Menu principal

Zenith Pilot Extra Special e a pisada de bola do LVMH

Iniciado por admin, 04 Abril 2014 às 10:58:11

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Conheci a Zenith pouco depois de me interessar pela relojoaria e, ainda no ano 2000, comprei um relógio da marca (Class Elite). Que eu saiba, a marca sempre se vangloriou de ser uma manufatura e nunca ter utilizado movimentos de terceiros. Afinal, não tinha motivo, já que produtora tanto de cronógrafos quanto movimentos simples.

Eis que na surdina a Zenith lançou um relógio até bacanudo, uma versão mais simples - mas de modo algum barata, pois tem preço sugerido de 5000 francos - do seu Pilot que usa o movimento recordista de observatório, calibre 5011.

Tamanho menor... Preço um pouquinho menor e... Calibre 3000? Pelo tamanho assemelhava-se ao Elite, fiquei curioso se a Zenith havia lançado um novo movimento simples.

E eis que... É UM SELLITA 300!

O LVMH, depois da lambança a respeito da conexão Seiko/Heuer parece não ter compreendido que os puristas escrutinam tudo nos dias atuais e que tais notícias circulam como rastilho de pólvora.

Quem vocês querem enganar? A Zenith nunca utilizou movimentos de terceiros e logo agora que as fábricas seguem justamente este caminho, a famosa marca faz o inverso neste modelo? Pior: COBRA CARO POR ISSO!  >:(

O relógio é bonito? Sim... Mas por esse preço não há vantagem competitiva alguma, é um puro engodo, um desrespeito aos fãs da marca como eu.

Vejam:

http://www.zenith-watches.com/en_en/collections/pilot/type-20-extra-special/pilot-type-20-extra-special.html

http://zenith.watchprosite.com/show-forumpost/fi-1123/pi-6355883/ti-922448/s-0/t-zenith-baselworld-2014-on-the-zenith-pilot-type-20-extra-special/

Flávio

CSM

esta os caras viajaram mesmo.... é a mesma coisa que a JLC resolver lancar um modelo com um ETA........

abracos
Membro do RedBarBrazil

igorschutz

A Zenith já usou ETA no passado, então não vejo a marca dessa mesma forma que você ("nunca ter utilizado movimentos de terceiros").
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

TUZ40

O que eu já li esta semana de gente revoltada com a Zenith em função disto, os gringos estão putos também.

Achei desnecessário.

"All your base are belong to us"

flávio

Pois desde que me conheço como gente não lembro de a Zenith ter usado ETAs. Só se foi na crise do quartzo. E, afinal, a propaganda dela é em outro sentido: "uma legítima manufatura suíça"... Qual a justificativa de usar um Sellita ao invés do Elite? Preço por preço, os relógios da linha Elite custam até menos do que 5000 francos! Eu achei esse modelo "uma puta falta de sacanagem!"

Flávio

igorschutz

Também acho vacilo cobrar caro e entregar uma Selitta, enquanto poderiam entregar um movimento próprio pelo mesmo preço (IWC, estou olhando pra você!), mas não tem essa da Zenith nunca ter usado movimento de terceiros.

dsmcastro

Aqui uma entrevista com Jean-Fred Dufour(CEO da Zenith) com o caractrístico inglês carregado de sotaque francês, que aborda, mas sem muitos detalhes, da adoção do movimento Selitta e dando a entender da descontinuação do Elite. Por ser, segundo ele "a only three hand movement" e indicando a preferência na substituição pelo Selitta.

http://www.watch-insider.com/news/baselworld-2014-interview-with-jean-fred-dufour-ceo-zenith/

Edit: uma dúvida. Esse "Zenith 3000" tem modificaçōes significativas em relação ao Selitta 300 para justificar o novo nome, dando a entender que é in-house, ou é puro marketing?
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

flávio

Ora, essa é a desculpa mais esfarrapada do mundo! O Elite tem versão com ponteiro central, o calibre 672. Aliás, o Elite possui todas as versões: segundeiro à esquerda, sem segundeiro e sem ponteiro central, com ponteiro central, gmt... Quando falo em custo benefício e valor agregado, é a isso que me refiro.

