Menu principal

O QUE HÁ DE CERTO E DE ERRADO NESTE SEIKO 6139?

Iniciado por Alberto Ferreira, 31 Março 2014 às 15:00:21

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Não, meus amigos...
Não se trata de nenhum "quiz" ou, pior ainda, de nenhum "jogo-dos-sete-erros" para serem "desvendados" pela turma da ASA...

Na verdade são dúvidas reais que eu tenho.  ::)

Vejam as fotos...

O mostrador tem uma inscrição que me parece ser 6139 6040T. A parte grifada está um pouco apagada.

e...

O fundo tem a inscrição 6139-6007.

Então é isso...
O que vocês acham?

Eu agradeço antecipadamente as participações dos amigos.
Alberto

ogum777

um mero palpite.

na frente número do mostrador (e ou combinação mostrador bezel) e atrás do tipo de caixa?

lembrando um exemplo, dos skx007/009/011/171/173/173 e etc, todos usam a caixa 7s26-0020....

zE_

Parece fundo/bezel do 600x e caixa/mostrador do 601x. Ponteiro do acumulador de minutos, um terceiro modelo.

shun

Concordo com o Zé e ainda acho que o segundeiro central e o acumulador também nao são originais

Alberto Ferreira

Citação de: ogum777 online 31 Março 2014 às 15:33:00
...
na frente número do mostrador (e ou combinação mostrador bezel) e atrás do tipo de caixa?
...

Sim.
A inscrição "na frente", nos Seiko´s, fica sempre na parte inferior do mostrador.

A inscrição "atrás" é a que fica gravada na tampa da caixa.

Estes códigos não são idênticos, melhor dizendo, em geral não são os mesmos.
Só o primeiro grupo de quatro algarismos (que define o movimento) é que coincide.

lembrando um exemplo, dos skx007/009/011/171/173/173 e etc, todos usam a caixa 7s26-0020....

Pois é...
Em geral, pelas combinações possíveis (mesmo de cores, que o fabricante não "diferencia" através destes códigos, etc) quem melhor define o modelo dos relógios da Seiko é a inscrição do mostrador.
Mas, é por aí que costuma residir grande parte da "confusão",...
...ou das confusões.
8)

Como as peças de vários modelos podem ser "intercambiáveis", é mesmo difícil identificar um "frankenseiko" (montagem feita a partir de itens de diferentes relógios).

Daí o meu questionamento... E pedido de ajuda...
Sobre o que está "certo" (combinando com algo original), ou errado (pura montagem).

Alberto

Alberto Ferreira

Se alguém tiver uma (ou algumas) foto(s) do relógio original que mais teria a ver com este, eu agradeceria.

Alberto

Neme

Acho que o certo, é que realmente é um Seiko, e o errado, é esse papelzinho amassado para apoiar a caixa...
Abs.
Neme!

shun

Algumas fotos pescadas na net do mais proximo possivel..

Alberto Ferreira

Citação de: Neme online 31 Março 2014 às 19:32:48
Acho que o certo, é que realmente é um Seiko, e o errado, é esse papelzinho amassado para apoiar a caixa...

Huuummmm...
Bem pensado, Neme.  ::)

Obrigado.
Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: shun online 31 Março 2014 às 19:53:27
Algumas fotos pescadas na net do mais proximo possivel..

...

Grato, Shun!
O mostrador e o aro interno, sim, também me parece que são por aí mesmo.

A caixa, também me pareceu ser a das fotos que você encontrou...
Até aí, tudo bem...

Mas no aro externo o "bicho pega"... Não é?
O que me leva a crer que o dito cujo, visível de frente e de "perfil" (daí o "papelzinho" de apoio, que na verdade é uma bola de fita crepe...  ;D), não tem nada a ver com o relógio.
Com especial atenção ao "insert"... Que eu não sei se era vermelho naquela área "desbotada"...

Já os ponteiros do cronógrafo me parecem estar claramente pintados, o segundeiro nem dá para ver o "olhal" de encaixe no eixo...
O ponteiro do acumulador de minutos, não é mesmo o original, o formato é outro.

O que lhes parece?

Alberto

Bernardo

Citação de: Alberto Ferreira online 31 Março 2014 às 15:00:21
... O mostrador tem uma inscrição que me parece ser 6136 6040T. A parte grifada está um pouco apagada.

Prezado Alberto,

Entendo que os quatro primeiros números que aparecem no mostrador deveriam se referir ao calibre utilizado, e, pelo que sei, não existiu um calibre 6136. Sendo assim, me parece que o mostrador foi refeito, e, onde deveria estar 6139 ficou 6136.

Vou dar uma olhada em alguns livros que tenho aqui para tentar descobrir se a caixa corresponde a um 6139-6007 - a tampa pode ter sido trocada.

Abs,

Alberto Ferreira

Citação de: Bernardo online 31 Março 2014 às 20:25:25
Citação de: Alberto Ferreira online 31 Março 2014 às 15:00:21
... O mostrador tem uma inscrição que me parece ser 6136 6040T. A parte grifada está um pouco apagada.
...

