Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II

  • 12 Respostas
  • 7531 Visualizações
Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Online: 27 Maio 2009 às 15:09:05 »
Olá para todos.

Muitos de nós que gostam de relógios também tem outros interesses em comum, como cutelaria e armas e neste OT eu apresento um video que achei muito interessante (a seguir vou explicar o porque).

É um video de um desenho animado feito pelos estúdios Disney para o treinamento de soldados no uso de um fuzil anti-tanque (Boys MK I, calibre 14,5mm ou .55  :o) durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele é interessante por diversos aspectos, como:

1- É feito por Disney e é sobre armas, então só isso já vale pela curiosidade em sí.

2- É realmente bem didático, até que não entende nada de armas pode ver como funciona uma arma de fogo.

3- Em um momento tão escuro da humanidade todos precisavam dar sua contribuição contra um mal maior que era o nazismo e o facismo, até mesmo uma marca associada a coisas alegres como Disney.

O video está em três partes e os links são estes:

http://www.youtube.com/watch?v=rODm7HF5lFU

http://www.youtube.com/watch?v=z9lIO8AL3ds

http://www.youtube.com/watch?v=dsifcQnSv94

É isso, espero que gostem, pelo menos pelo valor histórico e pela curiosidade dos elementos tão diferentes envolvidos.

Até mais e abraço a todos.
César.
« Última modificação: 27 Maio 2009 às 15:37:37 por César-HT »
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #1 Online: 27 Maio 2009 às 15:46:15 »
Putz, eu gostei muito. Mais didático que isso é impossível!

Apesar das terríveis conseqüências de seu mau uso, gosto muito de armas de fogo, e acho que se assemelham bastante com os relógios mecânicos.

Não tenho arma, nunca tive arma, jamais toquei numa arma e não pretendo atirar com uma a curta prazo, mas eu as acho muito bem boladas...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #2 Online: 27 Maio 2009 às 17:05:32 »
Salve!

Se me permitem.

Pois é,...
Guerra é guerra!

E armas, são necessárias em uma guerra.
Nada a discutir.

Desenhos animados, simpáticos, podem também ser eficientes "armas" de comunicação. E foram!
Nada contra, se pressupostos os pontos aí acima.

Infelizmente, a história da humanidade não prescinde das guerras...
Seria hipocrisia não aceitar isso.
É a História, nem boa e nem má,... A História.


Mas,...
Uma coisa me veio à mente, que talvez tenha a ver com o ponto que o amigo César pretendeu nos fazer pensar,...

Conta a lenda que,...
O Disney, o homem, não a Disney a empresa...
Foi uma vez "cogitado" para candidato ao Prêmio Nobel da Paz.
Isso em decorrência dos desenhos infantis que fazia e também dos seriados que produzia sobre a vida natural, estes didáticos e belíssimos.
Uma espécie de "prévia" dos programas atuais da NETGEO e afins.

Pois bem,...
Sondado com relação à hipótese de ser indicado, o Disney teria dito que não se sentiria muito bem como um candidato...

- Por que?
- Porque eu não acredito na paz. Não há paz na natureza.
Há, sim, um eterno conflito. Essa é a Lei.
Teria dito ele.

Pois é....
 ;)
 ::)  ::)  ::)

Abraços a todos!
Alberto

Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #3 Online: 27 Maio 2009 às 18:05:05 »
Olá para todos.

Igor e Alberto, obrigado pelos comentários. Foi pensando nos colegas aquí do Fórum é que eu coloquei os link's, pois ter uma informação interessante e não compartilhar não tem graça  ;).

O que eu achei interessante nos videos, como comentei antes, é a parte didática, explicando de forma bem fácil de entender a mecânica da coisa, como o tal fuzil (Boys MK I) funcionava e também pelo inusitado de ver uma produção Disney fazendo isso  :o.

Sobre os seus comentários grande Alberto, acho que você pegou o "espirito da coisa", guerra é guerra e ela não faz distinção entre os belicosos e os pacifistas, portanto quando chega é preciso escolher um lado ou a pessoa vai acabar sendo afetada de alguma forma por um desses lados em conflito.

Ainda sobre essa ótica, um fato curioso e ao mesmo tempo preocupante: fala-se muito dos chamados BRIC's (Brasil, Rússia, Índia e China), os países emergentes que podem se tornar grandes potências (a Rússia já é, mas apenas na área militar) e de todos eles o Brasil é o que dá menos atenção às questões ligadas a defesa, explico:

   Não adianta ter uma postura pacífica e não ter condições de se defender efetivamente se for preciso, infelizmente tem sempre algum país que só entende as coisas pela força e o Brasil deve investir em tecnologia e re-aparelhamento de suas forças com urgência (o país desenvolve uma bomba guiada por GPS/Glonas, já tem todos os componentes do submarino nuclear prontos), naõ adianta ter a tecnologia e não utiliza-la.
   A boa fase do Brasil internacionalmente deve ser acompanhada de um pensamento em prol de uma forte defesa do seu território.
   Um bom exmplo diso que estou tentando dizer é a Suécia, um pais com uma postura de neutralidade em muitos conflitos, mas que tem uma forte defesa e uma industria bélica das mais desenvolvidas, ou seja, a favor da paz nas suas ações, mas que pode se defnder muito bem se for preciso.