Volto à IWC. Há apenas 3 anos, sim, 3 anos, a marca vendia os Ingenieur com calibre feito em casa por cerca de 6000 dólares. Descontinuaram o modelo durante um tempo e, agora, o relançaram no tamanho tradicional com um Eta dentro e por... 7000? Ah vá! Se liguem! Eu não tenho nada contra a ETA, Sellita, etc,  mas parem de tentar nos enganar! O Elite é exclusivo no mercado e isso adiciona valor. Querem colocar ETAs nos seus relógios? Coloquem. Mas os vendam por 2000 mil dólares, não o mesmo preços dos anteriores equipados com Elite. FICO PUTO DA CARA com isso!

flávio

dsmcastro

Citação de: flavio online 04 Abril 2014 às 12:06:06
Ora, essa é a desculpa mais esfarrapada do mundo! O Elite tem versão com ponteiro central, o calibre 672. Aliás, o Elite possui todas as versões: segundeiro à esquerda, sem segundeiro e sem ponteiro central, com ponteiro central, gmt... Quando falo em custo benefício e valor agregado, é a isso que me refiro.

Volto à IWC. Há apenas 3 anos, sim, 3 anos, a marca vendia os Ingenieur com calibre feito em casa por cerca de 6000 dólares. Descontinuaram o modelo durante um tempo e, agora, o relançaram no tamanho tradicional com um Eta dentro e por... 7000? Ah vá! Se liguem! Eu não tenho nada contra a ETA, Sellita, etc,  mas parem de tentar nos enganar! O Elite é exclusivo no mercado e isso adiciona valor. Querem colocar ETAs nos seus relógios? Coloquem. Mas os vendam por 2000 mil dólares, não o mesmo preços dos anteriores equipados com Elite. FICO PUTO DA CARA com isso!

flávio

Mas, acho que eles pretendem substituir pelos Sellita somente as versōes mais simples, não?  E ainda tem o fato de aumentarem a produção de movimentos para suprir as outras marcas do grupo.

flávio

Versões "simples" de 5000 dólares? Os preços da linha Elite já se situavam neste patamar. Vão me oferecer agora o mesmo relógio pelo mesmo preço, mas como "motor" pior?

Flávio

dsmcastro

Citação de: flavio online 04 Abril 2014 às 12:31:20
Versões "simples" de 5000 dólares? Os preços da linha Elite já se situavam neste patamar. Vão me oferecer agora o mesmo relógio pelo mesmo preço, mas como "motor" pior?

Flávio

Bom, pelo que li e ouvi a Zenith planeja enxugar sua coleção, focar na produção do El Primero e os mercados que pretendem dar mais atenção são China, Hong Kong e EUA. E dá até pra presumir que os Elite sejam todos descontinuados...

Aqui uma entrevista com o famigerado Jean-Claude Biver (presidente do grupo) por volta de 12, 13 minutos diz que não há necessidade de reinventar a roda, movimentos de "3 ponteiros?... Use o 2892 ou Sellita..."

Eis a entrevista

http://www.watch-insider.com/news/baselworld-2014-interview-with-jean-claude-biver-president-hublot/

E tô pra dizer que tem o dedo do Biver nessa decisão da Zenith...

Dicbetts

US$ 5 mil por um Selitta?

US$ 6 mil por um El Primero? (pelo menos é a faixa que tenho visto por aí)

Ou o El Primero foi rebaixado, ou a Selitta passou de tenente a general numa canetada.

E entre um e outro...

Dic

Desotti

O pior de tudo é chamar a bagaça de "extra special", dar um nome de efeito é mesmo o costume quando querem tentar fazer ovas de salmão passarem por caviar... ::)

[[]]'s

ThiagoDF

Membro do RedBarBrazil

EngenheiroVIX

Recentemente adquiri 03 Zenith, sendo 02 cronos da coleção atual equipados com El Primero e 01 Class Moonphase Grande Date descontinuado equipado com o Elite 692.
O Elite é um movimento lindo. Muito bem decorado e super preciso.
Pensei que a era das trevas tivesse terminado com a saída do Nataf, mas parece que outra era das trevas está pairando sobre a Zenith.
É uma pena!  >:(

Abraços,
Abraços,

EngenheiroVIX

Adriano

Well... parabéns patrão, pela coragem em ser "mensageiro" dessa notícia...

Eu sabia dessa desde o primeiro dia de Baselworld. Não é surpresa para mim, neste ramo, que os discursos do CEO, R&D e PR estejam desalinhados.

De todo modo, vou replicar exatamente o que me foi dito pela acessora de imprensa que me mostrou os modelos. Minha primeira pergunta foi: por que? A resposta é que era para oferecer um novo "entry level" para a marca e aumentar a competitividade. Enough for me.