Entendo que os quatro primeiros números que aparecem no mostrador deveriam se referir ao calibre utilizado, e, pelo que sei, não existiu um calibre 6136. Sendo assim, me parece que o mostrador foi refeito, e, onde deveria estar 6139 ficou 6136.

...

Sim, sim!
Falha de digitação minha é mesmo 6139!

Grato pela correção, eu vou modificar lá no post original.

Alberto

Bernardo

Alberto,

Há uma sequência de fotos, referentes a um 6139-6007, de um leilão que se encerrou em fevereiro/2014, onde a caixa difere da caixa do relógio do post. As fotos estão em http://www.auctiva.com/hostedimages/showimage.aspx?gid=389766&image=737844279&images=737843716,737843726,737843708,737843701,737844268,737844273,737844277,737844279,737844284,737844288&formats=0,0,0,0,0,0,0,0,0,0&format=0. Repare também que o aro externo do relógio em questão é igual ao do relógio do leilão, parecendo haver diferença no aro interno.

Olhando outras fotos na net, como por exemplo, as mostradas em http://www.thewatchsite.com/21-japanese-watch-discussion-forum/31455-6139-6007-how-common-6007-a.html, me parece que, realmente, a caixa do relógio do tópico não corresponde a um 6139-6007; o aro externo sim.

Abs,

Alberto Ferreira

Obrigado, Bernardo!

Realmente, o aro externo de fato parece ser o mesmo deste que você mencionou.
Só que o "insert" do meu está desbotado, perdeu a área vermelha.

Mas, como você observou, este aro não tem nada a ver com o meu relógio. Posto que as caixas são mesmo totalmente diferentes.

A minha conclusão, até conhecimento em contrário, é que o aro externo (com seu "insert" desbotado) foi implantado ali, e não é do relógio.

Alberto

Edu164

Prezado Senhores, boa noite!

Aqui vai minha tentativa:
Caixa, mostrador e aro interno do 6139-6010 ou 6012
Bezel do 6139-6007 ou 6139-6002 (pogue), daí o detalhe do bezel maior que a caixa (desproporcional)
Ponteiros de horas e minutos do 6139-6002
Ponteiro do acumulador de algum outro modelo Seiko, como 6138-0040 (bullhead) ou 6138-8020 (panda) e vários outros

Abraços a todos.

"não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você..."

Alberto Ferreira

Isso mesmo, Edu!
Nós já podemos ver algumas pedras através das águas...  ;)
E eu acho que você tem razão.
8)

Agora eu creio que nós estejamos nos aproximando do (meu) interesse ao lançar este tópico.

Ou seja...
Muito frequentemente, dadas as "opções" de montagem de peças que, embora compatíveis (para a montagem), não são do conjunto original, torna-se difícil decidir o que é original do modelo e o que é implante.

Para não corrermos o risco de colocarmos a empada errada na azeitona certa...  :D
Há que pesquisar e trocar muita figurinha com os amigos que sabem mais ou que são mais "atentos" aos detalhes.

Alberto

Bernardo

Prezado Alberto,

Em conformidade com os últimos posts, eu diria que, além do aro externo, a tampa também não é do relógio, ou que a caixa e o aro interno correspondem a um 6139-6012 (ou equivalente próximo), enquanto que o aro externo e a tampa correspondem a um 6139-6007... Os 6139 que vi com aro interno igual ao do relógio do tópico, caso dos 6139-6012, não possuem aro externo com marcações.

--- x ---

Na pesquisa, descobri um tópico criado por um colecionador de 6139-6xxx, onde são feitas diversas considerações sobre tais relógios:

http://forums.watchuseek.com/f281/how-buy-seiko-6139-600x-chronograph-collectors-buying-guide-140803.html

Abs,

Alberto Ferreira

Obrigado, Bernardo!
Eu conhecia este site que você citou, e que é bem interessante.

Eu sei que você sabe disso, mas apenas para clareza dos que eventualmente nos acompanham, os relógios tratados naquele tópico não são do modelo do que eu tenho, o que pode ser notado em especial no que tange especificamente à caixa, que para mim está "definindo" o meu.

Alberto

shun

Os ponteiros do cronógrafo não são do Bullhead nem do Panda.

Ambos possuem ponteiros com formato diferente do modelo do Alberto, em questão. A diferença é pequena mas há.. O ponteiro do acumulador dos minutos, por exemplo.. É apenas um palitinho.. Já o do bullhead, UFO, Panda, Jumbo etc. possuem ponteiro dos acumuladores que, por pura ignorância minha em conseguir encontrar palavras para explicar, é "gordinho na base e vai afinando até a ponta" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ;D ;D ;D
O segundeiro central eu não posso afirmar nada.. Pois tem tanta tinta lá que o bichão ficou gordinho!
O bezel e insert é dos 6139-600x, Pogue, etc.

Famoso FrankenSeiko  8)  ;)

Abraços!

Alberto Ferreira

Citação de: shun online 31 Março 2014 às 22:05:38
...

Famoso FrankenSeiko  8)  ;)

...

Eu concordo com as suas observações quanto aos ponteiros, Shun.

Sim.
Famoso e tão facilmente encontrável por aí.  :P
;)

Alberto