É isso.

Até  mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Arrais

Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #4 Online: 27 Maio 2009 às 19:22:56 »
Incrivel...gosto muito das histórias por trás da WWII

Tive a oportunidade de visitar o campo de concentração de Dachau na alemanha em 2006 e vendo lá, no museu que eles montaram dentro de uma das alas, alguns filmes antigos feitos por soldados americanos me apaixonei pelo periodo. Realmente assustadora a perspectiva do que teria acontecido caso a Alemanha tivesse invadido e ocupado a inglaterra e dominado a europa.

Para quem gosta, um seriado/documentário chamado Band of brothers é muito bom...e nos faz entender a doideira que era enfrentar os tanques.

Obrigado por compartilhar, Cesar

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #5 Online: 27 Maio 2009 às 20:16:52 »
Sou fascinado por história e, sobretudo, pela "mundo em guerra". E sou fascinado pelos instrumentos de guerra, paciência, tenho a mesma opinião do Igor, acho-os interessantes. Bem, ao contrário dele, tenho porte de arma, já atirei (com carabina Gallery 22, Puma 38, Revólver 38 padrão de 4 polegadas, Taurus, Pistola pt 100 .40 e metralhadora HK MP 5. Mas já faz seis anos que não toco numa arma).

Alguns dados rápidos sobre o assunto. A idéia de armas antitanques surgiu, claro, na primeira guerra, com o advento dos tanques. Aliás, o filme tem um erro, pois a disposição dos tripulantes mostrada parece muito mais de um tanque da primeira guerra - no caso o revolucionário Renault - do que os da 2a. Whatever...

De qualquer modo, quando visitei pela segunda vez o Museu do Exército em Paris (Invalides), tirei uma foto de um rifle alemão antitanque da primeira guerra.





Estes troços, já naquela época, já se mostravam meio ineficazes para o serviço, já que a blindagem dos tanques seguiu os avanços das técnicas antitanques. E estes rifles da primeira guerra deveriam ser de "doer" literalmente, pois não se observa mecanismo algum antirecuo, algo, aliás, que de forma pneumática só tinha sido criado mesmo com os famosos 75 franceses (canhões ligeiros).

Pois bem, chegamos ao Boys. Ele era eficaz contra carros leves blindados, mas duvido que tivesse alguma eficácia contra um tanque, mesmo leve, e mesmo com a munição perfurante que veio a ser lançada depois, com ponta de tungstênio.

Mas ele já era um avanço, com seu sistema de recuo por gases e mola. Porém, este lance de rifle antitanque sumiu na história, simplesmente porque utilizar a técnica HEAT se mostrou muito mais eficaz, leve e, já na segunda guerra os alemães tinham armas antitanques com explosivos que efetivamente destruíam tanques (os americanos também, a Bazooka. Aliás, o Boys era britânico, não americano).

Pois bem. Este lance de rifle potente, no entanto, surgiu novamente no início dos anos 80, com o Barret (inicialmente a ferrolho, depois automático), mas como arma de destruição de pequenos veículos (utilizando uma munição explosiva chamada Raufoss).

Fato é, porém, que o uso do tal rifle se disseminou mesmo foi nas operações no deserto pelos americanos, não mais como arma anticarro, mas "antigente" mesmo. Se tornaram rifles para snipper, com alcance inacreditável de até 3 mil metros (efetivo), peso baixo e recuo mínimo, muito inteligente.

E o pior é que os americanos começaram a usar este troço contra pessoas com munição explosiva, os estragos vocês já devem ter visto em vídeos na net, pessoas sendo atingidas e se despedaçando. Aliás, o recorde mundial de snipper, algo em torno de 2,2 km foi batido utilizando um Barret.

Claro, Hollywood não deixou para trás e sempre usou o Barret em filmes quando se quer mostrar o máximo da "maldade". Lembro-me de alguns: O Atirador, cena inicial, quando o cabra derruba um helicóptero com um Barret, algo perfeitamente possível; o novo Miami Vice, onde o "plot" do filme é justamente localizar onde estão os snippers com os Barrets (usados no começo do filme), pois caso contrário não teria blindagem que os evitasse (o troço é calibre .50).

Ou seja, hoje, o Barret é usado como arma de snipper, em substituição aos clássicos rifles 7.62, quando se quer precisão a altas distâncias e em áreas abertas. E há, sim, uma discussão sobre ele violar ou não acordos militares, pois dizem ser desumano e matreiro matar um cara a 3 km de distância usando um bagulho desses.

Porém, como nos Estados Unidos tudo é garantido, você pode entrar agora no site da Barret, e, se tiver os 8 mil dólares (mais barato do que um Rolex Day Date kkkkkkkkk), PODE COMPRAR UM SEM PROBLEMAS!


http://www.barrettrifles.com/


Só na Califórnia é que não, pois o Governator SWURPUWPedoneger proibiu a venda. A Barret, então, parou de fornecer peças à Polícia de lá (que usa o rifle), em represália. Só nos EUA...

Em virtude das críticas, a Barret criou a versão .30 do rifle, no intuito de ser algo "menos potente". Na verdade, em virtude da maior velocidade do projétil, este se mostrou mais eficaz e mais mortífero do que o .50.

Vão achar que estou mentindo, mas há alguns meses acharam no cerrado daqui de Brasília, em mau estado (não funcionava), uma metralhadora Browning .50. Como isso foi parar lá, ninguém sabe.

Porém, partindo do pressuposto que o Barret é vendido pela net nos EUA, fico aqui a imaginar quando este troço começar a cair nas mãos de traficantes, terroristas, etc. Não gosto nem de pensar...

Já imaginaram trafis do Rio dando tiros de Barret na Polícia? Aí companheiros, para entrar lá, só com tanque...E tanque pesado, Cascavel não presta não.


Flávio
« Última modificação: 27 Maio 2009 às 20:22:53 por flavio »

*

Arrais

Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #6 Online: 27 Maio 2009 às 23:27:33 »
Carambola!!!

Eu nem quero imaginar os caras atirando de barret a partir dos morros do rio  :o :o :o

impreXionante!


Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #7 Online: 28 Maio 2009 às 01:49:37 »
Olá para todos.

Arrais, obrigado pelos comentários. Sobre o seriado, é realmente muito bom e surpreendentemente realista, para quem não conhece fica a dica, Band of Brothers é excelente, um "Resgate do Soldado Ryan" com 10 horas e final feliz, contantdo as desventuras da conpanhia Easy.

Flávio, incrível o seu conhecimento, obrigado pelos comentários e por partilhar os seus saberes com a gente.

Deve ter sido incrível visitar esse museu hein  :o :o :o.

Tenho uns planos de visitar algum dia na Inglaterra o Museu da RAF e o Museu Imperial de Guerra (lá tem um tanque Tiger I incrivelmente conservado).

Sobre o desenho do interior dos tanques, realmente, naõ ficou 100% fiel, mas........
Na torre aparece um tripulante de pé, o correto seria estar sentado. O comandante e o atirador ficam sentados e o municiador em pé, além do motorista, sentado na frente do casco.

Com relação aos fuzís Barret, eu lí uma vez que, como a bala viaja a uma velocidade muito alta, a pessoa é atingida antes de conseguir ouvir o tiro. Bizarro isso  :o :o :o.

Realmente os mísseis tomaram o lugar das armas de fogo no combate a tanques desde muito tempo.

Os alemães na 2ª guerra tinham o Panzerfaust (calma, não é o tanque do Faustão  ;D) que era um tipo de foguete com a cabeça de alto explosivo (HEAT), mas tinha que ser disparado de uns 30m para ter alguma eficiência e é ai que "a porca torce o rabo", já pensou ficar a 30m de um tanque e não conseguir destrui-lo, era morte certa  :'(.

Só explicando, pra quem não é viciado no assunto como eu, existem dois tipos de munição de alto explosivo (HEAT), as de carga oca e as de ponta deformável.

As de carga oca tem um tipo de funil de cobre na ponta, com a parte larga para frente com o explosivo em volta, quando está bem perto do alvo o explosivo é detonado e a explosão concentra o cobre em um jato de metal derretido que fura a blindagem (e cozinha quem estiver dentro do tanque).

As de ponta deformável batem no alvo, a ponta explosiva se deforma e se espalha, tudo em milésimos de segundo, só então ela explode e com a enorme onda de choque uma lasca da blindagem interna do veículo se solta e fica ricocheteando a alta velocidade no interior do veículo, matando a tripulação obviamente.

Porém contra essas armas terríveis os israelenses desenvolveram uma defesa, que é a blindagem ativa, e a maioria dos exércitos hoje utiliza , trata-se de uns blocos parecidos com tijolos e fixados à blindagem, feitos de um material que explode na direção contrária a do tanque se atingido por essas munições HEAT (uma explosão pequena, lógico) e desvia a explosão principal para longe do tanque. Quando a blindagem ativa é atingida por munição HEAT os periscópios e outros sensores do veículo são destruídos, mas a integridade da blindagem pricipal e da tripulação são mantidos.

É isso, esse é um assunto muito interessante pra mim.

Abraço a todos.
César.
« Última modificação: 28 Maio 2009 às 02:02:11 por César-HT »
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #8 Online: 28 Maio 2009 às 18:09:51 »
César, belo tópico ;)

Gosto muito de armas, tenho umas quantas de defesa(7,65mm, 9mm, .357 magnum e .45 acp - a próxima será um Ruger .454 casull SuperRedHawk :-X), mas sou um homem pacífico ;), por vezes faço tiro desportivo(em .22, e também com todos os outros calibres), e raramente me faço acompanhar de uma delas.

Mais de 97% dos crimes praticados em Portugal com recurso a arma de fogo são praticados por bandidos e armas obviamente ilegais, das mais variadas proveniências(também criminosas, obviamente.... :( >:(), logo podemos facilmente concluir que possuir licença de uso e porte de  arma de fogo não é sinónimo de sair disparando por aí.

Nunca disparei com esta T-Rex abaixo(nem sei se teria coragem de o fazer, vendo os árabes no 2.º link.... ;D ;D ;D), já tive uma munição dessas na mão e é uma bestialidade, uma munição 357 magnum ao lado parece chumbinho de pressão de ar... :o

http://www.youtube.com/watch?v=D41NYBHkb9M

Turbantes pelos ares II......... ;D ;D ;D

http://www.youtube.com/watch?v=ged4lz_Fw2Y&feature=related


Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #9 Online: 29 Maio 2009 às 02:18:30 »
Ola para todos.

Correia, o que é que é isso  :o :o ;D. Isso é pra caçar brontossauro.
O cartucho do bicho parece um canetão hidrocor  ;D.

O videos dos caras de turbante é hilário, eu já tinha visto mas não sabia que eles estavam disparando uma munição tão potente assim. A primeira vez que assistí pensei "puxa esse cara é muito fraquinho, não aguenta nem dar um tirinho"..........o coitado deve ter levado é um baita coice.

Se eu tivesse grana, mas muita grana mesmo e fosse colecionador de armas............eu compraria uma desta:
http://www.youtube.com/watch?v=FwmUzz5Tl2A

O FG-42 mudou prar sempre o mode de se travar uma guerra, considerado o primeiro fuzil de assalto (termo que dizem, foi criado pelo próprio Hitler) do mundo (o BAR americano já existia mas era muito grande e pesado, 9 Kg carregado), criado para as tropas paraquedistas alemãs, pra sorte dos aliados era de fabricação muito cara e teve pequena produção.

É isso, até mais e obrigado aos colegas pelos comentários.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.


*

Alberto Ferreira

Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #11 Online: 29 Maio 2009 às 13:57:22 »
Salve!

Tái...
Duas imagens absolutamente "imprescindíveis"...

...para "repor" a carga de testosterona da rapaziada...

 ;)

Afff!
Dizem que o Rambo, viu os filminhos e "mijou nas calças"...
 ;)

Arre!

 ;D  ;D  ;D

Abraços...

Abraço nada, um tabefe nas costas, de todos!
 ;)  ;D

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Combinação inusitada: Disney + Armas + WW II
« Resposta #12 Online: 29 Maio 2009 às 21:08:59 »
Todo o cuidado é pouco ao usar uma arma.
Um descuido, uma desatenção, mesmo a um experiente atirador, podem ser fatais.

Agora vejam o que acontece a um indivíduo, claramente sem experiência no manuseio de uma arma de fogo, a disparar uma Glock 18(esta é automática, e não semi-automática como a quase totalidade das armas de defesa - sim, porque de defesa, esta não tem nada....). Penso que só se venderá nos EUA.....
O proprietário ou colega de tiro do gajo será tão experiente quanto ele quando não o adverte de que a mão de apoio nunca pode ficar solta(ou se ficar, ficará caída ao longo do corpo).
Foi "só" numa mão....


http://www.youtube.com/watch?v=11fcg543Jow


Vejam melhor a performance da Glock 18(cada carregador linear tem capacidade para 50 munições, e em menos de 2 segundos dispara todas elas - 50 !)


http://www.youtube.com/watch?v=kBjUDCyDCuI&feature=related

Há um ditado por cá que diz "As armas não são perigosas, os homens é que as tornam perigosas".... ::)

Na minha opinião, as armas são perigosas sim, e os homens as tornam (muito) mais....

PAZ E AMOR :)


Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.