trincadinho". Tropecei meio bêbado numa escada e rolei ao chão. Vejam se isso não é história para se guardar?  :P

Flávio

dwbr

É exatamente assim que devem ficar... :D Alguns modelos poderiam vir de fábrica assim.

Citação de: Bernardo online 09 Fevereiro 2014 às 08:40:54

[...]
Eu evito deixar o relógio no sol forte, na praia por exemplo, por achar que o bezel (nos divers) e até mesmo o mostrador, podem tender a desbotar ou ficar com a cor esmaecida.

.·.

luiz1978

Citação de: Alberto Ferreira online 09 Fevereiro 2014 às 09:48:42

No caso das caixas, em especial as de aço, não há chances (concretas) do material ser alterado (em sua dureza, etc) pelo calor gerado pelo sol, não na gama de temperaturas de que falamos.

Alberto

Alberto,

Sobre a variação gerada pelo sol, eu sei que não dá pra alterar. Na minha pergunta, eu extendi o assunto ao perguntar sobre variações bruscas de temperaturas (choques térmicos), quando o relógio muito quente é colocado dentro do gelo e é feito várias vezes, como é o caso citado nesse tópico. É óbvio que, até o ponto de nos preocuparmos com o aço, outras peças do próprio relógios já estarão com problema.

Adriano

Citação de: luiz1978 online 09 Fevereiro 2014 às 02:11:11
Adriano, pergunta de leigo. A longo prazo, esses choques térmicos, mesmo que pequenos para o metal, não comprometem de alguma maneira a dureza do mesmo ? O aço tem seu grau de dureza e é bem superior ao uso do nosso cotidiano mas, sendo exposto a esses extremos, como ficaria nesses casos ?

Não, choques térmicos do dia-a-dia não chegam nem perto do choque necessário para temperar ou destemperar um aço.

Além disso, tudo depende da velocidade do choque térmico. Não há como provocar um choque térmico tão intenso no dia-a-dia.

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: Bernardo online 09 Fevereiro 2014 às 08:40:54
O Omega Speedmaster Professional, o "Moon", nos testes da NASA, pelo que entendi, foi submetido a testes de altas temperaturas (48h na temperatura de 160ºF (71ºC), seguido de 30min na temperatura de 200ºF (93ºC)) e também a testes de baixa temperatura (4 horas na temperatura de 0ºF (-18ºC)).

Abs,

Sim, só que não significa que ele saiu perfeito dos testes, ou que ele resistiu à eles. Isso é algo que pouca gente sabe ou lembra quando fala dos testes da NASA. A exigência era que o relógio não parasse. Não significa que saiu dos testes brilhando e com precisão exata, pelo contrário, saiu todo fodido, totalmente desregulado. Apenas não parou.

Aí vamos ao ponto que mencionei. O relógio vai explodir se fizer o que está proposto no tópico original? Não, mas uma reduçãozinha da vida útil dos lubrificantes, talves.

Abraços!

Adriano

Adriano

É fundamental diferenciar calor de radiação UV. Quem desbota cores (especialmente vermelho e azul) é a radiação ultravioleta presente na luz, seja artificial ou principalmente a luz do Sol.

Não é o calor, portanto, que desbota. Numa estação de esqui seu relógio está sujeito à mesma radiação, ou pior, do que na praia, e a temperatura é abaixo de zero. Por isso usa-se protetor solar para esquiar, pois ainda por cima você não sente o calor e não percebe que está sendo queimado (como sentimos na praia).

Abraços!

Adriano