Agora vejamos: somos apaixonados e quase sempre nos esquecemos que isso tudo é "business". Eu me incluo nesses "esquecidos" por diversas vezes. Ocorre que são negócios, apenas, e negócios precisam dar lucro. Nenhum fabricante faz qualquer coisa para aficcionados. Pensam que reedições são feitas para agradar os aficcionados? Não, são feitas para vender para alguns aficcionados e para muitos curiosos.

Eu gostei dessa estratégia da Zenith? Não. Especialmente porque com a bala do LVMH poderiam facinho ter feito um in-house simples para equipar entry-levels da marca e ainda emprestar para outras do grupo. Mas, não acho que seja um tiro no pé, um passo para trás, nem nada assim. Desagradou os aficcionados, por todas as razões já ditas, mas o impacto que os aficcionados têm sobre as vendas é mínimo. Para o "povão", a marca se tornou bem mais acessível e as vendas deverão subir. Essa é a aposta dessa estratégia. Nenhuma marca vai deixar uma estratégia dessa para trás só para não desagradar fãs. É assim que funciona.

Não li os links postados, mas se em algum deles diz que o preço é o mesmo, está errado. Os modelos mais baratos "in-house" na coleção 2014 estão começando acima dos +/- CHF 5.000,00 enquanto esses estão na faixa de +/- CHF 2.500,00.

Então não é oferecer menos pelo mesmo preço. É oferecer menos por menos preço. Se os CHF 2,5K ainda são caros para um Zenith equipado com SW 300 (equivalente ao ETA 2892-A2, para esclarecimento), é outra história. Mas que o preço é diferente, é. E ponham na mesa quantos relógios estão no mercado por esse preço e essa máquina, e verão que estão no páreo.

E o pior é que são bonitos pacas e bem feitos pacas. E aí? Esses dias mesmos a discussão aqui não foi que um relógio horroroso (a Elza Soares) não compensa uma máquina excepcional?

Então pergunto, como fica o oposto? O Zenith com mesma beleza de sempre, mesma qualidade de sempre, e ainda mais acessível, passa a ser uma merda porque tem um SW300 dentro?

Abraços!

Adriano

CSM

SE a diferenca do preco for esta mesmo, eu realmeente aplaudo a estrategia dos caras... inclusive sou serio candidato a comprar 1 porque acho este modelo pilot muito maneiro mas achava o outro muito grande para meu pulso de colibri e caro (nao estou reclamando que nao vale, porque é um puta relogio mas é caro para o que eu pretendo gastar hoje em dia). mas pelo que eu li nos links que foram postados antes este novo relogio "de entrada"custariam 5.000 dolares, o que em minha humilde opiniao nao faria o menor sentido.

abracos
Membro do RedBarBrazil

flavio

Adriano. Segundo o the purists, esse modelo aí custa 5 mil! Flávio

igorschutz

Adriano,

Certeza que o MSRP é CHF 2500? Pelo que consta na net, e por isso penso que o pessoal está chiando, é que o MSRP será de CHF 5000 ou pouco menos (4k euros/ 3,5k libras).

Pelo que estão falando ali no link do The Purists, e nem sei se o pessoal lá está certo -- pois não quer dizer que só porque apareceu por lá que é verdade absoluta -- o Zenith com movimento "in house" sai por volta de CHF 6500, o que seria uma diferença muito pequena para o mesmo relógio com movimento genérico.

No site da Zenith não consegui localizar o preço exato, porém na busca por relógio há a opção de delimitar preço e, quando você seleciona relógios entre CHF 3k e 5k, só aparece esse Pilot Extra Special, ou seja, nem há previsão de relógio que custe menos de CHF 3000...

Então, se o preço do relógio for mesmo CHF 2500, seria uma estratégia interessantíssima e que eu inclusive gostaria muito de ver em outras marcas, ou seja, darem opção de comprar um relógio bonito e bem feito, mas com máquina comum, por um preço reduzido. No entanto, se a diferença for mesmo de apenas CHF 1500 entre o Sellita e o in house, aí não vejo muita vantagem.

Adriano

Peraí, estamos falando de relógios diferentes. Estou falando do modelo de entrada com SW300, um automático simples. Esse Pilot Type 20 não é o modelo de entrada, pelo contrário, é provavelmente o mais caro com calibre SW300.

Estou falando do modelo de entrada da Zenith, com calibre SW300. Este:

O Pilot Type 20 Extra Special eu achei caro. É MUITO bonito e muito usável, mas caro. Acho que se um simples custa CHF 2.500,00 (nem chega a isso, acho), uns CHF 3.000,00 ou 3-e-pouco estaria bem pago.

Abraços!

Adriano