Menu principal

suporte para relógio de bolso

Iniciado por Carbonieri, 09 Abril 2014 às 15:19:45

tópico anterior - próximo tópico

Carbonieri

faz um tempo teve uma postagem aqui no forum mostrando suportes de madeira para relógios de bolso, relógios estes que acho muito legais porém sem serventia para mim, visto que é dificil de usar, mas com o suporte ele se torna um relógio de mesa, etão acabei por tentar fazer.
Seguem fotos. Tenho poucas ferramentas, então acho que ficou mais ou menos, quem quiser pode dar palpite. Não queria passar verniz, sera que tem alguma cera que da um aspecto melhor? 8) abs. ;D

PC070112 por Carbonieri2013, no Flickr

PC070108 por Carbonieri2013, no Flickr

PC070117 por Carbonieri2013, no Flickr

PC070103 por Carbonieri2013, no Flickr
essas foram as ferramentas usadas, usei ainda lixa e martelo

sic transit gloria mundi

flávio

Como o relógio fica "seguro" no suporte?

Flávio

Carbonieri

então, Flavio a face da frente é inclinada (isso já ajuda um pouco), mas eu deveria ter dado um grau maior de inclinação e também eu teria que ter feito o furo um pouco mais justo, mas isso não dependia de mim pois a serra copo era de 51mm e o relógio de 50mm. Acabei de fazer o suporte, acho que a solução será colar na parede interna do furo uma pequena faixa de eva fininho para que o relógio entre "apertado no furo" . abs

Juliano
sic transit gloria mundi

edson rangel

Para a primeira tentativa foi muito bem, tenho também  um relógio de bolso e é uma ideia interessante e acredito que com a participação dos colegas do fórum a coisa vai se ajustar ainda mais, abraços e boa sorte.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Wilson

Legal mesmo !

acho que deveria "tirar" um pouco mais na base, inclinando para trás,
ficaria mais seguro,

abraços,

wilson

Leandro

Achei que ficou muito bom.  Parabéns!

Concordo com o Wilson.  Se você fizer um corte oblíquo na base, o suporte ficaria inclinado para trás e o relógio ficaria mais seguro.

Um abraço,
Leandro.

edson rangel

Inclinado para trás não dificultaria um pouco para ver as horas?

Carbonieri

Amigos, valeu pelas dicas, agora preciso mandar dar um trato no relógio, pois ele esta comigo há uns 12 anos e nunca fiz revisão, contudo ele esta funcionando, mas estou até evitando de dar corda...obrigado. abs.

Juliano
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Ficou muito legal, Carbonieri!
Em especial considerando as ferramentas que você usou, e ilustrou   8), e mais ainda em se tratando de uma primeira tentativa.

Como você pediu "palpites", lá vão os meus...  ;)

- Eu realmente cortaria um pouco da base, em ângulo, para inclinar um pouco mais o relógio para "dentro" do rebaixo, creio que isto aumentaria a segurança e não prejudicaria a leitura do mostrador, não.

- Se fosse para colocar om material para ajudar a prender o relógio no bloco, eu optaria por um feltro e não por EVA.

- Sim há ceras especificas para madeira que dão apenas um leve brilho, e não ficam engorduradas. Procure a cera de carnaúba ou alguma que tenha ela na sua composição.

Eu acredito que no fundo da área rebaixada tenha ficado o furo guia da serra copo, não?
Daí eu pergunto...
Após o corte com a serra copo o material (vamos chamar de "miolo") foi removido com o formão, certo? O fundo ficou "aplainado" e "liso"?

Grato por compartilhar e boa sorte nas "evoluções".   8)

Alberto

flávio

Para quem pegou o bonde andando, aqui o tópico que serviu de inspiração ao Carbonieri;

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=10398.0

Flávio

Carbonieri

Obrigado Alberto, quanto a cortar a base, isso faria com que a parte traseira não ficasse mais em angulo de 90 graus, acredito que o correto seria eu ter feito o corte frontal com mais inclinação, mas acho que cortar a base é uma ideia a se considerar...eu utilizei um pedaço de vigota pra fazer, a qual tem 5 cm, se eu fizesse uma inclinação muito grande a parte superior acabaria ficando muito fina, não sei se me fiz entender. Realmente retirei o miolo com o formão o acabamento interno não ficou grande coisa, mas também com o relógio colocado não da pra ver....futuramente acho que farei outras, daí tento melhorar com dicas passadas.

ps. eu tenho um feltro com cola em um dos lados, que é utilizado pra colocar nos pés dos moveis pra não riscar o chão, vou tentar calçar o relógio com ele e posto o resultado (o material é em tamanho grande e a gente corta da forma que quiser utilizar)

abraço

Juliano
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Juliano...
Outro "palpite", para as futuras tentativas, se houver...  ;)

O fundo do rebaixo poderia receber uma camada de madeira bem fina, há materiais deste tipo (até com menos de 1 mm de espessura), que em geral são usados em revestimento.
Este material é vendido (em rolos ou em retalhos) nos comércios especializados em produtos (profissionais) para marcenaria ou para hobbistas "sérios" da área.

Alberto

Carbonieri

boa dica Alberto, com essa folha de madeira o acabamento ficaria bem melhor. abs.
sic transit gloria mundi

gabriel

Puxa eu tenho um Omega bem robusto, oversized, de bolso, vou trás de um marceneiro!

Abs, gabo  :)

mmmcosta

Funcionaria direitinho para o relógio do meu avô, que hoje é meu, 'igualim' a este.  8)
Marcelo

gabriel

Não achei o Omega, mas achei um relógio de bolso bem grande e sem uso, acho que pode ficar legal num suporte de mesa, o que vcs acham?

Abs gabo  :)

gabriel

Amigos,

Como minhas habilidades manuais são limitadas, fui num marceneiro e desenhei pra ele o qiue eu queria.
Ficou assim. Agora tá o maior tic-tac ao meu lado

Abs gabo  ;)

Recorte pra dobradiça da tampa

edson rangel

Gabriel, ficou muito bom, tenho um relógio de bolso que já postei as fotos, tenho que recuperar a máquina, e vou copiar sua ideia de contratar um marceneiro para fazer esse suporte. abraços e parabéns!!!

flávio

Off topic: esse ebauche do relógio de bolso é tão manjado, mas tão manjado, mas tão manjado, já tendo sido usado até mesmo em marcas de altíssimo padrão que... Até hoje ninguém conseguiu me falar quem o fabricava (ou "quens")...  ::)

Flávio

igorschutz

Se pá, como é muito das antigas, pode ser que não tenha uma marca. Tipo, foi desenhado por Jacot e feito no sistema etablisage, e aí qualquer mané montava e vendia. Esquema china standard.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES