Menu principal

Relógios como investimento. Vale à pena?

Iniciado por Dicbetts, 11 Julho 2014 às 13:53:14

tópico anterior - próximo tópico

Dicbetts

Acho que é uma boa discussão (se já houver tópico semelhante, peço à moderação que decida por mantê-lo ou suprimi-lo).

Há quem diga que para comprar uma fortuna em relógios, como investimento, é preciso torrar duas fortunas.

Há quem diga que comprar relógios segue a lógica de qualquer investimento: compre na baixa, venda na alta.

O link da matéria abaixo talvez dificulte ainda mais numa tomada de decisão. Mas vale à pena ler a matéria. Até como curiosidade.

http://www.thisismoney.co.uk/money/investing/article-2631408/Why-watches-timely-investment-100-years-First-World-War.html

Dic

igorschutz

Claro que vale, mas não é coisa pra amador, tampouco pra quem tem pouca grana.

Existem fundos de investimento que trabalham com relógios. Neste link tem uma entrevista com um pintudão da área: http://www.hodinkee.com/blog/talking-watches-with-alfredo-paramico
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Dicbetts

Tinha visto essa matéria.

Também acho que é um investimento - apaixonante, mas investimento. Colocava na proporção 50% paixão, 50% aplicação.

Mas, depois do tombo do John Meyer, revi essa proporção. Por enquanto está em 60% paixão, 40% aplicação.

Dic


Carbonieri

Pra mim acho que tem dois problemas:
1 - Se eu conseguir comprar os que acho phoda não vou querer vender;
2 - (esse é o pior) não vou ter dinheiro pra comprar os relógios que quero, então o item 1 já fica prejudicado.  8)
sic transit gloria mundi

aguiar

                 Talvez para meia dúzia de especialistas, para o restante não.

lucius

Citação de: igorschutz online 11 Julho 2014 às 14:03:58
mas não é coisa pra amador, tampouco pra quem tem pouca grana.

;D
Só isso já mata 95% do público interessado  ;D

Não há almoço grátis.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Daniel Costa

Boa tarde!

Acredito que comprar relógios como investimento deveria ser reservado a investidores, ou seja, pessoas que veem os relógios como uma maneira de fazer dinheiro apenas. Se houver qualquer tipo de paixão envolvida torna-se um investimento perigoso e muitas vezes trará prejuízo. Isso é uma máxima para qualquer área, não se pode ter apego quando se fala em investimento.
Conheço pessoas que já tiveram prejuízos enormes por não venderem, por exemplo, terrenos que gostavam muito no momento certo e quando resolveram vender perderam dinheiro, e estou falando de muito dinheiro.
No caso dos foristas acredito que deveria ser algo fora de questão, não acham?

Abraço!

Cosentino

Citação de: Carbonieri online 11 Julho 2014 às 15:07:54
Pra mim acho que tem dois problemas:
1 - Se eu conseguir comprar os que acho phoda não vou querer vender;
2 - (esse é o pior) não vou ter dinheiro pra comprar os relógios que quero, então o item 1 já fica prejudicado.  8)

;D ;D ;D

Cosentino

É aquela velha história, não devemos colocar nossos ovos em uma única cesta...
Acho saudável dentro de uma proporção razoável, isso quer dizer, as prioridades da vida não podem deixar de ocorrer em virtude do investimento em relógios. Casa própria, reserva financeira, lazer com a família, etc.
Saber comprar com uma boa margem para uma venda sem prejuízo(isso é quase impossível) ou com lucro seria bom.
Hoje tenho um limite em que compro e vendo mantendo, ou crescendo um pouco, o valor agregado da minha coleção. Dificilmente compro relógios novos na loja.
Acho que é por ai..
Abs

Adriano

O problema é que mesmo sendo um conhecedor, a não ser que você já compre algo valorizado ou a caminho da valorização, é loteria comprar algo a preço de banana hoje para ganhar 20 vezes esse valor daqui algum tempo. Ninguém comprou Daytona com Valjoux 72 porque sabia que ia valorizar, pelo contrário, conheço muito mais gente que, quando apareceu o Daytona automático (4030), se livrou de Daytona a corda manual o mais rápido possível pois eles viraram um mico total, ninguém queria, todo mundo vendeu a preço de banana. E vejam o que aconteceu...

Já vimos sim inúmeros casos de relógios comprados em leilões passados, há uns anos, e reaparecem ainda mais caros em leilões recentes. O "investidor" faturou uma grana porque pegou o bonde no aclive. Mas aqueles que viram seus objetos tendo o valor multiplicado por 10, 20, 30, 100, foi no puro "rabo".

"Investir", no meu entender, significa colocar dinheiro em algo que valoriza e rende ainda mais dinheiro. Não creio que colecionadores façam isso, mas a maioria pensa sim na liquidez antes de comprar alguma coisa, e acho correto, especialmente quando sua coleção começa a ganhar membros mais valiosos. Quando você coleciona relógio de 100, 200, até 1000 reais, isso não deve ser algo importante. Mas quando começa a botar 10K, 20K, 30K para mais num relógio, é bom avaliar bem a liquidez. Ganhar dinheiro você provavelmente não vai, mas que pode-se evitar perder uns 10K numa dessa, pode, se avaliar esse lado.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

#10
Huuummmm...  ::) ::) ::)

Ou seria a velha história de misturar "amor" com negócios?

Se vocês me permitem uma brincadeira (um tanto chula, eu admito...  :P)...
Como o rufião (gigolô) que, casado, põe a esposa no negócio.  ::)

Muitos jamais o fariam.
Mas certamente há quem o faça...  ;)
:-X


::)
Agora falando sério.
No "meu ver" investimento (neste nível e metier) é para a "frieza", e pragmatismo, profissional.
Misturar é, no mínimo, um risco a mais.

Alberto

fernandodd

Acredito que colecionador e investidor são coisas totalmente diferentes. Posso citar o meu exemplo, há um tempo atrás colecionava guitarras e amplificadores... Enquanto era colecionador tinha muito prazer com meus objetos, comprava o que me fazia feliz e não ligava para o preço.

Usava minha coleção sem problema algum. Quando comecei a ganhar dinheiro acabou o prazer, só comprava objetos observando se ganharia dinheiro. Já não usava minhas guitarras porque qualquer marca poderia deprecia-las e muitas que encontrava não comprava porque não me traria retorno financeiro.

Esqueci da parte legal da coleção, acabei com vários equipamentos caros, sem valor sentimental e que não usava. E os que eu amava vendi por causa de "um bom negócio". Em um determinado dia abri a porta do studio, vi que nada lá era tão importante quanto a coleção inicial e vendi tudo. Hoje recuperei minha primeira guitarra e foi só ela que sobrou.

Não farei isso novamente com os relógios, se não tiver prazer e não puder usar esse hobby não vai me servir para nada.

pedroecintia

Olá , pessoal , tem muito tempo que não participo do fórum , mas vi este tópico e não tem como só ler , eu vou ser um pouco contra tudo que vocês estão falando , tendo em vista que muitas vezes nós colecionadores somos também exímios conhecedores , por isso creio que podemos e devemos sim ser investidores dentro de nossos padrões é claro , basta para isto ter equilíbrio afetivo com o nosso colecionismo , não pode ser muito apegado e nem obsessivo e também não pode virar uma compulsão por dinheiro pois assim acabaria o prazer , acho que se encontrarmos o equilíbrio somos as pessoas ideais para sermos investidores , pois o investidor como mero investidor , não vive a relojoaria em sua plenitude , não terá tanta curiosidade de pesquisa , por isto mesmo acabará quase que inevitavelmente conhecendo menos que um colecionador

FPiccinin

Um bom investidor é um bom capitalista e um bom capitalista visa única e exclusivamente o rendimento do capital empregado.
O que mais vemos é por exemplo, o apaixonado por automovel, culinaria e etc..., que resolver transformar a paixão em negocio e quebra a cara.
Abraço.

bdalla

#14
Citação de: igorschutz online 11 Julho 2014 às 14:03:58
Claro que vale, mas não é coisa pra amador, tampouco pra quem tem pouca grana.

Existem fundos de investimento que trabalham com relógios. Neste link tem uma entrevista com um pintudão da área: http://www.hodinkee.com/blog/talking-watches-with-alfredo-paramico

Mais uma entrevista ( em ingles) com o Alfredo Paramico para quem quiser se aprofundar no assunto.

http://video.cnbc.com/gallery/?video=3000058391

http://rolexpassionreport.com/5259/insiders-view-this-is-what-alfredo-paramico-has-bought-recently-as-fund-manager-of-passion-investment-fund-on-vintage-rolex-and-patek-philippe/

Abs
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

Henrique

Concordo.

Citação de: FPiccinin online 12 Julho 2014 às 20:45:55
Um bom investidor é um bom capitalista e um bom capitalista visa única e exclusivamente o rendimento do capital empregado.
O que mais vemos é por exemplo, o apaixonado por automovel, culinaria e etc..., que resolver transformar a paixão em negocio e quebra a cara.
Abraço.

automatic

Os relógios, assim como obras de arte são ótimos para lavagem de dinheiro.

FALCO

O CDI acumulado nos últimos 5 anos foi 57%, nos últimos 10 anos, 200%. Um relógio comprado à mercado, 5 anos atrás, valorizou mais de 57%? Um comprado 10 anos atrás 200%?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

CSM

O CDI costuma ser imbativel contra qualquer outro investimento. se voce fizer conta, nao vai ter nem a propria cueca e vai usar alugada rsrsrs.....

abraços
Membro do RedBarBrazil